Dicas de Zakynthos, e da famosa praia de Navagio


Atualizado em:


Zakynthos é uma ilha da Grécia que ficou famosa por causa da sua paradisíaca praia Navagio, eleita como uma das melhores do mundo. Eu confesso que nunca vi tal tom de azul na minha vida. Ele é forte, vivo e inigualável. Parece coisa de outro mundo! Mas, além da praia de Navagio, há muito o que fazer em Zakynthos. Eu adorei visitar a Grécia, e Zakynthos foi, definitivamente, um dos pontos altos da viagem. Descubra nesse post tudo o que você precisa saber antes de ir, veja dicas de Zakynthos como onde ficar, onde comer, o que fazer e etc.

Para saber: Zakynthos também é chamada de Zante.

Zakynthos: onde fica e como se chega? 

Zakynthos fica no conjunto das ilhas Jônicas, as ilhas que estão a oeste do continente grego. Também são ilhas jônicas Kefalônia, Corfu e Lefkada, ilhas lindíssimas e pouco exploradas pelos brasileiros, diga-se de passagem.

Leia mais: Ilhas gregas, como escolher as suas?

Para chegar em Zakynthos, o melhor jeito é voar. O aeroporto é relativamente grande se comparado ao de outras ilhas da Grécia, e recebe muitos vôos diretos de toda a Eruopa durante o verão, como vôos vindos de Londres, Dusseldorf, Roma, Amsterdam, e outros. Mas, recebe principalmente vôos a partir de Atenas, a melhor cidade para ser o ponto de partida para a maioria das ilhas gregas.

Easy Jet, Vueling, Eurowings, Olympic Air são algumas das cias aéreas que voam para Zakynthos.

Existem outros meios de se chegar a Zakynthos. Há ferries a partir de Zillini, no continente grego, e Pesada, na ilha jônica de Kefalônia.

Zillini está a 300km de Atenas, e você pode pegar um ônibus ou ir de carro até lá. Pesada fica em Cefalônia, e a balsa vai de lá até Agios Nikolaos, no norte de Zakynthos. Mas voar a partir de Atenas segue sendo a opção mais prática para os viajantes que ainda não estão na região das ilhas jônicas.

 

Zakynthos, uma ilha difícil de esquecer. Saindo de barco de Navagio

Zakynthos, uma ilha difícil de esquecer

Quantos dias ficar em Zakynthos?

Recomendo ficar pelo menos 3 noites em Zakynthos, para ter dois dias completos para explorar a ilha (que é grande). Note que essa quantidade é a mínima recomendada. Para conhecer as principais praias e atrações com calma, o ideal seria ficar de 4 a 6 noites por lá.

Qual a melhor época para visitar Zakynthos?

Definitivamente no verão, entre junho e setembro. Nessa época você aproveita o melhor que a ilha tem a oferecer, as praias! Agosto é o mês mais cheio. Ainda é possível ir no finalzinho de maio ou começo de outubro, mas prepare-se para um movimento mais lento, de começo ou final de temporada. Não recomendamos visitar Zakynthos fora desses meses se o intuito for passear, curtir a praia, tomar sol e mergulhar.

Onde se hospedar em Zakynthos? 

Nós ficamos no Dali Hotel, na cidade de Zakynthos e achamos bem prático já que tínhamos pouquíssimos dias. O hotel era muito confortável e limpo, com quartos recém-reformados. A localização em Zakynthos Town era excelente, na frente do porto e com vista para o mar. Não tinha café da manhã, mas havia vários estabelecimentos como bares, restaurantes e lojas de conveniência por perto. Iríamos ficar no Strada Marina, mas ele se esgotou rápido demais.

Veja outras opções de hotéis na ilha de Zakynthos

Quarto do Dali Hotel, em Zakynthos

Fachada do hotel em Zakynthos. Atravessando a rua, a orla e o mar.

Quem tem mais dias na ilha pode se hospedar em outras praias mais afastadas. Um amigo ficou no Park Hotel & Spa, que fica em Tsilivi, a 15 minutos da praia. O hotel era bem maior, com piscina e mais coisas para fazer além de só chegar e dormir.

O que fazer em Zakynthos: a famosa praia de Navagio

Acho que 99,9% das pessoas que vão para Zakynthos decidem ir por causa de Navagio Beach. A praia ficou super famosa, e não foi a toa. Uma combinação de praia escondida com acesso somente de barco, água de um azul único e fluorescente, um mirante incrível com uma vista de tirar o fôlego, pedrinhas brancas no lugar da areia e, para finalizar, um navio abandonado por contrabandistas de cigarros que foi parar na praia. Não tem como não ficar apaixonado por Navagio.

E pode colocar as expectativas lá no alto, Navagio não vai decepcionar e ainda vai conseguir te surpreender.

Ao planejar uma ida a Navagio, saiba que você fará praticamente dois passeios diferentes, um para a praia e outro para o mirante. É preciso pegar um barco para visitar a praia, que só tem acesso pelo mar. Para ir ao mirante, você vai de carro até o estacionamento, de lá você já verá um mirante e uma vista bonita, mas é virando a direita e seguindo em uma trilha de terra que você chega até a vista mais surpreendente – e famosa – do local.

Mar azul turquesa inigualável em Navagio

Nota: foto sem absolutamente nenhuma edição. Esse azul é louco assim mesmo.

Retomando: você não chega em um ponto e visita a praia e o mirante do mesmo lugar. Os passeios de barco podem sair de diferentes portos distantes da praia e o acesso ao mirante se dá por outra estrada, perto da localização de Navagio no mapa. Por isso combine direitinho com o seu guia/agência que contratar o passeio, ou, se estiver por conta própria, tenha o mapa em mente.

Passeios para Navagio Beach, Blue Caves e Mirante de Navagio

Eu estava com mais sete pessoas, e contratamos praticamente um passeio fechado pra gente em uma agência do lado do nosso hotel que se chama Isala Travel. Gostamos bastante de todo o serviço e negociamos bem todos os detalhes inclusos no passeio e o preço. Foram mais ou menos 8 horas de um passeio pré-determinado que custou 500 euros. Ficou 62,50 euros para cada um, para o dia todo.

A caminho do porto para pegar o barco até Navagio!

O passeio total incluia:

-Van particular para levar até o porto Agios Nikolaos (há passeios de barco, principalmente os mais turísticos, que também saem do Porto Vromi);
-Barco particular com fundo de vidro para ir do porto até a praia de Navagio;
-Volta de barco de Navagio com parada para mergulho nas lindíssimas Blue Caves;
-Van para levar do porto até o ponto do mirante de Navagio;
-Van de volta para Zakynthos com parada para jantar e ver o pôr do sol.

Nós aceitamos a dica do nosso motorista e paramos para jantar em Kampi, em um restaurante chamado Sunset Michali’s Taverna, que ficava no alto de um penhasco com vista para um lindo pôr do sol. O lugar era melhor do que a comida servida. O ambiente super agradável com mesas externas em uma casa bonitinha de tijolos a vista.

Jantar ao pôr do sol em Kampi

Pôr do sol em Zakynthos, visto do nosso restaurante

Salada grega e polvo para começar

A comida estava boa, mas nada de especial. Ah, e o polvo estava com um tempero que não agradou ninguém da mesa. Mas super valeu a pena pela vista do pôr do sol.

Valeu a pena visitar Navagio em um barco particular?

As vantagens de fazer o passeio foram muitas. Ao invés de ficar só meia horinha em Navagio, ficamos umas 2 horas mergulhando, tomando sol, explorando o navio abandonado na areia, comendo e bebendo (farofa, ativar!). Na volta, ao invés de só passar pelas Blue Caves, nós tivemos tempo de mergulhar por lá. E no final, ainda tinhamos uma van disponível e a liberdade de irmos onde quiséssemos.

Mesmo se você não estiver em muitas pessoas, recomendo fortemente pegar um barco/lancha particular para chegar na praia antes das centenas de pessoas que chegam nos barcos turísticos, e para ficar mais tempo em Navagio. Você pode contratar um barco direto em praias próximas, sem precisar fechar um passeio de dia todo como nós fizemos. Leia outras experiências abaixo.

Existem outros jeitos de fazer o passeio e contratar um barco para te levar até Navagio. As meninas do Despachadas (blog que ajudou super a gente na hora de planejar nossa viagem a Zakynthos) fizeram a parte terrestre por conta própria de carro e contrataram um barco particular por 90 euros na praia de Agios Nikolaos. Também é possível pegar barcos turísticos em Porto Vromi, em que o trajeto de barco até Navagio é mais curto.

Dica SV: faça o passeio a praia de Navagio logo no primeiro dia que tiver. Há dias em que a maré muda, e não saem barcos para lá. Então melhor garantir logo no começo que você vai conseguir visitar uma das praias mais bonitas do mundo. Esse também é um bom motivo para reservar alguns dias para Zakynthos e não apenas um dia como eu fiz (dei sorte).

Dicas de Zakynthos além da praia de Navagio

Nem só de Navagio vive Zakynthos. Amém! A ilha é lindíssima e tem várias outras atrações.

Desde que planejei a viagem eu sabia que ia me arrepender de ter apenas um dia para Zakynthos. Tanto é que a ilha nem estava no roteiro incial, mas entrou porque achamos um ótimo vôo que fazia o trajeto Zakynthos-Dusseldorf na data que precisávamos (na época eu morava na cidade alemã). Não deixamos a oportunidade passar e foi ótimo! Mas claro que sai de lá com gostinho de quero mais.

Entenda melhor: Meu roteiro de 10 dias na Grécia

Os amigos que estavam com a gente continuaram por lá por mais alguns dias e deixaram dicas preciosas de lugares que não podem ficar de fora do roteiro.

Porto Limnionas: um lugar lindíssimo, com uma baía de águas cristalinas perfeitas para dar um mergulho, em tons que intercalam entre o azul escuro, o turquesa e o verde. Lá há estrutura para ficar um tempinho mais longo, com estacionamento, restaurante e cadeiras.

Keri Beach e Turtle Island (ou Marathonissi): um passeio combo, conhecendo dois lugares lindos de uma só vez. Em Keri Beach, alugue ou pegue um barco para a Turtle Island. Como o próprio nome já indica, você vai ter a chance de ver e nadar com tartarugas. Existe a possibilidade de não vê-las, claro (na natureza não se manda, né?), mas há muitas por lá.

Nossos amigos contrataram um barco que saía da frente do nosso hotel em Zakynthos Town e visitaram Porto Limnionas, Keri Beach e Trutle Islands, além de outras praias no caminho, no mesmo dia. Foi super conveniente.

Uma mistura de orla/pier/porto na frente do nosso hotel em Zakynthos Town, de onde saiam alguns barcos. Na rua Lomvardou.

Zakynthos Town:  Não é a cidade mais charmosa, mas tem a sua personalidade e vida local. Além do mais, é bem prática para os turistas. Foi aqui que nos hospedamos, no Dali Hotel. No final da rua Filita tinha uma praça com bastante restaurantes, mas como não exploramos muito a vida noturna de Zakyntos, ficamos devendo informações mais detalhadas.

Alykes Beach (ou Alikanas): está na nossa lista para a próxima visita. Curtir a praia e tomar uns drinks no fofíssimo Porto Paradiso Beach Bar.

Gerakas Beach: uma área protegida e tranquila na pontinha sul da ilha, ótima para descansar. Combine o passeio com as cavernas de Porto Azurro e a praia de Banana Beach.

A caminho de Agios Nikolaos, vimos muitos lugares como essa mini praia. Lugares como esse que estão apenas esperando para serem desbravados.

Dica SV: se não conseguir achar muitas dicas legais escritas em português, se aventure nas buscas em inglês, como nesse blog.


Já foi para Zakythos?  Fez alguma coisa que não listamos aqui? Concorda ou discorda dos pontos que colocamos? Deixe seu comentário e ajude outras pessoas a montarem a viagem perfeita a Zakynthos. A troca de experiência e a colaboração dos leitores é sempre muito útil. =)


Mais dicas da Grécia

Quer continuar a planejar o seu roteiro e a sua viagem pela Grécia? Temos diversos posts que podem te ajudar. Veja todos eles aqui e divirta-se. ♥

Leia mais sobre a Grécia:

Roteiro de 10 dias pela Grécia
Ilhas Gregas: como escolher a sua?
Quando ir para a Grécia?

Santorini: 

Dicas completas de Santorini: o melhor da ilha
Onde ficar em Santorini: melhores regiões e hotéis
Praias de Santorini: roteiro pela Red, White e Black beach

Mykonos: 

Dicas completas de Mykonos: o melhor da ilha
Onde ficar em Mykonos: melhores praias e hotéis

Milos: 

Milos: tudo o que você precisa saber antes de viajar

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Ola! Vou a Grecia no final de jukgo e gostaria de saber onde posso local o passeio particular e que horas sei ideal chegar la para evitar a multidao de turistas?

    • Olá Muna,
      Conforme comentei no post, nós fechamos nossos passeios na agência do lado do nosso hotel (o Dali Hotel), e a agência se chamava Isala Travel. Eles mesmos definiram o melhor horário para sairmos e chegarmos lá, que se eu não me engano era no período do almoço, entre os tours da manhã e da tarde. Mas o melhor é checar diretamente com os guias locais, que são as pessoas que estão por dentro do que rola na ilha. =)
      Beijos e boa viagem

  • Ola! Vou a Grecia no final de jukgo e gostaria de saber onde posso local o passeio particular e que horas sei ideal chegar la para evitar a multidao de turistas?
    Tem alguma agencia para indicar? grata

    • Obrigada a vocês!
      O Despachadas ajudou muito a gente, e espero que ajude outros novos leitores também! =)
      Beijos

  • + Ver mais comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

EnglishPortuguese