5 exposições imperdíveis para ver em São Paulo – e sem filas
Atualizado em:
São Paulo tem ótimas opções para quem gosta de estar em contato com o universo artístico e adquirir cultura e conhecimento. A cidade se aproxima a cada dia das grandes capitais mundiais da arte e, portanto, exposições boas não faltam por aqui. O problema é que as vezes uma ou outra mostra ganha uma superexposição da mídia enquanto que outras passam despercebidas e não recebem a atenção merecida, mesmo sendo tão boas quanto as outras.
Com o intuito de revelar alguns segredos de São Paulo, e de te inspirar a procurar programas legais e diferentes em SP, nós listamos cinco exposições interessantíssimas em cartaz na cidade para você aproveitar o que São Paulo oferece de melhor.
1- “Italian Drawings” – Francis Bacon
Exposição inédita no Brasil, traz 35 desenhos que eram desconhecidos até o início do ano 2000, pois ficaram guardados com Cristiano Lovatelli Ravarino, companheiro de Bacon. Uma rápida imersão no universo desse polêmico e importante artista do último século.
Onde: Paço das Artes. Cidade Universitária. Avenida da Universidade, 1.
Quando: até 7 de setembro. De terça a sexta das 10h às 19h, sábado e domingo das 12:30h às 17:30h.
Quanto: gratuito.
2-“A Inusitada Coleção de Sylvio Perlstein”
A mostra, que já esteve em cartaz no Rio de Janeiro, apresenta 150 obras do acervo pessoal de Sylvio Perlstein, um brasileiro de origem belga entusiasta e vanguardista, que adquiria obras e peças que o mercado de arte não apostava na época, mas que depois se revelaram de imenso valor artístico e relevância. Sua sensibilidade e apreciação particular a arte o levou a juntar obras de artistas como Lichtenstein, Duchamp, Warhol, Kandinsky e Rauschenberg.
Onde: Museu de Arte de São Paulo (MASP). Av Paulista, 1578
Quando: até 10 de agosto. De terça a domingo das 10h às 18h (quinta-feira fica aberto até as 21h)
Quanto: R$15,00 de quarta a domingo, e grátis as terças-feiras.
3-“Abraham Palatnik – A Reinvenção da Pintura”
Mostra com 97 obras do artista Abraham Palatnik, pioneiro da arte cinética no Brasil, na qual pinturas e esculturas se misturam ao aliar movimento, tempo e luz na concepção das peças. Uma arte ainda pouco conhecida por nós, por isso que essa exposição é tão interessante.
Onde: Museu de Arte Moderna (MAM). Parque do Ibirapuera.
Quando: até 15 de agosto. De terça a domingo das 10h às 18h.
Quanto: R$6,00.
4-“Pérolas”
Exposição que apresenta diversas variedades de cores e tamanhos de pérolas e seus diferentes usos ao longo dos séculos. No museu da FAAP, estão expostas mais de 200 jóias, entre elas, os brincos de pérolas de Elizabeth Taylor e dez tiaras reais de monarquias da Europa (incluindo a Tiara da condessa Spencer, usada pela Princesa Diana).
Onde: Museu de Arte Brasileira (MAB) da FAAP. R. Alagoas, 903
Quando: até 28 de setembro. De terça a sexta das 10h as 21h, sábado e domingo das 13h às 18h.
Quanto: gratuito.
5- “Mayas: revelação de um tempo sem fim”
Maior e mais completa exposição sobre a Civilização Maia que já veio ao Brasil, reúne mais de 380 objetos divididos em temas como estilo de vida, religião e organização sócio-política. Uma tremenda aula de história sobre uma das mais importantes civilizações da antiguidade.
Onde: OCA. Parque do Ibirapuera.
Quando: até 24 de agosto. De terça a domingo das 9h às 17h.
Quanto: gratuito.
Deixe seu comentário