Dicas SP – A Casa Modernista na Vila Mariana


Atualizado em:


Dando continuidade a nossa parceria com o Dicas SP, hoje temos um post super bacana da Casa Modernista em SP.
Nunca ouviu falar? Então venha conhecer um pouco mais:

São Paulo abriga a primeira obra da arquitetura moderna implantada no Brasil. É a Casa Modernista, construída em 1928 (projetada em 27) e localizada na Rua Santa Cruz, na Vila Mariana.

De autoria do arquiteto Gregori Warchavchik, a Casa Modernista, foi projetada para abrigar a residência do arquiteto e Mina Klabin, sua mulher. A casa gerou forte impacto nos círculos intelectuais e na opinião pública em geral, com a publicação de artigos em jornais, favoráveis ou contrários à nova orientação estética proposta.

Sem possuir qualquer ornamentação e formada por volumes prismáticos brancos, a obra era tão impactante para a época que, para conseguir obter aprovação junto à prefeitura, o arquiteto apresentou uma fachada toda ornamentada, e quando concluiu a obra, alegou falta de recursos para completá-la. Além da edificação, mereceu destaque o jardim, projetado por Mina Klabin, devido ao uso pioneiro de espécies tropicais.

Vale notar que se trata de uma obra pioneira, de transição, que necessariamente expressa as contradições da época. Em 1935 a casa passa por uma reforma, quando o arquiteto procura adequá-la para a família que crescia, ao mesmo tempo em que experimentava alterações na lógica da circulação e na composição dos volumes. O acesso principal passa a se realizar pela lateral, onde foi acrescida uma marquise; a cozinha é ampliada e a varanda lateral é suprimida, dando lugar a uma ampliação da sala de estar que ainda ganha um novo volume curvo, cuja laje dá lugar a um novo terraço que circunda o quarto da esposa; além do novo terraço, o piso superior ganha algumas modificações, como a inserção de um novo sanitário servindo o quarto do marido e de um closet, entre o quarto da esposa e o quarto do filho, anteriormente, quarto de costura.

Durante a segunda guerra mundial, o jardim passa por uma ampliação, na qual Mina Klabin planta um bosque de eucaliptos rente ao muro de divisa frontal, para que a família se resguardasse do hospital nipo-brasileiro que estava em construção em frente à casa.

A família do arquiteto residiu ali até meados dos anos 70, quando venderam a propriedade. Em 1984, a Casa Modernista, foi tombada pelo Condephaat. Hoje, a casa e o parque estão abertos para visitas.

casa_modernista_4

casamodernista

estadao

Fonte: estadao.com.br

Casa Modernista
Rua Santa Cruz, 325 -Vila Mariana – São Paulo, SP – (11) 5083-3232

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Nunca tinha ouvido falar mesmo! A gente mora em SP e nem sabe das coisas legais que tem por aqui..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *