Onde ficar em Viena? Dicas de hotéis e regiões


Atualizado em:


Viena é uma cidade relativamente pequena para uma capital, e com um centro compacto. Por esses motivos, escolher onde ficar em Viena não é uma decisão difícil. A dica é bem simples, priorize ficar em hotéis dentro do “círculo” marcado no mapa, ou nos arredores dessa marcação.

Bairros e regiões de Viena

Os hotéis dentro do miolo marcado (circundado por várias ruas com final “ing”) estão na parte mais nobre e prática da cidade. Essa região é também a parte mais cheia de turistas, por concentrar grande parte das atrações e cafés famosos da cidade.

É chamada de Innere Stadt, ou “cidade interna”, o centro da cidade.  Os dois hotéis que eu já me hospedei em Viena estão aqui: o Hotel Sacher, para quem procura luxo e excelente atendimento, e o Das Opernring, na frente da Ópera, ideal para quem quer bom custo X benefício. Mais adiante no post eu falo mais sobre a minha experiência em cada um deles.

Quarto do hotel Sacher em Viena

Quarto do maravilhoso hotel Sacher.

Ao redor do círculo há vários outros bairros com localizações ainda interessantes, com características diferentes. O Leopoldstadt fica do outro lado de um braço do rio Danúbio e tem opções de hotéis mais em conta e bons hostels, como o Novotel Wien City, Meininger Downton Sissi (hotel e hostel) e o HeyMi (apartamento).

E a região do Distrito de Museus, que engloba os bairros de Mariahilf e Neubau. É uma região fora do anel central da cidade, mas que mesmo assim é super central e prática para turistas. É quase uma extensão da Innere Stadt. Veja se esses dois hotéis fazem seu estilo: Hotel Sans Souci (5*) Boutique Hotel Das Tyrol (4*) e o K+K Hotel Maria Theresia.

Landstrasse é uma área gostosa perto do Castelo Belvedere mas pouco prática para truristas, pois fica meio afastada e as opções de transporte são mais limitadas. Tente ficar próximo a rua Landstrasse pois há mais pontos de metrô, ou Ungargasse que tem pontos de ônibus.

Veja mais opções de hotéis em Viena

Dica de dois hotéis que fiquei em Viena, na região central (Innere Stadt)

Como disse anteriormente, tenho duas dicas de hotéis que já fiquei em Viena: Hotel Sacher e Hotel Das Opernring. Indico os dois hotéis, mas a decisão vai depender do seu perfil porque eles tem propostas TOTALMENTE diferentes.

Hotel Sacher – para quem acredita que o hotel também é uma atração a parte no destino, e que merece ser aproveitada com calma

O Hotel Sacher é um hotel 5 estrelas lindíssimo, dos melhores da cidade. É tão tradicional, mas tão tradicional, que a torta mais famosa de Viena nasceu – e é feita artesanalmente até hoje – no hotel Sacher (o café de mesmo nome é atração turística indispensável para quem visita a cidade). A torta Sacher é basicamente um bolo delicioso de chocolate com um leve toque de geléia. Hoje, já é comercializado em todo o mundo!

O mais legal é que quem se hospeda no hotel Sacher é recebido com uma mini tortinha exclusica e ainda pode comer o doce a vontade no café da manhã.

Mini tortinha Sacher para receber os hóspedes do hotel.

Tentação básica já pela manhã.

Falando em café da manhã, o café da manhã do hotel é extremamente farto e bem feito. O atendimento é de primeira, um dos melhores cafés que eu já tomei na vida. O buffet é cheio de opções de frutas, pães, frios, doces, chás, bebidas e sucos naturais (normal pra gente, mas uma raridade na Europa). além de um menu completo a la carte com ovos, panquecas e diversos pratos em várias variações.

Olha o detalhe dessa mesa para crianças que ficava no buffet do café do hotel Sacher.

Por fim, o quarto (foto acima e de capa) e os banheiros eram confortabilíssimos e limpos. Tudo impecável, ideal para quem gosta de curtir hotéis tanto quanto gosta de curtir os destinos.

Veja mais fotos, preços e disponibilidade do Hotel Sacher

Que tal esse banheiro inteiro em mármore?

Hotel Das Opernring – para quem não quer perder tempo em hotel e só quer dormir e tomar banho para aproveitar a cidade

Alguns poucos quarteirões do Sacher e quase na frente da Ópera de Viena está o Hotel Das Opernring. Um hotel justo para quem quer ficar em uma ótima localização, com fácil acesso a maioria das atrações turísticas, e quer sair cedo para curtir a cidade.

O banheiro é bem bom e amplo, com espaço grande de banheira para tomar uma ducha e espelho de parede a parede. O quarto também é amplo, o que é ótimo pois não da a sensação de estar dentro de uma caixa de sapato.

Tudo limpo e confortável, mas nada moderno ou especial. Um boa renovada na decoração já daria ares de boutique hotel ao Das Opernring.

Quarto do Das Opernring

O café da manhã estava incluso na diária e ficava no último andar, com direito a uma vista lateral da Ópera de Viena. As opções do buffet eram simples, mas suficientes para fazer uma boquinha para segurar até a hora do almoço.

Enfim, uma excelente opção de custo-benefício, para quem se importa mais com a cidade em si do que com o lugar que vai dormir.

Veja mais fotos, preços e disponibilidade do Hotel Das Opernring

Tomando café e olhando a Ópera de Viena, do café da manhã do nosso hotel.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais
por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.