Mercados de Londres: 12 opções incríveis para conhecer
Atualizado em:
Uma das coisas mais legais para fazer quando viajar para a Inglaterra é conhecer os mercados de Londres. Eles são diversos, com muita comida de todo tipo, lojas independentes e até lojas de grife.
Como tudo nessa cidade, os mercados de Londres são inúmeros. Com tantas opções, é improvável que você consiga encaixar uma visita a todos eles em um só roteiro. Por isso, trago aqui uma lista dos principais mercados de Londres com uma breve explicação sobre cada um.
São 13 opções variadas, e além da descrição, incluo também minha opinião sobre se vale a pena ir em uma primeira vez, e com que cada um combina no roteiro.
Leia também: O que fazer em Londres: 44 passeios imperdíveis
Mercados clássicos de Londres
Covent Garden
Covent Garden é um centro comercial tão importante que o nome extrapolou o mercado e já virou um bairro. Inicialmente um mercado comum de frutas e verduras, o Covent Garden é já há muito tempo associado a lojas de marca de luxo e restaurantes de alto padrão.
Mas não se assuste com a descrição! A zona é extremamente turística e, portanto, você não precisa se acanhar em andar por ali se não quiser ou puder fazer compras. O passeio sempre vale a pena, já que é um dos pontos mais clássicos da cidade.
Ele fica especialmente charmoso na época que antecede o Natal, já que a decoração ali é um ponto alto do Natal em Londres.
-> Vale a pena conhecer na primeira visita e cabe bem com um roteiro pelo Soho, Chinatown, Trafalgar Square e todo aquele miolo bem turístico da cidade.
Camden Lock
No coração de Camden Town, o bairro descolado onde viveu Amy Winehouse, está o Camden Lock. Como no caso do Covent Garden, ali o passeio se espalha para além do mercado em si. Mas as semelhanças entre os dois param por aí.
O Camden Lock é um mercado onde você vai encontrar um pouco de tudo. Lojas de roupa vintage, souvenir, lojas de discos, coisas de Harry Potter, comidas de todas as nacionalidades do mundo e muito mais.
Eu acho um passeio incrível e incluiria sim numa primeira visita. Não deixe de visitar a loja Cyberdog. Dá para passar um dia inteiro só em Camden ou combinar com Regent’s Canal, Abbey Road e Regent’s Park/Primrose Hill.
Old Spitalfields Market
O “old” no nome já entrega que este é um mercado de mais de 350 anos de idade. Hoje, ele tem aquela carinha de lugar revitalizado. Coberto e com uma arquitetura interessante, as lojas e banquinhas que você encontra lá dentro hoje não lembram em nada suas origens.
O Spitalfields Market é um lugar bem gostoso de passear e comer algo despretensioso. Lá você encontra desde lojas de rede como Flying Tiger até uma feira de artesanato com produtores locais.
Gosto bastante, mas não sei se vale a pena se deslocar até o leste de Londres só para visitá-lo em uma primeira vez na cidade. Cabe bem em um roteiro casado com a Brick Lane (mais abaixo).
Greenwich Market
Você não pode ir a Greenwich sem conhecer o Greenwich Market. Conceitualmente ele é bem parecido com o Old Spitalfields Market – é possível até que você encontre alguns dos mesmos produtores nos dois. Na minha opinião, porém, o mercado de Greenwich é mais charmoso, assim como a sua região.
Quem vai a Londres pela segunda vez precisa conhecer os dois. Na primeira visita, podem ficar de fora, principalmente considerando que Greenwich fica bem afastado do resto das atrações principais da cidade.
Se for, coloque no roteiro com o Greenwich Park, a beira do rio e, quem sabe, Canary Wharf. Rola também aproveitar para fazer o passeio de teleférico (só para quem já conhece bem a cidade).
Leadenhall Market
Este mercado se popularizou por ter sido cenário de Harry Potter. Ele é coberto e espremidinho entre algumas ruas bem fora do radar. Lá dentro, pra ser sincera, você não vai encontrar nada de interessante além da arquitetura.
Não acho que vale a pena visitar se não for fã do bruxinho. Se estiver curioso, porém, não é um desvio grande e você pode dar uma passada lá quando for ao Sky Garden ou à Tower of London.
Feiras de rua
Portobello Road Market
A Portobello Road, que foi eternizada na música “Nine Out of Ten” de Caetano e no filme “Um lugar chamado Notting Hill”, é o cenário para este incrível mercado de rua. Inicialmente era uma feira de antiguidades, mas hoje você encontra um pouco de tudo por ali.
A pedida aqui é chegar por Notting Hill Gate e ir descendo a rua que nomeia o mercado, encontrando um pouco de antiguidades, artesanato, vegetais, brechós, souvenirs e mais um tanto de coisa. No final da rua você desemboca em uma grande feira gastronômica com muuuitas opções de comida (do lado direito) e uma enorme concentração de roupas vintage (do lado esquerdo).
Atenção: o Portobello Road Market só rola aos sábados!
Apesar de ser beeem lotado e extremamente turístico, considero este um passeio obrigatório e não só para os visitantes de primeira viagem. Eu, por exemplo, vou com frequência.
Separe pelo menos metade do seu dia para isso, de preferência a primeira metade, para poder almoçar por ali e não correr o risco de pegar tudo fechando por volta das 16h.
Você pode deixar um dia inteiro do roteiro para isso, aproveitando para fazer alguns desvios para conhecer o charmosíssimo bairro de Notting Hill, com suas casas coloridas. Mas se quiser combinar com mais alguma coisa, uma opção é um passeio no Kensington Gardens/Hyde Park.
Brick Lane
Este é um dos passeios mais cool de Londres. A Brick Lane é uma rua no leste da cidade, na região de Shoreditch, onde se concentram muitas lojas vintage e de produtores independentes.
Ao longo da sua extensão você ainda encontra lugares como a Old Truman Brewery e o Upmarket Brick Lane Food Hall, que concentram comidas variadas e artesãos, além do mercado de rua que acontece aos domingos e deixa tudo mais animado.
Para mim vale muito a pena conhecer. É um dos lugares com o melhor da alma londrina. Mas se tiver pouco tempo, pode ser que este mercado fique para uma segunda vez. Combine o passeio com Columbia Road Flower Market e Old Spitalfields Market para um dia de muita rua e super inspirador.
Columbia Road Flower Market
Esse é um pequenino mercado de flores a céu aberto que acontece aos domingos, no leste da cidade, pertinho da Brick Lane. É muito charmoso e, mesmo quem não vai comprar flores porque está viajando, pode curtir muito as lojinhas e cafés dos arredores.
É um bom ponto de partida para quem vai para a Brick Lane ou explorar mais de Shoreditch. Vá se for passar o dia nesta parte da cidade, mas pode ficar de fora de um primeiro roteiro em Londres.
Mercados de Londres: só comidas
Borough Market
Este é um dos principais mercados de Londres – se não o principal. Ele é também hoje o mais conhecido nas redes, devido às inúmeras comidas que viralizaram no TikTok.
No Borough Market você encontra comida. Tanto vegetais e frutas, como um mercado normal, quanto uma grande variedade de pratos e snacks de diferentes origens.
Seja para ir atrás de morangos ou donuts virais ou não, a visita ao Borough Market é praticamente obrigatória. Principalmente porque ali é a parada ideal para um almoço (dentro ou nos arredores) em um roteiro que vai da Tower Bridge à London Eye, passando pelo Southbank – mas lembre-se que ele fecha às segundas!
Southbank Centre Food Market
O Southbank Centre é outro dos lugares mais legais de Londres, na minha opinião. Às sextas, sábados e domingos, no período da tarde, a parte de trás deste centro cultural incrível abriga um mercado gastronômico muito bacana.
Esta é mais uma oportunidade de encontrar comida de rua de muita qualidade e com bastante diversidade em Londres.
O seu roteiro de primeira visita deve passar pelo Southbank Centre, e se calhar de você estar ali nos horários de mercado, não deixe de dar uma olhadinha e talvez até comer por ali. Porém, não se culpe caso os horários do mercado não casem com seus outros planos, há outros mercados incontornáveis na cidade.
Segredos
Herne Hill
Na nossa lista não poderiam faltar alguns segredinhos, claro. O primeiro é o mercado de Herne Hill, esse canto extremamente charmoso no sul de Londres.
Quem já foi a Londres algumas vezes pode e deve explorar mais a parte sul da cidade, que é repleta de cantos alternativos. O mercado de Herne Hill acontece aos domingos, das 10 às 16h e reúne comida e artesanato com muita personalidade.
Combine com um passeio no Brockwell Park para um domingo delicioso e relaxante.
Brixton Village Market
Brixton é um bairro interessantíssimo, também no sul de Londres e perto de Herne Hill. Maior e mais conhecido do que o anterior, nele vivem muitos migrantes e também um pessoal moderninho da cidade.
Ali bem pertinho do metrô está o Brixton Village Market, que se autointitula o mais diverso e moderno da cidade. Na minha opinião o ponto alto ali é a comida. São muitos os bares e restaurantes com comidas variadas, de altíssima qualidade e com preço justo. Mas por lá você encontra também lojas de roupas, música e mais.
Essa é uma ótima dica de passeio para quem já conhece o básico da cidade e quer ir além, explorando novas regiões e vendo novas facetas de Londres. Vale também conferir no site os eventos que rolam por lá.
E você, já conhece algum destes mercados de Londres? Qual vai entrar no seu roteiro na cidade? Conta pra gente nos comentários!
E se você quiser uma consultoria personalizada para sua viagem a Londres, entre em contato com a nossa agência de viagens!
Deixe seu comentário