Grávida pode viajar de avião? Regras, dicas e minha experiência 


Atualizado em:


Viajar de avião grávida é possível e bem viável para a maioria das gestantes. É claro que cada caso deve ser avaliado individualmente e com o seu obstetra. Mas por via de regra, se a gravidez está fluindo sem complicações, não há nenhum problema e nenhuma restrição. A mulher grávida pode viajar de avião sim! 

Durante a minha gravidez eu fiz algumas boas viagens de avião e de carro. Passei 20 dias em Portugal no começo do inverno de lá quando estava com 18 semanas (4 meses), fiquei uma semana em Itacaré tomando sol no barrigão com 23 semanas (5 meses), e fiz, inclusive, um veleiro no auge dos meus enjoos do primeiro trimestre, com 11 semanas (2 meses e meio). 

Viajando de avião grávida, a meia de compressão é tudo de linda! Rs.

Eu também tinha outros planos para viagens de avião estando grávida, mas que acabaram sendo cancelados por conta do aumento dos casos de covid (doença que está caminhando para ficar no passado, como referência histórica nesse post…rs). 

É claro que alguns pontos devem ser observados, como data limite para viajar de avião grávida, e exigências de cada cia aérea para quando a gravidez já está em um estágio mais avançado. Porém, antes de avançar para a parte burocrática, é preciso cuidar da parte psicológica da decisão…

Viajar grávida: ir ou não ir?

Na verdade, a pessoa mais indicada para dizer se você pode viajar de avião grávida é sua ginecologista obstetra e você mesma. Ninguém melhor do que você para saber dos seus desejos, da sua realidade, e também dos seus limites (físicos e mentais). E ninguém melhor que sua médica para te ajudar nessa decisão, caso haja dúvidas ou restrições particulares.

Grávida viajando para Itacaré, na Bahia.

Compartilho outro fato que aconteceu comigo que pode gerar identificação também. Eu cancelei uma viagem que sonhava muito, logo no começo da minha gravidez. 

Estava tudo planejado e pago para ir com meu marido para a Chapada dos Veadeiros. Um dia antes de embarcar descobri que estava grávida. Levei um susto! Embora sempre desejada, definitivamente essa não foi uma gravidez planejada. Rs.

Mesmo me sentindo super bem fisicamente, não estava segura para embarcar em uma viagem com trilhas, esforço físico, bichos e mosquitos, e para um lugar mais remoto. Cancelei tudo um dia antes. E tudo bem! Fiz o que fez sentido pra mim naquela hora, estava apavorada. Se fosse hoje, em uma segunda gravidez, eu com certeza iria, mas é preciso respeitar o SEU limite naquele momento, e isso só você sabe qual é. 

Por outro lado, se estiver segura, se já tiver passado em consulta com sua obstetra e tudo estiver certo para viajar: VÁ SEM MEDO! Milhares de gravidinhas fazem isso todos os dias em todos os lugares do mundo, e esse é um ótimo período para fazer aquela despedida da vida a dois. Acredite, a vida muda muito!

Viajar de avião grávida: regras gerais

Cada companhia aérea tem suas próprias regras. Mas no geral, em gestações únicas (1 bebê) é possível viajar sem atestado médico até a 30ª semana.

Pensa na alegria de uma grávida que ganhou upgrade para business no vôo de volta de Lisboa para SP.

Na Azul, por exemplo, para gestações únicas (um bebê) até a 29ª semana pode viajar sem atestado, de 30 a 35 semanas, com atestado médico e um formulário preenchido, e a partir de 35 semanas, o atestado precisa ser validado pela área médica. Detalhes aqui.

Na Latam, o atestado é exigido de 30 a 36 semanas de gestação e não aceitam embarcar nenhuma grávida após 39 semanas (viagens para o Peru as regras são diferentes por conta da altitude). Mais detalhes aqui.

Um google rápido “viajar grávida + o nome da cia aérea” pode ajudar a achar a página específica sobre gestantes nos sites oficiais das cias, como é o caso dessa página sobre viajar grávida com a Iberia ou essa página da United Airlines.

Note que o atestado médico, quando solicitado, deve ter data e ter sido emitido o mais próximo possível do dia do seu voo. A United por exemplo pede que o certificado tenha sido feito até 72 horas antes do voo acontecer.

Preste atenção também pois as datas são diferentes para quem está grávida de gêmeos, trigêmeos ou mais (ufa). De novo: consulte uma fonte DIRETA e OFICIAL da cia aérea ou fale com o seu agente de viagens de confiança (ei, também sou agente de viagens caso queira trocar uma ideia!).

As regras podem mudar, então confira essas informações sempre que for voar grávida novamente.

Dicas para viajar de avião grávida

As dicas práticas são diretas e objetivas.

Viaje usando meia de compressão, beba bastante água e caminhe pelo avião durante o vôo para esticar as pernas e fazer o sangue circular.

Eu preferia ficar na frente do portão de embarque e ser uma das últimas a entrar no avião. Assim conseguia me movimentar o máximo possível antes de ficar parada lá dentro.

E também usava e abusava da fila prioritária para raio X, imigração ou mesmo para sentar caso estivesse cansada. Afinal, gerar uma vida e fazer órgãos dá bastante trabalho. Não subestime!

Viagem avião: gravidez 1º trimestre

O primeiro trimestre é um momento que pode ser delicado para muitas mulheres. Eu mesma tive enjoos e ficava muito cansada no primeiro trimestre, podia dormir por hoooras seguidas. Estatisticamente é no começo da gravidez que há mais chances de acontecer um aborto espontâneo também, que infelizmente é mais comum do que imaginamos.

Maaaas apesar de serem fatores para se considerar, isso não te impede de viajar. O meu conselho seria fazer viagens mais calmas, sem muita programação para bater perna ou sem muito esforço físico. Eu também não iria para destinos com comidas muito exóticas ou temperos fortes e apimentados (ou diferentes do que estou acostumada).

No meu primeiro trimestre eu fiz uma viagem de veleiro em Paraty no auge dos meus enjoos. Eu falo que o veleiro que curou meu mal estar e me calibrou, porque entrei enjoada e saí de lá e não tive mais enjôos. É claro que sei que isso provavelmente foi uma coincidência, mas gosto de pensar assim! =P

Veleiro em Paraty
Grávida de 11 semanas velejando em Paraty.

De novo repito: converse com o seu médico e reflita sobre seus desejos. Se não der certo de viajar, você pode se planejar. Afinal, apenas um ou dois meses após a descoberta da gravidez você já estará no segundo trimestre de gravidez, e esse trimestre é excelente para viajar grávida!

Viagem avião: gravidez 2º trimestre

Com certeza o melhor trimestre para viajar de avião grávida! SÓ VAAAAI!

Para a maioria das gestantes os enjôos começam a desaparecer no segundo trimestre (os meus acabaram na 11 semana de gravidez) e você está mais disposta e animada. 

A barriguinha eventualmente começa a despontar, o que às vezes te ajuda a conseguir mimos e agrados. E fala a verdade, quem que não gosta de ser paparicada, ainda mais grávida, certo? Eu adorava ter prioridade em filas e todo o cuidado com que fui tratada por todos. 

Grávida de 18 semanas em Portugal

No segundo trimestre de gravidez ainda não apareceram as dores na lombar, a limitação de mobilidade e você ainda consegue encontrar posição para dormir e descansar depois de um dia de turismo. Sem contar que os inchaços costumam ser menores.

É também a época mais recomendada pelos médicos obstetras para fazer viagens longas e internacionais.

Se eu pudesse recomendar uma época para a sua babymoon, seria de 16 a 28 semanas de gravidez. 

Viagem avião: gravidez 3º trimestre

Conforme a gestação avança, os riscos e desconfortos também vão aumentando.

No terceiro trimestre, a maioria das cias aéreas passam a exigir atestado médico antes de admitir uma grávida que queira viajar de avião, como mencionamos antes.

É claro que quanto mais avançada está a gravidez, mais chances tem do bebê nascer inclusive. Principalmente após as 36 semanas.

Mas viajar de avião no começo do terceiro trimestre ainda é super viável. E mais para o fim da gravidez você sempre pode fazer viagens próximas de casa, para um hotel charmoso ou um destino pertinho. Se está em Porto Alegre, Gramado e Vale dos Vinhedos sempre são boas pedidas. Em Recife Porto de Galinhas está logo ali. Quem mora em Maceió já ganhou na loteria e tem praias lindas. E até os mineiros tem um destino único perto de BH que é Inhotim.

E quem sabe até viajar dentro da sua própria cidade? Em São Paulo, o Palácio Tangará é um queridinho para fugir do caos e stress da cidade grande e parecer que você está em outro lugar rodeado de verde.

Quando estava com 30 semanas eu fui para uma despedida de solteira na Barra do Una, perto de São Paulo. Foi de carro, mas foi super gostoso também. E por fim, no carnaval, com 32 semanas, fiz minha última viagem para Birigui, minha cidade natal, para que meus avós pudessem curtir também o barrigão com a bisneta.

32 semanas e a última viagem

Dicas de destinos para a sua babymoon

E já que estamos falando sobre viagens, você já ouviu falar e sabe o que é uma babymoon?

Babymoon é uma viagem que o casal “grávido” faz antes do bebê nascer, como se fosse uma despedida da vida a dois. A palavra é uma mistura de lua de mel (honeymoon, em inglês) com bebê (baby, em inglês).

Eu adoro um bom motivo para viajar, e esse é realmente ótimo! A vida muda muito depois da chegada de um filho, e ter um momento de conexão com o seu parceiro ou parceira faz toda a diferença para começar essa nova fase renovados.

Babymoon, a última viagem do casal antes da chegada dos filhos.

Para mim, o melhor são destinos para relaxar, quem sabe uma praia ou um destino de montanha. Mas esse pode ser também o momento para tirar uma viagem dos sonhos do papel, ou realizar algo que já estava sendo planejado antes de ficarem grávidos. Alguns casais aproveitam para escolher destinos em que também possam fazer comprinhas para o bebê, como Miami ou algo na Europa, pois tem Tax Free.

Minhas sugestões são destinos no Nordeste como Praia da Pipa, Praia Patacho, Praia dos Carneiros ou Morro São Paulo. Fora do Brasil, Caribe e México são sempre escolhidos aqui na agência. Argentina, Chile e Uruguai poderiam ser ótimos destinos também, mas eu sempre fico solidária e não indico quando penso nas grávidas que não podem tomar um vinhozinho. Na Europa há opções para todos os gostos, mas Portugal costuma ser sempre um top of mind pois não é muito tempo de voo e geralmente tem clima mais ameno nos meses de inverno.

Você fez uma babymoon? Para onde foi? A minha ia ser na Praia da Pipa, mas foi a viagem que acabei cancelando por conta do aumento de casos daquela doença que ficou no passado, se Deus quiser!

Mas mesmo assim curti bastante em viagens com a minha família, família do meu marido e viagem com nossos amigos.

Com um pouquinho de esforço, planejamento e criatividade dá pra fazer uma viagem segura, bacana e inesquecível. Se precisar de ajude, pode contar conosco. Mande um e-mail para agencia @ segredosdeviagem.com.br que podemos te ajudar. =)

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *