Pontos turísticos do Rio de Janeiro: 16 lugares imperdíveis na Cidade Maravilhosa
Atualizado em:
O Rio de Janeiro é uma cidade com atividades para todos os gostos. Para os amantes de passeios ao ar livre, o Rio certamente oferece muitas opções, sempre com um toque de cultura e um exagero em suas belezas naturais. Por isso, selecionamos os melhores pontos turísticos do Rio de Janeiro nesta lista. Dessa forma, na sua próxima viagem, você pode aproveitar os lugares mais representativos e imperdíveis da cidade!
Veja alguns pontos mais detalhadamente: Rio de Janeiro: dicas para uma primeira visita
Pontos turísticos no Rio de Janeiro: os mais clássicos
Cristo Redentor
A escultura do Cristo Redentor é praticamente um sinônimo do Rio de Janeiro. A fama é justificável, afinal, desde 2007 a obra é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo. A 710 metros do nível do mar, o Cristo Redentor se localiza no Morro do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca.
Com acesso via carro, van ou até mesmo por meio de um agradável passeio de trem, a visita ao cartão-postal do Rio de Janeiro é o que pode ser chamar de obrigatória para todos os turistas que visitam a cidade. A vista é estonteante e imperdível. Uma dica preciosa: se atente à previsão do tempo. Em dias muito nublados ou chuvosos, o topo do Corcovado pode ser encoberto por neblina e dificultar muito a visão, o que tira toda a graça do passeio.
Para ir, pegue o Trem do Corcovado.
Pão de Açúcar
O Parque Bondinho Pão de Açúcar (esse é o nome completo oficial) é formado pelos morros da Urca e do Pão de Açúcar e é mais conhecido pela experiência única de atravessá-los por meio de um grande teleférico, o Bondinho.
Praticamente 400 metros acima do nível do mar, o ponto turístico oferece uma deslumbrante vista aérea do Rio de Janeiro, além de que o Bondinho é uma diversão em si. O Pão de Açúcar é ainda um passeio que oferece alguns serviços, como bar, lojas e até mesmo eventos especiais.
Praia de Ipanema
A Praia de Ipanema tem um charme bem particular, por isso é a preferida de muitos cariocas. Use e abuse do protetor solar, porque o Sol do Rio não é para amadores, e vivencie o momento de tomar um mate com limão junto com um biscoito Globo. Essa dupla é inseparável para acompanhar um dia ensolarado de praia.
O Posto 8 é mais próximo à Praia do Arpoador, então emendar um dia de praia em Ipanema com um pôr do Sol no Arpoador é um combo perfeito. Na orla de Ipanema também é possível encontrar uma estátua de Tom Jobim, carregando seu violão nas costas.
Calçadão de Copacabana
Assim como o pôr do Sol no Arpoador, caminhar pelo calçadão de Copacabana faz você sentir que está no cenário de uma novela. Primeiramente, não deixe de olhar para o chão com cuidado e ver o mosaico feito por Burle Marx, com desenhos que representam as ondas do mar.
O calçadão completo tem por volta de 4 quilômetros. Se não estiver no pique de andar por toda essa extensão – que se torna muito mais agradável acompanhada por uma água de coco, claro, visite o trecho próximo ao Copacabana Palace. A depender da época do ano, se for próximo de grandes eventos, como o Rock in Rio, é possível ver um amontoado de fãs tentando conseguir alguns segundos com seus ídolos que se hospedam ali.
Pontos turísticos do centro do Rio de Janeiro
Arcos da Lapa
A visita aos Arcos da Lapa vale a pena não apenas para apreciar a arquitetura desse monumento, mas também por estar localizado em um dos bairros mais boêmios do Rio de Janeiro.
Os arcos, na verdade, integravam um aqueduto que distribuía água pelo Rio de Janeiro no século 18. Com o tempo, sua utilização foi sendo transformada e hoje, o trecho restante se tornou uma memória arquitetônica da Lapa. Visite o local ao entardecer e aproveite para estender a noite em um dos bares ou restaurantes da região.
Escadaria Selarón
A cerca de 500 metros dos Arcos da Lapa, está outro ponto turístico do Rio de Janeiro: a Escadaria Selarón. No bairro de Santa Teresa, o lugar é parada obrigatória para uma boa foto de recordação da cidade.
A escadaria é uma obra decorada pelo artista plástico Jorge Selarón, que também empresta o sobrenome ao lugar. Cenário de clipes musicais de U2, Snoop Dogg, a Escadaria é feita com mais de 2.000 peças de azulejo e ajuda a colorir o centro carioca.
Bondinho de Santa Teresa
Enquanto no Bondinho do Pão de Açúcar a vista é a principal atração, os bondes de Santa Teresa são um passeio terrestre para conhecer melhor a área central do Rio de Janeiro, especialmente o bairro boêmio de Santa Teresa. Embora seja um ponto turístico da cidade, esse é efetivamente um meio de transporte para os moradores da região.
Funciona há mais de um século e hoje o trajeto parte da estação Carioca e termina na Dois Irmãos, perto do Morro dos Prazeres, passando por cima dos Arcos da Lapa. Entrar no bonde é praticamente viajar no tempo e sentir um pouco do Rio de Janeiro do início do início do século 20.
Confeitaria Colombo
O Rio é vasto em opções gastronômicas, mas a Confeitaria Colombo tem um quê diferente. Talvez seja por estar nas ruas estreitas do centro desde 1894, pela decoração art-nouveau ou simplesmente pelos salgados e doces deliciosos da vitrine.
Se quiser conhecer com calma, a sugestão é chegar cedo para pegar uma mesa e aproveitar a experiência de maneira completa. Também é possível parar para fazer um lanche de forma mais rápida e comer diretamente no balcão. O quindim da Colombo tem uma fama própria, mas não deixe de provar o pastel de nata.
Igreja da Candelária
Também na região central do Rio de Janeiro, a Igreja de Nossa Senhora da Candelária é parte histórica da cidade. É considerada uma das igrejas mais bonitas do Brasil e ainda é procurada para a realização de casamentos!
Em meio à zona portuária, o templo católico está próximo de outros pontos turísticos, como o Museu do Amanhã.
Museu do Amanhã
Inaugurado em 2015, o Museu do Amanhã se tornou um dos queridinhos da cidade por ter uma proposta voltada à ciência e inovação. O museu tem um acervo fixo com bastante interatividade e também conta com exposições temporárias, sempre com um olhar sobre as mudanças vividas no mundo de hoje e o que nos espera no futuro.
A experiência no museu é bastante impactante, principalmente pelas tecnologias empregadas em cada obra e na reflexão proposta ao longo da visita. Além disso, o prédio do Museu do Amanhã é uma beleza à parte. Com uma linda vista da Baía de Guanabara, a instalação do museu foi um dos principais passos para a revitalização da área conhecida como Porto Maravilha.
Pontos turísticos do Rio de Janeiro na Zona Sul
Pôr do Sol no Arpoador
Esse ponto turístico é na verdade uma experiência para quem ama um contato direto com a natureza. O pôr do Sol no Arpoador é a maneira perfeita para encerrar o dia depois de visitar outros lugares do Rio.
A ideia do passeio é simples, sem muita frescura. Ao entardecer, turistas se misturam aos moradores do Rio de Janeiro na Pedra do Arpoador, que fica no canto esquerdo da Praia de Ipanema para apreciar o céu tomado pelo raios de Sol, com cores que variam do forte alaranjado dos dias de verão à mistura entre rosa e azul que toma conta no outono. Um programa gratuito e que, às vezes, demanda como pagamento uma salva de palmas ao final do espetáculo da natureza.
Lagoa Rodrigo de Freitas
Visitar a Lagoa Rodrigo de Freitas é um programa que pode atingir diferentes objetivos. Se você quer fazer um piquenique com os amigos, esse é o lugar certo. Agora, se você busca uma área para correr ou andar de bicicleta ao ar livre, a Lagoa também é o cenário perfeito.
Ao redor dos quase 8 quilômetros de perímetro, a Lagoa oferece diversão para todos os gostos. Vá com roupas leves e aproveite para caminhar e conhecer cada cantinho desse lugar que dizem estar no coração do Rio de Janeiro.
Aterro do Flamengo
Um dos maiores espaços de lazer do Rio de Janeiro, o Aterro do Flamengo é mais do que um ponto turístico. Ele é efetivamente usado pelos moradores da cidade para fazer atividades físicas. Aos finais de semana, o Aterro fica repleto de pessoas praticando corrida, andando de bicicleta, skate, patins, patinete e por aí vai, além de ser repleto de famílias com crianças. Em época de Carnaval, o espaço também abriga diversos blocos de rua, como o Sargento Pimenta ou o Bangalafumenga.
Palácio do Catete
Pertinho do Aterro do Flamengo, o Palácio do Catete é mais um dos pontos turísticos do Rio de Janeiro que se destaca pelo seu valor histórico. Durante um bom período, o prédio foi residência do Presidente da República.
Na parte interna do museu, há um acervo com diferentes artigos que contam a história do Rio de Janeiro, incluindo o pijama que Getúlio Vargas usava quando cometeu suicídio. Já na parte externa, o jardim é uma atração especial.
Jardim Botânico
Fundado em 1808, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é considerado um dos mais importantes em todo o mundo. Além das famosíssimas palmeiras imperiais, sua flora é composta por outras milhares de espécies, inclusive algumas ameaçadas de extinção.
Dentro do Jardim Botânico, há diferentes trilhas para conhecer mais os tipos vegetais presentes ali. Por isso, separe uma manhã inteira para curtir o espaço com calma – e também tirar muitas fotos de recordação!
Parque Lage
A uns 2 quilômetros do Jardim Botânico, o Parque Lage também é um dos vários refúgios verdes em meio à cidade. Durante o período colonial, o lugar funcionava como um engenho de açúcar.
Hoje, é um parque público que abriga no edifício principal a Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Em seu interior, além de um restaurante delicioso, também acontece uma série de eventos culturais, principalmente aos finais de semana.
Veja mais: O que fazer no Rio de Janeiro: roteiro além da praia
Deixe seu comentário