Onde comer em Sófia – Balkan Bites Free Food Tour
Atualizado em:
Não, você não leu errado. Um tour de comidinhas de graça! Essa é mais uma das coisas que só acontecem em Sófia. Ficamos apenas um final de semana na capital da Bulgária, e esse foi um dos passeios mais interessantes que fizemos. Se você está procurando onde comer em Sófia, essa é uma ótima dica para conhecer restaurantes e a culinária local.
——>No final do post damos a dica de um bar e um restaurante bem gostosos que eu recomendaria novamente de olhos fechados. Vale anotar que as duas dicas são boas!<——
O que é o Free Food Tour?
O Balkan Bites Free Food Tour é como o Free Walking Tour, mas com foco na culinária típica da Bulgária e da região dos bálcãs, que inclui países como Bulgária, Grécia, Sérvia, Macedonia, Montenegro, Croácia, Romênia, Bósnia e Herzegovina e Albânia.
O tour não é demorado, dura de 2 a 3 horas, dependendo da velocidade do grupo, e passa por 3 restaurantes diferentes. Em todos eles há uma mini degustação de algum prato típico.
O guia que pegamos na nossa visita tinha uma energia ótima e dava contextualização histórica da culinária e da cidade. Além disso, entre um restaurante e outro, ele andava pelas ruas nos mostrando pontos turísticos e segredos na cidade, como o projeto Wall to Wall Poetry.
Por mais que o tour contemple apenas 3 restaurantes e um café de cada vez, a empresa por trás da organização tem um portfólio de uns 8 restaurantes e no final do tour você recebe um panfleto com o nome de todos. Assim, pode pesquisar e escolher o seu preferido para ir em outro dia.
Restaurantes que visitamos no tour
Visitamos três restaurantes e uma cafeteria. O primeiro era um lugar só com produtos orgânicos e locais, e um dos primeiros restaurantes com conceito de slow food em Sófia, o Bagri. Comemos um hommus delicioso com yogurte búlgaro. O lugar era uma gracinha, e um lugar que voltaríamos com certeza.
Eu adorei o segundo restaurante, o Lavanda. Fiquei encantada com o lugar, e ainda descobri que diversas vezes eles fazem sessões de cinema ali também. O Lavanda fica no fundo de um pátio escondido, atrás de um bar super badalado que tínhamos ido na noite anterior. Lá provamos uma entrada com queijo típico da Bulgária e um doce de lá que mais parecia o nosso suspiro daqui.
A caminho do terceiro restaurante, paramos rapidamente no Mekitsa and Coffee para provar as tais Mekitsas. O docinho é uma espécie de bolo de chuva delicioso. Todos do grupo ficaram com vontade de voltar ao final do tour para comprar mais. A passagem foi tão rápida que nem consegui tirar uma fotinha… quem acompanha a gente pelo insta @segredosdeviagem conseguiu ver as Mekitsas em tempo real pelo Insta Stories. 😉
Por fim terminamos em um restaurante mega tradicional para quem quer uma imersão na culinária local. Um pouco mais turístico do que os outros dois, o Hadjidraganovite Izbi (te desafio a falar esse nome sem gaguejar) fica em um porão bem rústico perto do Vitosha Boulevard. Lá provamos umas entradas que pareciam canapés com pastas típicas de queijos e o vinho búlgaro. Acabamos almoçando lá, já que estávamos famintos e o restaurante tinha opções interessantes para um grupo grande, quase como um menu degustação. Não sei se foi meu favorito, mas o ambiente tinha um quê peculiar e interessante
Dicas práticas para participar
O tour acontece todo dia as 14h. O ponto de partida é no Krystal Park, em frente a estátua da cabeça de Stefan Stambolov, e o tour acaba no charmoso Vitosha Boulevard.
Você pode fazer uma reserva online no site oficial ou chegar no ponto de encontro até as 14h e dar o seu nome na hora. Como o tour geralmente comporta até 15 pessoas, recomendo fazer reserva pois a garantia dos vagas se dá por ordem de chegada.
Se você optar por garantir seu lugar e fazer a reserva, vai receber um e-mail que diz: “chegue entre as 12h e 14h”. Por mais confusa que essa informação pareça, a regra é simples: chegue até as 14h, o único horário que o tour acontece. Não há necessidade de chegar com muita antecedência, e muito menos as 12h.
Um bar e um restaurante que recomendo de olhos fechados!
Além dos lugares que visitamos no tour, fomos em um restaurante onde comemos a melhor refeição de Sófia por um preço super baixo e um bar mega animado, com drinks ótimos. Essas duas dicas não poderiam ficar de fora, já que estamos falando de onde comer em Sófia.
O restaurante se chama Shtastliveca e fica em uma portinha que pode passar despercebida no Vitosha Boulevard. Apesar da decoração um tanto quanto exagerada e rococó, comemos suuuper bem aqui. Há opções desde pratos mais típicos até os mais modernos, e todo mundo no restaurante parecia ser da cidade e tinham um quê mais chique.
Estávamos em 9 pessoas e não teve uma pessoa que não amou o seu prato (não estou exagerado). Além de tudo os preços eram ótimos, com valores que iam de 10 20 levs (ou 5 a 10 euros somente!). Comer em um lugar agradável, ser bem atendido e ainda pagar esse preço, é claro que amamos esse restaurante.
Já o bar é o One More Bar, aquele que comentamos que ficava na parte da frente do restaurante Lavanda. Não conseguimos comer pois o bar estava lotado e não tínhamos reserva, então chegamos por volta das 7 da noite e ficamos em uma mesinha até a hora da reserva cair (quando tivemos que ir embora). Nesse meio tempo cada um provou 2 drinks e todos estavam muito gostosos. Além disso, o ambiente era bem descontraído, cheio de jovens e com música boa!
Deixe seu comentário