Como é o Natal em Londres? Tudo sobre a festa na capital inglesa
Atualizado em:
Nós que crescemos vendo os maiores clássicos cinematográficos de Natal acabamos criando uma curiosidade pelo feriado no hemisfério norte. Como será que é o Natal no inverno? E se você assistiu Simplesmente Amor (meu favorito!), com certeza já sentiu uma vontadezinha de conhecer o Natal em Londres.
Morando na Inglaterra há dois anos e depois de passar dois natais na capital, venho contar mais sobre as tradições, as decorações, o clima e tudo mais que você precisa saber sobre o Natal em Londres.
Depois de explicar tudo, reflito ainda: vale a pena viajar para passar o Natal em Londres? Vem comigo!
Leia também: Dicas úteis de Londres: tudo que você precisa saber antes de viajar
Natal em Londres – as origens
Por não ser um país católico desde o século XVI, por muito tempo a Inglaterra não teve uma tradição de celebração do Natal como nós conhecemos. As comemorações da festa tradicionalmente católica chegaram até a ser abolidas no país durante a Guerra Civil, no século XVII.
Porém, o Natal voltou a ganhar espaço durante o reinado da Rainha Vitória. Isso porque ela era casada com o Príncipe Albert, que era alemão e adorava celebrar a festa. Por isso, as tradições de Natal em Londres tem uma carinha bem alemã, da decoração à comida.
Como na maioria dos países do hemisfério norte, o Natal em Londres é celebrado no dia 25 de dezembro, geralmente com um jantar em família. Mas antes disso, o clima natalino invade totalmente a cidade.
Decoração de Natal
Talvez a melhor parte do Natal em Londres seja a decoração. Assim que acaba o halloween a cidade já começa a ficar toda envolta no clima natalino e as decorações são incríveis! Definitivamente não há economia de enfeites.
Com muuuuita luzinha, principalmente na área mais central, passear na rua em Londres nessa época se torna ainda mais encantador.
Se for pra lá nesse período, os lugares que você não pode deixar de conferir são: Regent Street, Covent Garden e Carnaby Street. Nesses lugares, que ficam pertinho um do outro, você vai ver o melhor da decoração de Natal.
Outros pontos bem interessantes para ver decorações são Oxford Street, Battersea Power Station, Southbank, Coal Drops Yard e Marylebone Village. Também é legal conferir as vitrines de natal das grandes lojas de departamento. Harrods, Liberty, Selfridges e Fortnum & Mason são algumas imperdíveis.
Trafalgar Square
A Trafalgar Square merece um tópico só para si. Não por ter a decoração mais especial, mas sim o que talvez seja a mais estranha das tradições. A praça, uma das principais da cidade, abriga um mercado de natal (meia boca), mas também sua principal atração: uma árvore de natal.
Ok, mas qual é a história dessa árvore? Ela é um pinheiro de verdade que é doado anualmente pela cidade de Oslo desde 1947. A questão é que essa árvore é conhecida por ser… feia!
O pior de tudo é que ela é realmente meio feinha. A árvore sempre é um pinheiro mirradinho e a ele são adicionadas poucas luzinhas de enfeite, fica uma coisa assim bem curiosa. Vale a pena conferir para dar umas risadas!
Mercados de Natal em Londres
Os mercados definitivamente não são o forte do Natal em Londres. Se você já foi a algum mercado de Natal na Europa continental, com certeza vai se decepcionar com os de Londres. Aliás, os mercados das outras cidades da Inglaterra já são melhores que os de Londres.
Na minha opinião, os mercados da capital não são charmosos, muitas vezes são bem pequenos e com poucas opções, e os preços são beeem salgados. De qualquer forma, se você estiver por lá nessa época, não custa dar uma passada, especialmente se você mora no Brasil e não conhece outras versões.
Pra mim, o melhor é o da Leicester Square, mas ele também é bastante abarrotado. O mercado da Trafalgar Square é meia boca, mas gosto de onde ele fica e o fato de ser bem espaçoso. O mercado do Southbank foi definitivamente a minha maior decepção.
Dois que não conheço e quero visitar este ano são o mercado de Greenwich e o de King’s Cross. Quem estiver mais disposto, pode ir até Kingston-upon-Thames para uma experiência mais local em um lugar fofinho. Por fim, há ainda o mercado dentro do Winter Wonderland, que falo mais abaixo.
Os mercados abrem no meio de novembro e costumam ficar montados até o fim de dezembro ou começo de janeiro.
Comidas nos mercados de Natal
Há algumas coisas que você vai encontrar em todo e qualquer mercado de Natal em Londres. A primeira delas é comida alemã. Lembra que eu falei que a festa na Inglaterra tem forte influência das tradições da Alemanha? Pois bem, é impossível passear em um Christmas Market sem se deparar com salsichões (eu amo!).
O vinho quente – chamado de mulled wine – também é indispensável. No ramo das bebidas quentes, você ainda pode provar uma mulled cider (a cidra quente) ou um chocolate quente com Bailey’s, duas opções bem britânicas.
Agora no reino dos doces o que atrai adultos e crianças são os fudges. Caso você não conheça, fudge é como se fosse um caramelo, que geralmente é cortado em quadrados. Parece um dadinho, sabe? Nos mercados de Natal eles aparecem em diversos sabores e fazem a alegria de todos.
Atividades de Natal em Londres
Patinação no gelo
Patinar no gelo, claro, não é exclusividade de Londres, nem do período de Natal. Na capital inglesa os principais rinks de patinação costumam ser montados em outubro ou novembro e ficam até janeiro ou fevereiro, o que torna a atividade algo relacionada ao período natalino.
A pista mais famosa é a da Somerset House. O cenário é realmente lindo, e se você quer belas fotos com o patins, com certeza essa é a sua escolha. Porém, essa pista tem muuuita gente e achei difícil de patinar – mesmo sendo ainda iniciante na atividade.
Se quiser um belo cenário um degrau abaixo na escala de fama, seu lugar é a pista de patinação da Battersea Power Station. Mas se o seu negócio é mesmo patinar com um pouco mais de calma, independente da vista, o rink de Canary Wharf é uma boa escolha. Outra vantagem dele é ser coberto, o que é bem conveniente numa cidade onde chove tanto. Há ainda um rink dentro do Winter Wonderland, caso queira unir os dois passeios.
Winter Wonderland
A mistura de parque de diversões e mercado de natal é o maior símbolo do Natal londrino. Ainda que seja um parque de inverno e não necessariamente de Natal, a festa é bastante celebrada por lá. Neste texto contamos tudo que você precisa saber sobre o Winter Wonderland.
Christmas at Kew
Um espetáculo! O Kew Gardens é um jardim botânico que vale a visita o ano todo. No entanto, nas semanas que antecedem o Natal ele fica ainda mais especial com uma série de instalações artísticas luminosas durante o que é chamado de Christmas at Kew. Você paga um ingresso, pode acessar o local por duas entradas e segue um caminho pré-definido, encontrando as obras uma a uma.
O valor da entrada é um pouco salgado e o Kew Gardens fica longe do centro de Londres. O deslocamento, porém, vale muito a pena. O passeio é lindo e fica bem agradável com um chocolate ou vinho quente, que você pode adquirir para ir saboreando no caminho. Pra mim, o ponto mais positivo é que ainda que esse seja um passeio que enche, está muito longe de ser uma lotação que incomoda. É possível passear de forma tranquila e parar pra tirar foto sem stress.
Boxing day
Uma das coisas que fazem parte do Natal em Londres é o boxing day, que é um dia de promoção após o Natal, precisamente no dia 26 de dezembro. Esse dia é como uma segunda black friday para os ingleses.
Ela acontece tanto online quanto nas lojas. Em Londres, o lugar onde você vai achar a maior diversidade de lojas e a maior quantidade de promoções é a Oxford Street. No entanto, lá você também vai encontrar a maior quantidade de pessoas.
Minha dica é: se for encarar, vá cedo para chegar enquanto ainda há mais opções. Outra dica importante é ir com foco. Esse não é o dia para olhar os produtos sem compromisso. Vá com foco seja em um tipo de produto ou em algumas marcas específicas e seu dia de compras certamente vai ser mais produtivo.
Por fim, pesquise bem os preços das lojas ou dos produtos que você se interessa antes de ir. Dessa forma você vai saber se as coisas estão mesmo valendo a pena e evita gastos impulsivos.
Vale a pena passar o Natal em Londres?
Pra ser curta e grossa: não. No dia 25 de dezembro tudo fecha e no dia 24 tudo está em sua lotação – e preço – máxima. O boxing day, na minha opinião, não tem promoções que valem tanto a pena, além de ser um inferno passear nas zonas de compras nesse dia.
No mais, todos os pontos positivos e interessantes do Natal em Londres podem ser aproveitados desde novembro. Recomendo, portanto, fugir dos preços mais altos de acomodação e passagens para as datas que envolvem o Natal e planejar sua viagem para antes dele. Começo de dezembro, por exemplo, é uma boa época.
Se não abrir mão de umas comprinhas, dá até para planejar a viagem para pegar a black friday. Nesses dias você com certeza já poderá curtir tudo de melhor que o Natal em Londres tem a oferecer!
Leia também: Como ir e voltar dos 5 aeroportos de Londres para o centro: os melhores meios de transporte
O que achou do Natal em Londres? Ainda tem alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários!
E lembre-se que se você quiser um roteiro personalizado para sua viagem, pode entrar em contato com a nossa agência!
Deixe seu comentário