Festas populares no Brasil: 10 eventos para conhecer


Atualizado em:


O brasileiro é conhecido mundo afora por ser um povo muito festeiro e receptivo, isso é fato. Se deixar, tem festa o ano inteiro, pelos mais variados motivos, o que é maravilhoso. Mas você quer saber um pouco mais sobre as principais festas populares do Brasil? Abaixo, destacamos apenas algumas, já que a lista é enorme. Tem pra todos os públicos, religiosas ou não e em diversas regiões do país. Vem conhecer um pouquinho de cada uma delas!

Festas populares no Brasil: Carnaval em Olinda, Rio, Salvador ou São Paulo

Tradição é tradição, então vamos começar pela mais famosa festa popular do Brasil, que chega a atrair gente do mundo inteiro em algumas cidades, principalmente Olinda, Salvador, Rio de Janeiro e, ao longo dos últimos anos, São Paulo.

Não tem jeito, quando falamos de Carnaval, inevitavelmente falamos da nossa cultura. É a principal entre as festas populares no Brasil, movimenta o turismo e espalha a nossa fama de festeiro mundo afora. E se engana quem acha que carnaval é coisa de jovem. Brasil afora são inúmeras as manifestações carnavalescas e há evento pra todos os tipos de público, nos mais variados formatos. Da rua ao clube, dos grandes desfiles nas avenidas às pequenas praças familiares, só não brinca o carnaval quem não quer.

Festas populares Brasil Carnaval
Em Salvador o carnaval leva milhões a seguir os trios

São João em Campina Grande ou Caruaru

Conhecidas no sudeste como festas juninas, no norte e nordeste a festa que acontece em junho é o tradicionalíssimo São João. Aliás, você sabia que o nome “junina” nada tem a ver com o mês? A palavra é na verdade uma evolução de “joanina”, que significa de João.

O dia oficial de São João é 24 de junho, mas as festas se estendem ao longo de todo o mês – e até mais do que isso, com quermesses rolando também em maio e julho Brasil afora. E se o santo segue dando nome à festividade, é fato que o caráter da festa já extrapolou o religioso há muito tempo. Hoje, São João é sinônimo de comida boa, principalmente à base de milho, vinho quente e quentão e, claro, muita música boa.

Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco, disputam o título de melhor São João do mundo. Em Caruaru, as festividades em 2024 vão durar 72 dias e o negócio é tão sério que chega a injetar cerca de R$ 700 milhões na economia do município.

Caruaru Pernambuco
O São João de Caruaru briga pelo título de maior do mundo

As festas do agreste pernambucano contam com shows sertanejos, claro, mas o público também pode prestigiar artistas de outros estilos musicais, como Ivete Sangalo, por exemplo.

O mesmo acontece em Campina Grande, que tem mais de 30 dias de celebrações concentradas no Parque do Povo, o principal local de apresentações, todas gratuitas – ou com opção de ingressos pagos para áreas VIP e camarotes.

E a tradição não fica de lado no Parque do Povo, onde além dos shows e das comidas típicas, também rolam Ilhas de Forró, onde o arrasta-pé rola noite adentro, e competições de quadrilha na Pirâmide, um espaço coberto dentro do parque com uma arquibancada bem disputada por quem gosta de ver a dança de perto.

Festival de Parintins

Festas Populares Brasil Festival de Parintins
Os bois Caprichoso e Garantido se enfrentam em apresentações no Festival de Parintins – Foto: Reprodução/Site Oficial Festival de Parintins

Quem só ficou sabendo da existência do Festival de Parintins recentemente, não imagina o tanto de coisa que perdeu! Mas que bom que ainda é tempo de conhecer uma das tradicionais festas populares do Brasil. Parintins é uma ilha no interior do Amazonas onde acontece o maior espetáculo folclórico a céu aberto do mundo. A atração do festival é a disputa entre os bois-bumbás Garantido (representado pela cor vermelho) e Caprichoso (azul) no Bumbódromo, arena onde as apresentações ocorrem anualmente no mês de junho durante três dias.

A competição entre os bois é algo seríssimo, a ponto de mexer até com cores de marcas como a Coca-Cola, que já lançou latas azuis depois de ver torcedores do Caprichoso comprando Pepsi por ser da cor azul. A rivalidade é tão forte que eles nem mencionam o nome do outro boi. Tanto quem torce para o Garantido quanto quem torce para o Caprichoso se refere ao outro boi como “boi contrário”.

Inclusive, o Bumbódromo foi construído de forma dividida, com o setor azul para a torcida do Boi Caprichoso e o setor vermelho para a torcida do Boi Garantido. Enquanto um dos bois se apresenta, a torcida adversária deve respeitar e ficar em silêncio, sob pena de multa.

As agremiações são compostas por elementos diversos e envolvem rituais, danças, toadas (músicas), entre muitos outros componentes, e são divididos em três blocos, que são julgados por um time especializado. Em 2024, a festa tomou proporções maiores devido à presença de Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do Boi Garantido, no BBB. Se antes os ingressos já se esgotavam rapidamente, neste ano eles voaram.

Círio de Nazaré

Círio de Nazaré Belém do Pará
Multidão reunida para o Círio em frente a Igreja da Sé

Comemorado na região Norte, mais especificamente em Belém, capital do Pará, o Círio de Nazaré é uma das maiores festas populares do Brasil e ocorre anualmente em outubro. É uma celebração carregada de simbolismo e que envolve muita fé e devoção à Nossa Senhora de Nazaré, tida como padroeira dos paraenses.

O Círio é, especificamente, a procissão católica que leva a imagem Peregrina da Catedral Metropolitana de Belém até a Praça Santuário de Nazaré e ocorre no segundo domingo de outubro. Um dos principais gestos da romaria é a corda, que é carregada pelos próprios fiéis e, para alguns, é uma forma de pagar promessas, sendo um objeto muito disputado durante a romaria.

As homenagens à padroeira envolvem não só o Círio, que é o evento mais importante, mas também outras doze procissões, totalizando quinze dias de festa. A celebração é considerada patrimônio imaterial pelo Iphan, além de levar também o título de patrimônio cultural da humanidade pela Unesco.

Dia de São Jorge/Ogum no Rio de Janeiro

Dia 23 de abril é feriado no Rio de Janeiro. É o dia de São Jorge, ou de Ogum na tradição do candomblé. É o dia que o estado inteiro celebra e agradece o santo (e o orixá) guerreiro, considerado o padroeiro dos cariocas e fluminenses. O prato tido como símbolo dessa data é a feijoada, que está presente em todas as comemorações e é sinônimo de comunhão e espiritualidade, e as cores predominantes são o vermelho e o branco.

Assim como a festa de Iemanjá, as homenagens a São Jorge começam durante a madrugada com uma queima de fogos. Além disso, na mesma madrugada, é celebrada a missa solene da alvorada. Na capital, o início oficial é na Igreja Matriz de São Jorge, localizada na Zona Norte da capital, e também na Igreja de São Gonçalo Garcia e São Jorge, no Centro, mas a comemoração se estende por outros bairros e pelo interior do estado. Diversos artistas participam de eventos, que incluem rodas de samba, ao longo do dia, prestando também suas homenagens e acompanhando milhares de devotos.

Dia de Iemanjá

Dia de Iemanjá em Salvador
Pessoas levam oferendas para Iemanjá na Praia do Rio Vermelho

Saindo um pouco das tradições católicas, o Dia de Iemanjá em Salvador também é uma das grandes festas populares do Brasil, sendo uma tradição da umbanda e do candomblé. A data oficial é 2 de fevereiro, mas ele começa a ser celebrado na noite do dia 1º no Rio Vermelho, bairro da capital baiana.

Um dos pontos altos da festa é durante o nascer do Sol, que é quando ela começa oficialmente, com direito a fogos de artifício para marcar seu início, que é bem emocionante. O cantor Carlinhos Brown costuma participar deste momento da festa com outros percussionistas.

A entrega de presentes e oferendas a Iemanjá dura todo o dia e é comum ter muitas filas. Antes, as pessoas entregavam diferentes tipos de objetos como joias, perfumes, maquiagens, entre outras coisas, mas a preocupação com o meio ambiente e a vida no mar tem sido um assunto mais presente nos últimos anos. Atualmente, a maioria das pessoas entrega apenas flores.

A saída dos barcos para levar as oferendas até o alto mar é outro ponto alto da celebração do dia de Iemanjá. Eles saem em cortejo às 16h cheios de flores, encantando todas as pessoas que podem acompanhar de perto.

Bumba meu boi no Maranhão

O Bumba meu boi, ou boi-bumbá, tem forte representatividade nas culturas do norte e do nordeste, mas é no Maranhão que a festa se destaca. Patrimônio do folclore brasileiro, a celebração ocorre nos meses de junho e julho e envolve danças, representações teatrais, desfiles e toadas. A principal cidade onde as apresentações ocorrem é a capital São Luís.

As festividades do Bumba meu boi giram em torno da lenda de um casal de escravizados, o Pai Francisco e a Mãe Catirina, que seriam pais. Segundo a história, Catirina teve desejo de comer língua de boi e, para satisfazer o desejo de sua companheira, Pai Francisco matou o boi mais querido pelo seu senhor. Quando o dono das terras percebeu a morte do animal, ele recorreu a curandeiros e pajés, conseguindo a ressurreição do boi. Depois disso, ele dá uma festa em comemoração.

As apresentações contam essa história com diferentes elementos, muita cor, muita dança e muita música. Tradicionalmente católica, a festa tem São João como principal padroeiro, mas São Pedro e São Marçal também estão presentes nas orações dos devotos. Além disso, ela também tem ligações com os orixás das religiões de matriz africana, no melhor do sincretismo religioso que o Brasil conhece também.

Festa da Uva no Rio Grande do Sul

Festa da Uva Caxias do Sul
A primeira Festa da Uva a ser televisionada aconteceu em 1972

Comemorada desde o século passado, a Festa da Uva acontece a cada dois anos em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e tem como objetivo principal manter a tradição dos primeiros colonos italianos na cidade. Durante alguns dias dos meses de fevereiro e março, Caxias do Sul volta no tempo para homenagear suas raízes. Porém, mesmo com esse retorno às origens, a festa sempre recebe nomes de grandes artistas da atualidade, atraindo milhares de turistas e locais para degustar um bom vinho, tomar um bom suco de uva e aproveitar pratos típicos italianos, como o sagu e a polenta.

Inclusive, na Festa da Uva de 2024 foi realizada a terceira edição do ‘Saguzaço’, que desta vez produziu e distribuiu cerca de uma tonelada de sobremesa ao público presente na celebração.

Entre as tradições da festa para além da comida, do vinho e do suco de uva, estão as apresentações teatrais e as danças folclóricas. O evento também é uma oportunidade de produtores locais faturarem com a colheita do último ano e conquistarem novos clientes. Neste ano, as crianças ganharam um espaço exclusivo na festa, com atrações pensadas para elas, como oficinas, jogos e atividades artísticas gratuitas.

Folia de Reis em Goiás

Se o assunto é festas populares no Brasil, a Folia de Reis não pode ficar de fora. Celebrada em diversas regiões do país, a festa tem Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro como alguns dos estados mais tradicionais na comemoração, que começa no dia 24 de dezembro e vai até o dia 6 de janeiro, Dia de Reis. Percebe-se pelo próprio nome que a data se refere à visita dos três reis magos a Jesus e, segundo alguns estudiosos, a celebração chegou no Brasil por meio da colonização espanhola e portuguesa.

A festa inteira gira em torno da história bíblica e conta com a visita de grupos do Reisado (como são chamados os foliões) à casa de pessoas que queiram recebê-los, e elas devem oferecer comida a esses grupos. Tudo isso regado a muita música, dança e bênçãos para celebrar o encontro dos reis magos com Jesus. Existem alguns grupos que fazem até mesmo trajetos para outras cidades durante esse período. Entre os principais instrumentos usados para as músicas estão a viola, o reco-reco e a sanfona, e todos os grupos têm as suas próprias bandeiras como símbolo de fé e bênçãos.

Natal Luz em Gramado

Espetáculo de Natal em Gramado
A cidade fica em festa durante praticamente 100 dias do ano!

O Natal Luz é uma tradição fortíssima da cidade de Gramado, também no Rio Grande do Sul, que começa em outubro e vai até janeiro do ano seguinte. É considerada a principal celebração do calendário turístico da região, ainda mais por ter uma longa duração.

O público pode curtir atrações pagas e gratuitas, sendo o show de acendimento das luzes o mais popular entre eles. Ele dura cerca de dez minutos e ocorre diariamente às 20h em frente ao Palácio dos Festivais. Com projeção de luzes, presença do Papai Noel e uma emocionante trilha sonora, a atração encanta das crianças aos mais velhos, sendo imperdível para quem está na cidade nesta época.

A decoração de Gramado durante o Natal Luz é de brilhar os olhos. O Tannenbaumfest, por exemplo, é um concurso de decoração de pinheirinhos que também ocorre de forma gratuita na cidade.

Festas populares no Brasil e religiosidade

Como foi possível perceber ao longo do texto, grande parte das maiores festas populares do Brasil tem origem religiosa. Enquanto algumas, como o São João, já se descolaram bastante da parte espiritual, outras, como o Círio e o Dia de Iemanjá, são ainda extremamente importantes e representativas para os fiéis.

Com isso em mente, é preciso considerar que viajar para conhecer estas festividades é super bem-vindo e uma maneira incrível de conhecer mais sobre a cultura do nosso país, mas não esqueça nunca de respeitar os ritos de quem promove a festa, combinado?


De Norte a Sul, as principais festas populares do Brasil movimentam muito a economia, reforçam e espalham a força da nossa cultura e são capazes de agradar todos os tipos de público durante o ano inteiro. Agora, é só se organizar pra conhecer cada uma delas ao longo da vida, porque vale a pena demais! Você tem alguma favorita? Conta pra gente nos comentários!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *