O que fazer em Trier, guia completo com tudo que você precisa


Atualizado em:


Descubra tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem a Trier, que em português se chama Tréveris. Veja o que fazer em Trier, quantos dias ficar, quando ir, onde comer e muito mais dicas rápidas, fáceis e testadas. Confira! 

Trier (chama-se Tréveris, em português) é a cidade mais antiga da Alemanha e era considerada a “Roma do Norte”. Isso porque era ponto estratégico para o Império Romano há mais de 2.000 anos, quando eles conquistaram a região e montaram uma base por lá. Por isso Trier tem muita história e atrações que datam desde antes do Império Romano, passam pelo tempo de Karl Max até chegarem nos dias atuais. Confira tudo aqui no neste guia de Trier!

o que fazer em Trier

Porta Nigra, construção romana que é o cartão-postal de Trier

É engraçado encontrar tantas construções romanas na Alemanha, e confesso que essa era uma parte da história que eu desconhecia antes de visitar a cidade. Acho que isso fez a viagem ser ainda mais especial, com muito aprendizado e lugares diferentes para conhecer.

Abaixo, veja um resumo completo de todas as informações que você precisa ter antes de visitar Trier.

Quantos dias ficar em Trier e quando ir? 

Trier engana. Parece uma cidade que você consegue conhecer em um bate e volta ou apenas uma noite, mas ela tem bastante o que oferecer para o turista. Minha recomendação é ficar pelo menos duas noites, mas tentar ter dois dias inteiros para a cidade, pois assim é possível “esgotar” todas as atrações com qualidade (entrar nos museus, termas, igrejas e etc, e não só passar na frente).

Quanto a época do ano ideal, de verdade acho que não faz diferença. Claro que primavera e outuno sempre são estações do ano lindas para visitar o continente europeu, mas Tréveris é o tipo de cidade que não depende do clima para que você a aproveite bem. Leve em consideração que o verão terá dias mais longos e claros, e o inverno dias mais curtos e escuros.

primavera em trier

Um dia de primavera em Trier.

Onde ficar em Trier?

Já escrevemos um post detalhado sobre onde ficar em Trier. Nele falamos um pouco sobre a cidade e suas regiões, e contamos como foi nossa experiência no Vienna House Easy Trier, hotel que ficamos em Trier.

onde ficar em trier

Design minimalista e de bom gosto no Vienna House Easy Trier

O Vienna House é uma rede de hotéis da Europa, com foco na Alemanha (fica a dica pra quem viai visitar outras cidades pelo país). Eles tem um ótimo custo X benefício, com instalações super bonitas, uma decoração de bom gosto e tudo novinho (todos os hotéis da rede foram reformados no começo desse ano). Além disso, a rede segue com o estilo de hotel-design que nós tanto gostamos e procuramos. Em Trier, o hotel fica a apenas 10 minutinhos a pé da praça principal ou 5 minutos de taxi. Super recomendamos!

Como chegar em Trier?

Os meios mais fáceis de se chegar são trem e carro. A malha ferroviária da Alemanha é ótima, e é bem tranquilo vir de Frankfurt, Colônia, ou outras cidadezinhas do país. Além disso, Tréveris está super pertinho de Luxemburgo e muitas pessoas aproveitam para conhecer os dois lugares em uma viagem só.

De carro, recomendamos que você faça a rota do vale do Mosel, que explicamos abaixo. Ou pode vir de qualquer outro lugar que as estradas são ótimas (estamos na Alemanha né?). Fica a 40 minutos de carro de Luxemburgo, e a 2 horas de Frankfurt, Heidelberg ou Colônia.

Trier e a rota do Vale do Mosel

Existe um roteiro na Alemanha que é bem charmoso e ótimo para fazer de carro, que é a Rota do Vale do Mosel. Na verdade existem vários desses roteiros, e o mais famoso deles é a rota romântica. Eu sempre digo que o melhor da Alemahha são suas cidadezinhas pequenas, pois elas conseguiram se preservar mais após as duas grandes guerras.

A rota do Vale do Mosel vai de Koblens (Coblença, em português) até Trier (Tréveris, em português). No meio da caminho, você tem vistas de lindas cidadezinhas históricas alemãs, o rio Mosel com suas curvas, castelos medievais e muitooo vinho! Essa é uma famosa região produtora da Alemanha, pois os romanos traziam as vinhas direto da Itália para cultivar na região quando conquistaram-na durante o Império Romano. Quem gosta de Riesling como a gente, vai adorar essa rota!

Digno cenário de um conto de fada!

Além das belezas, há atrações cenográficas no meio do caminho, como o lindinho Castelo de Eltz (Burg Eltz, em alemão). Uma parada obrigatória que te faz teletransportar para épocas medievais ou contos de fada. Além desse, há também o castelo Reichsburg que fica em Cochem, no alto de uma colina, que é uma das grandes pérolas do vale do Mosel. Vale conhecer os dois!

O que fazer em Trier? 

É surpreendente a quantidade de atrações em Trier. Como estava morando em Dusseldorf, decidi ir em um feriado, sem planejar muito. Como fui sem saber o que veria e sem muita pretensão, fiquei surpresa quando cheguei e descobri tantos pontos turísticos em Trier que são muito importantes históricamente. Vamos a eles:

-Porta Nigra

É o cartão postal da cidade, e tem ares de Coliseu, em Roma. A Porta Nigra era um dos portões de entrada que ficavam ao longo do perímetro da cidade.

atrações em trier

No interior da Porta Nigra

-Termas Imperiais de Trier, Kaiserthermen em alemão.

-Casa de Karl Marx

A casa onde nasceu Karl Marx, o famoso filósofo e pensador alemão, hoje abriga um museu rápido e gostoso de visitar, que conta sua história e seus feitos.

Pontos turísticos de Trier

-Catedral de São Pedro em Trier e Basílica Liebfrauen, duas igrejas uma ao lado da outra que valem a visita!

-Hauptmarkt, praça principal da cidade

Na Alemanha, tudo acontece em uma Hauptmarkt, que em tradução livre significa praça principal. Tenho certeza que você encontrará várias delas em outras cidades da Alemanha durante sua viagem. Além de ser linda, e com uma arquitetura bem alemã, na praça principal de Trier estão vários bares e restaurantes, e lojas de souvenir. Quando fui estava tendo uma feirinha, e sempre acontecem eventos por lá também. Inevitavelmente você passará por ela.

É aqui que fica a Dreikönigenhaus, casa dos tres reis magos.

O que fazer em Tréveris

Hauptmarkt

-Anfiteatro de Trier

Aproveito para deixar uma dica que o pessoal do hotel nos deu, e que nós adoramos. Passe o anfiteatro e vire a esquerda logo depois dela e vá para um mirante de onde você verá a cidade e o antigo anfiteatro, em uma vista linda.

-Kufurstliches Palais

O palácio lindo da foto abaixo.

o que fazer em Trier

Os jardins do palácio são uma atração a parte

-Rheinisches Landesmuseum Trier, com uma ala interessante de maquetes mostrando como a cidade era antigamente.

-Konstantin Basilika, ou Aula Paulatina

Também conhecido como Aula Palatina, esse lugar é impressionante! É uma basílica que é praticamente um “anexo” do palácio (veja a construção alta do lado esquerdo na foto acima). O seu interior é grandioso e lindíssimo de um jeito bem diferente do que estamos acostumados a ver em igrejas da Europa. Agora imagine que essa construção que parece moderna é do ano 310! Incrível, não é?

Igreja da Europa em Trier

Pra fechar com chave de ouro, um dos lugares em Trier que mais me surpreendeu

-Ponte Romana

Essa é considerada uma ponte da época do império romano. Porém, na realidade, apenas a estrutura da base da ponte é dessa época, e ela fica visível somente quando o rio Mosel está baixo. Não o caso de quando fizemos nossa visita, então foi um tanto quanto decepcionante… =/

Onde comer em Trier? 

Tivemos uma ótima indicação do concierge do nosso hotel, o Restaurante Brasserie. Como comentei no post de onde ficar em Trier, graças ao pessoal do hotel que nós conhecemos um monte de coisa bacana na cidade! Eles eram muito bons mesmo.

Além disso, nós comemos um schnitzel pra lá de bom no Paulaner Wirtshaus, restaurante no bairro bonitinho de Zurlauben, que fica na frente do rio Mosel e tem várias opções de restaurantes um do lado do outro. Ah, e tinha cerveja Paulaner né? Essa não tem igual pra mim, é a melhor!

Também comemos no Zum Domenstein, mas indico muito mais pela experiência de sentar na praça principal da cidade do que pela comida em si que era apenas ok. E também paramos para tomar um vinho em um lugar super bonitinho e ótimo para dias de sol, o Weinstube Kesselstatt. Espero que gostem das dicas testadas e aprovadas. =)


*Ficamos no hotel Vienna House Easy Trier a convite. Mas, independente disso, aqui você sempre tem a nossa opinião pessoal e real sobre a nossa experiência. 

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *