8 livros de viagem para “viajar” em 2021


Atualizado em:


Começamos o ano de 2021 com a vacinação e a esperança de dias melhores e livres de covid chegando. Embora isso nos traga uma luz no fim do túnel, ainda faltam alguns meses para voltarmos de fato a viajar em segurança. Então enquanto não chegamos lá, separamos aquela dica mais tradicional do já clichê “viajar sem sair de casa”: livros de viagem. 

Unsplash

Muito mais do que um escape, eles são inspiração e conhecimento. Para mulheres que viajam sozinhas, por exemplo, os livros são uma grande companhia durante a viagem, mas também podem ser o empurrãozinho que falta para tomar coragem e sair pelo mundo. Além de serem ótimas desculpas para começar conversas nos hotéis, metrôs e cafés mundo a fora.

Mas o que mais gostamos nos livros que nos fazem viajar é ir para algum lugar já sabendo algo sobre ele. Nesse caso, o livro, de lteratura mesmo, funciona como uma pesquisa prévia do seu próximo destino. 

Os livros também são uma forma de imergir ainda mais naquele mundo mesmo depois de voltar! Eu, por exemplo, voltei da minha viagem a Canudos doida para ler Os Sertões! Essa experiência de conhecer lugares por meio de livros é algo que a Camila Navarro mostra bem no seu projeto “Volta ao Mundo em 198 Livros”.

Esses dias compartilhamos alguns dos nossos livros preferidos relacionados a destinos incríveis em um post lá no nosso Instagram. Aqui, separamos estas e mais outras dicas para quem quer viajar pelo mundo através das páginas dos livros. Confira nossas indicações de 2021:

Índia

Shantaram”, de Gregory David Roberts,  é, sem dúvidas, um dos melhores retratos da Índia. A história supostamente é baseada na vida real do autor, que é um prisioneiro australiano que foge e se esconde na maior favela de Mumbai, e conta em muitos detalhes o seu dia a dia e o seu processo de adaptação à cultura local. Um retrato bem claro de um país tão cheio de histórias e diferentes culturas.

Colômbia

Gabriel Garcia Marques é a voz da Colômbia e somos apaixonadas por seus livros. Mas “O amor nos tempos do cólera” tem um quê especial por descrever a vida de antigamente em uma Colômbia ainda em desenvolvimento, e mostrando os personagens transitando entre os bairros nobres e os menos abastados.

República Dominicana

No tempo das borboletas”, de Julia Alvarez. Esse livro conta a história das irmãs Mirabal, dominicanas que viveram na época da ditadura de Trujilo. O livro é livremente inspirado em fatos reais, misturando ficção à vida das três irmãs e sua resistência à ditadura! Uma história pouco conhecida de um país que todos adoram visitar!

Gana

De que país africano vieram os escravos trazidos para as colônias nas Américas? Pouco se sabe já que o processo de captura e escravidão era tão violento, suprimindo hábitos e culturas. “O caminho de casa”, de Yaa Gyasi, narra a jornada de duas escravas vindas de Gana aos EUA, e as gerações que vieram depois delas. Belíssima história intergeracional para quem tem interesse em aprender mais sobre o triste passado da escravidão. 

Nigéria/Estados Unidos

Marianna em livraria com vários livros ao fundo e segurando um na mão

Os livros da Chimamanda Ngozi Adichie são sempre uma viagem pela história da Nigéria. Em “Americanah” ela traz uma visão contemporânea do país, além de retratar muito bem os Estados Unidos pelo ponto de vista de uma imigrante. A história é um pouco autobiográfica e absolutamente envolvente!

Link: 

Turquia

A escritora turca Elif Shafak tem diversos livros que se passam na Turquia, mas “A cidade nos confins do céu” em especial tem um charme extra por narrar a arquitetura dos palácios e mesquitas durante o império Otomano, na cidade que hoje é Istambul.

Alemanha

Tchick”, do autor Wolfgang Herrndorf, conta a história de dois meninos que vêm de realidades bem diferentes e decidem roubar um carro e sair para uma road trip inusitada pela Alemanha. Eles ficam amigos e o leitor viaja um pouco junto com eles.

Japão

Haruki Murakami é um dos escritores japoneses mais famosos da atualidade. Se você ainda não conhece e adora a cultura japonesa, vale dar uma chance para “Kafka à Beira-Mar”, que conta a história de duas pessoas bem diferentes que vivem uma viagem por um Japão transformado pelo capitalismo. Os elementos fantásticos, que caracterizam o estilo de Murakami, não ofuscam as descrições das cidades visitadas pelos personagens, e da cultura japonesa. 

Coréia do Sul

Pachinko” acompanha a história de uma camponesa coreana e de sua jornada para criar sua família no Japão em meio à pobreza e preconceitos. Apesar de boa parte do livro ser ambientada no Japão, o livro nos dá acesso às culturas dos dois países, e nos mostra a vida íntima das casas de família de ambos os lugares. 

livros para viajar
Unsplash

Bônus – vários destinos

Queria ter ficado mais” é uma coletânea de cartas. Cada envelope traz uma história real que uma mulher viveu em algum canto do mundo. As histórias podem ser quase inacreditáveis ou bem corriqueiras, mas a experiência imersiva faz os dedinhos ficarem coçando de vontade de comprar uma passagem.

Histórias de Viajante” é o primeiro livro do Altier Moulin, amigo e viajante voraz. O livro reúne relatos dos bastidores das viagens mais emblemáticas do jornalista e pretende mostrar que toda viagem vale a pena, inclusive as mais loucas e inesperadas. São encontros surpreendentes que transformam nossa forma de ver o mundo. Todas as histórias estão ancoradas em pessoas reais, desconhecidas e de vários países. Do nosso imenso Brasil à fantástica Tailândia. Do pouco explorado norte da Argentina a Cuba. Da China, com seus perrengues, à surpreendente Botsuana. E muitos outros. Pra lembrar do porquê viajamos.

E aí, se animou para viajar através dos livros, ou se preparar para a sua próxima viagem pós pandemia? Não esqueça de contar pra gente qual o seu livro preferido!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

EnglishPortuguese