Onde comer em Bonito? Dicas dos 10 melhores restaurantes e bares


Atualizado em:


Descubra onde comer em Bonito, no MS. Após uma semana na cidade, provamos todos os restaurantes famosos e ainda descobrimos outros segredos que compartilhamos aqui com vocês. Além de dicas dos melhores restaurantes de Bonito, descubra também dicas de bares animados e sorveterias deliciosas. Bom apetite! =P

Buffet de comida caseira servido em panelas de pedra cinzas com detalhes em cobre. São 5 pratos em cada lado.

Almoço servido no receptivo do passeio da Boca da Onça.

Durante minha viagem a Bonito, uma outra boa surpresa foi a gastronomia. Eu comi MUITO BEM em Bonito. Me refestelei com tantos peixes deliciosos e restaurantes de primeiríssima qualidade na cidade (além dos almoços caseiros maravilhosos inclusos em alguns dos passeios).

Leia mais: Quanto custa viajar para Bonito (post com preços dos restaurantes)
E também: Minha viagem para Bonito: um resumo com todas as dicas essenciais para o seu planejamento

Como fiquei 7 dias em Bonito e fui em todos os lugares que queria e em muitos outros, o post ficou um pouco grande. Por isso fiz aqui um resumo dividido em Restaurantes, Bares e Lanches Rápidos/Sorveterias, então se quiser ir direto para a descrição de um determinado local que fui, é só clicar em cima do nome.

Restaurantes:
1- Casa do João
2- Juanita
3- Tapera
4- Sale e Pepe
5- Restaurante do Hotel Santa Esmeralda

Bares:
6- Bar Taboa
7- Bar La Bonita

Lanches rápidos e sorveterias:
8- Allegra Gelato e Café
9- Pastel Bonito
10- Delícias do Cerrado

1-Casa do João

Se você pesquisou um pouco sobre Bonito, já deve ter ouvido falar nesse restaurante já que ele é um dos mais tradicionais da cidade. Todo mundo que vai a Bonito tem que dar uma passadinha na Casa do João para provar a famosa Traíra sem espinha, carro-chefe da casa. Mas além desse, há uma oferta bem variada de peixes no menu.

Foi o primeiro restaurante que visitamos em Bonito e adoramos! Apesar de ter saído muito satisfeita com minha escolha, também saí com vontade de voltar mais vezes para provar todos as outras opções.

peixe assado inteiro e servido em uma travessa em forma de peixe. ele está no centro da foto e em algumas cumbucas no seu redor estão acompanhamentos como mpirão, frofa, arroz e salada. Há batatas fritas em cima do peixe.

A famosa traíra sem espinha da Casa do João, em Bonito.

2-Juanita

O Juanita é um restaurante que vem despontando como o novo queridinho em Bonito, embora enfrente um páreo duro com a Casa do João. O carro-chefe da casa é o pacu na brasa, servido em uma grelha junto com brócolis e batata (além dos acompanhamentos). O que mais gostei é que, como o peixe é grelhado, é possível sentir bem o sabor e textura. A alcaparra dava um toque especial e o pirão estava divino (você pode pedir reposição caso acabe o acompanhamento).

Chapa redonda com um pacu servido na brasa. Na foto há uma mão que está prestes a corta o peixe. Em volta da chapa há cumbucas com pirão arroz e farofa, e e torno do peixe há legumes (brócolis e batata).

Pacu na brasa no restaurante Juanita, para duas pessoas (alimentaria tranquilamente tês).

3-Tapera

O Tapera foi um dos primeiros restaurantes de Bonito e fica logo no início da rua principal, pertinho da praça. Achei bem bacana que eles oferecem sobremesa gratuita e tem mesinhas agradáveis na calçada pra quem quiser ver o movimento (você pode começar sua noite aqui e depois seguir para o Bar La Bonita, que falaremos ao longo do post).

Pedimos um peixe na telha que estava bem saboroso. Na verdade ele não é assado na telha, mas é servido em uma, como na foto abaixo. Gostamos bastante, e eu particularmente estava sentindo falta de uma comida com um molho bem gostoso, mas não conseguia deixar de pedir peixe, então foi sucesso. Achei a comida da Casa do João e do Juanita mais marcantes, mas o Tapera não fica atrás no quesito qualidade.

Foto de uma mesa com uma jarra de suco de maracujá a esquerda. A nordeste da jarra está um pato de inox com arroz, embaixo dele uma telha com um peixe dentro de um molho de tomate, uma cumbuca pequena e branca com pirão e outra com batatas assadas.

4-Sale e Pepe

No último dia da viagem já tínhamos provado a maioria dos restaurantes que estavam na minha lista, mas me dei conta que não tinha experimentado o peixe símbolo da cidade de Bonito: a piraputanga. Conversando com a dona do nosso hotel eu perguntei onde poderia ir e ela me sugeriu o restaurante Sale e Pepe.

O Sale Pepe é um restaurante brasileiro, chinês e japonês (é essa mistura toda mesmo…rs) que nos encantou. A piraputanga é, naturalmente, um peixe delicioso e por isso indicamos fortemente que você prove o peixe em algum momento da sua viagem. Eu queria ter tido um diazinho a mais para comer o peixe de novo (talvez na Casa do João ou em outro lugar). Nossa experiência no Sale e Pepe foi muito agradável, o preparo do peixe estava bem bom, por isso deixamos como indicação.

Foto tirada de cima. Grelha redonda comum peixe no centro, cenoura e legumes embaixo e saladinha na parte de cima.

Piraputanga (peixe símbolo de Bonito) para uma pessoa no Sale e Pepe.

5-Restaurante do Hotel Santa Esmeralda

Durante minha viagem para Bonito, aproveitei para visitar alguns hotéis que queria para depois contar o que achei deles aqui no blog. Um deles era o Hotel Santa Esmeralda, que faz parte dos hotéis do Roteiro de Charme e fica na beira do rio Formoso, há uns 10 km do centrinho de Bonito. Aproveitei minha ida até lá para comer no restaurante do hotel (quem se hospeda tem café da manhã e jantar incluídos na diária).

A comida estava super bem preparada, peixe no ponto, mandioca frita sequinha, e tudo muito bom. O ambiente é lindo, na área comum do hotel, cercado de verde e perto do rio. Mas honestamente, para quem não está hospedado lá, acho um pouco de esforço desnecessário andar mais de 10km para ir no restaurante sendo que há ótimas opções na cidade. Fica a dica para quem tem muito tempo, ou já visitou Bonito várias vezes. E se você for se hospedar no Hotel Santa Esmeralda, fique tranquilo que a comida será muito boa (se mantiver o padrão do peixe à la carte que provamos).

6-Bar Taboa

O Taboa Bar é famoso em Bonito por diversos motivos. Um deles é porque a produção de cachaça e cerveja é local, produzida em Bonito mesmo, a poucos metros do bar que fica na rua principal. O outro é que suas paredes são inteiras assinadas pelos milhares de clientes que já passaram por lá- e você também pode deixar sua marca!

Quando fomos pedimos dois tipos de cachaças diferentes, uma cerveja pilsen de produção própria e um aperitivo de carne de sol com mandioca. Eu, particularmente, não curti muito a cachaça e acabei ficando só na cerveja. Ouvi e li muito que o bar era super animado, mas não tive essa impressão porque durante o período que estive lá o bar La Bonita ficava bem mais cheio enquanto o Taboa tinha algumas poucas mesas (devo levar em consideração que o Taboa era bem maior e com mais mesas). Acredito que na alta temporada ou nos feriados isso mude.


7-Bar La Bonita

Essa indicação vale mais pelo ambiente e animação do que pela comida. O Bar La Bonita é um bar da cervejaria Devassa, e além de ter chopp e cervejas gostosas tem sempre música ao vivo e bastante gente. É um lugar super agradável para ir a noite e petiscar enquanto bebe algo, e era o mais animado da cidade nos dias da semana que estivemos lá.

Fica logo ao lado da praça, em uma simpática esquina. Como disse no começo, a comida não foi o que me chamou atenção, pedimos uma pizza e ela não era assada em forno a lenha e a massa parecia pronta (embora o recheio estivesse bem gostoso), mas mesmo assim a experiência de curtir um som e beber uma cerveja foi ótima e recomendamos muito para quem procura um lugar legal para sair a noite em Bonito.


8-Allegra Gelato e Café

Essa sorveteria e café é um must go em Bonito na minha opinião. O sorvete é delicioso, e a dona do local foi até a Itália estudar como são feitos os famosos gelatos antes de montar a Allegra em Bonito. Além dos sorvetes, há vários lanches, saladas e comidinhas mais leves, ideal para quem se matou de comer no almoço e quer algo mais leve a noite (isso acontece e muito). Nós só ficamos nos sorvetes e indicamos fortemente! Fica na frente da praça principal da cidade.


9-Pastel Bonito

O Pastel Bonito é outro point bem conhecido na cidade. Do lado do restaurante Tapera e quase na frente do bar La Bonita, fica uma portinha de vidro que dá acesso a um pequeno salão. Mas o mais gostoso mesmo é sentar em uma das mesas da calçada e pedir o seu pastel para comer enquanto toma uma cervejinha no final de um dia agitado de passeios. O pastel mais famoso é o de carne de jacaré, mas confesso que eu não achei nada demais nesse recheio, que mais parece um frango desfiado com um leve gostinho de peixe (jacaré né? Rs). De todo modo, o pastel é frito direitinho e ele é sequinho e crocante por fora, e com um recheio bem farto dentro.

10-Delícias do Cerrado

Esse nome pode não ser incomum para muitas pessoas, isso porque a sorveteria Delícias do Cerrado já está presente em diversas cidades. São diversos sorvetes de várias frutas diferentes e típicas do cerrado brasileiro. A atendente foi extremamente fofa e me deixou provar praticamente tooodos os sabores diferentes como jaracatiá, mangaba, buriti e muitos outros, alguns deles que vi pela primeira vez lá em Bonito só. Depois eu só peguei algumas bolas dos meus preferidos e pronto.

Mas além do sorvete de massa ou picolé normais, você também pode provar o famoso sorvete assado de Bonito. Eu não encarei o pote com salada de frutas ou pão de ló, sorvete com sabor da sua escolha, finalizado com cobertura de marshmallow ou chantilly. Tudo isso é levado ao forno e vira o famoso sorvete assado de Bonito. Embora a receita original seja do Palácio dos Sorvetes, a Delícias do Cerrado também comercializa a sobremesa.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Júlio Murano

    Você não conheceu o Aipim, cozinha de raízes em Bonito? Um dos melhores de Bonito

    • Julio, não acredito que não conheci! Preciso voltar agora… que pena. Mas muito obrigada pela dica. Espero que ajude outras pessoas. ☺️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *