Passeios em Londres: a pé da Torre de Londres ao Big Ben


Atualizado em:


Com tantas opções interessantes de passeios em Londres, a melhor coisa que o viajante deve fazer é buscar otimizar ao máximo o seu tempo para não ficar cruzando a cidade mil vezes em um único dia. Isso significa tentar juntar geograficamente as atrações, visitando em um mesmo dia os pontos que ficam próximos uns dos outros.

Seguindo essa lógica, fizemos um post com opções de roteiro de Camden Town até a Baker Street, e fizemos também a programação para quem deseja conhecer Notting Hill e depois emendar uma volta pelo Hyde Park. Agora apresentamos uma opção interessante e clássica, que reúne as principais atrações perto do rio Tâmisa, um roteiro que vai da Torre de Londres ao Big Ben.

Esse trajeto é um bom roteiro de dia inteiro. Ainda que seja possível caminhar toda essa extensão em cerca de 2 horas, para aproveitar verdadeiramente as atrações do caminho, recomendamos que você separe o dia todo para essa região. Você não vai se arrepender! De toda forma, veja o que fica melhor no seu tempo e ritmo de viagem, e ajuste as dicas na sua programação.

Ou prefira um almoço mais sofisticado no “The Shard”

O The Shard é o edifício mais alto da União Européia e tem 310 metros de altura. É possível pagar e subir até o topo. Mas se você quiser uma experiência refinada para o seu almoço, uma opção neste roteiro é almoçar em um dos seis restaurantes ou bares do The Shard. Você também pode voltar lá em outro momento para um drink.

Depois, caminhe até voltar as margens do Tâmisa e chegar no Bankside (uma opção para chegar a Bankside é ir pela Clink St.).

Visite ou confira a programação do Shakespeare Globe

ShakespeareGlobe

Um dos teatros mais tradicionais de Londres, o Shakespeare Globe é centro de referência na área cênica mundial. Ele é uma reprodução do teatro para o qual Shakespeare escrevia suas peças e por isso, claro, suas obras são sempre encenadas por lá.

É possível fazer visitas guiadas, mas o mais interessante é tentar assistir a alguma peça em cartaz no globe Theatre para compreender o que é o palco elizabetano e ver como eram os teatros na época de Shakespeare, já que o teatro foi reconstruído em 1996 seguindo a mesma fundação e estrutura do teatro original.

A programação é bem ampla e há apresentações diariamente, mais de uma vez ao dia, com preços que começam em 5 libras, se você estiver disposto a assistir de pé. Geralmente as peças não são longas e cabem numa tarde de passeio deste roteiro.

Perca-se nas exposições do Tate Modern

Tate

Seguindo a margem do rio você chegará ao Tate Modern, um dos meus lugares favoritos em Londres. Esse importantíssimo museu de arte moderna e contemporânea conta com um acervo fixo de acesso gratuito e muitas exposições interessantes pagas à parte. A lojinha do museu também tem muitos produtos bacanas e diferentes.

Vale a pena demais no mínimo entrar no museu, que ocupa o espaço de uma antiga fábrica. Veja 3 motivos para você conhecer o Tate.

Na frente, o gramado fica cheio de jovens em busca de um lugar ao sol enquanto lêem seus livros. Gosto também de dar uma voltinha rápida nos arredores observando os prédios modernos, raros em Londres, e talvez até parar para um café (por ali há uma Gail’s super deliciosa).

Faça um desvio na Millenium Bridge

Logo em frente ao Tate está a Millenium Bridge, Ponte do Milênio, em bom português. Ela conecta o museu à St. Paul’s Cathedral, mas já é uma atração em si. A ponte é de aço, exclusiva para pedestres e tem um ar super futurista, muito diferente da Tower Bridge que passamos mais cedo.

Se tiver energia e interesse, ao cruzar a ponte aprovete para visitar a igreja (lembrando que a entrada é paga!), e depois volte para a rota.

Millennium Bridge Londres
Na Millenium Bridge, com o The Shard de fundo

Caminhe mais um pouco até o Southbank Centre

Seguindo a margem sul do Rio Tâmisa, você chegará o Southbank Centre, que é um centro artístico e cultural e um dos lugares mais legais de Londres. Lá sempre tem zilhões de atrações interessantes. Além disso, tem vários bares e restaurantes do lado de fora, e vive lotado de gente de todos os tipos. Um passeio que os locais amam fazer!

Por ali rola ainda um mercado gastronômico bem bacana, perfeito para um lanchinho ou doce da tarde. No inverno, um dos mercados de Natal de Londres fica bem em frente ao Southbank Centre.

CoberturaSouthbank

Aprecie a paisagem até chegar na London Eye

Finalmente você chegou a uma das mais famosas rodas-gigantes do mundo. A dica aqui é comprar o ingresso pela internet e com hora marcada, para não ficar horas na fila, ou comprar outras opções mais flexíveis e até com regalias exclusivas (ingresso mais caro que o ingresso padrão, claro).

Esse ponto aos pés da London Eye vai te dar a vista mais londrina do dia, com ela e o Big Ben logo atrás. Além disso, essa região é sempre sempre lotadíssima de turistas, claro. Por ali há ainda uma série de atrações que eu considero bem pega-turista, como London Dungeon e o aquário. Eu ficaria longe delas.

LondonEye_Tamisa

Um dia agitado de passeio em Londres.

Continue mais um pouco para ter uma bela vista do Palácio de Westminster

O passeio termina com uma “Photo Opportunity”, como diria o(a) artista britânico(a) Banksy. E, que me desculpe o Banksy, mas essa parada é uma puta oportunidade para uma foto deslumbrante da Sede do Parlamento e do Big Ben!

Se ainda tiver energia, cruze a ponte de Westminster e veja o Big Ben de perto. Porém, eu deixaria isso para outro dia, quando você pode visitar o parlamento e de lá seguir para outros tantos pontos de interesse que há por ali.

PhotoOpportunityBanksy


Ufa! Roteiro puxado e pra quem, assim como nós, gosta de bater perna. Ele é perfeito para um primeiro dia inteiro na cidade, porque você já vai ver alguns dos principais pontos da cidade, matando aquela fome de turistar. Mas seja no primeiro ou no último, esse roteiro é redondinho e bastante agradável.

Quer mais dicas de passeios em Londres? Veja todos o nosso guia completo da cidade!


Ficou com alguma dúvida? Pergunta pra gente nos comentários!

E lembre-se: se quiser um roteiro personalizado de passeios em Londres, entre em contato com a nossa agência de viagens!

Comece antes do começo

O Sky Garden é um dos melhores pontos pra ver Londres de cima

O roteiro é da Torre de Londres ao Big Ben, mas na verdade você pode começar o seu dia com uma parada anterior. Minha recomendação é que a primeira parada do seu roteiro seja no Sky Garden, um dos lugares mais legais para ver Londres do alto.

O Sky Garden é um prédio que tem um jardim no último andar, onde é possível visitar e garantir uma vista privilegiada de Londres. O melhor de tudo é que o acesso é gratuito, mediante reserva antecipada. As reservas sempre abrem na segunda-feira, para todos os dias da semana que começa 21 dias depois.

Começar pelo Sky Garden faz sentido pela localização geográfica e porque de lá você consegue ver boa parte dos lugares que vão ser visitados no dia. Assim você já sai com uma boa noção da cidade e do roteiro do dia.

Essa parada inicial compensa principalmente para quem não pretende andar na London Eye. Se você está planejando ir na roda gigante mais famosa do mundo, talvez seja melhor pular o Sky Garden e começar do começo mesmo.

Comece pela Torre de Londres

towerlondon

Do Sky Garden caminhe até a Tower of London, a Torre de Londres. Este é um monumento ancestral e histórico. No passado, já serviu de forte, residência da realeza, sede da casa da moeda e até local para execução e tortura na Idade Média. Hoje, o local é Patrimônio da Unesco e serve de residência para cerca de 150 pessoas.

A Torre abriga as jóias da coroa e é aberta à visitação. Ver o espaço de fora e caminhar ali nos arredores com certeza é algo que recomendo, mas pagar a entrada e fazer a tour completo não é nada indispensável. Eu mesma nunca fui e não conheço ninguém que ache o passeio espetacular, vai mais do interesse particular de cada um.

Cruze o Rio Tâmisa pela Tower Bridge 

A próxima parada do tour é a Tower Bridge, a ponte mais famosa e impressionante da cidade. Aprecie a vista da margem norte do Rio Tâmisa e em seguida cruze ela a pé.

Novamente, é possível fazer um passeio por dentro das torres da ponte, mas ele só é recomendado se você tiver um interesse muito específico. Em geral, basta cruzar e torcer para ver o momento em que a ponte se abre para a passagem de barcos.

Ao chegar na margem sul, aproveite a área onde há um gramado, o Potters Fields Park, para tirar ótimas fotos com a ponte e, se estiver sol e um tempo agradável, até dar uma relaxada por ali antes de seguir a caminhada.

TB

CaminhandoTower

Logo depois da Tower Bridge, caminhe pelas margens do rio pelo “The Queen’s Walk” e veja a City Hall (prefeitura) e sua arquitetura peculiar (o prédio é arredondado, como uma semi-esfera e bem curioso).

Pare para visitar e comer algo rápido no Borough Market

Continuando a caminhada pelo Queens Walk, na margem do rio, em 15 minutos você chegará ao Borough Market, que é um dos mais gostosos mercados de Londres. Lá tem vários produtos frescos e de qualidade alta (são até um pouco mais caros do que outros mercados comuns) e barracas com comidinhas de todos os lugares do mundo, para pegar e comer em pé e com a mão mesmo.

Muitas comidas do Borough Market viralizaram no TikTok nos últimos tempos, por isso é bem provável que você veja longas filas por ali. Apesar disso, se você não tiver começado seu dia cedo demais, essa é uma boa hora para você escolher um local para almoçar, seja algo rápido dentro do próprio mercado, ou uma refeição completa em um restaurante dos arredores.

Outra dica boa é que lá do lado tem uma loja bem interessante com utensílios de cozinha inovadores que se chama Borough Kitchen.

Atenção: O Borough Market não abre às segundas!

Ou prefira um almoço mais sofisticado no “The Shard”

O The Shard é o edifício mais alto da União Européia e tem 310 metros de altura. É possível pagar e subir até o topo. Mas se você quiser uma experiência refinada para o seu almoço, uma opção neste roteiro é almoçar em um dos seis restaurantes ou bares do The Shard. Você também pode voltar lá em outro momento para um drink.

Depois, caminhe até voltar as margens do Tâmisa e chegar no Bankside (uma opção para chegar a Bankside é ir pela Clink St.).

Visite ou confira a programação do Shakespeare Globe

ShakespeareGlobe

Um dos teatros mais tradicionais de Londres, o Shakespeare Globe é centro de referência na área cênica mundial. Ele é uma reprodução do teatro para o qual Shakespeare escrevia suas peças e por isso, claro, suas obras são sempre encenadas por lá.

É possível fazer visitas guiadas, mas o mais interessante é tentar assistir a alguma peça em cartaz no globe Theatre para compreender o que é o palco elizabetano e ver como eram os teatros na época de Shakespeare, já que o teatro foi reconstruído em 1996 seguindo a mesma fundação e estrutura do teatro original.

A programação é bem ampla e há apresentações diariamente, mais de uma vez ao dia, com preços que começam em 5 libras, se você estiver disposto a assistir de pé. Geralmente as peças não são longas e cabem numa tarde de passeio deste roteiro.

Perca-se nas exposições do Tate Modern

Tate

Seguindo a margem do rio você chegará ao Tate Modern, um dos meus lugares favoritos em Londres. Esse importantíssimo museu de arte moderna e contemporânea conta com um acervo fixo de acesso gratuito e muitas exposições interessantes pagas à parte. A lojinha do museu também tem muitos produtos bacanas e diferentes.

Vale a pena demais no mínimo entrar no museu, que ocupa o espaço de uma antiga fábrica. Veja 3 motivos para você conhecer o Tate.

Na frente, o gramado fica cheio de jovens em busca de um lugar ao sol enquanto lêem seus livros. Gosto também de dar uma voltinha rápida nos arredores observando os prédios modernos, raros em Londres, e talvez até parar para um café (por ali há uma Gail’s super deliciosa).

Faça um desvio na Millenium Bridge

Logo em frente ao Tate está a Millenium Bridge, Ponte do Milênio, em bom português. Ela conecta o museu à St. Paul’s Cathedral, mas já é uma atração em si. A ponte é de aço, exclusiva para pedestres e tem um ar super futurista, muito diferente da Tower Bridge que passamos mais cedo.

Se tiver energia e interesse, ao cruzar a ponte aprovete para visitar a igreja (lembrando que a entrada é paga!), e depois volte para a rota.

Millennium Bridge Londres
Na Millenium Bridge, com o The Shard de fundo

Caminhe mais um pouco até o Southbank Centre

Seguindo a margem sul do Rio Tâmisa, você chegará o Southbank Centre, que é um centro artístico e cultural e um dos lugares mais legais de Londres. Lá sempre tem zilhões de atrações interessantes. Além disso, tem vários bares e restaurantes do lado de fora, e vive lotado de gente de todos os tipos. Um passeio que os locais amam fazer!

Por ali rola ainda um mercado gastronômico bem bacana, perfeito para um lanchinho ou doce da tarde. No inverno, um dos mercados de Natal de Londres fica bem em frente ao Southbank Centre.

CoberturaSouthbank

Aprecie a paisagem até chegar na London Eye

Finalmente você chegou a uma das mais famosas rodas-gigantes do mundo. A dica aqui é comprar o ingresso pela internet e com hora marcada, para não ficar horas na fila, ou comprar outras opções mais flexíveis e até com regalias exclusivas (ingresso mais caro que o ingresso padrão, claro).

Esse ponto aos pés da London Eye vai te dar a vista mais londrina do dia, com ela e o Big Ben logo atrás. Além disso, essa região é sempre sempre lotadíssima de turistas, claro. Por ali há ainda uma série de atrações que eu considero bem pega-turista, como London Dungeon e o aquário. Eu ficaria longe delas.

LondonEye_Tamisa

Um dia agitado de passeio em Londres.

Continue mais um pouco para ter uma bela vista do Palácio de Westminster

O passeio termina com uma “Photo Opportunity”, como diria o(a) artista britânico(a) Banksy. E, que me desculpe o Banksy, mas essa parada é uma puta oportunidade para uma foto deslumbrante da Sede do Parlamento e do Big Ben!

Se ainda tiver energia, cruze a ponte de Westminster e veja o Big Ben de perto. Porém, eu deixaria isso para outro dia, quando você pode visitar o parlamento e de lá seguir para outros tantos pontos de interesse que há por ali.

PhotoOpportunityBanksy


Ufa! Roteiro puxado e pra quem, assim como nós, gosta de bater perna. Ele é perfeito para um primeiro dia inteiro na cidade, porque você já vai ver alguns dos principais pontos da cidade, matando aquela fome de turistar. Mas seja no primeiro ou no último, esse roteiro é redondinho e bastante agradável.

Quer mais dicas de passeios em Londres? Veja todos o nosso guia completo da cidade!


Ficou com alguma dúvida? Pergunta pra gente nos comentários!

E lembre-se: se quiser um roteiro personalizado de passeios em Londres, entre em contato com a nossa agência de viagens!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

    • Michela, quando eu fui eu separei a cidade por blocos, organizando as atrações que estavam perto umas das outras geograficamente.
      Ia até o bairro de metrô, e a partir de lá eu fazia tudo a pé!
      Acho uma delícia andar pra conhecer a cidade. =)
      Que bom que você gostou do post. Obrigada pelo comentário!

  • Muito bom ver esses roteirinhos bem pensados pra não ficar andando que nem uma barata tonta, né? 🙂 Eu sou de andar e tentar conhecer o máximo que posso, mas assim fica bem mais inteligente! Adorei!

    • Camila, que bom que gostou!!
      Tem que quebrar a cabeça pra depois não ficar com dor nos pés a toa! =P
      Eu também amoo conhecer as cidades a pé.
      Beijos

  • Adorei as dicas; para quem só tem 24horas é um roteiro bem elaborado! Dá para fazer mas sim é puxadote! Lembro a primeira vez que fui a Londres; foi +/- esse o percurso e num dia apenas! 😛 Estavamos em conexão e tínhamos de aproveitar todos os minutos! Já lá voltei com tempo e repeti tudo de novo e muito mais! 😛

  • + Ver mais comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *