Puno e as Ilhas flutuantes de Uros


Atualizado em:


Puno é uma cidade peruana que fica às margens do lago Titicaca. A cidade em si não tem nada de super extraordinário, mas é de lá que saem os barcos para as ilhas flutuantes de Uros, e isso sim é um passeio legal.
Para comprar os passeios de barco pelas ilhas você não precisa de muita antecedência não. Na própria recepção do seu hostel ou hotel eles podem te dar informações sobre os barcos, você já paga e reserva pro dia seguinte. Escolha um dos primeiros horários (na minha opinião é melhor, pois o passeio é demorado).
O passeio sai do porto de Puno no lago titicaca e demora cerca de 30 minutos de barco até a ilha. As ilhas flutuantes são artificiais, ou seja, não são um amontoado de terra que sai da água, e sim um entrelaçado de uma planta chamada totora, que flutua. É dessa planta que são feitas, também, as casas, barcos, e outras construções, além dela ser comestível.
É possível fazer um passeio no barco de totora por cerca de 5 soles por pessoa.
Lá você vai conhecer famílias nativas que ainda vivem lá e dependem do turismo. As crianças são lindinhas com as roupas típicas mas não se engane, são crianças mas são espertas e vão sempre pedir dinheiro para tirar fotos. Nós demos balinhas também e eles amaram!
É um passeio interessantissimo e diferente de tudo que você já viu pois é impressionante como a totora “aguenta” uma vila inteira sem afundar. Vale a visita! No roteiro que nós sugerimos da Bolívia ao Peru (aqui nesse post), há a indicação da parada em Puno.

Chegando na ilha

Chegando na ilha

Totora: nas paredes da casa, e pra comer

Totora: nas paredes da casa, e pra comer

Barco de totora (no passeio vai todo mundo "amontoado" mesmo!)

Barco de totora (no passeio vai todo mundo “amontoado” mesmo!)

Povo local

Povo local

Crianças fofas

Crianças fofas

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • naimara scarpetti

    amei e quero ir simmmm
    Meu sonho amo viajar e deverá ser fascinante
    Qual a melhor época?
    At Naimara Scarpetti

    • Naimara,
      A melhor epocao para visitar o Peru, em geral, e’ durante o inverno que ‘e mais seco, pois nao ha o risco de cuvas e alagamentos. O inverno deles vai, mais ou menos, de Maio ate finalzinho de Setembro.
      Boa viagem!

  • Que máximo! Não conhecia nada sobre essa ‘ilha que não é ilha”. Fiquei com muita vontade de conhecer, mas também com medo de encarar esse barquinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *