Por que visitar Omã e os melhores passeios pela capital Mascate (Muskat)


Atualizado em:


Poucas vezes pensamos em Omã como o próximo destino a se visitar. Ouso até dizer que pensamos em Omã apenas no jogo “stop” quando precisamos escrever um país que comece com a letra “O”. Mas achamos que o país tem muitas outras qualidades além de ser o coringa na categoria Cidade, Estado ou País de um jogo de memória e por isso colocamos aqui algumas dicas de Omã.

huguette e dubai 299

Omã é um país encantador e que ainda preserva características de um destino pouco explorado por turistas, e, por isso, mantém a autenticidade e originalidade de um país árabe.

Um pouco de contexto

Localização

Omã fica na na Península Arábica e é vizinho dos Emirados Árabes Unidos, do Yemen e da Arábia Saudita. O estreito de Ormuz demarca a divisão do golfo pérsico com o golfo de Omã e é de extrema importância política pois cerca de 60% do petróleo das arábias passa por lá. Do outro lado do estreito está o Irã e o Paquistão.

mapa de omã

Turismo em Omã

Não existem vôos diretos do Brasil para Omã, e nem creio que valha a pena sair do Brasil para uma viagem exclusiva ao país. O ideal é incluí-lo em alguma viagem pela região, como Dubai e Abu Dhabi. No entanto, diferentemente das duas cidades mais conhecidas dos Emirados Árabes, Mascate não foi construída para os turistas e o sultão do país fez questão de impor leis que mantivesse viva a personalidade e a cultura árabe, seja na arquitetura, nos costumes ou na culinária.

huguette e dubai 226

Omã é uma monarquia absoluta governada por um sultão (no maior estilo “Aladdin”) e Muskat, ou Mascate em português, é a capital desse sultanato. Maior cidade do país, mas pequena para os nossos padrões, Mascate fica na costa do golfo de Omã e é rodeada por montanhas. Ela tem pouquíssimas construções majestosas como o palácio do Sultão, sendo a grande maioria das casas brancas e térreas (por lei devem ser pintadas de branco ou bege e não podem ter mais de seis andares).

huguette e dubai 303

Essa imagem das casinhas claras ajudam a compor a paisagem da cidade. Mas o destaque mesmo não está em nada disso, e sim na simpatia e hospitalidade do povo omani que carregam sempre consigo um grande sorriso no rosto.

Como chegar

Partindo de Dubai há diversas formas de ir para Omã: de avião (há vôos super baratos), de ônibus ou em um cruzeiro, que foi a nossa opção. O cruzeiro era da rede Costa, e saiu de Dubai para Abu Dhabi, e então Muscat e Khasab.

 

huguette e dubai 206

164

 

Principais pontos turísticos de Muskat

Mesquita 

A Grande Mesquita (Masjid) do Sultão Qaboos é a principal atração de Mascate. O sultão Qaboos bin Said Al Said está no trono desde 1970 e é descendente de outros sultões que já governam o país há mais de 200 anos. Foi nessa época que Omã foi reconquistada dos portugueses pelo Império Otomano de um modo pacífico e neutro, sem tomar partido nos conflitos que acontecem no Oriente Médio. Para comemorar os 30 anos de seu sultanato, ele deu de presente à nação essa mesquita. 

Assim como outras mesquitas, essa não economiza nos detalhes e grandiosidade. O interior é inteiro trabalhado e luxuoso, e o destaque é o enorme lustre de cristais que fica na sala principal de oração. Outro ponto alto da visita é o imenso tapete que cobre seu interior, que demorou 4 anos para ser feito por 600 mulheres e que era, até pouco tempo atrás, o maior tapete persa do mundo (agora o maior está na mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi).

Fique atento as roupas que você irá usar para não ser barrado na entrada, e ao horário de visitação, pois a mesquita fica aberta ao público apenas das 8h as 11h da manhã de sábado a quinta-feira.

Existe uma excursão disponível na GetYourGuide que inclui passeio pela mesquita, além de transporte em veículo luxuoso com guia. Se optar por essa excursão, você também vai descobrir mais sobre a cultura de Mascate passando pelos pontos turísticos e caminhar pelas ruelas cobertas do histórico Souq de Muttrah.

066

058

Detalhe do tapete persa na mesquita

Palácio Al Alam

Localizado no centro antigo de Mascate, o palácio Al alam do sultão Qaboos é outra parada obrigatória. Ao final de uma larga avenida fica o exótico palácio de cores azul e amarelo.

240

209

O azul representa o mar e o céu de Omã enquanto que o amarelo representa o sol e o petróleo do país. Atrás do palácio está o mar, e ao lado dele, a “pequena” casa de hóspedes, onde ficam autoridades e chefes de Estado que visitam o país. Mais ao lado e no alto, com cores terrosas está o forte português, da época em que Omã foi governada por eles.

236

 

241

Muttrah Souk

Por fim, em frente ao mar, no calçadão beira-mar de Corniche, está o Muttrah Souk, um verdadeiro souk árabe (souk=mercado) que tem várias lojinhas de pirar qualquer um. Lá são vendidas especiarias de todos os tipo, aqueles tradicionais sapatos árabes cheios de bordados, ouro, tecidos e cashmeres da melhor qualidade (sou apaixonada pelas minhas e as uso sempre).

Neste passeio você vai circular por Corniche. A excursão inclui também traslado, guia credenciado, visita à Mesquita Sheikh Zayed e Qasr Al Watan, além do ingresso para a Plataforma de Observação das Torres de Etihad.

130

Ha também roupas típicas, lembrancinhas de viagem e objetos de decoração, entre outras diversas mercadorias e/ou bugigangas. O mais interessante é que o interior tem um comércio bem antigo e tradicional, mas o prédio onde está o souk é moderno e clean. Infelizmente não tirei fotos do exterior.

huguette e dubai 251

 

huguette e dubai 290

 

Um pouco de luxo

Para encerrar com chave de ouro, fomos almoçar/jantar no luxuoso hotel que contamos nesse post aqui.
Como tínhamos que voltar para o navio, nos despedimos da cidade com um belo início de noite. A bela vista da foto abaixo, e com um forte desejo de voltar outra vez.

353

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Prezada, estou fazendo um cruzeiro em março de 2020, uma das paradas é em Omã para visitar a cidade é necessário visto? Queríamos visitar a Mesquita é fácil do porto pegarmos um taxi e ir visitar?

    • Oi Monica,
      Para Brasileiros, o visto de turista e’ emitido na chegada. O proprio pessoal do navio vai te direcionar para o porto de entrada onde voce apresenta seu passaporte (com validade de 6 meses, pelo menos) e obtem o visto valido por 30 dias.
      Boa viagem!

  • Olá Marisa, vou fazer um Cruzeiro MSC passando também por Muskat e Khasab. Nestas duas cidades vc recomenda que compre o tour vendido no navio ou podemos fazer os passeios por conta visitando os locais que vc descreveu?

    • Oi Regina,
      Depende muito do tipo de viagem que você procura. Comprar o passeio do cruzeiro oferece uma grande comodidade de que tudo já esta pronto e organizado, e você só precisa seguir o guia. Por outro lado, fazendo o passeio por conta própria, você tem a liberdade de ficar mais ou menos tempo em um lugar. Vale lembrar que, ao descer em Oma, muitos taxistas e guias virão oferecer seus serviços. Você pode escolher contratar algum, ou seguir sozinha. Veja qual tipo de viagem combina mais com você antes de fazer sua escolha!
      Boa viagem!

  • Laura Bassildo

    Boa noite
    Vou de navio para os Emirados Árabes em fevereiro será que no porto consigo taxista que fala português ou espanho?
    Abraços Laura

    • Puxa Laura, pelo que eu me lembro da minha visita a Omã (também fui de navio até Muskat), acredito que vai ser BEM difícil encontrar lá na hora alguém que fale português. Pode ser que espanhol seja mais fácil, mas não tenho essa informação exata para te dar alguma tranquilidade. Uma coisa que tenho certeza é que você encontra várias pessoas que falam inglês.
      Pelo que entendi a sua pergunta foi sobre Omã, certo? Se sua dúvida for sobre Dubai, posso te indicar um receptivo brasileiro.
      Beijos e boa viagem!

      • Super obrigada pela ia atenção se tiver um receptivo em Dubai me passe por favor

      • Laura, finalmente consegui o nome da empresa que eu contratei em Dubai quando fui com a minha família! Chama Palmera Tours e o site é esse:http://www.palmeratours.com/
        Espero que ainda dê tempo e te ajude!
        Beijos e boa viagem <3

  • Kátia Camargo

    Bom dia!
    Estarei em Dubai pela terceira vez, então gostaria de conhecer Omã.
    Por favor, de onde sai o Cruzeiro e de quantos dias é?
    Obrigada!

    • Oi Kátia,
      Imagino que existam algumas opções de cruzeio. Nós pegamos um navio da rede Costa e saímos de Abu Dhabi. Chequei no site e eles tem opçòes de saídas de Dubai e Abu Dhabi. Veja o que fica melhor pra você aqui, tem várias opções diferentes.
      Espero ter ajudado. =)
      Beijos e boa viagem!

  • Muito legal o post. Ainda encontramos poucas informações sobre o Omã. Esperamos conhecer em breve! Grande abraço, Larissa.

    • Verdade Larissa, vejo muito pouco conteúdo sobre Omã (tanto em português quanto em inglês também), por isso escrevemos esse post. =)
      Obrigada pelo seu comentário e por acompanhar o Segredos de Viagem. Beijos

  • Um amigo me falou de Omã. Fiquei curioso e me e fiquei surpreso com as nuances deste país.

  • Pretendo locar um carro em Dubai, fazer um tour nos emirados e depois ir para Omã. Sabem se preciso de alguma autorização especial para passar a fronteira com um veículo locado em Dubai?

    • Kellen,
      não temos essa informação.
      Já tentou entrar em contato com alguma locadora de veículos para verificar isso?
      Quem sabe eles não conseguem te ajudar com essa informação. =)

  • Julio Francisco

    È maravilhoso saber que os portugueses deixaram maravilhosos vestígios que os identificam nos cinco continentes. Parabéns aos descobridores e seus seguidores até aos dias de hoje.

  • Isabel Graça

    Guia em Omã em Português e Español – Isabel (facebook)
    Olá Marcela, Parabêns pelo comêntário sobre o Sultanado de Omã, está muito bém…
    Eu Chamo-me Isabel sou Portuguesa residente em Muscat e sou a única Guia Turística Official no Sultanado de Omã para a Língua Portugues e Espanhola.
    Infelizmente não vem muitas pessoas de Portugal e do Brasil, vem mais de Espanha, Colômbia, Argentina e México….
    Precisamente ontem, uma sorte, recebi uma Família fantástica do Rio de Janeiro, vindos justo de Cruzeiro Aida Stella, mas as marcações que tenho seguintes são com Espanhois…
    Seria bom poderem divulgar o meu contacto entre os vossos conhecimentos de Amizade e de Agências de Turísmo no vosso País.
    Temos Guias Oficiais de várias Nacionalidades, viaturas 4×4, Mini Van, Mini Bus e Bus, trabalhamos com VIP, Grupos individuais de uma a duas pessoas assim como com Grupos de cinquenta pessoas…..
    Lembramos por algums momentos menos agradáveis em que aparecem Fiscais no meio de um Tour…. Que os Taxistas do Porto são motoristas e não Guias Turísticos… Podem transportar os Turístas mas não acompanhar em visitas…. assim como os Guias Turísticos não podem ser motoritas dos seus Turistas, ou seja no Sultanado de Omã o Guia tem que ter sempre um Driver/motorista que só pode ser de nacionalidade Omanita
    Respondendo ao Sr. Alan, não temos transportes públicos, só mesmo taxi e carros privados .
    Respondendo á D.Rosana, as Senhoras no cruzeiro vestem-se durante o dia traje informal, biquine, vestidos ligeiros e á noite traje de festa, vestidos longos e de salto alto…
    Nas cidades Islâmicas solicitamos respeito pela cultura… então as Senhoras devem de ter roupa que tape até ao joelho, ombros e grandes decotes…
    Na visita ás Mesquitas penso que a D. Marcella já referiu, Senhores com calça longa e se tem tatuagem tem que as tapar, as Senhoras só podem ter destapado a cara, mãos e pés ou seja, devem cobrir o cabelo, pescoço e decote, braços completos e pernas completas…..
    Em praias privadas podem vestir biquini, nas praias públicas no centro da cidade e nos Wadis em que estejam presentes Nativos solicita-se que as Senhoras tomem banho com uma T-Shirt…..
    Informo ainda que o Museu Nacional de Oman abriu em Agosto último, o preço do ticket é de 5 RO (Cinco Reais Omanis) = penso que 13,5 Dollares americanos e que se vamos ler toda a informação precisamos de 3 horas para visitar todo o Museu, que retrata a História de Omã desde a Pré-História até á Renascença, tempos actuais.
    E que o Museu Bait Al Zubair tem o preço de 2 RO (dois Reais Omanis) = á volta de 5 Dollares, necessitamos de 20 minutos para a visita.
    As diferenças de preço de Tours de 1/2 Day, que o Sr.Gerson apresenta não faz sentido… Também não sei a que moeda se refere…. e depende se está inserido num grupo ou se quer fazer Tour individual… ou ainda se tem um Guia Nativo/Omanita e que se não é Guia Official, esses chegam a cobrar 20 RO por dia e muitos nem falam bém Inglês… além de que podem conhecer os locais mas muitos não sabem descrever com precisão o que visitam….
    Quêm trabalha Official tem cartão profissional de idêntificação e teve que estudar História de Oman, Demografia e Geografia e fazer exame no Ministério do Turísmo de 2 em 2 anos por isso não vamos comparar….
    O Sultanado de Omã ou Oman é um País LINDO!!!!!, É Islâmico Ibadita, onde reina a Paz e Tolerância ….
    Omã é um dos dois únicos Sultanados no Mundo, temos um Sultão, Sua Majestade Sultan Qaboos Bin Said Al Said, governa este País como Monarca Absoluto…
    Omã foi Reinado por Portugal durante 140 anos…. Daí a forte presença Portuguesa que pode ser vista pelos Fortes ao longo de toda a costa…. Estamos rodeados de Montanha, Dunas Planicie, Deserto, Wadis e Oasis….
    Muscat uma cidade com Romântismo… Se pode visitar num city Tour de um dia, mas com actividades de uma semana a um mês…. Os arredores para visitar em uma ou duas semanas de Tour…
    Deixo o meu contacto:
    Isabel Graça
    Guia em Omã em Português e Español – Isabel (facebook)
    [email protected]
    +96891350016 – tenho whatsapp
    Boa Sorte a todos!!!

  • Marcela, boa noite!!! Vamos fazer um cruzeiro em janeiro/2017 e estamos pesquisando alternativas para fazer um city tour por Muscat. Achamos pacote de 4 horas (um por 100 outro por 33). Imagino que a diferença entre eles, seja os ingressos. Vc tem ideia de quanto custa o ingresso para a Mesquita Qaboos e o Museu Bait Al Zubai? Gostei da sua sugestão quanto ao motorista que nos acompanha por alguns lugares. Vc acha que precisamos reservar ou tem bastante opções? Vamos numa turma com treze pessoas. Grato por sua atenção. Abs

    • Olá Gerson, tudo bem?
      Se eu não me engano a entrada na Mesquita Qaboos é de graça, das 8 as 11h para quem não é muçulmano (exceto as sextas).
      Já o preço do museu você pode checar aqui: http://www.baitalzubair.com/?page_id=185&lang=en
      Minha experiência foi bem parecida com a que você vai ter.
      Estávamos em um grupo de 14 pessoas e fizemos um cruzeiro dos Emirados Árabes Unidos até Omã.
      Descemos no porto de Muscat e lá vimos vários motoristas disponíveis. Negociamos e pegamos uma van lá na hora mesmo e ele acompanhou a gente durante o dia. Foi super solícito e simpático, tomava a frente para ajudar em qualquer problema e sugeriu passeios novos e explicou sobre a cidade.
      Infelizmente não peguei o nome dele e nem lembro o valor do passeio. Só lembro que a negociação foi bem caótica e hilária, com váaarios motoristas em cima da gente e todos nós perdidos sem saber com quem fechar ou o que era melhor fazer naquela situação. Mas no final deu tudo certo! =)
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boa viagem.

  • Marcella,

    como vc tirou seu visto? direto no porto de omã? tbm irei por cruzeiro e estou com duvidas!!!

    • Isso Danielli!
      Se tiver dúvidas na hora, o pessoal do próprio cruzeiro já está orientado e pode te ajudar.
      Beijos e boa viagem!!

    • Alan,
      quando fomos não utilizamos transporte público. Pegamos um motorista no porto (estávamos em um cruzeiro) que acompanhou a gente pela cidade.
      Não consegui achar informações sobre isso na internet, nem no próprio google maps que costuma ter tudo. Vi um artigo que falava sobre taxis privados e compartilhados e as minivans, que foi o que usamos.
      Quando é a sua viagem? Uma das nossas colaboradoras passará por Omã em Julho e vou pedir pra ela checar essas informações.
      Obrigada e desculpe não conseguir ajudar mais por enquanto.

  • marisa victor

    Bom dia Marcela,

    Preciso saber como é obtido o visto para Omã, sendo Angolana.

    Aguardo resposta.

    • Ola Marisa,
      Sei que o Brasil e Portugal (e outros paises da UE tem um acordo especial com Omã, por isso tirar o visto é bem fácil e feito no aeroporto mesmo. Mas no caso de Angola não tenho certeza, é mais seguro que você se informe diretamente com o consulado ou embaixada.
      Neste site oficial de Omã você pode encontrar mais informações: http://www.rop.gov.om/english/dg_pr_visas_tourist.asp
      Boa sorte!

    • É necessário visto, mas é possível solicitar e pagar por ele no próprio aeroporto de Muscat ou Salalah para permanência de até 30 dias.
      O país também tem acordo com Dubai e com o Catar, para facilitar o turismo em ambos lugares.
      Mais informações estão muito bem explicadas nesse post do Travel with Pedro.

  • + Ver mais comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *