10 destinos para mulheres que viajam sozinhas


Atualizado em:


Conheça abaixo 10 destinos para mulheres que querem começar a viajar sozinhas, e deixe seu relato ou sua experiência nos comentários abaixo. 

Por Sara Baptista e Marcella Pacca

Uma das principais dúvidas de quem está começando a viajar sozinha é o destino. O medo em relação a segurança, a língua e aos possíveis perrengues acaba aparecendo desde o comecinho do planejamento, mas não se desespere.

No primeiro texto desta série nós demos algumas dicas do que considerar na hora de escolher para onde ir (se você não viu, corre lá ler o texto “Quero viajar sozinha, por onde começo?“), mas agora fizemos uma listinha com 10 lugares incríveis para mulheres viajando sozinhas.

Para montar essa lista, usamos as nossas experiências pessoais, mas também tivemos ajuda de algumas outras mulheres maravilhosas. Pedimos dicas em um grupo de mulheres viajantes no Facebook — vamos falar mais sobre isso no futuro –, e recebemos um montão de respostas ótimas, que corroboraram nossas escolhas ou vieram para complementar!

Veja aqui alguns países e cidades perfeitos para você começar a se aventurar por aí:

1- Portugal

Nada como começar pela terrinha, não é mesmo? Portugal além de ser um país super acolhedor com turistas brasileiros, tem a enorme vantagem da língua ser a mesma. Apesar de às vezes parecer que os portugueses estão falando outro idioma, se você não fala bem outras línguas não precisa desistir de fazer uma viagem internacional. Portugal tá aí pra isso! Além de tudo, em Portugal estão os melhores hostels do mundo e há muitos free walking tours, que são locais ideais pra fazer novos amigos (vai por nós, falamos por experiência própria). 

2- Canadá

Outro lugar muito acolhedor é o Canadá. Esse país norte-americano, diferente do vizinho de baixo e seus muros, tem uma tradição de imigração muito forte, por isso acabam sendo muito receptivos com estrangeiros, especialmente em Toronto, onde cerca de 50% dos trabalhadores são de fora. Além de seguro, no Canadá tudo é escrito em inglês em francês, o que de repente pode ajudar na comunicação. É uma ótima opção para mulheres que querem fazer intercâmbio, e foi onde a Marcella foi estudar inglês com 15 anos. 

3- Bali

Marcella em Ubud, 5 dias viajando sozinha em Bali

Se Uruguai era uma dica de destino que está pertinho, Bali está literalmente do outro lado do mundo. A ilha mais famosa da Indonésia é uma ótima opção para mulheres que querem viajar sozinhas graças ao filme “Comer, Rezar e Amar”. Depois que a jornalista Elizabeth Gilbert escreveu sobre suas aventuras na ilha dos deuses e ainda teve sua história interpretada por Julia Roberts nas telonas, mulheres do mundo inteiro vão a Bali (mais precisamente pra Ubud) buscando aproveitar um tempo de tranquilidade sozinhas, em um lugar que inspira a reflexão e o auto-conhecimento. É comum encontrar mulheres sozinhas escrevendo em seus laptops nos cafés, fazendo aulas de yoga ou apenas passeando pelas ruas de Ubud.

4- Suíça

Como você certamente já ouviu falar, a Suíça é uma das maiores referências de lugar seguro e desenvolvido do mundo. Se escolher esse destino, suas preocupações em relação a segurança diminuem bastante, apesar de recomendarmos que você nunca baixe totalmente a guarda. O país é bem pequeno e mesmo assim dividido em quatro regiões, cada uma com um idioma oficial, então as chances de você conseguir se comunicar são bem altas, além de que a maioria das pessoas fala inglês por lá. Ah, além das paisagens, os queijos e chocolates são realmente deliciosos, e esses já são motivos suficientes para querer arrumar a mala e ir correndo para lá. =P

5- Bahia

O sorriso no rosto de quem chegou na Bahia.

A Bahia foi campeã absoluta de indicações das mulheres que responderam ao post no grupo do Facebook, e já tinha sido uma das indicações da Marcella depois que ela voltou da sua viagem para lá. De Salvador a Caraíva, passando pela Chapada Diamantina, Itacaré, Morro de São Paulo, Vale do Capão e Mucugê, todas as meninas que viajaram sozinhas por ali relataram boas experiências. Isso, por si só, já passa uma confiança o suficiente para se jogar. Mas, além disso, a Bahia tem a incrível vantagem de estar bem aqui, no nosso país. Quando temos algum problema, nada como estar em casa para conseguir resolver com mais eficiência, né?

6- Uruguai

Nosso vizinho do sul é uma ótima opção para quem quer sair do Brasil sem ter que ir muito longe. Como o país é pequeno e bem pouco populoso, os lugares são muito tranquilos, com índices de violência abaixo da média latina. Apesar de pequeno, o Uruguai também tem uma grande diversidade nas opções de destinos. Montevidéu é uma boa pedida para quem gosta de cidades, mas também dá para aproveitar a praia, o campo, cidadezinhas menores e super fofas como Colônia de Sacramento e mais badaladas, como Punta del Este.

7- Minas Gerais

som da terra em Inhotim

No Sonic Pavillion, em Inhotim.

Minas é um quentinho no coração. Além do óbvio ponto positivo que é a culinária local e da já citada facilidade por ser um destino no Brasil, Minas também oferece uma grande diversidade de destinos. Belo Horizonte é uma ótima pedida para quem gosta de cidade grande, mas ainda não se sente pronta para se aventurar por São Paulo ou Rio de Janeiro. Ouro Preto é uma cidade rica em história e cultura, mas também tem uma vida universitária intensa, perfeita para quem quer badalar. Reaberto após a tragédia de Brumadinho, Inhotim continua sendo um bom destino para quem busca ficar sozinha mesmo por uns dias. Minas tem ainda várias cidadezinhas pequenas e seguras, destinos de natureza para quem quer se aventurar por algo desse tipo e o festival de cinema de Tiradentes, propício para conhecer gente nova.

8- Alemanha

Alemanha – ótima opção para mulheres que querem viajar sozinhas

A Alemanha é um dos nossos lugares preferidos da Europa. O país no geral é muito seguro e o povo bastante simpático, bem diferente do estereótipo do alemão carrancudo que costumamos ter. Além disso, tudo é muito organizado e é super fácil se locomover e se comunicar, porque todo mundo fala inglês (todo mundo mesmo). Se você for na primavera ou no verão a experiência costuma ser ainda mais agradável, com as cidades cheias de gente na rua e muitas atividades ao ar livre para fazer.

9- Nova Zelândia

Outro destino do outro lado do mundo, mas que compensa a viagem em belezas naturais. Se você está em busca de trilhas, paisagens incríveis e muita aventura, a Nova Zelândia é o destino que indicamos. Embora seja um país mais caro, como a Suíça, é muito fácil e seguro viajar sozinha pelas duas ilhas, e com certeza vai ser uma viagem que marcará sua vida. Foi a primeira viagem sozinha da Marcella, há mais de 10 anos, e na época os ônibus da Kiwi Experience foram uma excelente opção para se locomover com segurança, viajar pelas ilhas e conhecer pessoas novas.

10- Bonito

Flutuação no Aquário Natural. Nessa viagem a Marcella estava acompanhada mas achou que as condições eram bem favoráveis para mulheres sozinhas.

Um destino surpreendentemente bom para viajar sozinha é Bonito, e são vários motivos que nos fazem afirmar isso. Já começa que é no Brasil. Além disso, os passeios são todos feitos através de agências e com outras pessoas, então você nunca estará completamente sozinha durante as atividades de dia, e tem a chance de conhecer gente nova. Para finalizar, os Bonitenses são super simpáticos e há vários turistas estrangeiros que estão mega abertos para fazerem novas amizades e conversarem com brasileiros.

Bônus: excursões

Se mesmo acompanhando as dicas e trocando experiências com outras mulheres você ainda não estiver totalmente segura de se jogar por aí, escolher uma excursão pode ser uma boa pedida em uma aventura solo. Por mais que a gente não goste muito de viajar com excursão por conta das limitações que elas oferecem, sabemos reconhecer que há algumas vantagens interessantes em viajar dessa maneira, principalmente para quem está começando. Viajando dessa forma você já vai com tudo planejado, não deve enfrentar muitos problemas de comunicação e com certeza terá companhia durante o dia, conseguindo manter a privacidade no quarto do hotel durante a noite. Que tal?

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *