Paros, Grécia: Por que essa ilha é tão especial


Atualizado em:


Quando eu decidi fazer uma viagem para as ilhas gregas, algumas pessoas me disseram que tinham gostado muito de Paros, mas ninguém explicava direito o porquê. Pois bem, eu confiei e fui para Paros, na Grécia, e agora estou aqui para contar tudo e tentar te fazer entender esse sentimento de amor inexplicável. Ele é real!

Onde fica Paros, na Grécia

Paros é uma das ilhas cíclades, as que são mais visitadas pelos turistas. Fica a cerca de duas horas de ferry de Santorini e uma hora (ou menos) de Mykonos, portanto pode facilmente ser visitada junto com as suas irmãs mais famosas.

Além do ferry, que conecta Paros a outras ilhas cíclades e a Atenas, você também pode chegar lá de avião vindo diretamente de Atenas.

Quanto tempo ficar em Paros

Naoussa ilha grega Paros
Naoussa é um verdadeiro sonho

Minha resposta apaixonada para essa pergunta seria um mês. Eu amei tanto que ficaria tranquilamente um tempo bem grande, só vivendo e curtindo o clima de lá. Mas voltando pra realidade, já digo que aqui a recomendação vai ser no estilo “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.

Fiquei dois dias e depois de uma despedida extremamente dolorosa minha sugestão é que você fique pelo menos quatro. Em uma semana dá para curtir bem com tranquilidade. E qualquer coisa entre as duas opções já garante que você saia de lá conhecendo muito bem a ilha.

Como na maior parte das ilhas gregas, a melhor forma de se deslocar em Paros é de carro (ou moto!). Quanto menos tempo você tiver na ilha, mais importante é essa opção, para ganhar flexibilidade e conseguir fazer coisas diversas em um mesmo dia.

No entanto, também como na maior parte das ilhas gregas, em Paros há um sistema de ônibus que pode ser usado para acessar os principais pontos turísticos, saindo principalmente de Parikia, a região central. Quem opta por depender do ônibus tem mais um motivo pra ficar vários dias na ilha.

O que tem de especial em Paros afinal?

Vila Lefkes Paros Grécia
Caminhar por Lefkes é uma delícia

O clima. Assim, curto e grosso. E aqui não estou me referindo ao sol e calor, mas à vibe do lugar. Depois de ler muitas vezes que Oia, em Santorini, é o que temos em nosso imaginário de ilha grega – e discordar 100% quando estive lá – posso afirmar com convicção que Paros sim é exatamente o que eu imaginava da Grécia.

A ilha é grande e tem diversas vilinhas dentro dela, algumas mais pop e turísticas, outras históricas e outras beem simples e locais. Apesar das claras diferenças, em todas elas dá para sentir um clima de tranquilidade e muita simpatia. Você simplesmente se sente bem por lá.

Paros não é o lugar com as praias mais bonitas da Grécia – na verdade, as praias são bem normaizinhas por ali. Também não é o lugar mais luxuoso e muito menos o mais badalado. Mas acho que é exatamente o fato do lugar ser despretensioso que o transforma em algo tão especial.

O que fazer em Paros, Grécia

Ir à praia, conhecer vilinhas históricas ou simpáticas e comer bem. Em resumo, é isso que você pode esperar de Paros. Entrando em detalhes, veja as principais atrações da ilha grega:

Conhecer as Vilas de Paros

Naoussa é a parte mais badalada de Paros. Ela é repleta de restaurantes e lojas, tudo bem bonito e refinado, e instalado em casas brancas em ruas com chão cinza, como visualizamos as ilhas gregas. A impressão que tive caminhando por ali é que um dia, antes de ser completamente descaracterizada pelo turismo predatório, Santorini foi daquele jeito.

Naoussa ilha grega Paros
Naoussa tem o charme e a sofisticação que se espera de uma ilha grega

Hospedar-se em Naoussa, que fica na parte norte e perto do mar, é uma ótima opção para quem busca conforto e proximidade com esse tipo de facilidade. Quem estiver em outras partes da ilha, vale chegar por ali no final da tarde, passear e depois jantar em um ótimo restaurante.

Lefkes, por sua vez, é mais um bairro de casas brancas e ruas de pedra cinza, mas aqui a vibe é outra. Lefkes é uma vila histórica do século XVII localizada bem no centro da ilha, onde ficava protegida de ataques de piratas.

Longe das praias, o ritmo aqui é ainda mais calmo e há apenas alguns restaurantes e lojinhas. Opção perfeita de passeio para quem busca tranquilidade. Vale ir antes ou depois da praia, para uma caminhada, um café ou um almoço.

Igreja em Marpissa Paros Grécia
Não é um charme a igrejinha em Marpissa?

Quem quer mergulhar ainda mais na história pode conhecer Marpissa, que remonta ao período Neolítico. Ali a pedida é visitar a igreja de Cristo, o Monastério Santo Antônio e o Museu de esculturas Perantinou.

Parikia, a vila mais central, onde fica o porto dos ferrys, também é um passeio conveniente, ainda que seja menos interessante do que as vilas anteriores. Parikia é um bom local para se hospedar, com preços convidativos e bem central, o que facilita o deslocamento, principalmente de quem não estiver dirigindo.

É claro, visitar as praias de Paros

Como eu disse antes, as praias de Paros estão bem longe de serem lindas, mas não é por isso que você vai deixar de aproveitá-las, afinal você está no Mediterrâneo. Quem quer paz e tranquilidade, independente da beleza, deve investir nas praias do sul da ilha, como Piso Aliki, Faraga e Golden Beach.

As praias mais interessantes visualmente estão do meio para cima. É o caso de Kolimbithres/Kolimpethres, que é considerada a mais bonita de Paros. Outras recomendações são Santa Maria, Monastiri, Glifades, Tsoukalia, Kalogeros e Piso Livadi.

Um passeio diferente: Parques

Paros Park Norte da ilha
Como dá para ver, apesar de ser um parque, o Paros Park não é a imagem de parque que temos na cabeça

Tá aí algo que diferencia bastante Paros de outras ilhas gregas. Uma das principais atrações daqui é um parque. O Paros Park fica em uma península ao norte da ilha e abriga sítios arqueológicos, além de praias um pouco mais isoladas. Além disso, também há uma série de eventos culturais que acontecem ali, principalmente no verão.

Paros tem ainda uma reserva natural de borboletas, que é um santuário onde diferentes espécies vão passar os últimos momentos de suas vidas. É possível visitar a reserva de junho a setembro. Mais informações no site.

Navegar até Antiparos

Uma das principais atrações de Paros é outra ilha: Antíparos. Ela fica bem em frente a Paros e é recomendada por 10 entre 10 pessoas. Para explorar a ilha vizinha você pode tanto pegar um ferry rapidinho e em terra escolher suas atrações preferidas, quanto optar por um passeio de catamarã, mais focado nas praias, claro. Infelizmente esse eu não consegui fazer devido ao curtíssimo tempo que fiquei por lá, mas quando voltar estará no topo das prioridades.

Roteiro de 4 dias em Paros

Dia 1: Paros Parque + praias + Naoussa

Kolimbithres Kolimpethres Paros Grécia
A praia de Kolimbithres é considerada a mais bonita de Paros

O primeiro dia é para explorar parte da região norte da ilha. Comece o dia no Paros Parque e aproveite para conhecer alguma das praias que estão dentro ou muito próximas dele, como é o caso de Monastiri Beach.

Depois parta para Kolimpethres, a mais bonita da ilha. Por lá há estrutura de bar, caso esteja batendo aquela fominha e você não tenha ido preparado com lanchinhos.

Por fim, termine o dia se perdendo pelas ruelas de Naoussa. Chegue antes do pôr do sol para vê-lo enquanto toma um drinque na área próxima ao castela veneziano.

Dia 2: Lefkes + Marpissia + praias

Saia cedo do hotel e vá direto para a encantadora vila de Lefkes. Pode até tomar seu café da manhã ou um brunch por ali. Na sequência, aproveite uma das praias que ficam no lado leste da ilha, como Glifades, Tsoukalia, ou Kalogeros.

Na hora do almoço, vá em direção a Marpissia para um bom almoço e mais uma voltinha histórica. Por fim, aproveite o fim de tarde na praia de Piso Livadi.

Lefkes vila histórica Paros
A vila de Paros é histórica, mas está conservada como se fosse nova

Dia 3: Antiparos + Parikia

Hoje é o dia de conhecer a ilha vizinha. Se quiser praia, opte pelo passeio de barco que passa também por Despotiko, uma ilhazinha do outro lado de Antiparos.

Ao retornar a Paros, aproveite que já está por ali para conhecer Parikia, a capital da ilha, e jantar em algum gostoso restaurante em frente à água.

Dia 4: Reserva das borboletas + praia

Para terminar os dias em Paros, nada como dar uma desacelerada. Comece o dia sentindo a paz e tranquilidade da reserva natural das borboletas. Saindo de lá, escolha uma praia no sul da ilha para relaxar.

Claro, esta é só uma sugestão de roteiro e vale adaptar para encaixar melhor de acordo com onde você está hospedado, seu tempo na ilha e suas preferências de passeios.

Como eu disse, com mais dias você vai ter uma experiência mais tranquila e também mais completa. Há inúmeras praias em Paros, e você pode escolher uma ou duas por dia e, com mais tempo, conhecer várias. Em mais de 4 dias você também vai ter oportunidade de testar mais restaurantes nas regiões de Naoussa ou de Parikia.

Conheça também essa ilha: Milos, Grécia


Consegui te explicar (e quem sabe convencer) por que Paros, na Grécia, é incrível? Conta pra gente o que você achou e suas dúvidas sobre essa ilha.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *