Kiwi Experience, um jeito diferente de explorar a Nova Zelândia


Atualizado em:


Antes de fazer minha viagem a Nova Zelândia eu pensei em já comprar aqui do Brasil um pacote da Contiki pela STB (a Contiki é como uma excursão para pessoas mais jovens) para explorar as duas ilhas. Decidi não me precipitar pois iria ficar instalada um tempo em Auckland estudando inglês antes de começar a viajar, e poderia decidir de lá. Foi uma das melhores decisões que eu tomei.

Hoje preparamos uma dica muito boa, mas que a maioria das pessoas não sabe antes de aterrissar em terras Neo Zelandesas , como aconteceu comigo. Se você pretende viajar pela Nova Zelândia, não quer gastar horrores e quer conhecer muita gente nova e ter liberdade para fazer seu próprio roteiro, minha dica é: pegue um ônibus hop-on, hop-off da Kiwi Experience.

Olha o ônibus verdinho da Kiwi Experience aí em uma da maravilhosas paradas.

Kiwi Experience: como funciona?

Você escolhe a cidade de partida (geralmente Auckland ou Christchurch) e compra um passe para um roteiro de viagem pré-determinado. Há várias opções de roteiro, só a ilha norte, só a sul, as duas e etc… tudo depende do que você quer conhecer e de quanto tempo tem.

Já com o roteiro das cidades em mãos, a decisão de quanto tempo ficar em cada parada é sua. Tudo o que você precisa é avisar que irá pegar o próximo ônibus com no mínimo 24 horas de antecedência para garantir a sua vaga. Tem ônibus saindo quase todos os dias.

A partir da data de compra você tem 12 meses para começar a usar o seu Bus Pass, e a partir dai, tem até 12 meses para concluir sua viagem, então a decisão é totalmente sua mesmo.

onibus

Foto do ônibus e da turma de vários estilos e nacionalidades. (Facebook Kiwi).

Quais são as vantagens?

-O Kiwi Bus é uma ótima opção pra quem viaja sozinho. Você conhece muitoos viajantes (em sua maioria jovens e europeus) no ônibus e pode continuar um trecho da sua viagem com a nova turma, como aconteceu comigo.

-Cada Bus tem seu Driver-Guide, que são motoristas neo-zelandeses que conhecem tudo por lá e dão dicas de cada lugar e contam um pouco as histórias e fatos de cada parada (mas tudo em inglês).

-Os Drivers-Guides reservam sua noite no albergue parceiro da Kiwi, mas se você quiser pode reservar algum outro hostel ou um hotel por conta própria. A acomodação não está inclusa no passe, só o transporte.

-Há desconto e vagas disponíveis, mesmo em alta temporada, para quem faz parte de algum grupo da K.E., e o motorista também reserva pra você.

-Além de ser um meio em conta para viajar pela NZ (ainda mais sozinho), sempre rolam promoções no site e facebook.


E ai? Preparado para explorar a Nova Zelândia?

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Oi, Marcella!
    Adorei seu post, as dicas são ótimas!!
    Fiz um intercâmbio pra a NZ em 2012 e, como tinha aula em Auckland durante a semana, fiz todas as viagens dividindo o aluguel do carro com amigos nos finais de semana, mas saiu muito mais caro!
    Tenho planos de voltar pra lá e conhecer a ilha Sul (não deu tempo quando eu fui) e com certeza vou aproveitar suas dicas!!
    Tenho um amigo que está planejando uma viagem pra lá no ano que vem, vou recomendar seu post pra ele!
    Parabéns pelo blog, muito bom!!! 🙂

    • Oi Lígia, obrigada pelo elogio!!
      Fico super feliz em saber que ajudou. =)
      Acabei de ver o Vamos Fugir e adorei. Parabéns!!
      Beijinhos e boa viagem, vai contando aqui pra gente das suas novas dicas também.

  • Olá Marcela.
    Estou programando minha viagem pra NZ em Março. Sua postagem é muito esclarecedora, apenas fiquei com uma dúvida.
    Vi que no site do Kiwi sempre tem promoções dos pacotes que chegam a custar 50% menos que o preço tabelado, quando você comprou na NZ através de agência, conseguiu esse tipo de desconto também? Ou teve que pagar o valor total?
    Não sei se compro pelo site, ou aguardo chegar lá para tomar essa decisão…

    • Oi Renan, tudo bem?
      Não lembro de ter visto muitos descontos, ainda mais porque eu fui na alta temporada. Mas não consigo me lembrar ao certo desse detalhe, se paguei preço cheio ou não… =/
      Se no site está com uma super promoção de quase 50% de desconto, eu ficaria de olho pra conseguir a melhor oferta e já compraria por lá mesmo pra não perder tempo pesquisando o preço nas agências quando estiver na Nova Zelândia.

      • Marcella,

        Obrigado pela dica. Vou esperar a proximidade com a viagem.
        Quando fechar posto aqui para te contar o que consegui!

        ObrigadO!

  • Aline Moraes

    Ola Marcela,
    quanto a hospedagem qual a média de gasto?
    vou ir em março de 2015, e quero me planejar

  • Olá Marcela!
    Primeiramente parabéns pelo blog.

    Então, vou chegar na NZ final de fevereiro e ficar cerca de 30 dias.
    A NZ vai ser a primeira parada de uma trip de 10 meses, estilo mochileiro – budget travel…

    A idéia do kiwi experience é fantástica, mas tenho algumas inseguranças.
    Principalmente, com relação às hospedagens. Pelo que tu viu, as recomendações do motorista são dentro do orçamento médio da cidade, ou normalmente os hostes são mais caros justamente por receber o público do kiwi?
    A outra dúvida, é em relação ao tempo! As recomendações do pessoal quanto ao tempo para ficar em cada cidade são boas?

    • Oi Wellington, que bom que gosta do blog! Obrigada!!
      Hospedagens: as recomendações geralmente são para quem é mochileiro mesmo, e algumas vezes viajantes da Kiwi pagam menos e garantem vagas. O que acontece é geralmente o contrário: quem quer ficar em algum lugar melhor, busca o seu próprio hotel/hostel. Mas, como você vai viajar por muito tempo, acredito que qualquer economia seja bem vinda né? Então tente fazer suas pesquisas antes e descobrir o melhor custo-benefício para o seu budget!
      Tempo: isso não consigo te responder com precisão. Em algumas cidades menores eu passei apenas uma noite, em outras estiquei mais. Então meu conselho seria conversar bastante e ter mais ou menos em mente o que vc quer fazer em cada cidade.
      Boa viagem pra vc!! Dez meses hein? Que delícia!

      • Weligton

        Marcella,

        Muito obrigado pela ajuda!
        Espero que consiga me inspirar em pessoas como você e tentar registrar as minhas experiências!

  • Olá Marcella, foi ótima tua explicação . Eu estava vendo no site e com algumas dificuldades de interpretação, já que é um sistema diferente para nós. Ainda fiquei com uma pequena dúvida, se vc puder me auxiliar. No caso de eu reservar um hotel diferente do escolhido pelo motorista, ele me deixará lá ou em cada cidade tem um ponto específico de chegada/partida? A gente recebe os horários com antecedência também?
    Obrigada 🙂

    • Lys, tudo bem? Obrigada! =)
      Essa é uma ótima pergunta mesmo.

      Os guias/motoristas sempre indicam os hotéis/albergues que estão na rota principal do ônibus, e a maioria das pessoas fica neles. Mas, se você quiser ficar em outro não tem problema nenhum!
      As paradas funcionam da seguinte maneira: os ônibus tem pontos principais que eles SEMPRE passarão, independente de ter gente pra pegar ou não. Mas também tem uma lista de outros pontos que o ônibus pode passar se você pedir!! Dai provavelmente terá um ponto mais perto do seu hotel (as cidades da NZ são pequenas se comparadas com as nossas, então você vai andar no máaximo dois quarteirões).
      E claro, sempre existe conversa direta com os motoristas… Eu fui no verão e saiam ônibus todos os dias. Então o motorista que me deixava em uma cidade em um dia, era o mesmo que ia seguir viagem no outro. Dai uma vez eu fiquei em um hotel fora da rota, conversei com ele e ele me buscou na porta!
      Em compensação tivemos um imprevisto no primeiro dia! Fomos para um hotel por conta própria, e na hora de sair da cidade ficamos esperando na porta do hotel e o ônibus passou na esquina de cima e a gente nem viu… =/
      E daí tivemos que esperar pra ir no dia seguinte.
      O segredo é sempre avisar com o máximo de antecedência para onde vai, a data e o lugar que vai ficar.
      Logo que entrar no ônibus já confirme o local de descida no destino final. E sempre ligue ou mande e-mail para confirmar o local de partida dos ônibus. Cuidado nunca é demais né?

      No site existe uns PDF’s com os dias que os ônibus saem, de acordo com os meses do ano.
      E um pouco mais pra baixo dos PDF’s tem os horários e locais das paradas, de acordo com a rota que você vai fazer (ex: Waitomo to Rotorua).
      É bem simples: http://www.kiwiexperience.com/nz-travel-guide/Pages/kiwi-experience-bus-timetable.aspx

      Ufa, acabei falando muito e contando um monte de “caso”, mas espero ter ajudado.
      Beijos!

  • Vinicius MR8

    Obrigado, Marcela! Essa foi uma das melhores dicas que eu li até agora. Iniciei meu planejamento para NOVA ZELÂNDIA 2014 e talvez eu vá sozinho ou com meu irmão, apenas. A principio cogitei alugar um carro para desbravar as duas ilhas. Porém essa ideia do Kiwi Experience é ótimo, tanto pelo preço e comodidade, tanto pelo fato de conhecer novos viajantes. Um abraço

    • Que bom que gostou da dica Vinícius! Minha experiência foi ótima, afinal eu escolhi meu roteiro, planejava os dias que ficaria em cada cidade e não tinha que dirigir (do lado esquerdo ainda…rs). Tem coisa melhor? Além de que conheci gente do mundo inteiro e até segui um trecho da viagem com os novos amigos! Boa viagem, a NZ é surpreendente! 😉

      • Oi Marcella!! Sou eu de novo… rs
        Você acha que corro algum risco de – caso decida por comprar meu ticket da Kiwi Experience quando já estiver na NZ – de não conseguir encontrar vagas ou coisa do tipo?
        Esse bilhete é comprado numa agência mesmo da Kiwi? Provavelmente devo iniciar minha viagem por Auckland.
        Obrigado pelos dicas! Beijão! Vinicius

      • Oi Vinícius!! Sempre bem vindo!!! =)
        Posso contar um pouco da minha experiência pra você e espero que ajude.
        Eu comprei o Pass uma semana antes de viajar em uma agência de viagens em Auckland também!
        Lembro que tinham várias na Queen street e perto do Quay. Geralmente, as agências que vendem o pacote da Kiwi tem algum cartaz divulgando a empresa na vitrine (ah, tem outras empresas que oferecem esse tipo de serviço também, mas comparei todos os custos X benefícios de cada uma e escolhi a Kiwi).
        Ou você pode comprar direto pelo site deles: http://www.kiwiexperience.com/nz-bus-passes/Pages/default.aspx
        Quando eu fui era janeiro (pleno verão deles) e deu tudo certo pra comprar, esse não é o problema.
        Mas, você precisa mesmo é ficar atento para “bookar” o seu ônibus com antecedência. Quanto mais cedo você avisar o dia que deseja sair para o próximo destino, menos chances de ficar sem vaga no ônibus (afinal o roteiro é “aberto” e ninguém sabe quando você pretende voltar, então se você não avisar não terá garantia de lugar no ônibus).
        Quando você compra o Pass, minha sugestão é já marcar o dia e o local de partida.
        Eu fiz isso, e dai quando eu chegava em um destino eu já conversava com o motorista pra reservar minha próxima saída (ex: quero que um ônibus me busque nesse hotel que você me deixou daqui a dois dias). Caso eu mudasse de ideia, eu avisava por telefone ou e-mail (os agendamentos são feitos por telefone, e-mail ou com o próprio motorista uma vez que você já iniciou a viagem).
        Como era verão tinha ônibus saindo todo dia, então era fácil se programar. Mas no inverno saem menos ônibus (no site diz que tem pelo menos 3 ou 4 ônibus saindo por semana).
        É muito bacana ter essa liberdade, mas, se você tem tempo contado para viajar (como aconteceu comigo e como acontece na maioria das vezes), será preciso se planejar pra não ter dia perdido!
        Espero ter ajudado!!
        Beijos

  • + Ver mais comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

EnglishPortuguese