Roteiro Lucerna: guia de passeios pela cidade
Atualizado em:
Lojas de chocolates e relógios, casas charmosas com um estilo alemã, alpes que rodeiam grandes lagos e paisagens deslumbrantes para todos os lados. Tudo o que você sempre imaginou sobre a Suíça está presente em Lucerna.
Se você chegar cedinho e sair no começo da noite, é possível conhecer o básico da cidade em apenas um dia. Em dois dias é possível fazer ainda mais passeios, como visitar as montanhas Rigi, Titlis ou Pilatus, e três dias é o ideal para aproveitar e conhecer tudo com calma.
Mas afinal, o que há para ver em Lucerna?
O cartão postal da cidade é a Kapellbrücke (ponte da capela). Uma das mais antigas pontes de madeira da Europa, que cruza o rio Reuss, e tem uma icônica torre de água no meio, a Wassertum.
É possível caminhar de um lado ao outro da ponte. Ao longo do caminho, há painéis que contam a história de Lucerna e da Suíça e marcas de um incêndio que aconteceu em 1993 e quase destruiu toda essa história – a ponte hoje já está restaurada.
Pertinho da Ponte da Capela, nas margens do rio, está a Jesuitenkirche, uma igreja jesuíta super bonita e com uma arquitetura singular.
Durante o passeio, não deixe de caminhar pelas margens do rio e pelas pontes dessa região.
Daí siga para o centro antigo, com as estreitas ruas de pedra, construções antigas, artistas de rua e lojinhas de todos os tipos, como as de chocolate e de relógios!
Nessa viagem eu fui visitar uma amiga suíça que é natural de Lucerna e ela me deu uma bronca quando eu disse que queria comprar Lindts e Toblerones. Disse que os melhores chocolates suíços eram aqueles que custavam alguns centavos no supermercado. Claro que isso é uma opinião bem pessoal, mas, no final das contas, nossa ida ao supermercado Coop (na sessão de chocolates principalmente) foi um programa e tanto para uma chocólatra como eu, pois haviam todos os tipos de chocolates possíveis e imagináveis. Na dúvida, não escolhi entre o de 1 franco, os de marca, ou os artesanais vendidos em lojas de rua… eu comprei todos! Afinal, não é sempre que você vai a Suíça, não é? =)
Uma outra atração imperdível é o Monumento do Leão, ou Leão Adormecido de Lucerna, ou Löwendenkmal, que é uma escultura esculpida diretamente em uma rocha natural em homenagem aos soldados suíços que morreram defendendo Luís XVI no Palácio das Tulherias durante a Revolução Francesa.
O Museggmauer é uma antiga muralha de 1386, que foi construída para proteger e delimitar os limites da cidade. Antigamente haviam 9 “torres do relógio” ao longo da muralha, mas hoje apenas 3 estão abertas ao público. Vale a pena ir até lá não apenas para ver as torres e os resquícios da muralha, mas porque a vista panorâmica da cidade é simplesmente de tirar o fôlego!
Relaxe um momento enquanto caminha pelas margens do lago e aproveita a deslumbrante vista.
Também é possível fazer um cruzeiro rápido pelo lago e ver as cidades próximas enquanto navega no barco. Mas, se você vai visitar o Monte Rigi, você já fará esse passeio para chegar até lá!
Quem sabe você até não dá um mergulho no lago? No verão há em algumas cidades da Suíça as “Seebads“, que são grandes piscinas montadas na beira do lago e com estrutura para banho, para tomar sol e até para tomar uma bebida. O que achei interessante é que, tanto na Seebad de Zurique e na de Lucerna há um termômetro que informa a temperatura da água, os suíços são bem fissurados por saber a temperatura da água…
De qualquer jeito, curtir a tarde em uma piscina e nadar em um lago rodeado pelos famosos alpes suíços é uma experiência e tanto, e é bem a cara do verão e programa de locais, de quem mora na cidade.
Para quem quer se aprofundar e conhecer ainda mais a cidade, há o moderno Centro de Convenções e cultura de Lucerna (KKL) que tem concertos de música, museu de arte e apresentações culturais.
E para quem se interessa por meios de transportes ou tem filhos pequenos, não deixe de conhecer o Museu Suíço de Transporte.
Rodolfo Santos Oliveira
Boa tarde! Eu e minha esposa faremos a rota do Bernina Expres ( Tirano/St. Moriz) e depois iremos para Lucerna ( em maio de 2019), MAS o problema é que não estamos achando trens comuns diretos de St. Moriz ou Chur para LUCERNA. Por favor, poderia encarecidamente nos ajudar com algumas soluções? Gostaria de saber também o que é o “SAVER DAY PASS” NO SITE DA SBB e SE PODEMOS utilizá-lo, pois dá um ótimo desconto. Muito obrigado desde já!