10 coisas diferentes que você só vê no Japão


Atualizado em:


A grande vantagem de viajar para o outro lado do mundo – literalmente – é que você vê coisas totalmente diferentes da realidade que está acostumado. Pode ser alguma comida, uma atração maluca, ou até uma sutil mudança no comportamento e na forma como as pessoas se relacionam. Durante minha viagem ao Japão, listei 10 coisas diferentes que vi e que queria contar pra vocês, é o tipo de coisa que você só vê no Japão. Ah, e olha que eu nem vou falar do trem bala porque isso já é manjado demais. =P

Algodão doce gigante e com as cores do arco-íris. Invencionice do Japão, claro.

1- Automatização

A porta do taxi abre e fecha sozinha, assim como muitas das famosas privadas do Japão, e isso pode parecer desnecessário mas é totalmente maravilhoso!

2- Café da manhã tradicional

O café da manhã tradicional japonês sempre tem um peixe, gohan (arroz) e sopa de misô, além de outras coisas que pra mim mais pareciam um almoço do que café, como picles, porco ou vegetais.

Tradicional café da manhã japonês no hotel Beniya Mukayu

3- Baldeações mais práticas e diferenças no metrô

Nas estações de metrô existe uma placa com a informação de qual é o melhor vagão do trem para você entrar e fazer a sua baldeação! E muitas vezes, em um mesmo trilho, vimos trens indo para diferentes direções (pra confundir nossa cabeça!).

4- Ruas sem calçada

Vi muitas ruas que não tinham essa elevação de calçada como todos nós conhecemos. O meio fio dava praticamente direto na parede da casa ou prédio, e o espaço para pedestres era marcado no chão como se fosse uma ciclovia.

5- Kleenex

Em muitos restaurantes do dia a dia haviam lenços tipo Kleenex ao invés de guardanapos. Achei isso curioso.

6- Sushis e salmão

Felizmente (ou infelizmente para nós), qualquer sushi de esquina em Tokyo é melhor do que o melhor sushi do Brasil. Nada como ter peixes variados e gordurosos nadando ao redor de todo o seu país, não é? Ah, e sabe o salmão, aquele peixe super popular no Brasil? Para os japoneses, o sushi de salmão não está nem nos top 30 melhores e não é um peixe de primeira categoria para eles. Primeiro vem o atum, depois uma infinidade de outros animais marinhos, e só beeem depois o salmão aparece.

Sushi de atum, um absurdo de tanto sabor

7- Pássaros de mentirinha

Em lugares fechados como estações e aeroportos, ao invés da música relaxante para acalmar quem passa, há uma gravação com o barulho de pássaros cantando. Eu quase morri de agonia a primeira vez que ouvi isso porque tinha certeza que eles estavam presos em algum lugar tentando achar uma janela.

8- Carnes que derretem na boca 

No Japão provei as melhores carnes que já comi na vida. Hida beef (que loucura essa carne), Wagyu, Kobe… eu não esperava por isso, mas aqui é o paraíso dos carnívoros com carnes gordurosas que desmancham na boca.

Sukiyaki em Takayama

9- Mania de limpeza

As cidades são extremamente limpas e, no geral, tudo é muito limpo e organizado. Nossa guia nos disse que alguns japoneses geralmente andam com duas meias, porque dai quando chegarem em algum templo ou casa que tem tatame, eles tiram a meia de fora que estava em contato com o sapato e, assim, mantém a meia debaixo limpinha para não levar nenhuma sujeira MESMO ao tatame.

10- Comidas diferentes

Aqui que provamos o sorvete de ouro (Kanazawa), e o algodão doce gigante (Tokyo – bairro de Harajuku). Diversão para adultos e sucesso nas fotos do Instagram… =P.

Sorvete folheado a ouro em Kanazawa

*Bônus: Yukatas nos hotéis

As Yukatas são kimonos de algodão, mais fáceis de amarrar e também conhecidas como Kimonos de verão. Todos os hotéis que ficamos ofereciam yukatas no quarto, para os hóspedes poderem usá-las durante a sua estadia. Muitos hóspedes iam tomar café com suas yukatas ou andavam nas dependências do hotel com elas, e isso era ainda mais comum de acontecer nos ryokans (hospedarias tradicionais japonesas).

Eu e minha yukata no quaro do hotel Mandarin Oriental em Tokyo

E você? Já foi para o Japão? Algo te marcou durante a viagem? Conta pra gente ai nos comentários. E se você vai para lá conferir tudo isso pessoalmente, aproveite e leia nossos outros posts sobre o Japão:

Quanto custa viajar para o Japão? Exemplos de gastos reais
Os 5 templos mais impressionantes que visitei no Japão

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *