Toledo, Espanha: bate-volta de Madri e o que fazer em um dia


Atualizado em:


Viajar para a Europa significa ter acesso a uma infinitude de possibilidades culturais, gastronômicas, com diferentes cenários naturais e diversas cidades históricas a serem visitadas. Entre tantos destinos incríveis, Toledo, na Espanha, é um deles. Confira nesse post o que fazer em Toledo, onde comer, como ir, e também como aproveitar ao máximo um bate e volta a partir de Madri.

-Por que visitar Toledo: história e importância da cidade
-Como ir de Madrid para Toledo em um bate e volta
-O que fazer em Toledo: principais pontos de interesse
-Onde comer em Toledo: do tradicional ao estrelado Michelin
-Valeu a pena visitar Toledo?

Toledo Espanha

Vista aérea do centro antigo e do Alcazar de Toledo, na Espanha

Toledo: história e importância da antiga capital espanhola

Esta pequena cidade é um dos destaques do turismo na Espanha e abriga a história de três culturas diferentes que habitaram o país ao longo dos séculos. Toledo é a antiga capital da Espanha, mas não só isso. Também foi capital dos Mouros, e até dos visigodos.

Para os amantes de arte, Toledo é importante por ter sido casa do famoso pintor El Greco. Apesar de ter nascido na Grécia, El Greco morou na Espanha e fixou residência em Toledo quando tinha por volta de 36 anos de idade e ficou até falecer. E foi lá que desenvolveu a maior parte de sua carreira e seus trabalhos estavam em uma fase de maturidade.

Por fim, além de toda a riqueza histórica e cultural de Toledo, um outro atrativo para o turista é que a cidade está bem próxima de Madrid. Toledo está localizada a apenas 75 km de distância da capital espanhola atual, em uma rápida viagem de trem. Junte isso ao fato de que é bem fácil explorar a cidade em apenas um dia, e aqui está um bate e volta perfeito. Sim, é possível conhecer Toledo em apenas um bate e volta saindo de Madrid.

Veja no mapa como elas estão próximas.

Mapa Toledo

O pin vermelho mostra onde está Toledo no mapa.

E foi exatamente isso o que fiz. Durante uma viagem em família a Espanha, escolhi Toledo como uma das cidades a serem visitadas. Por ser bem próxima de Madrid, um destino da minha viagem e onde fiquei hospedada, optei por fazer um passeio no estilo bate e volta. E é super fácil! Por isso, nesse post, compartilharei as dicas para quem também quer visitar Toledo em um dia.

Como ir de Madri para Toledo em um bate e volta

Antes de pensar no roteiro e planejar o que visitar por lá, é preciso saber como chegar em Toledo a partir de Madrid. O trem é a forma mais prática, e facilita muito já deixar a parte do transporte resolvida antes de viajar para não se preocupar. Com as passagens compradas com antecedência você consegue planejar o horário para acordar, que horas sair do hotel para tomar um bom café da manhã em Madrid e traçar o planejamento para se locomover até a estação Atocha em Madrid.

Mas é possível também chegar de ônibus, ou ainda sair de Madrid para fazer uma road trip, e aproveitar o carro alugado para fazer um pit stop em Toledo. Quem sabe até dormir por lá uma noite antes de seguir viagem. Como usei o trem, é sobre ele que falarei mais.

trem de alta velocidade da espanha

Trem de alta velocidade saindo de Madri para Toledo, na Espanha. Dica: a estação de trem de Toledo é uma atração a parte, lindíssima!

Onde comprar passagens de trem e embarcar

Todos os dias, trens de alta velocidade partem da estação Atocha, em Madrid, em direção a Toledo. E vice versa. Atocha é a principal estação de trem de Madri e, por isso, há inúmeras formas de chegar até ela  (taxi, metrô, ônibus e etc).

O primeiro trem para Toledo costuma sair às 4h da manhã e o último às 22h. Cada viagem dura pouco mais de 30 minutos. As viagens de Toledo voltando para Madrid funcionam no mesmo esquema.

Quem cuida do transporte neste trecho é a RailEurope. É possível adquirir as passagens nas estações ou mesmo pelo site da companhia (com custo a partir de 13,90 euros).

Meu conselho é sair cedo, logo após o café da manhã para poder aproveitar os passeios logo de manhã. Para a volta a Madrid, pense em almoçar em Toledo e voltar no final de tarde – chegando em tempo para jantar na capital.

castelo ponte rio toledo Espanha

O que fazer em Toledo em um dia? Principais pontos turísticos

Sabendo que o tempo é curto e que a cidade possui uma riqueza de edifícios, ruas, museus e lugares para serem explorados, um passeio no estilo bate e volta precisa ser objetivo para não desperdiçar aquilo que a cidade tem de melhor. A Catedral e o Alcazar são as principais atrações turísticas de Toledo, mas tudo no caminho é de se admirar, a começar pela lindíssima estação de trem.

Escolha o que mais se destaca, o que mais te aguça o interesse, e aquilo que vai te fazer pensar “valeu a pena ter ido a Toledo”. Eu, por exemplo, pensei em construções históricas que dificilmente veria aqui no Brasil ou que carregam algum significado muito importante na história da Espanha. Mas é claro que esse é um gosto pessoal.

Por isso, fizemos aqui uma lista dos principais passeios de Toledo para te ajudar a escolher.

Também é importante lembrar que esta não é a viagem para ficar muitas horas presa em um único monumento. Mas garanto que vale a pena e dá para conhecer muita coisa mesmo em menos de 24 horas em Toledo.

-Observar três culturas em uma mesma cidade

Rua de Toledo com tecidos

Uma das ruas de Toledo, na Espanha, com tecidos para aliviar o calor do sol

Toledo é famosa por ser uma cidade que abrigou, por muitos anos, cristãos, árabes e judeus na mesma localidade – e em harmonia. Não à toa, Toledo é conhecida como a “cidade das três culturas”. Caminhando por lá ainda é possível ver traços dessa convivência multicultural do passado.

No passeio de um dia, já que era um bate e volta, dei preferência para observar a arquitetura local e dedicar tempo para entrar em prédios que poderiam me contar mais sobre a história da cidade.

Mas apenas caminhar pelo centro antigo com um olhar atento já será um passeio e tanto. As marcas da cultura árabe podem ser vistas em janelas lobuladas nas edificações da cidade (aquelas com um leve arredondamento pontudo em cima); dos judeus, há as antigas sinagogas (são muitas!); e, claro, muita história do catolicismo ibérico.

Eu, que amo turismo histórico, vi em Toledo um destino que poderia me trazer uma experiência ímpar.

-Alcazar de Toledo

Surpreendentemente eu decidi não entrar no Alcazar de Toledo. Passar na frente do grandioso edifício – que mais parece um castelo – já me deixou satisfeita, e como o tempo era curto decidi continuar. Mas você vai identificar a construção de vários lugares da cidade, já que ela é grandiosa e fica em um ponto alto. Hoje lá fica um museu, mas o edifício já foi palácio, prisão, quartel, entre outros.

-Cidade de puertas: conheça as muralhas de Toledo

O que fazer em Toledo: muralhas e atrações

Como muitas cidades medievais, Toledo é cercada por muralhas. Este tipo de fortificação ajudava a proteger a cidade e também delimitava sua fronteira. Assim, conforme crescia, novas extensões da muralha eram construídas. Por isso, durante um passeio a Toledo, é possível perceber mais de uma entrada e saída da cidade.

Quando cheguei a Toledo, entrei pela puerta de Alcantara, bem nas margens do rio Tejo – sim o mesmo que deságua em Portugal – e perto da ponte de mesmo nome e que serve à cidade desde o século 10. O portão Alfonso VI é lindíssimo também e vale a visita.

Mas há muitas outras, como a puerta Bisagra, Cambrón, entre outras. Ao passear pela cidade, portanto, vale ficar de olho nas belas muralhas e portas!

-Compras em Toleto: o Damasquinado para os amantes de artesanato  

Conhece a técina do Damasquinado? Pois ela tem origem dos mouros e virou sinônimo de arte de Toledo. Quem gosta de artesanato vai adorar se perder pelas lojinhas e ver as bijus e artigos decorativos que usam a técnica que teve origem em Damasco (por isso, damasquinado ou damasceno). Consiste em desenhos pequenos e detalhados, com um certo padrão, e geralmente são fios de ouro ou prata em cima de um aço/ metal escuro. Se interessou? Leia esse texto escrito por quem entende mais do que eu. Rs.

-Sinagoga de Santa María la Blanca

sinagoga Santa Maria La blanca

Se você curte turismo histórico, vai amar conhecer a sinagoga de Santa María la Blanca. Erguido no século 12, o prédio foi, a princípio, uma sinagoga para os judeus de Toledo. Posteriormente, foi transformada em uma igreja católica, depois em um beatério – instituição da Igreja Católica voltada à formação de beatas, o que no passado era o nome usado para mulheres que eram extremamente dedicadas às práticas religiosas.

Hoje em dia, Santa María la Blanca ainda pertence à Igreja Católica, mas não há mais cultos no espaço.

Por trazer uma arquitetura típica da Espanha medieval, composta por elementos árabes, mas por também ter pertencido tanto ao catolicismo quanto ao judaísmo, Santa María la Blanca é uma das atrações imperdíveis de Toledo.

Para visitar a sinagoga, a entrada custa 3 euros. Porém, há desconto no ingresso para alguns profissionais. Crianças entram de graça. No site da sinagoga há mais informações sobre a visitação.

-Monastério de Santa Clara La Real De Toledo

monasterio Santa Clara La Real De Toledo 

Monastério Santa Clara La Real De Toledo

O Monastério de Santa Clara La Real De Toledo, um prédio histórico do século 13, foi um dos primeiros lugares que visitei em Toledo.

Assim como a sinagoga de Santa María la Blanca, o monastério também traz muitas características da arquitetura árabe em sua estrutura, como as colunas, portas com design lobulados, entre outros.

Me chamou atenção, também, o claustro do monastério por ter características diferentes das típicas dos prédios árabes. Pesquisando no site oficial do Santa Clara La Real De Toledo, descobri que, na verdade, o claustro trata-se da parte mais antiga do monastério, do século 10 – o que faz sentido, já que a chegada do povo árabe deu-se 200 anos depois.

Definitivamente esse é mais um belo ponto turístico de Toledo para colocar no seu roteiro.

-Mosteiro de São João dos Reis

O que fazer em Toledo: Mosteiro de São João dos Reis

Mosteiro de São João dos Reis

O mosteiro de São João dos Reis é dos tempos dos famosos reis católicos Isabel e Fernando de Aragão, considerados os monarcas que deram início à formação do que hoje se conhece como Espanha. Aliás, foi erguido a mando dos reis e, em uma das capelas do mosteiro, é possível encontrar o brasão da família de Isabel e Fernando.

O mosteiro segue a estética gótica, tradicional da época de sua construção, no final do século 15. É possível ver muitos detalhes desse tipo de arquitetura por lá, como os chamados arcos conopiais (aqueles cujo acabamento na parte superior costuma ser mais ondulado, com pelo menos duas curvas convexas em baixo e duas curvas côncavas em cima – detalhes que eu, particularmente, adoro quando visito cidades europeias medievais.

Para visitar o mosteiro, é preciso pagar um ingresso de 2,80 euros (inteira). Há ainda opções de desconto para alguns grupos de pessoas que levam o ingresso para 2,40 euros, além de gratuidade para crianças.

– Por último, mas não menos importante: Catedral de Toledo

atrações em Toledo: Interior da catedral de Toledo

Belíssimo interior da Catedral de Toledo.

Grandes cidades européias geralmente têm grandes catedrais. Sabendo que Toledo foi uma importante cidade da Espanha antiga (foi a capital imperial), imaginava que a Catedral de Toledo valeria uma visita.

De fato, a catedral de Toledo é encantadora. Constituída no século 13, tem uma estética gótica e uma dimensão arquitetônica que me deixou encantada. Ao todo, são cinco naves, imensas colunas de sustentação para o teto e suas abóbadas. Em uma das naves é possível reparar na estrutura do imenso órgão instalado na catedral.

Chamou a minha atenção também a riqueza de detalhes estéticos nas colunas e paredes que sustentam a catedral. Em uma das “esquinas” que sinalizam a divisão das capelas, é possível notar muito bem a magnitude artística da catedral e a riqueza material do lugar.

Dentro da catedral há, ainda, museus como o “Tesoro” que segundo informações da própria catedral, guarda peças litúrgicas fabricadas com os primeiros gramas de ouro levados da América para a Espanha.

Para visitar a catedral de Toledo, é preciso pagar um ingresso de 8 euros por pessoas. Há visitas guiadas ao custo de 11 euros.

Onde comer em Toledo: do tradicional ao estrelado

"Onde

Em um bate e volta, você muito provavelmente terá que parar para o almoço antes de continuar os passeios da tarde. As principais opções de restaurantes não se concentram em apenas um lugar, mas estão espalhados pela cidade como um todo.

Quando fui almocei em restaurante bem perto da Plaza de Zodocover. Não lembro exatamente qual foi o restaurante, mas lembro que por lá haviam várias opções, de todos os tipos. Achei prático e bom, já que a Plaza de Zodocover é bem central e fica no Centro Histórico de Toledo, na mesma rua do Museo do Exército e do Alcázar de Toledo.

Na região do centro e da praça, uma belíssima referência é o Bar Ludeña, onde foram inventadas as Carcamusas (prato típico de Toledo com carne de porco). O Restaurante Palacios é simples e bem justo, e o El Trébol é mais descoladinho e ótimo para uma cervejinha no final do dia. Para quem busca algo mais refinado no centro a dica é o restaurante Adolfo.

Mas se gastronomia é uma parte importante da sua viagem, você vai gostar de checar o Restaurante Iván Cerdeño, com uma estrela Michelin e localizado em um lugar lindíssimo, em uma casa de campo construída em cima de ruínas romanas! O ciervo assado é uma especialidade.

Por fim, uma opção mega charmosa e requintada, que também é referenciada pelo guia Michelin é o restaurante La Orza.

Retorno a Madrid: valeu a pena visitar Toledo em um bate e volta?

Plaza Mayor com turistas

Plaza Mayor em Madrid

Eu curti muito tirar um dia para conhecer Toledo e acredito ter sido mais do que o suficiente. A cidade é pequena, e quase tudo dá pra ser explorado a pé. Além disso, ela tem uma grande importância histórica, vários pontos de interesse e lugares lindos para conhecer.

No retorno para Madrid, ainda sobrou tempo para passear mais um pouquinho. Uma boa dica para esse final de dia é ir ao Parque del Retiro descansar, ou quem sabe jantar ou terminar o dia na Plaza Mayor. Se quiser veja aqui mais dicas de Madrid.


E aí? Gostou das dicas de Toledo? Espero que sim! Se tiver alguma dúvida ou outra boa recomendação, escreve aqui pra gente nos comentários que vamos amar conversar. =)

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *