Onde ficar em Santorini? Dicas de cidades, hotéis e regiões!


Atualizado em:


Assim como muitos que iniciam uma viagem, eu também fiquei bem perdida quando comecei a pesquisar onde ficar em Santorini. Vi muita gente falando sobre Fira, Oia (lê-se Ía), e também diversas outras opções e nomes. Depois de ter ido a ilha mais famosa da Grécia, consegui facilmente identificar o que eu acredito ser o melhor lugar para se hospedar em Santorini. Explicarei meu raciocínio e minha experiência abaixo, confira!

→No final do post conto quais foram os hotéis que me hospedei e quais outros hotéis eu indico por lá. Se quiser ir direto pra essa parte do texto, clique aqui

Para começar: Fira ou Oia?

Vou ser bem rápida e direta. Na minha opinião o melhor lugar para se hospedar em Santorini é Oía. A cidade é a materialização do sonho das ilhas gregas, com casinhas bem brancas e uma vista incrível da caldeira (o restante do vulcão, e aquele mar lindo visto bem do alto na cidade).

A minha segunda opção de cidade para se hospedar é Fira, por ser bem prática (mais perto do porto e aeroporto, e das praias) e por ter mais ofertas de hotéis, restaurantes e lojas, porém com um visual um pouco menos perfeitinho do que Oia, embora ainda seja linda demais e também tenha as casas claras na encosta.

Um sonho chamado Santorini

Agora vamos as vantagens e desvantagens de cada uma, e em seguida apresentaremos outras opções de regiões para se hospedar em Santorini, com mapa interativo para ajuda-lo na escolha.

Oia: vantagens e desvantagens

A vantagem de Oia é ter uma vista de sonhos sobre o que é Santorini com suas casinhas brancas descendo a encosta e estar perto do ponto mais bonito da ilha para ver o pôr-do-sol. Além disso, a cidade é muito fofa, com lojinhas bacanas e os melhores restaurantes da ilha, e não fica muito cheia durante o dia e nem no finalzão da noite, quando os turistas que vieram ver o sol se pondo já foram embora.

Santorini e suas casinhas brancas

Santorini e suas casinhas brancas

A desvantagem de Oia é que é a cidade mais cara da ilha, e quiçá a mais cara de toda a Grécia. Outro ponto desfavorável é que está na pontinha da ilha, e do outro lado de atrações como as praias Red, White e Black Beach, e mais longe do porto e do aeroporto.

Vantagens: charme e exclusividade
Desvantagens: preço e isolamento de outros pontos da ilha

Fira: vantagens e desvantagens

Como já dissemos, a vantagem de Fira é que é uma cidade com mais ofertas de hotéis e opções de restaurantes mais “populares” (não entenda como ruim, e sim como menos exclusivos), está mais perto do porto e aeroporto e é mais barato do que Oia. Preço e praticidade.

O visual de Fira

A desvantagem é que fica muito lotada durante o dia, quando os turistas dos cruzeiros descem para passar a manhã/tarde na cidade. Além disso, eu não achei Fira tão charmosa quanto Oia.

Vantagens: prática e com mais opções
Desvantagens: mais lotada e menos charmosa

Outras opções de cidades para se hospedar em Santorini

Nem só de Fira e Oia vive Santorini. No caminho entre as duas, ainda na parte alta da encosta, existem outros vilarejos com ofertas de hotéis com vista para a caldeira e também com a famosa vista para as casas da encosta.

São eles: Imerovigli (entre Fira e Oia, mas mais perto de Fira), Firostefani (praticamente uma extensão de Fira) e Finikia (praticamente uma extensão de Oia). Essas cidadezinhas são ainda ótimos lugares para se hospedar em Santorini.

Veja no mapa as opções de cidades em Santorini, todas as marcações do lado esquerdo estão na parte alta da ilha, em cima da encosta. Já as do lado esquerdo, como Kamari e Perissa, estão no nível do mar, conforme explicaremos no parágrafo a seguir (você pode pular esse parágrafo e ir direto para as dicas práticas).

Explicando de modo bem simplista: muitos anos atrás, Santorini era um vulcão. Esse vulcão entrou em erupção e fez formar uma caldeira (por isso há um ponto de terra no centro e outros pedaço em volta). A ilha central de Nea Kameni, era onde estava a cratera do vulcão. Ao entrar em erupção, ela desfez o que estava ao redor, mas as “bordinhas” do vulcão ainda sobraram, como o lado esquerdo do pedaço maior de terra (Santorini) e o paredão que há em Thirassia, por exemplo.

Tudo isso pra explicar porque há dois lados distintos em Santorini. As cidades na margem esquerda é ainda a “bordinha do vulcão”  e tem um super paredão, que proporciona vistas lindas do mar e aquela paisagem que sonhamos. A margem direita está no nível do mar, porque não era vulcão antigamente.

Onde se hospedar fora da encosta?

No nível do mar, também há opções de hospedagem. Esses lugares costumam ter as ofertas mais baratas de Santorini pois ficam afastadaos do cartão postal da cidade (a encosta com as casinhas e a vista da caldeira). As principais cidades para se hospedar são as praias de Kamari e Perissa.

A desvantagem é exatamente não ficar hospedado no burburinho e charme da encosta. Na minha opinião ficar hospedado aqui perde um pouco a graça, mas se você tem muitos dias na ilha essa pode ser uma alternativa econômica, com opções mais confortáveis por um preço mais baixo. É a opção para quem viaja com o budget super apertado e não conseguiu boas ofertas em Fira ou outros vialarejos.

Onde eu me hospedei em Santorini?

Eu fiquei em Oia e não me arrependi. Adorei curtir a vista da caldeira, apreciar o pôr-do-sol sem pressa para voltar e andar pelo labirinto de escadas para chegar no quarto do hotel.

A varanda nada simples do meu quarto no White Pearl, com hidromassagem e vista para a caldeira.

Meu plano inicial era ficar duas noites em Fira e uma em Oia, para curtir a ilha com mais facilidade nos primeiros dias e aproveitar Oia no último dia ao pegar uma hospedagem bem interessante, um hotel praticamente encravado nas pedras.  Mas nessa fui surpreendida pelo meu namorado que mudou o nosso hotel dos dois primeiros dias para um hotel deslumbrante- maravilhoso- tudo de bom em Oia (e mantivemos o hotel do último dia porque não tinha cancelamento grátis, e ele também era muito bom).

O primeiro hotel luxuoso, com varanda, vista e hidromassagem era o White Pearl Villas. Acho que Santorini é um lugar que vale a pena investir mais em um bom hotel. A experiência é outra, garanto!

Eu super recomendo e adorei o White Pearl. Várias suítes espalhadas na parte mais nobre de Oia, um lugar super gostoso para tomar café da manhã (era servido em um café lá perto, já que não tem recepção, ou no quarto, pagando uma taxa extra), e insta;ações excelentes.

Varanda do quarto em Santorini

Nossa varanda particular, que tinha uma baita de uma vista!

Acordar com essa vista era de tirar o fôlego logo pela manhã

Quarto hotel White Pearl Villas em Santorini

Uma parte do quarto, a esquerda estava a cozinha e ao fundo um banheiro lindíssimo. Repare no pedaço de pedra na parede a direita.

O segundo hotel, mais no meio da muvuquinha, encravado nas pedras e mais simples que o primeiro (porém ainda muito bom- é que eu estava com o nível de exigência alto nessa altura do campeonato, rs) era o Residence Suites.

Aqui eu devo pedir desculpas porque jurava que tinha tirado foto do quarto mas não tirei… =(
Vocês podem ver mais fotos no booking.com. Nessas fotos o hotel parece mais novo do que realmente é, mas mesmo assim ainda é bem limpo, só precisaria de uns ajustes no acabamento e atenção a alguns detalhes para que ele ficasse ainda melhor. Também preste atenção porque os quarto são muito diferentes entre eles, alguns tem uma vista linda e outros nem tanto, fora os tamanhos que variam bastante.

Área do café da manhã e da recepção número 2 do Residence Suites.

De todo modo, a área comum onde era servido o café da manhã é essa aqui da foto acima. E mesmo se o seu quarto não tiver exatamente essa vista, você fará a primeira refeição do dia em um lugar e tanto!

Quer ficar em Oía? Veja mais hotéis e preste atenção a esse detalhe! 

Ficando nos dois eu notei um outro detalhe sobre onde achei ser melhor se hospedar em Oía. É mais charmoso e calmo ficar nos hotéis marcados em azul, como o White Pearl Villas, o Katikies, o Canaves Oia Suites, o La Perla e o Mystique Santorini. Tanto é que esses são alguns dos melhores e mais luxuosos hotéis de toda a ilha, na parte nobre de Oia.

O ponto em amarelo é o local de onde se tem uma vista maravilhosa do pôr do sol, marcado para referência.

*Vale dizer que o sol se poe a esquerda do ponto amarelo. Logo, quase nenhum hotel em Óia tem vista para o pôr do sol, pois a maioria tem face para o sul. E os que são virados para o pôr do sol não tem a vista da caldeira e das casinhas branquinhas da encosta.

Já os hotéis assinalados em vermelho ficam no meio da parte mais movimentada de Oia, com mais gente, lojas e restaurantes e, consequentemente, com menos exclusividade. Acredito que esse não chega a ser um problema muito grande e no final os hotéis por aqui são mais em conta como o Residence Suites, Theodora Suites e o Virginia’s Cave Villas. Mas tenha em mente que o acesso é mais difícil (você terá que andar mais com as malas no meio de um monte de gente até chegar no ponto em que o hotel se encarrega de descer as malas até o seu quarto) e provavelmente terá mais gente circulando nas ruazinhas e degraus para tirar fotos. Parece que nesse pedaço tudo é mais apertado, com passagens mais estreitas e hotéis mais grudadinhos com outras casas.

Se nenhum desses te agradou, explore a vontade outras opções de hotéis em Oía.

Quer dicas de hotéis em Fira? Confira nossas sugestões!

Se você decidir se hospedar em Fira, veja algumas das nossas indicações. O Aroma Suites tem um dos melhores custo X benefício que encontramos na ilha. Quartos ótimos e com vista para o mar, por um preço justo. O Panorama Studios e Suites tem um preço bem interessante para quem quer uma hospedagem com vista para o mar, mas é preciso reservar com bastante antecedência para conseguir vagas. O On the Cliff é muito charmoso e também tem vista, mas esse já é um pouco mais caro e um pouco mais luxuoso.

Para quem está buscando economia, uma opção que encontrei no booking com um preço excelente para sua localização central e com quartos justos é o Petini’s Place. O San Giorgio parece bacana, mas já fica pra lá da rua principal e mais longe do centro. Vale a pena dar uma olhada nos dois se você não procura sofisticação, assim como vale a pena explorar as diversas opções de hotéis em Fira pelo Booking.com, pois sempre há promoções e achados por lá.

Ainda está em dúvida de onde ficar em Santorini? 

Puxa, esse texto foi longo e super explicativo. Deveria ter respondido todas as suas dúvidas. Mas, se ainda sim você estiver inseguro ou quiser uma opinião, deixe seu comentário que tentaremos ajudar como for possível. =)

Mais dicas da Grécia

Quer continuar a planejar o seu roteiro e a sua viagem pela Grécia? Temos diversos posts que podem te ajudar. Veja todos eles aqui e divirta-se. ♥

Leia mais sobre a Grécia:

Roteiro de 10 dias pela Grécia
Ilhas Gregas: como escolher a sua? 
Quando ir para a Grécia? 

Santorini: 

Dicas completas de Santorini: o melhor da ilha
Praias de Santorini: roteiro pela Red, White e Black beach

Mykonos: 

Dicas completas de Mykonos: o melhor da ilha
Onde ficar em Mykonos: melhores praias e hotéis

Milos: 

Milos: tudo o que você precisa saber antes de viajar

Zakynthos: 

Dicas de Zakynthos e da famosa praia de Navagio

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Ola! Muito obrigada por compartilhar suas dicas conosco! Estou adorando 🙂
    Reservei o White Pearl Villas por causa do seu blog e se vc puder me ajudar com algumas dúvidas, ficarei grata! Escolhi a Villa Mystic Luxury com Vista do Mar e Banheira de Hidromassagem Privativa pq pelas fotos ela era a “unica” que tinha uma hidro externa… mas esta é a vila mais barata, então estou receosa… Tb não entendi direito como funcionam as outras jacuzzis, pq parecem que são compartilhadas, não é?
    Gostaria de saber como foi a sua experiência…

    • Oi Dani, que legal que você vai ficar no White Pearl Villas também. =)
      Eu já comentei um pouco mais sobre o White Pearl aqui nos comentários quando respondi algumas dúvidas de outros leitores. Você chegou a ler? Acho que pode te ajudar.
      Sobre as suítes, o hotel não é muito convencional, exemplo: cada suíte é de um jeitinho diferente e ele não tem recepção por exemplo, e o café da manhã é servido ou no quarto ou em um cafézinho super gostoso lá perto. Além de não ter áreas comuns do próprio hotel, também não tem um espaço de piscina/ jacuzzis compartilhadas. É como se você “alugasse” uma suíte mas padrão e serviços de hotel (limpeza, concierge, café da manhã…).
      Também acho difícil entender como é cada uma das suítes e cada uma fica em uma altura da encosta, com disposições diferentes.
      Eu dei uma olhada na sua suíte e uma coisa que sei dizer com certeza é que essas escadas cinzas de pedra são passagens “públicas” para descer a encosta (indo para outras suítes ou hotéis). Isso é comum de acontecer, mas acho que vale dizer pra você saber que não é privacidade total (embora passem poucas pessoas por lá (diferente do miolo de Oia onde todo mundo desce pra tirar foto).
      Achei estranho você dizer que era a única com hidro externa porque isso me lembro bem que tinham outras suítes com piscina ou hidro externa, a minha mesmo não era a Mystic Luxury e tinha uma jacuzi externa (e também tinha um caminho de passagem na frente para um outro hotel!).
      Espero ter ajudado um pouquinho, mas de todo modo vou dar uma olhada pra ver se acho mais informações para você. =)

  • Parabéns pelo blog, seu texto Marcella me ajudou muito a entender Santorini, estava perdida. Vou me hospedar no Andronis Luxury Suites e fiquei decepcionada porque não tem vista do por do sol, não imaginava, achava que naquela posição teria a vista “de cinema” de Santorini. Muito obrigada pelas dicas, adorei!

    • Cristina, eu senti a mesma coisa quando estava planejando minha viagem e cheguei lá. Nunca tinha ouvido ninguém falar que não dava pra se hospedar em um lugar com vista para o pôr do sol E com vista para as casinhas na encosta. Entào fico super feliz que pude te ajudar! Era essa a intenção quando escrevi o post. =)
      Mas não se preocupe, você ficará em uma ótima localização e hotel, tenho certeza que vai adorar sua experiência mesmo assim (e a vista das casinhas branca é bem cinematográfica sim, mesmo sem pôr do sol – dica tente acordar para o nascer do sol, é lindo!). Eu curti muito ficar em Óia fora do horário do pôr-do-sol, quando a grande maioria dos turistas não está lá. Tenho certeza que você vai adorar!
      você já leu todas as nossas dicas da Grécia? Espero que ajude ainda mais.
      Beijos e boa viagem! =)

  • Oii, tudo bem?
    Estou indo em Junho e já reservei o hotel de Mykonos, ficarei no Myconian Korali, nem sei se a localização é tão boa mas fechei por ser um Relais Chateaux
    Em Santorini estava em dúvida entre Fira e Oia, mas pelo que tenho lido Oia é o lugar
    Fiquei em dúvida sobre seu mapa
    O ponto amarelo que vc diz ter o melhor por do sol fica mais em cima dos hotéis em vermelho e não tem quase hotel ali, tem o Sunset Villas e mais quase nada
    Esse ponto vermelho que tem o Theodora por exemplo estaria na mesma “linha” do por do sol e mesmo sendo uma área mais “bagunçada” teria esse por do sol melhor
    Já os que assinalou em turquesa (acho eu que é esse tom) tem hotéis legais como o Katikies mas me parecem ter um por do sol pior e mais pro “canto” da montanha
    Enfim, agradeço esclarecer um pouco melhor
    Um ponto:Irei alugar um veiculo, smart ou quadriciclo, ou scooter, entao preciso de estacionamento
    Por último vi um hotel de custo beneficio bom, infelizmente sem banheira ou piscina nos quartos , mas claro que por isso com preço ótimo que é o Strogili (tem estacionamento e piscina nas dependencias)
    Conhece?

    • Olá Ishac, obrigada pelo seu comentário.

      Fique tranquilo que você ficará super bem hospedado no Myconian Korali e a localização é bem central e perto de Mykonos Town, então é fácil sair de lá para fazer os passeios.

      Sabendo que você vai ficar em um Relais & Chateaux e imaginando que você procura esse tipo de hospedagem também em Santorini, posso afirmar com certeza: fique em Oia.

      Talvez não tenha ficado muito claro no texto (já editei), mas a grande maioria dos hotéis em Oia NÃO tem vista para o pôr do sol, isso porque a maioria deles é virado para o sul. Exemplo: todos os hotéis marcados em vermelho e turquesa não tem vista para o pôr do sol. Como a encosta tem “curvaturas”, pode ser que algum desses hotéis ofereça um quarto especial que tenha uma visão lateral do sol se pondo, mas essa é uma hipótese que estou levantando agora (acho que vai ser difícil encontrar algo assim).
      Acima do ponto amarelo eu sei que existem alguns hotéis e eles podem ter vista para o pôr do sol, mas não vão ter a vista da caldeira e da encosta com as casinhas. Eu, honestamente, acho que o trade off não vale a pena, tanto é que os melhores hotéis da ilha não estão lá.

      Dito isso, vamos aos hotéis.
      O Katikies é referência e uma excelente opção. Assim como o La Perla e o Canaves Oia.
      O Strogili , como você mesmo pontuou, é uma opção com um bom custo X benefício, mas sem algumas mordomias.
      Ele fica numa “extensão de Oia”, pois já está na parte da rua que passa carros. Mas nada grave ou longe, e você ainda consegue ir a Oia a pé.
      Como você terá moto ou quadri por lá, Imerovigli pode ser uma boa opção também.

      Se tiver mais dúvidas, vamos conversando por aqui.
      Espero ter ajudado e obrigada pelo seu comentário!

  • Marcella, que dicas incríveis!
    Obrigada por nos fazer entender a Ilha…. estou na árdua tarefa de encontrar um hotel em Oia que caiba no bolso
    Beijos,
    Vivian

    • Vivian, essa missão é complicada mesmo, não é? =/
      Na época que fui, o melhor custo X benefício era o Residence Suites. Mas eu sempre ficava de olho pra ver se tinha alguma promoção no booking.com.
      Espero que encontre um que te agrade por lá, ou por algum outro site!
      E ah, que bom que pude ajudar! =)
      Obrigada pelo seu comentário.

      • Jackson Carneiro

        Oi Marcella! Na sua opinião, qual(is) suíte(s) do White Pearl vale mais a pena? Ou todas valem? rsrs. Obrigado!

      • Oi Jackson,
        pergunta difícil viu? Ainda mais porque no White Pearl cada Villa é de um jeito único e fica em uma altura da encosta. Não tive como conhecer uma por uma, afinal haviam outros hóspedes lá. Mas sei dizer duas coisas: as melhores são sempre as mais caras, rs, e eu fiquei na Infinity Blue que foi perfeita.
        Acho que minha única reclamação é que na frente do nosso quarto havia uma passagem de hóspedes que estavam em outros quartos além do nosso. Mas raramente eu vi alguém passando, e isso não me atrapalhou em nada (tomava café de pijama na varanda e ficava na hidro vendo o mar tranquilona), mas vale dizer já que não dá pra perceber isso pelas fotos.
        Ah, e se for reservar sua hospedagem pelo booking, peço a gentileza de usar nosso link. Você não paga nadinha a mais por isso e nos ajuda a manter o blog. =)
        Se tiver mais alguma dúvida, é só chamar!
        Beijos e boa viagem!

  • Oi Marcella, gostei das dicas!

    Gostaria de saber se o White Pearl villas tem recepção, e se a Sunset villas deles tem muita escadaria para descidas e subidas? Qual o mehor quarto? Com menos degraus? E como um hotel ou como um apartamento?

    • Oi Lu, tudo bem?
      O White Pearl tem uma experiência bem personalizada. Então, mesmo sem recepção, eles sabem a hora que você vai chegar e te recebem na porta do carro assim que você pisa na rua. Nisso já vem uma “recepcionista/concierge” te receber, junto com um carregador de malas para você não ter que descer várias escadas com suas bagagens a tiracolo. É ela quem te apresenta o quarto, explica tudo e te dá um celular com contato direto para falar com ela caso haja algum problema (infelizmente, sem internet…rs). Ela também mostra onde é servido o café da manhã e apresenta opções de passeios para o período da sua estadia.
      Com Sunset Villas você se refere a esse hotel aqui? http://www.booking.com/hotel/gr/oia-sunset-villas.html?aid=363260&no_rooms=1&group_adults=1
      Se for esse, repare que ele não fica na parte alta onde estão todas as casinhas brancas na encosta. Ele fica ligeiramente mais afastado do centro e dos outros hotéis. Logo, não há escadas.
      Espero ter ajudado!
      Se ainda tiver dúvidas, vamos conversar!

  • Querida
    Estou ansiosa esperando suas dicas sobre Mykonos! Viajo no sabado e chego nas ilhas gregas dia 17 de set…
    Qual a dica de um hotel bom custo beneficio em Mykonos???
    Obrigada!! Beijos

  • + Ver mais comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *