Festival de Parintins
Atualizado em:
O Festival de Parintins, ou festa do boi bumbá, acontece sempre no último final-de-semana do mês de Junho na cidade de Parintins, no Amazonas. É o segundo maior festival folclórico do país! Perde apenas para o Carnaval.
Ano após ano, desfilam no festival as figuras do conto do “Boi Bumbá”, da história de Pai Francisco e Mãe Catirina. Grávida, Mãe Catirina sente desejo de comer língua de boi e seu marido mata o boi preferido de seu patrão para saciar essa vontade. Porém, o patrão descobre o que aconteceu e um padre e um pajé são chamados para salvar o boi, que ressuscita. Assim, Pai Francisco e Mãe Catirina são perdoados e comemoram.
O Festival acontece em um espaço a céu aberto (tipo uma arena) chamado Bumbódromo, e por lá são apresentados mitos, contos e lendas através dos carros alegóricos, bonecos gigantes, músicas e com os dois famosos bois: Garantido e Caprichoso.
A cidade inteira é dividida em dois: de um lado a torcida vermelha do Boi Garantido, e do outro, a azul do Boi Caprichoso. Os músicos que tocam no Garantido são a Batucada e no Caprichoso, a Marujada. O coração representa o primeiro boi, enquanto que a estrela representa o segundo. Cada Boi tem 3 horas pra se apresentar, em cada um dos três dias de festival (a ordem é escolhida por sorteio).
Existem algumas explicações sobre a origem dos nomes dos Bois , mas uma delas é a mais aceita e conta do amor proibido do poeta Emídio Vieira pela mulher do repentista Lindolfo Monteverde. Os dois apresentavam seus bois todos os anos. Como não podia ter a mulher de Lindolfo, Emídio Vieira lançou o seguinte desafio: “Se cuide que este ano eu vou caprichar no meu boi”. E Lindolfo respondeu: “Pois capriche no seu que eu garanto o meu”.
A rivalidade cresceu e Garantido e Caprichoso são os grupos de apresentação que resisitiram até os dias atuais.
O curioso é que os representantes de um boi bumbá não falam o nome do outro, chamam os rivais de “contrário”. Uma torcida respeita a outra e não gritam, vaiam e nem ofendem a torcida adversária. Respeito total no bumbodromo! É regra. Outra curiosidade é que cada jurado, para não representar nenhum boi, utiliza apenas canetas verdes!
Esse festival é encantador, cheio de tradições e com uma história riquíssima, cheia de cultura e significados. Agora é esperar o final de Junho para podermos prestigiar a nossa festa!
Deixe seu comentário