5 musicais da Broadway com temas nada clichês


Atualizado em:


Quando pensamos em Broadway já nos vem a cabeça musicais mais água com açúcar, aqueles bobinhos que digerimos fácil. Talvez porque muitos dos mais famosos sejam realmente algo mais colorido e animada, feitos para diversão pura e simplesmente. Mas não é só de contos de fadas que a Broadway é feita, muito pelo contrário! Na Broadway há espetáculos para todos os gostos e públicos, inclusive com conteúdos mais complexos e temas mais maduros.

São 40 teatros localizados nos quarteirões entre as ruas 42 e 53, os arredores da Times Square, e cada um abriga cerca de 500 espectadores. Essa região conhecida como Theatre District é a casa do teatro americano, e posso garantir que a variedade de temas é grande!

O sucesso da indústria de musicais é grande. Em 2010, por exemplo, foram vendidos mais de 1 bilhão de dólares em ingressos! Os preços dos espetáculos podem ser salgados, mas sempre há segredinhos para que pelo menos uma peça caiba no seu bolso.

E para provar pra você que não gosta de musicais que é possível sim ir à Broadway e se divertir muito, sem ter que ceder a temas aparentemente mais bobinhos, listamos cinco peças que você vai adorar!

Dear Evan Hansen

Dear Evan Hansen ganhou o Tony Awards, o Oscar do teatro americano, como melhor musical em 2017. Em 2018, Dear Evan Hansen faturou também um Grammy. A peça retrata a vida do protagonista Evan de uma forma sensível e atual. Evan luta para pertencer e se encaixar depois que seu mundo é virado de ponta cabeça depois de um acontecimento com um amigo (não vamos dar mais detalhes pra evitar spoilers haha).

 

Foto: Matthew Murphy

O musical trata de um tema bastante real e com problemáticas sutis e complexas ao mesmo tempo. Além disso, as músicas como Waving through a Window You will be Found são de arrepiar (mesmo quando ouvidas fora de contexto no Youtube, dá uma procurada).

Onde comprar ingressos: nós gostamos muito da Weplann porque é possível parcelar (prática que nem existe nos EUA), ver o assento exato que você vai sentar e o site é bem confiável e fácil de navegar.

Compre ingressos do Dear Evan Hansen aqui.

To Kill a Mockingbird

To Kill a Mockingbird é um super clássico da literatura de língua inglesa. A adaptação da história para a Broadway, no entanto, só estreou em dezembro de 2018. Na peça, um julgamento é retratado pela ótica de duas crianças, filhas de um advogado que resolve defender um jovem negro acusado de estuprar uma moça branca. O racismo fica evidente quando a cidade toda vira as costas para  advogado, mesmo que a inocência do suspeito seja nítida.

 

Ah, e quem estrela é ninguém menos que Jeff Daniels. Foto: Julieta Cervantes

O racismo abre espaço também para discussões legais e éticas. O livro foi publicado em 1960, mas o debate é tão atual que continua ganhando versões, como esta da Broadway. A história emocionante ganha ainda mais sentimentalidade com as músicas. Imperdível! Ainda não tive tempo de ver, mas já está na minha listinha.

Onde comprar ingressos: a WePlann também vende ingressos para To Kill a Mockingbird. Compre aqui.

Fun Home

Fun Home também já ganhou um Tony Awards, em 2015 como melhor musical. Ele mostra a relação da protagonista Alison com sua família, e trata de forma extremamente emocionante temas super atuais e necessários, como homossexualidade e suicídio. Os assuntos são complexos e não é nada leve assistir essa densa peça até o fim. Mas sem dúvidas, está no topo da minha lista de preferidas.

Quando fui assistir, logo que a peça terminou eu só queria levantar e gritar “bravo”, porque aplaudir não parecia ser suficiente para demonstrar o quanto eu tinha gostado. No entanto, o que aconteceu foi que eu fiquei muda. Sem palavras mesmo e sem reação. Foi então que reparei que aconteceu o mesmo com a maioria das pessoas ao meu redor. Todas, assim como eu, demoraram para se desvencilhar da intensidade do final da peça para então conseguir agradecer aos atores da vida real.

Onde comprar ingressos: eu comprei direto na bilheteria do teatro alguns dias antes. 

Kiss Me, Kate

Em Kiss Me, Kate, os protagonistas são artistas que estão montando uma versão musical de “A Megera Domada”, de Shakespeare. O foco é a relação do diretor e ator Fred com seu par romântico e ex-esposa, Lilli. A história tem ainda outros romances cheios de nuances. A metalinguagem da produção é o pano de fundo para esta história.

Foto: Joan-Marcus

Composta por Cole Porter, Kiss Me, Kate estreou na Broadway em 1948 e ganhou um prêmio Tony em 1949. Desde então a peça já entrou e saiu da Broadway e teve diversas produções, sendo a mais recente delas deste ano. A história já ganhou também uma adaptação para o cinema.

Onde comprar ingressos: recomendo aqui mais uma vez a WePlann. Na verdade eu gosto de comprar todos os shows da Broadway com eles, porque desde que comprei Anastasia com eles a primeira vez, vi que realmente as facilidades são muitas. Hoje eles são parceiros do blog, e nós continuamos clientes!

Compre ingressos para Kiss Me Kate aqui. 

The Band’s Visit

The Band’s Visit é mais um ganhador do Tony, e um dos maiores ganhadores da história. A produção praticamente estreante da Broadway venceu o Tony Awards de 2018 como melhor musical, e em mais 9 categorias. Essa peça é baseada em um filme israelense no qual uma banda chega sem querer a uma cidadezinha no meio do deserto. A música tocada pela banda traz vida à cidade e marca a história do local.

Foto: Ahron R. Foster.

A temática aparentemente simples aborda também camadas mais profundas das questões de cada personagem, e a história convida a uma reflexão mais profunda e existencial. Não espere nada de grandes números musicais, pirotecnias e nem mesmo dança. The Band’s Visit está mais para uma peça poética que acontece de ser musicada do que qualquer outra coisa.

Onde comprar ingressos: eu comprei no quiosque da TKTS em NY. A desvantagem é que tive que acordar cedo e ficar esperando na fila para tentar conseguir algum…e tempo em viagem é precioso! Veja direto na bilheteria também. 

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *