Roteiro Croácia e Grécia, 21 dias com o melhor do verão europeu


Atualizado em:


Eu não sei quanto a vocês, mas a primeira coisa que eu faço quando chego de uma viagem é começar a planejar a próxima. E agora que janeiro está acabando, já está na hora de começar a planejar o que fazer no meio do ano!

Para os solteiros ou baladeiros de plantão, bolamos uma sugestão de roteiro de 3 semanas pela Croácia e Grécia, destinos super procurados durante o verão europeu (meio de junho até meados de setembro). Claro que St. Tropez, Ibiza, Capri, e outros destinos também são ótimas pedidas nessa época também, mas, na minha opinião, essa é uma ótima viagem que alia festas, história e praias paradisíacas!

Abaixo damos a sugestão do trajeto e colocamos as melhores opções de locomoção entre as cidades. A princípio ele foi elaborado para 3 semanas (21 dias), mas você pode adaptá-lo como melhor lhe convier, tirar cidades, diminuir dias, inverter a ordem dos países e etc. E vale lembrar que os dias de locomoção geralmente são dias “perdidos”.. então já calculamos nas três semanas esse deslocamento também.

O roteiro começa em Zagreb e termina em Atenas. Não há vôos direto do Brasil para nenhum desses países, mas há diversas conexões nos países próximos como a Itália ou até mesmo a Turquia. Você pode escolher chegar por esses países ou qualquer outro de sua preferência (ou com tarifas mais baratas) em qualquer lugar da Europa.

Começo da viagem pela Croácia! 

Zagreb (1 dia)– comece sua viagem pela capital da Croácia para se aquecer, entrar no clima do país e conhecer um pouco mais de sua cultura e história. Essa excursão conta com um guia turístico e tem a duração de duas horas. Dá pra passear e conhecer bem o centro da cidade!

Lagos de Plitvice – saia cedo de Zagreb e siga em direção ao Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, que é um dos principais marcos turísticos da Croácia. A sugestão é não passar a noite, e sim, conhecer o Parque e seguir viagem no final da tarde até Split. O percurso pode ser feito de ônibus (mais barato), ou, com motorista particular (mais confortável e rápido).

Se quiser um passeio guiado com traslado incluso, esse aqui é ótimo. Essa excursão também conta com um tour por Zagreb, então dá pra fazer esses dois passeios no mesmo dia!

Split (1 dia)– cidade litôranea e ponto de partida para ir ás principais ilhas croatas. Muita gente acaba nem parando em Split, mas já que você terá que passar inevitavelmente por Split, e se tiver tempo, por que não dormir uma noite em Split, aproveitar a cidade e conhecer o Palácio de Diocleciano?

Hvar (4 dias)– enfim você chegou a Hvar! Destino queridinho no verão europeu. A ilha, além de linda é super badalada e tem festas de segunda a segunda durante a temporada (de meio de junho a meio de setembro). De lá, também é possível ir para outras ilhas durante o dia e voltar para o agito a noite. Não dá pra ir pra Hvar e não passar pela Gruta Azul. Neste passeio é possível passar por lá de barco, além de visitar a praia de Stiniva e o arquipélago das Ilhas Pakleni. Recomendo para quem quiser fazer todos estes passeios em um dia só!

De qualquer forma, ir de Split para Hvar é super fácil,  basta pegar um barco (ferry) que sai com frequência e demora em torno de 1 hora. A sugestão de dias depende da sua agenda, claro, mas nós achamos que de 4 a 5 dias é um bom período para aproveitar as praias, descansar, e se cansar mais ainda a noite (tente encaixar Hvar em um final de semana).

Dubrovnik (2 dias)– para ir de Hvar a Dubrovinik há diversas opções.

Há um ferry que faz esse trajeto Hvar-Dubrovnik, mas essa opção é bem cansativa, pois demora praticamente o dia todo para chegar (umas 8 horas – 1 dia inteiro de viagem perdido). Boa opção para quem não quer pegar carro/ ônibus e quer descansar um dia todo.

Outra opção é pegar o ferry de volta para Split e de lá seguir viagem de carro/ ônibus até Dubrovnik (umas 4 horas e meia, com uma passadinha de 15 minutos pela Bósnia – se estiver de carro alugado terá que pagar um pouco a mais pelo seguro para os dois países). Se escolher essa opção, é possível deixar para conhecer Split depois de passar por Hvar.

Uma terceira opção mais rápida é ir de Hvar até Sucuraj (uma outra cidade no mesmo “pedaço de ilha”, a uns 60 kms de Hvar) e de lá pegar um ferry para Drvenik, para depois continuar seguindo estrada até Dubrovnik. Essa opção é sem sombra de dúvidas a mais rápida (dura em torno de 4 horas), mas é um caminho alternativo que passa por uma estrada que dizem não ser tão boa quanto a de Split – Dubrovnik.

Trajeto pela Croácia.

Trajeto pela Croácia.

Continuando em direção á Grécia!

Atenas (2 a 4 dias) – hora de mudar de país e conhecer as baladas gregas. Vá de avião de Dubrovnik para Atenas. De lá, você pode já continuar no embalo e ir para Mykonos/Santorini (a ordem você que escolhe), ou pode fazer uma pausa para conhecer a cidade e sua riquíssima história e cultura.

Mykonos (3 a 5 dias)– o modo mais rápido de ir de Atenas a Mykonos é de avião (apenas 40 minutos), e a passagem pode ficar barata se comprada com antecedência. Há também ferrys normais (um pouco mais de 5 horas) e ferrys rápidos (3:30h).

Santorini (2 a 4 dias)– famosa ilha no sul do mar Egeu, com lindas praias e casas branquinhas. De Mykonos a Santorini, a melhor opção é pegar um ferry rápido, o flyngcat, que dura em torno de 2:30h.

Atenas – Hora de encerrar viagem…

De Santorini volte para Atenas de avião (o ferry demora 8h ou 4:30h no flyngcat e os vôos são bem baratos mesmo, no meu paguei 20 euros, e práticos).

Trajeto pela Grécia.

Trajeto pela Grécia.

E então? Preparados para aguentar essa maratona?
Eu não perderia tempo e já compraria as passagens! =)

Aproveite e já veja nossos posts sobre a Croácia aqui. A gente também preparou um roteiro de 10 dias na Grécia, com ótimas recomendações.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • WALDEMAR GONCALVES ASSUCENA

    Estou pretendendo ir a Croácia em Maio de 2022.
    Você teria um roteiro?

  • Oi Marcela, tudo bem?
    Estou planejando ir para Croácia + Grécia (Na verdade, já comprei as passagens de ida e volta, só falta ver melhor a logística..rs) Quanto a Grécia, como vc recomendaria a locomoção: Atenas + Mykonos + Santorini + Creta + Atenas (voo de volta pra SP). Eu vi por voo, mas apesar de rápido.. achei bem cansativo. O que vc acha?
    Obrigadaaaa!!

    • Oi Larissa, desculpa pela demora em ver seu comentário. Mas considerando a situação atual, talvez minha resposta ainda te ajude!
      Eu diria que saindo e voltando de Atenas a melhor opção é voar mesmo (principalmente na volta Crete-Atenas). Já entre as ilhas, o ferry pode fazer mais sentido! Eu fiz Milos-Santorini e depois Santorini-Mykonos de ferry e foi super tranquilo! Contei mais sobre os ferries no final desse post aqui, você viu?
      https://segredosdeviagem.com.br/ilhas-gregas-como-escolher
      Espero que ajude e que a viagem ainda aconteça! Grécia é um destino muito incrível.
      Um grande beijo, Marcella

  • Olá Marcella, acho esse roteiro Croácia- Grécia perfeito! Você sabe se é uma viagem de custo muito alto para fazer de uma só vez para duas pessoas, em virtude de serem países badalados, ou se não difere de viajar para Itália por exemplo? Falando em custos….

    • Gabi, desculpa a demora. O seu comentário ficou perdido por aqui não sei como..desculpe.
      Em tempo, se você for em julho ou agosto prepare-se para gastar mais. Indo em junho ou setembro você vai conseguir preços MUITO melhores. A maioria das ilhas gregas são muito baratas, exceto as mais badaladas: Mykonos e Santorini…rs.
      Eu fui pra Milos e Zakynhtos e amei!! Vale a pena sair um pouquinho da rota para balancear os gastos.
      No geral, não é uma viagem cara como ir a Londres ou Paris, mas realmente depende do mês que você vai e do estilo da sua viagem. =)

  • precisarei fazer imigraçao vindo de Dubrovnik(Croácia) para Atenas em 18/abril? É que terei apenas 1 hora para pegar o outro voo para Rhodes pela mesma companhia aerea Aegean.

    • Olá Adriana,
      te digo de cabeça que a Croácia não faz parte do espaço Schengen, então eu diria que sim, você teria que fazer imigração. Mas, seria melhor checar essa informação com algum órgão oficial dos países para ficar mais tranquila e ter uma resposta concreta.
      Beijos

  • Olá Marcella!
    Muito legal seu roteiro!
    Sobre sua sugestão dos Lagos Plitvice, de não dormir por lá e seguir direto de ônibus para Split, como vc fez com a mala? Há lockers para guardar a bagagem no parque?
    Obrigada!!!

    • Oi Vanessa,
      Esse post foi escrito juntando relatos de duas viagens diferentes, a da Mari minha irmã, e a de uma amiga que foi para a Croácia e fez esse mesmo trajeto.
      As duas estavam com carro alugado e deixaram a mala no carro mesmo.
      Tentei buscar essa info pra te ajudar, mas não achei nada muito oficial, apenas relatos mais antigos (2013 e 2015).
      Li em alguns fóruns que é possível deixar malas na Entrada 1 do parque, na parte de “Tourist Information”.
      nesse outro blog, em inglês, você consegue ler o relato de um turista que foi de ônibus de linha e deixou a mala de graça em um balcão perto da Entrada 2 (item 8 do texo).
      Sei que não fui muito certeira na resposta, mas espero ter ajudado de alguma forma.
      Beijos e obrigada pelo comentário!

  • Ola, Marcela! Adora esses posts com dicas de viage. Vc sabe qd gastou mais ou menos nessa sua viagem? Aguardo. Obrigada. Bj

    • Olá Wania!
      Você me deu uma ótima sugestão de post, sobre os custos de viagem para esses locais.
      Essa viagem eu não tenho os gastos anotados, mas fui para a Grécia o ano passado e passei 10 dias por lá e anotei tudo.
      Gastei uma média de 150 euros por dia em hotel, entre opções excelentes de hotéis 4 estrelas em Mykonos e opções bem baratas e mais simples em Atenas, por exemplo.
      Os ferries custaram entres 50-60 euros cada perna.
      Os vôos variaram bastante. Paguei 90 euros de Atenas para Milos, 25 euros de Mykonos para Atenas e 85 de Atenas para Zakynthos.
      Para calcular as refeições, uma boa média é 60 euros por dia.
      Mais aluguel de moto/carro que você pode colocar mais 50 pelo dia que quiser alugar.
      Isso tudo é uma média da Grécia. Vou abrir minha planilha em um próximo post.
      Obrigada pelo comentário e espero ter ajudado.
      Beijos

  • Olá
    Vou em maio de 2018 em lua de mel. Queremos fazer Grécia e Croácia . Pensamos em começar pela Croácia . Mas li que ir de Grécia para Croácia ou vice -versa é bastante complicado .
    Você tem alguma sugestão ?

    • Crisla,
      não creio que seja complicado. O que você leu sobre isso?
      Há vários vôos de Atenas para qualquer lugar do mundo, inclusive Croácia.
      Acompanhe a gente, vamos para a Grécia em agosto e vai ser uma viagem super legal. Em breve teremos mais dicas e mostraremos tudo no stories do instagram do @segredosdeviagem. =)
      Me de mais detalhes da viagem que posso conseguir ajudar mais.
      Beijos

  • Oi Marcela,gosto muito de viajar e adorei as dicas e roteiros apresentados no teu post.
    O que voce sugere para uma viagem pata Itália incluindo,claro Veneza. melhores meses, locais para se hospedar, cidades ,dicas etc.

    • Nahylde,
      Que bom que gostou! Viajar é uma delícia mesmo né?
      Agora estou morando na Europa (Alemanha) e to escrevendo vários novos posts com roteiros e dicas daqui. =)
      Mas confesso que na Itália eu só conheço o básico: Roma e areredores, Florença e Veneza e algumas cidadezinhas no caminho como Pádua, Siena e Rimini.
      Mas, a Itália tem vários roteiros por regiões, digamos assim. Tem o roteiro pelas cidades clássicas (Roma, Florença e Veneza), o roteiro pela Toscana ou roteiro pela Costa Amalfitana, por exemplo.
      O Felipe Mortara, que é jornalista e escreve pra gente todas as sextas, já escreveu dois posts muito completos com roteiros pela Toscana, você já viu?
      Tem roteiro de 9 dias pela Toscana e roteiro de 6 dias.

      De Roma temos várias dicas ótimas, como Onde Ficar também (com dicas de hotéis que já ficamos e gostamos!).

      Vamos conversando! =)
      Beijos e boa viagem

  • Valnice Salignac

    Quero ir de Dubrovnick até a Grécia, via terrestre, passando pela Macedônia e Albânia. Tem alguma sugestão ?!?!

    • Val,
      Você tem bastante dias de viagem?
      Eu tentaria não deixar Montenegro de fora.
      Uma sugestão é ir de Dubrovnik a Kotor, Budva, Sveti Stefan. Na Albânia eu não tenho muitas referências.
      Vi esse roteiro que podes achar interessante. Ele passa por Berat, depois Vlora, Gjirokastër e Sarande.
      Mas dai você já estaria na boca da Grécia. Pode encaixar a Macedônia no meio do caminho…
      Aonde na Grécia quer chegar?
      Espero ter ajudado mais do que atrapalhado com um monte de dica! =)

  • Olá! Gostaria muito de fazer uma viagem que incluísse Grécia e Croácia e se possível até Turquia. Você tem algum roteiro com esses países que seja bem legal?
    Na Grécia faço mais questao de conhecer algumas ilhas, não pretendo muitos dias em Atenas, acho q dois está de bom tamanho.
    Aguardo retorno.
    Grata
    Cecilia

    • Cecília, não temos ainda post com roteiro pra esses três países.
      Quantos dias você tem no total?
      Dá pra colocar fácil 10 dias em cada país, por isso que é interessante seguir esses passos para planejar sua viagem:
      https://segredosdeviagem.com.br/2014/12/10-passos-para-planejar-a-sua-viagem/

      Na Turquia os principais destinos turísticos são Istambul, Capadócia, Pamukkale e Bodrum.
      Na Grécia, Atenas, Mykonos e Santorini são os destaques mais famigerados.
      Já na Croácia, Dubrovnik, Hvar, Split e os Lagos Plitvice são os destinos populares.

      Daí vai de gosto, tempo e disposição! =)
      Espero ter ajudado.
      Beijos

    • Danilo, depende muito dos seus gastos.
      Seu maior gasto provavelmente será o de hospedagem.
      Veja em sites que comparam hotéis como a Trivago para saber mais ou menos quanto vai gastar com isso, e depois calcule um valor pra alimentação e transporte e veja as festas que quer ir (se quiser ir pra folia).
      Não da pra saber exatamente, mas já da pra ter uma boa noção! =)

  • Adriano ramalheiro

    Tenho interesse em conhecer a Croácia agora no meio do ano de 2016. Mais gente pensando em ir para lá nessa época. Estou só e curto baladas…

    • Andrezza Karla Costa de Souza

      Estou em dúvida se vou à Croácia em junho de 2018 ou 2019. Encontrei pacotes interessantes, mas nenhum pernoita em Hvar, uma ilha de baladas e que eu gostaria de conhecer. Você foi sozinho? É tranquilo viajar sozinho para lá? Eu vou sozinha e estou meio apreensiva com o idioma…

      • Andrezza, tudo bom?! estou indo com um amiga em 2019, tem interesse ainda? bora se falar! abraços!

  • Raphael Palácio

    Peruguete!!!! Adorei seu blog!

    Que coincidência! A keiko estava procurando roteiros de viagem pra Croácia, porque estamos indo pra lá agora e encontramos seu blog!

    Adorei as dicas! Muito baladeiras vocês, hein?

    Keiko está mandando um beijão!

    Saudades grandes de vocês duas!

    Raphael

    • Gente, quase chorei de emoção com esse comentário!
      Que delícia que vocês vão pra Croácia!! Peru revival?
      E que bom que vocês vieram parar aqui no Segredos. =)
      Muita saudade de vocês. Aproveitem muito a viagem!
      Beijos para os dois

  • + Ver mais comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *