Tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem a Cancun


Atualizado em:


Veja aqui respostas a dúvidas frequentes, e descubra todas as dicas práticas para planejar sua viagem a Cancun.

Por que ir a Cancun?

Cancun é um ótimo destino de férias por inúmeros motivos: tem praias e paisagens paradisíacas, não fica tão longe do Brasil, oferece infra-estrutura completa com ótimas ofertas de hotéis, restaurantes e baladas, e vive sempre animada e cheia de gente, afinal é uma cidade que respira turismo em todas suas formas. 

Quer mais um motivo simples? Olha a cor desse mar!!!

Acho que é motivo o suficiente já, não é?

Acho que é motivo o suficiente já, não é?

Quais companhias aéreas voam até Cancun?

A única cia que tem vôo direto para Cancun é a TAM, mas apenas aos sábados, domingos e quartas-feiras (vôos as 11:20h e 11:40h). *A TAM deixou de fazer esse trajeto em 2016, para cortar gastos. Atualmente, para chegar em Cancun é preciso fazer conexão. 

É possível fazer o trajeto ainda pela TAM mas com conexões, e também com outras companhias como Avianca, Aeroméxico, Copa Airlines (as opções mais comuns), mas também com Delta, United, Aerolineas Argentinas e até AirCanada (haja paciência de subir até o Canadá e depois descer para o México, na metade do caminho).  

A Avianca também realiza o trecho diariamente, com conexões em Bogotá ou Lima. Outra boa opção é a Copa Airlines, com conexão na Cidade do Panamá, e a Aeroméxico, com conexão na Cidade do México. 

Reserve aqui os melhores passeios para fazer em Cancún

Qual a melhor época do ano para ir a Cancun?

Em Cancun tem sol e tempo bom praticamente o ano inteiro, mas há algumas variações ao longo do ano.

Veja também: Onde ficar em Cancún?

A alta temporada acontece de dezembro a março e é a mais recomendada por diversos guias, e, além disso, nos meses de março e abril tem muita festa e muitos jovens por lá pois é o período de spring break americano.  

No verão mexicano (as estações são opostas as nossas, então o verão vai de junho a agosto), fica ainda mais quente durante o dia e abafado durante a noite.

O período entre os meses de agosto e novembro é considerado temporada de chuvas e furacões, mas a realidade é que chove por uma hora ou duas em alguns dias esparsos, e o restante do dia fica ensolarado ou apenas nublado, assim como nossas chuvas de verões por aqui que aparecem, molham um pouquinho e logo já somem. 

Nuvens que iam e vinham quando fomos em outubro de 2015.

Nuvens que iam e vinham quando fomos em outubro de 2015.

Quantos dias ficar?

Cancun é um ótimo destino para quem quer ou só pode tirar uma semana de férias, pois 7 ou 8 dias é o tempo ideal para fazer os passeios, relaxar na praia e conhecer a região.

Quais documentos preciso para ir a Cancun? O México exige visto ou alguma vacina?

Para ir a Cancun para turismo, você precisa apenas de seu passaporte. Desde 2013, o México não exige mais visto para turistas brasileiros, o que facilitou ainda mais ir para lá. Também, não exige nenhuma vacina e a maioria dos vôos de conexão também não pedem comprovantes de vacinação (mas, por via das dúvidas, é sempre bom checar com a companhia aérea).

Como escolher o seu hotel em Cancun?

Esse é um tópico que merece atenção especial e que será respondido no próximo post, afinal, são mais de centenas de hotéis apenas em Cancun, sem contar as cidades próximas como Playa del Carmen e toda a Riviera Maia!

Acordar com essa vista todos os dias faz bem pro <3 .

Acordar com essa vista todos os dias faz bem pro coração e é recomendado pelos médicos.

Assim como esse tema merece um post exclusivo e mais aprofundado, também faremos posts mais aprofundados para responder outras duas dúvidas: “Como ir do aeroporto até o centro de Cancun?” e “Quais passeios fazer em Cancun e arredores?”.

É melhor ficar em hotel all inclusive ou não?

Essa é uma dúvida muito frequente em quem está planejando uma viagem para lá, pois vários hotéis oferecem essa opção. Cada escolha tem seus prós e contras, então deixo aqui minha opinião sobre cada uma delas.

Em primeiro lugar você tem que checar se o hotel oferece muitas opções e que elas sejam boas o suficiente para compensar. Algumas redes são gigantescas e cheias de restaurantes a la carte e que deixam você usufruir da estrutura de outro hotel da rede que não é o que você está hospedado. Como é o caso do hotel que ficamos no casamento de dois amigos, o Moon Palace Golf & Spa, que é gigante e tinha hotéis em Cancun e Playa del Carmen também. Daí vale a pena. Mas, se o hotel não oferecer opções variadas, você acaba ficando preso a isso e perde a chance de explorar outros lugares legais da cidade.

Pra quem é bom? All inclusive é ótimo para famílias com crianças, pois todos tem a liberdade de fazerem seus próprios horários (como a hora que vai jantar, por exemplo), e as crianças tem opções de atividades e passeios já inclusos no pacote. Além disso, é uma opção boa para quem quer realmente se desligar de tudo a sua volta e só relaxar, pois você paga tudo de uma vez só, não precisa ficar se preocupando com conta, e pode descansar tranquilamente. Mas, veja bem em qual hotel você vai ficar para ver se ele oferece muitas e boas opções, e não apenas um restaurante só com buffet, por exemplo. 

Pra quem não é tão bom? Por outro lado, uma diária pode ficar mais cara com a opção de serviço all inclusive, e você pode se acomodar e acabar não aproveitando as opções fora do seu próprio hotel. Então, salvo os perfis de viajantes citados acima, o all inclusive pode ser deixado de lado pois acaba sendo usado apenas nas refeições (e você também come muito mais, mesmo sem perceber). Assim, ao invés de jantar vários dias no hotel, por exemplo, você pode sair para a Zona Hoteleira e explorar alguns restaurantes como o La Habichuela Sunset, o Fantino no Ritz, o Tempo, Puerto Madero, Lorenzillo’s ou centros comerciais como La Isla ou Kukulcan Boulevard, ou pode ir além e ir até o centro comercial de Cancun para desbravar opções menos visitadas pelos turistas tradicionais como o Du Medique e o Labná.

IMG_4648

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais
por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.