6 ferramentas úteis para mulheres viajando sozinhas


Atualizado em:


Há três meses estamos semanalmente trazendo dicas e inspirações para mulheres que querem viajar sozinhas. Nosso objetivo com a série Mulher Viajante é ajudar mais mulheres a se empoderarem e se livrarem das amarras que as impede de conhecer o mundo. Mas, como já falamos por aqui, alguns cuidados são sempre necessários.

Em qualquer viagem, é sempre bom ter alguns truques na manga para lidar com os inevitáveis perrengues ou simplesmente facilitar a experiência. Viajando sozinha isso pode ser ainda mais importante.

Confere aqui então algumas ferramentas super úteis para mulheres viajando sozinha:

Chip de internet

Parece bobo, mas ter um celular com chip de internet salva demais a vida quando os problemas aparecem. Se perdeu? Internet. Problemas de ultima hora na hospedagem? Internet. Precisa dar sinal de vida? Internet. Perdeu o ônibus/trem/carona? Internet.

Viajando pela Europa ou Estados Unidos é até que fácil encontrar rapidamente um lugar com wi-fi pra te ajudar nessas situações, mas se você estiver em lugares menos conectados vai perceber como a nossa vida hoje em dia depende de uma conexão e como tudo parece mais complicado quando não temos uma à disposição.

Geralmente comprar um chip de celular pré-pago com acesso a internet é uma coisa que você pode resolver rapidamente e sem gastar muito já no aeroporto ou no centro de qualquer cidade média ou grande. Você também pode comprar seu chip com antecedência, para já garantir a conexão nos primeiros momentos da viagem!

A internet também pode ser muito útil pra se distrair quando você estiver sozinha em uma fila ou esperando o transporte

Mapa off-line

Mesmo com chip de internet, é sempre bom estar preparada. E um mapa é essencial pra isso. Como hoje o mapa de papel já está obsoleto (mas eu confesso que amo!),  existem milhares de opções de mapas no celular, e as melhores versões tem também a opção de salvar o mapa de uma cidade ou partes dela para usar quando o sinal de internet não estiver disponível.

Algumas opções são o Citymapper, a ferramenta Ok Maps do Google Maps, o Navmii, entre muitos outros. Geralmente esses aplicativos têm opções como salvar trajetos ou locais para consultar depois, além do download do mapa em si.Vale a pena dar uma pesquisada antes de viajar e escolher qual te agrada mais.

Grupos de Facebook

Grupos de Facebook de mulheres viajantes podem ser verdadeiros portos seguros quando a coisa aperta. Se precisar tirar uma dúvida, pedir uma dica, quiser companhia ou precisar de um abrigo de emergência, garanto que, se não resolver, um grupo desses pode te ajudar muito. Falei mais disso aqui.

Photo by Alejandro Escamilla on Unsplash

Overnight

O Overnight é uma plataforma de hospedagens feita exclusivamente para mulheres. Funciona como um couchsurfing só para as minas, apoiado em uma comunidade no Facebook. Você pode saber um pouco mais sobre ele aqui. Eu nunca usei esse site, mas achei a ideia interessante e sou super a favor de redes de apoio entre mulheres. Estou super curiosa pra testar! Alguém já usou?

Coletor menstrual

Bom, eu sou fã número 1 de coletor menstrual e poderia ficar horas dissertando sobre suas muitas vantagens, mas por aqui vou me ater a apenas duas. A primeira é que você só precisa esvaziar o coletor menstrual a cada 12 horas (ou um pouquinho menos se o seu fluxo for muito intenso) e isso em uma viagem é uma super mão na roda. Você pode andar o dia todo sem ter que se preocupar em achar um banheiro razoável pra trocar o absorvente.

A segunda vantagem é o espaço que ele ocupa. Você pode ficar meses viajando com o mesmo coletor menstrual – afinal, ele dura até dez anos – e ele só vai tomar um espacinho minúsculo na sua mala, diferente dos pacotes de absorvente. Tudo bem que você também não precisa estocar absorvente para todo o tempo no caso de viagens longas, mas pelo menos em algum momento do percurso eles vão ocupar mais do que você gostaria, além de que você sempre vai precisar carregar alguns no dia a dia.

Pau de selfie

Parece brega, mas juro pra vocês que faz muita falta ter um pau de selfie quando estamos viajando sozinhas. Nem sempre dá pra confiar nas habilidades das outras pessoas pra tirar nossas fotos, então melhor garantir uma selfie que seja um pouco melhor do que a que tiramos só esticando o braço. Mas isso também é assunto pra um texto futuro. Acompanhe aqui!

O que achou das dicas? Conhece outra ferramenta sensacional? Conta pra gente!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais
por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.