8 livros inspiradores para mulheres que querem viajar sozinhas


Atualizado em:


Nós já passamos nossas recomendações básicas para quem quer começar a viajar sozinha. Também já listamos dicas de destinos para mulheres viajantes, mas, se mesmo assim você ainda estiver na dúvida se deveria fazer as malas e cair no mundo, fica ligada porque continuamos a série Mulher Viajante de um jeito maravilhoso: dicas de livros para mulheres que querem viajar sozinhas. O post de hoje é especialmente para te inspirar.

A metáfora mais comum sobre leitura diz que lendo você viaja sem sair do lugar. Então por que não transformar a viagem do livro em uma viagem de verdade? Por isso, separamos algumas dicas de livros que vão sim te fazer viajar sem sair do lugar, mas também vão te incentivar a ir atrás desse sonho lindo que é se jogar na estrada sozinha. Confere aí:

1- “Comer, rezar e amar”, de Elizabeth Gilbert

Começando a lista de livros para mulheres que querem viajar sozinhas pelos clássicos, porque não dava para deixar de lado. As chances de você já ter lido esse livro são enormes, mas se por caso ainda desconhece, dê uma chance. Nele, a autora Elizabeth Gilbert conta de quando decidiu deixar seu emprego e sua casa para ficar um ano fora.

Primeiro, vivendo na Itália, ela se joga de cabeça nos prazeres da comida. Depois, segue para a Índia, onde vive em busca de desenvolver sua espiritualidade em um Ashram e, por último, passa um tempo morando em um em Bali, onde se encontra com um xamã com o objetivo de encontrar um equilíbrio. E ela faz tudo isso sozinha!

Veja mais sobre o livro aqui.

2- “Livre”, de Cheryl Strayed

Este é outro clássico e tem uma mensagem um pouco parecida com a dica anterior. Cheryl Strayed, autora do livro, conta de quando resolveu ir sozinha fazer uma trilha que atravessa os Estados Unidos de sul a norte, após passar por momentos difíceis em sua vida. Tanto neste quanto no livro anterior, as protagonistas buscavam entrar em contato consigo mesmas e se (re) encontrar. Talvez você não precise fazer nada tão radical, mas a história delas pode ser uma boa inspiração.

Veja mais sobre o livro aqui.

Não é livro mas vale a leitura: 11 dicas da Mari do blog Mariana Viaja, para quem quer viajar sozinha. 

3- “O ano em que morri em Nova York”, Milly Lacombe

Esse livro não é sobre viagens, e elas não necessariamente são o pano de fundo mais importante, mas a história narrada por Milly Lacombe passa por lugares diferentes — Nova York, São Paulo, Gonçalves e Amazônia — e a descrição dela de cada um desses cantinhos pode acabar te inspirando a conhecê-los. Eu, por exemplo, após ler o livro, fiquei doida para fazer um retiro de yoga na Amazônia!

Veja mais sobre o livro aqui.

4- “#Doforlove”, de Letícia Mello

Conheci o perfil no Instagram da Letícia antes de saber sobre seu livro. No Instagram ela conta e mostra diariamente como é ter uma vida nômade. No livro, a experiência relatada é mais específica, sobre o tempo que passou trabalhando voluntariamente no sudeste asiático.

Depois de um tempo Letícia voltou lá para mais uma experiência de voluntariado e daí surgiu também o documentário Um Dia Eu Voltaria, que passa no Canal Futura. Leitura perfeita para quem tem vontade de ter alguma experiência como essa. A Letícia também já falou em um Ted Talk.

Veja mais sobre o livro aqui.

5- “Laowai: histórias de uma repórter na China”, de Sônia Bridi

Quando eu era uma pré-adolescente e dizia que queria ser jornalista, minha mãe sempre falava que esperava que eu fosse boa como a Sônia Bridi. Na época, Sônia era a correspondente da Globo na Ásia. Ela morou na China por anos e contou várias das suas experiências por lá nesse livro.

Apesar de menos óbvio, esse também é um dos livros para mulheres que querem viajar sozinhas porque as histórias de Sônia também nos levam a sonhar em viver aventuras diferentes. Imperdível!

Veja mais sobre o livro aqui.

6- “Queria ter ficado mais”, várias autoras

A coisa mais legal desse livro é que ele vem em um formato super inusitado. Ao invés de uma série de folhas costuradas e com uma capa por cima, ele é uma coletânea de cartas. De verdade. Cada envelope traz uma carta com uma história real que uma mulher viveu em algum canto do mundo.

As histórias podem ser quase inacreditáveis ou bem corriqueiras, mas a experiência imersiva fazem os dedinhos ficarem coçando de vontade de comprar uma passagem.

Veja mais sobre o livro aqui.

7- “Mas você vai sozinha?”, de Gaía Passarelli

Esse e o próximo livro são os empurrõezinhos finais que você precisa para cair na estrada. Os dois foram escritos por mulheres que, como eu (e futuramente como você), amam viajar e não veem por que não ter experiências extremamente interessantes mesmo estando sozinhas. Totalmente girl power!

O livro da Gaía Passarelli vem em formato de crônicas, e com histórias de momentos marcantes que aconteceram enquanto viajava sozinha, das pessoas que conheceu, aventuras que viveu, e até mesmo reflexões e momentos mais tensos (como a crônica do bicho no quarto dela – não contarei mais pra não estragar. Ah, o livro também tem ilustrações maravilhosas. É praticamente um guia inspiracional para a mulher viajante moderna. Além disso, a Gaía tem um podcast super interessante com ótimos convidados, e que leva o mesmo nome do livro.

Veja mais sobre o livro aqui.

8- Bravas viajantes, várias autoras

Esse livro traz histórias de sete mulheres diferentes, viajando sozinhas por sete lugares diferentes. É quase como um junção dos dois anteriores, mas viagens e mulheres poderosas nunca são demais. Bravas viajantes é outro desses que podem ser considerados guias da mulher que viaja sozinha. Pegue o seu e pé na estrada!

Veja mais sobre o livro aqui.


Para mais inspirações e dicas, confira todos os posts da nossa série Mulher Viajante

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *