O que fazer em Bruges? Dicas, atrações e roteiro de 24 horas


Atualizado em:


Descubra por que você deve incluir Bruges no seu roteiro, quantos dias ficar, e claro o que fazer em Bruges. Além disso, escrevemos uma sugestão de roteiro de 24 horas em Bruges, com a programação detalhada do que fazer a cada hora. Passei 3 dias em Bruges e voltei completamente apaixonada por essa cidade da Bélgica. Confira! 

Bruges, um destino cinematográfico na Bélgica.

Um destino cinematográfico na Bélgica. Assim é Bruges!

Bruges: impossível não se apaixonar

Tantas pessoas me falaram que eu ia amar Bruges que eu estava bem cética sobre a cidade, antes mesmo de pisar em terras belgas. Eu bem sei o que acontece quando você aumenta sua expectativa em relação a um lugar… decepção.

Que bobagem! Mal sabia eu que Bruges segura bem a onda e a responsabilidade de ser a cidade mais fofa da Bélgica. Mesmo com as expectativas lá em cima, eu fiquei simplesmente apaixonada.

Dormi duas noites em Bruges, o que já é bem mais tempo do que a maioria dos turistas dedicam para a cidade, e mesmo tendo tido tempo suficiente, já tenho planos de voltar numa próxima oportunidade. Mas afinal, o que tem pra fazer em Bruges?  O que faz essa cidade ser tão fofa e adorada entre tantos turistas do mundo todo? Quer saber tudo sobre Bruges? Vem que eu te conto!

Se quiser ir direto a um tema específico, clique no subtópico do índice abaixo:

-Por que você deve incluir Bruges no roteiro? 
-Quantos dias ficar em Bruges? 
-Vale a pena contratar uma excursão para o bate e volta de Bruxelas a Bruges? 
-O que fazer em Bruges? Lista das melhores atrações
-Sugestão de roteiro para 24 horas em Bruges.

Emojis que definem Bruges: 🦢 🚣‍♀️ 🍺  🍫 🌸

Por que você deve incluir Bruges no seu roteiro?

Cidade medieval preservada

Bruges era importantíssima, um pólo econômico de referência na Europa em meados do século 12 a 15. Além disso era uma importante rota de comércio, tanto é que famílias como os Médicis de Florença tinham “filial” em Bruges. Tudo isso acontecia graças a um grande canal que ligava a cidade ao mar.

Casas preservadas em Bruges.

Uma cidade que ficou esquecida e parou no tempo (que bom pra gente!). Reparem na porta vermelha.

Porém, em meados do século 15, esse canal começou a sofrer um assoreamento natural, e Bruges perdeu sua importante conexão com o mar. Logo, outras cidades belgas e européias começaram a assumir seu lugar, e rapidamente Bruges foi perdendo relevância e começou a sumir.

Assim, a cidade “dormiu” esquecida por 400 anos, até ser “redescoberta” praticamente intacta, com ares medievais. Não demorou a cair nas graças dos turistas, e em 2000 o centro histórico de Bruges virou Patrimônio da Humanidade.

Charme e bucolismo

Bruges é uma cidade extremamente charmosa e romântica, e é fácil de notar isso em cada cantinho que você passa. Até os cisnes que nadam no rio parecem de mentira, de tão plenos que eles são, rs!

Sem dúvida isso faz com que Bruges seja um destino perfeito para casais em lua de mel pela Europa, ou pombinhos apaixonados. Mas Bruges tem espaço para todos, eu fui em um final de semana e vi vários grupos de amigos de outras cidades européias nos bares e restaurantes da praça, e também achei um ótimo lugar para caminhar, pensar na vida e refletir, caso alguém viaje sozinha.

Barco atravessa um canal. A esquerda, na beira da água há casas medievais e a direita há uma árvore com folhas verdes.

“Veneza do Norte” é apelido de Bruges, por causa dos charmosos canais que cortam a cidade.

Excelentes hotéis e restaurantes

Hoje, por ser SUPER turística, Bruges desenvolveu uma estrutura incrível com hotéis de primeira e restaurantes estrelados, além das opções mais em conta.

Existe um hotel para cada estilo de viajante, uma variedade enorme para uma cidade tão pequena. O mesmo acontece com os restaurantes, são vários os que estão no guia Michelin, e outros tantos para quem quer algo de rua ou mais tranquilo.

Quantos dias ficar em Bruges?

Bruges é compacta e pequena, mas degusta-la pode ser mais interessante do que simplesmente conhecê-la de uma vez e rapidamente. Tente não visita-la em um bate e volta. Explico.

Dá pra visitar Bruges em um bate e volta a partir de Bruxelas?

Sim, é bem possível! E saindo cedo e voltando tarde você consegue conhecer todas as atrações do centrinho histórico, só é preciso se programar bem antes (ou ler o final desse post onde damos uma sugestão de roteiro para 24 horas em Bruges). Mas, honestamente, eu recomendaria que você ficasse pelo menos uma noite. Não estou pedindo muito né? Só uma noitinha!! Já vai ser ÓTIMO.

PRaça de Bruges iluminada durante a noite.

Bruges a noite é uma graça. Quem decide se hospedar em Bruges, tem a vantagem de curti-la melhor, e admira-la em todas as horas do dia.

Minha experiência ficando mais dias em Bruges

Quando eu fui reservei duas noites em Bruges. Eu queria garantir que teria um dia inteiro por lá entre as duas noites, sem precisar me preocupar em pegar algum trem nesse dia (seja na ida ou volta). E foi uma escolha MUITO acertada.

Eu fui para Bruges a partir de Amsterdam e depois seguiria para Bruxelas e Paris. Ter reservado duas noites me permitiu aproveitar com calma e descansar entre a correria das cidades grandes.

Eu acordei 10 horas da manhã (raro quando eu viajo…rs), tomei o café da manhã com calma no lindo terraço com vista para o canal do nosso hotel (Van Cleef Hotel, um hotel boutique incrível que faz parte do HIP Hotels), consegui caminhar pela cidade sem a obrigação de TER que visitar algo, e o melhor: eu curti a noite de Bruges, que achei encantadora!

Foto de um quarto branco com uma janela a esquerda, com cortinas amarradas. Uma cama está no centro com lençois brancos e almofadas rodas e amarelo.

Nosso quarto no Van Cleef Hotel em Bruges.

Mesa posta de café da manhã. Mulher posa para a foto com uma mão no cabelo enrolado e sorrindo. No lado direito em primeiro plano e do lado esquerdo em segundo plano, há flores vermelhas.

Tomar café da manhã com calma no nosso hotel foi o meu pequeno luxo durante essa viagem.

O que recomendo? Vá além do bate e volta e passe a noite em Bruges

Eu saí de lá com gostinho de “quero dormir mais uma noite aqui”, mas tenho consciência que duas noites cumprem maravilhosamente bem a sua missão, por isso é o que recomendo. Entretanto, sei que uma noite já é muito bom também e dá pra aproveitar bem.

Em termos práticos, você precisa de +/- 12 horas para conhecer a cidade. Se você vai chegar as 9h e sair as 21h, ou se vai dividir esse tempo de passeios em 3 dias calmos e bem aproveitados, a escolha é totalmente sua. Considere o tempo que você tem disponível e o estilo/ ritmo que quer para a sua viagem.

Dormindo por lá ou fazendo um bate e volta, não deixe de incluir Bruges na sua viagem para a Bélgica!

Vale a pena contratar uma excursão para o bate e volta de Bruxelas a Bruges? 

Olha, acho que até vale sim. Pode ser interessante se você está viajando sozinha e quer se abrir para a possibilidade de conhecer outras pessoas. Também é válido se você está insegura para fazer esse bate e volta de modo independente. E por fim pode rolar aquela preguiça de planejar e uma opção pronta pode ser o que você precisa para as suas férias.

Se é isso que você procura então recomendo dar uma olhada nesse e também nesse tour.

o que fazer em Bruges

Grote Market, em Bruges, ponto de encontro de turistas de todos os lugares do mundo.

Eu gosto MUITO de planejar e ter a liberdade de fazer minhas escolhas, então por isso não costumo pegar excursões. Mas não sou contra não. A única coisa que eu NÃO recomendo é contratar algum tour que visite duas cidades em um mesmo dia, exemplo: Gante e Bruges.

Impossível você aproveitar minimamente as duas cidades, fora o cansaço que deve ser. No máximo você vai “ticar” as cidades da sua lista e pronto. Precisa de um roteiro mastigadinho? Nesse post mesmo daremos um pra você! Veja abaixo, no final do post.

Afinal, o que fazer em Bruges? 

O melhor de Bruges é bater perna e se perder pelas ruelas do centro histórico, que dão aquela sensação de que você voltou no tempo e está em períodos medievais. Os passeios imperdíveis em Bruges são exatamente esses mais contemplativos – na minha opinião.

Fiz uma lista de praticamente todos os passeios, atrações de Bruges, e experiências que você pode ter por lá.

Lista do que fazer em Bruges:

1- Admirar toda a beleza da Rozenhoedkaai, principal cartão-postal da cidade.
2- Atravessar a ponte Bonifacius, e parecer voltar no tempo.
3- Dar uma volta de barco pelos canais da “Veneza do Norte”, apelido de Bruges.
4- Caminhar na beira dos canais, pelas fofíssimas ruas Steenhouwersdijk e Groenerei.
5- Sentir a paz do monastério Ten-wijngaerde e andar pelo parque Minnerwaterpark (ambos estão lado a lado).
6- Provar algumas cervejas belgas e provar os waffles em barraquinhas e portinhas na rua.
7- Comprar os excelentes chocolates belgas, em lojas como: The Chocolate Line, Chocolatier Dumon, Begijntje ‘T e Choco Story. 
8- Ver a vida que acontece entre as ruelas, com os edifícios medievais preservados como pano de fundo.
9- Entrar na Basílica do Sangue Sagrado e conferir o pano que afirmam ser um pedaço do Santo Sudário com o sangue de Jesus Cristo.
10- Aproveitar o seu hotel em Bruges com calma, caso essa seja sua praia (Bruges tem hotéis excelentes). 
11- Subir na torre do Campanário de Belfort e ter uma vista panorâmica da cidade.
12- Visitar a Igreja de Nossa Senhora.
13-Entrar no Groeningemuseum.
14- Se misturar a enorme quantidade de turistas na Grote Market, praça principal da cidade.
15- Ir até os moinhos de vento (referência no mapa: Sint-Janshuismolen). 
16- Conhecer o lado moderno de uma cidade medieval. Restaurantes como Refter, Cuvee, L.E.S.S. Bistrô, e em regiões fora do centro histórico. 

Sem dúvida o melhor de Bruges é simplesmente estar em Bruges!

Uma oportunidade de foto em cada canto da cidade.

Foto de dois copos em cima da mesa, com cervejas belgas.

Cerveja local, feita em Bruges: essa não poderia faltar por aqui!

A caminho do Minnerwaterpark, depois de ter visitado o monastério. Veja mais sobre a rota no roteiro abaixo.

Roteiro de 1 dia em Bruges

Muita opção pra você? Ainda está perdido e sem saber o que fazer primeiro? Deixa que a gente te ajuda!

Montamos esse roteiro em Bruges para 24 horas, ideal pra quem precisa de informação rápida e prática (ta tudo mastigadinho). Ele funciona tanto para quem vai em um bate e volta, quanto para quem fica uma ou duas noites.

É o roteiro que nós consideramos ideal, juntando os melhores passeios. Quem tem mais tempo, consegue explorar outras atrações que listamos no tópico acima “Afinal, o que fazer em Bruges”, mas que ficaram de fora por aqui.

Confira!

Pela manhã

9h – Já vá direto pro cartão-postal de Bruges. Coloque no mapa esse nome difícil: Rozenhoedkaai, e não se arrependa. O melhor jeito de começar o seu roteiro por Bruges é já ter uma excelente primeira impressão. A Rozenhoedkaai é a principal atração de Bruges, com edifícios medievais beirando um largo canal, cisnes nadando e barquinhos passando entre pontes. Aproveite para tirar aquela foto bonita.

Reserve aqui a sua excursão guiada por Bruges, que passa pelo Rozenhoedkaai.

O cartão postal de Bruges. Mulher de camiseta gola alta amarela está de costas segurando um celular para tirar foto de um canal largo que parece um lago, com edifícios medievais ao fundo. Ela está no canto direito da foto.

A Rozenhoedkaai é um excelente lugar para fazer fotos lindas de Bruges.

9:30h – Sabe os barquinhos passando? Chegou a sua vez! Faça um tour de barco pelos canais de Bruges. Parece uma furada, mas na verdade é um ótimo jeito de se ambientar e dar uma geral na cidade. Eu achei que foi ótimo e valeu a pena.

Mas nem adianta tentar procurar preços melhores ou um barco privativo e exclusivo. Só existem 3 empresas que fazem o mesmo trajeto, no mesmo tipo de barco (para várias pessoas, das fotos acima) e cobram o mesmo preço.

Em outubro de 2019 eu paguei 10 euros pelo passeio, que durou em torno de 20 a 30 minutos. Existem várias paradas espalhadas pela cidade, então você pode entrar por onde quiser, mas você terá que fazer a volta completa e só parará no mesmo ponto em que começou (não pode descer no meio e continuar o passeio depois).

Se preferir fazer a reserva com antecedência, este outro passeio está disponível para comprar online pela GetYourGuide.

Mulher posa para foto com camiseta gola alta amerela e shorts marrom e amarelo xadrez. Ela está em um espaço de fila perto de um canal, de onde se pega o barco para o passeio pela cidade.

Prestes a entrar no barquinho, em um dos pontos de embarque.

10h – Finalizado o tour de barco, você estará de volta a Rozenhoedkaai por volta das 10 horas da manhã. Caminhe acompanhando o canal em direção norte (referência: rua Steenhouwersdijk e Groenerei). O lugar é encantador e se mantém igualzinho há 500 anos. Se quiser fazer uma pausa, veja o qua acha do Pergola Kaffee. Nós achamos ele uma graça e estava em nossa lista, mas não conseguimos ir.  ⠀

11h – Depois do cafezinho, siga em direção a Basílica do Sangue Sagrado, e sinta toda a energia desse lugar que abriga relíquias como um pedaço do Santo Sudário com o sangue de Jesus.

Escondida, essa é a Basílica do Sangue Sagrado, uma das paradas do seu roteiro em Bruges.

Hora do almoço

12h – Não parou antes e agora a fome bateu? Ou parou e a fome bateu mesmo assim? Rs.. Nossa dica é ir ao Breydel-De Coninck para comer as famosas moules et frites da Bélgica (mexilhão com fritas), ou qualquer outro frutos do mar da sua preferência. Esse é o restaurante mais indicado para isso e nós testamos e aprovamos! É claro que você também pode escolherqualquer outro restaurante para ir nesse momento.

Restaurantes de Bruges. Bacia de moules et frites, os mexilhões da Bélgica. Está na mesa, na frente de um homem (aparece apenas o seu dorso com uma camiseta preta)

Uma pequena bacia de moules et frites, no Breydel-De-Coninck.

onde comer em Bruges. Na foto, prato com lagostas.

Olha que coisa mais linda essa lagosta que escolhi para almoçar.

13:15 – ande pelas ruas do centrinho e prove os chocolates nas tantas lojas de doces que tem por lá. A sorveteria oyya é bem famosa por aqui, caso esteja calor. Um wafle de sobremesa não seria nada mau também, eles são tradicionais da Bélgica e estão por todo o canto. Se estiver animado e quiser conhecer a praça Jan Van Eyck a pé, aproveite para ir agora! fica a seu critério.

Período da tarde⠀

Depois de feita a digestão, você pode escolher qual prefere entre o passeio das 14h ou o das 15h para faze-lo com calma. Se for mais “ansiosa” igual a mim, pode apertar o passo e tentar fazer tudo! Quem não vai no inverno ganha algumas horas a mais de claridade e consegue seguir com todos os passeios de modo mais tranquilo.

14h – Feita a digestão, dirija-se para a Grote Market (Grand Market em inglês) e veja se topa encarar os 366 degraus que levam a torre do campanário Belfort. O esforço vai compensar, pois lá de cima se tem uma bela vista da cidade. Se não estiver no clima, tudo bem, é só pular essa parte e admira-lo de longe. ⠀

Vista panorâmica de Bruges, com suas torres de igrejas mais altas, e uma rua sinuosa com pedestres a direita. Bem ao fundo, há o verde dos campos.

A vista que se tem de cima da torre do campanário, em Bruges.

15h – Outra possibilidade para essa parte da tarde é entrar na Igreja de Nossa Senhora (Onze Lieve Vrouw Brugge) e admirar a única escultura da Madona de Michelangelo fora da Itália. Sim, fica em Bruges! Se der tempo e tiver com vontade, há um museu ao lado da Igreja chamado Groeningemuseum, que infelizmente não consegui visitar (deixei para a próxima).

16:30h Logo atrás da Igreja e do museu está a ponte Bonifacius, uma das mais bucólicas e famosas de Bruges. Ela é toda de pedra e é um charme, imperdível! Do lado dela há um pátio com árvores e caminhos para passear e fugir da loucura das movimentadas ruas, que ficam abarrotadas de turistas em todas as épocas do ano. Caminhando por ali parece que voltamos no tempo.

Pontos turísticos de Bruges

Bonifacius, a ponte mais famosa de Bruges.

17h – Siga a pé até o Begijnhof Ten Wijngaarde, traçando um caminho que passa pelo antigo hospital. Nesse momento você vai notar que as ruas já estarão mais vazias e os turistas que vieram com excursões a partir de Bruxelas já estão partindo. Mas fique tranquilo que as próximas atrações são contemplativas ou fecham mais tarde.  ⠀

Atrações de Bruges

O silêncio do pátio do monastério em Bruges.

17:30h – A essa altura do campeonato você já deve ter chegado em uma ponte de 1776 que dá acesso a entrada do Begijnhof. Atravesse e descubra o silêncio entre as árvores em um pátio no meio da cidade, aproveite para explorar os jardins do monastério, e toda essa parte super bonita que leva até o Minnewaterpark, sua última parada e última atração do dia. ⠀

Minnewaterpark, parque em Bruges.

Minnewaterpark: parece uma pintura.

Noite em Bruges

19h em diante – Depois de passear pelo parque (Minnerwaterpark), encerre o dia com uma cervejinha na cervejaria local Huisbrouwerij De Halve Maan, ou em qualquer outro lugar que tenha passado e gostado. É quando a noite cai que Bruges se transforma. Iluminações nas construções medievais dão outra vibe para o lugar. O ritmo muda, passa de “cidade turística agitada” para “noite calma em um cantinho charmoso da Europa”.

Para um jantar especial, há o estrelado Den Gouden Harynck, ou o Sans Cravate. Está friozinho e quer fondue? A dica é o Le Petit Patron. Ou só aproveite para se perder nas ruazinhas fofas de Bruges e parar no seu restaurante ou bar favorito!

o que fazer em Bruges a noite

A Grote Market a noite é um ponto de encontro animado, e dela saem ruas cheias de bares e restaurantes.


Espero que esse post tenha te inspirado e tenha te ajudado a planejar sua viagem para Bruges. A ideia inicial era dizer o que fazer em Bruges, mas acabei me empolgando e falando muito mais coisas além disso… rs. Quem é leitor assíduo do blog já sabe, mas não custa repetir: se tiver mais alguma dúvida, é só comentar aqui embaixo. Nós adoramos responder e trocar mensagens com vocês. ♥

E você, já foi pra Bruges? Sonha em ir? O que mais amou por lá?

Tem alguma dica? Divide aqui com a gente também!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *