Roteiro pela Grécia: minha viagem de 10 dias em detalhes
Atualizado em:
Meu roteiro pela Grécia foi ousado (e maravilhoso) demais. Eu sempre sou a favor de viajar com calma para conhecer bem os lugares que quero, mas nem sempre as coisas são do jeito que a gente gostaria, e precisamos nos adaptar à realidade e ao tempo de férias que temos. Sem conseguir excluir ilhas do meu roteiro, e abraçando as casualidades que surgiram, eu fiz Atenas, Milos, Santorini, Mykonos e Zakynthos em uma mesma viagem, com apenas dez dias. E mesmo parecendo uma loucura, a viagem foi ótima e consegui conhecer bem a maioria dos destinos que queria.
Nesse post você vai encontrar (1) o meu roteiro com os hotéis que fiquei, (2) explicação de como fiz essas escolhas e o que eu recomendaria ou mudaria, e sugestão de dias em cada destino para ajuda-lo a montar o seu próprio roteiro, (3) uma sugestão de qual seria o “roteiro perfeito pela Grécia” para quem quer conhecer essas mesmas ilhas que visitei, pensado para quem sai do Brasil e considerando a minha experiência, erros e acertos.
Leia mais: Ilhas gregas: como escolher as suas?
Meu roteiro pela Grécia – 10 dias
Atenas – 1 dia (1 noite) – Electra Hotel Athens*
Milos – 3 dias (2 noites) – The White Suites
Santorini – 2 dias (3 noites) – White Pearl Villas e Residence Suites
Mykonos – 3 dias (2 noites) – Manoula’s Beach
Atenas, noite para transfer (1 noite) – Park Hotel
Zakynthos – 1 dia (1 noite) – Dali Hotel
Atenas- para respirar história
Já conheci Atenas em uma outra viagem em 2010, por isso deixei apenas um dia para a cidade porque o vôo chegaria por aqui, e porque eu queria voltar para a Acrópole e passear por Plaka mais uma vez com meu namorado que não conhecia a cidade. Se você está indo pela primeira vez, tente reservar dois dias inteiros para conhecer Atenas. Ela pode estar no começo ou no final do seu roteiro, ou um dia no começo e o outro no final, já que Atenas é a capital e de onde chegam e saem a maioria dos vôos.
Quantos dias eu recomendo: pelo menos 2 dias inteiros (3 noites) para quem vai a primeira vez, e 3 dias para quem pode ficar mais e quer aproveitar para sentir a cidade com bastante calma. Dica: a noite de Atenas é uma delícia.
Se quiser fazer um tour guiado, tenho um ótimo para recomendar. O tour da GetYourGuide tem a duração de duas horas, inclui visita aos monumentos mais famosos de Atenas, além de estar super em conta e ter um guia que vai te contar sobre a história da Grécia Antiga. Dá pra fazer a reserva por aqui.
*Não me hospedei nesse hotel nessa viagem, coloquei ele como indicação e referência pois não recomendo o lugar que eu fiquei dessa vez em Atenas.
Milos- para curtir praias incríveis
Depois de ver algumas fotos das praias de Milos e ler relatos como os da Marcelle e da Carol, eu estava determinada a colocar Milos no meu roteiro pelas ilhas gregas. Como imaginei que as chances de visitar essa ilha novamente seriam muito menores do que visitar Santorini e Mykonos, por exemplo, já deixei 3 dias inteiros para conhecer direito cada cantinho da ilha. E olha, eu poderia ter ficado muito mais do que isso…
Leia mais: Milos, tudo o que você precisa saber
Quantos dias eu recomendo: no mínimo 3 dias inteiros (3 noites) para conseguir curitr as principais atrações com calma. A ilha é grande e tem opções para mais dias, mas com 3 noites você já consegue ver os melhores pontos.
Santorini – para admirar o visual da ilha
Passei 3 noites em Santorini e foi o lugar que eu diminui mais o ritmo. Santorini é para ser apreciada e sentida, e não para ficar correndo dando um “check” nas programações. O plano inicial era ficar dois dias em Fira e um dia em Oia (le-se “Ía”), mas nessa meu namorado me surpreendeu e reservou pra gente um hotel maravilhoso em Oia para passarmos os dois primeiros dias que supostamente estaríamos em Fira.
Como o segundo hotel já tinha sido reservado antes e não tinha cancelamento grátis, ficamos duas noites em Oia e depois mudamos para outro hotel por lá mesmo. Eu adorei Oia, e mesmo sendo mais longe de vários pontos turisticos, ela é a principal atração da ilha (para mim) e representa bem o que eu esperava ver em Santorini.
Quantos dias eu recomendo: olha, esse é o destino que eu acho mais complicado de sugerir quantidade mínima de dias. Isso porque você pode se apaixonar pela ilha, ou não achar que ela tem muita coisa de fato para visitar. É engraçado porque Santorini não tem as praias mais interessantes, e nem muitos passeios, mas só de estar lá já é gostoso. Você pode querer curtir seu hotel, ir a bons restaurantes, aproveitar as vistas das vilas e o pôr do sol lindo que se tem de lá. Por isso acredito que 3 noites é um tempo mínimo bom e, claro, mais dias é sempre lucro.
Mykonos- para badalar, ver e ser visto
Eu poderia, e até queria, ficar muito mais noites em Mykonos. Mas o tempo era curto e fui em agosto, na alta temporada, então os preços em Mykonos estavam altíssimos. Por isso, cheguei no primeiro ferry vindo de Santorini, aproveitei o dia, passei duas noites e no terceiro dia sai no último vôo para Atenas. Assim consegui aproveitar quase 3 dias, mas dormi apenas 2 noites.
Apesar de ser menor que a ilha de Milos, Mykonos tem mais estrutura e mais entretenimento, como os famosos beach clubs, restaurantes, bares e baladas. Muitos deles são ótimos, e por isso que indico mais tempo aqui do que em uma ilha maior.
Quantos dias eu recomendo: Vamos às variações de acordo com seu estilo de viagem:
Quatro dias inteiros (5 noites) para aproveitar com calma, conhecer boa parte da ilha e relaxar sem pressa nos beach clubs.
Se você não curte o esquema de beach clubs e de ficar parado em uma praia só, conseguirá conhecer bem a ilha em três dias (3 noites), indo de praia em praia e conhecendo o gostoso centrinho. Três noites é o tempo mínimo que considero ideal.
Se por outro lado você curte esse esquema de ver e ser visto, pode reservar até uma semana que terá lugares badalados e diferentes para ir em cada dia.
Dica: se quiser deixar sua visita a Mykonos ainda mais divertida e interessante, super recomendo o cruzeiro de 6 horas às Ilhas de Delos e Rinia, ou a degustação de vinho com refeição em uma casa local.
No cruzeiro você vai explorar a antiga ilha de Delos e praias isoladas na ilha de Rinia, além de poder experimentar um churrasco típico a bordo! Faça a sua reserva por aqui.
A degustação de vinho com refeição pode ser reservada neste link. Ela também inclui o transfer para o local.
Zakynthos – porque é linda e o destino quis =P
Zakynthos estava fora do meu roteiro a princípio, pois fica nas ilhas jônicas, que estão longe das ilhas cíclades (onde está Mykonos, Milos e Santorini). Eu só coloquei Zakynthos no meu roteiro pela Grécia porque moro em Dusseldord e vi uma promoção de vôo direto Zak-Dus bem no dia que eu precisava voltar pra casa.
Assim, fomos sexta as 21:30 da noite de Mykonos para Atenas, dormimos em um hotel simples perto do aeroporto e depois saímos as 9 da manhã do sábado para Zakynthos, aproveitamos o dia e partimos no domingo de volta para Dusseldorf.
Quantos dias eu recomendo: 3 noites seria o ideal, mas a ilha tem atrações para quatro ou mais noites. Eu fiquei um dia só e, obviamente, saí com gostinho de quero mais. Foi suficiente apenas para conhecer a famosa praia de Navagio Beach e as Blue Caves.
O roteiro perfeito pela Grécia visitando Atenas, Milos, Santorini, Mykonos e Zakynthos
Na minha opinião o roteiro perfeito da minha versão de viagem grega, com o mínimo de dias necessário para cada cidade, seria como esse abaixo, que faz desse um roteiro de 15 dias pela Grécia (não mais de 10 dias):
Atenas– 2 noites
Milos– 3 noites
Santorini– 3 noites
Mykonos– 4 noites
Zakynthos– 3 noites
É claro que você pode fazer variações desse roteiro para juntar os destinos que você quer, como: (1)Atenas, Zakynthos, Santorini; (2)Atenas, Mykonos e Santorini; ou (3)Atenas, Milos e Santorini.
Isso sem contar as outras tantas ilhas que existem na Grécia. Para bolar opções e combinações diferentes entre essas e outras ilhas gregas, confira esse post: Ilhas gregas: como escolher as suas?
Vai para a Europa? Não esqueça que o seguro viagem é obrigatório
Uma parte mais chatinha e burocrática de um planejamento de viagem para a Europa é a contratação do Seguro Viagem. Esse é um item obrigatório e que você deve mostrar no primeiro país de chegada na União Européia.
Nós escrevemos um post com dicas para você escolher o seu Seguro Viagem. Se não quiser ler o nosso relato e indicação, você pode ir direto para o site da Real Seguro Viagem e comparar preços e coberturas de diferentes empresas especializadas nesse tipo de venda. Foi por lá que compramos o nosso da última vez, e gostamos bastante (são confiáveis e tem um ótimo atendimento).
Mais dicas da Grécia
Quer continuar a planejar o seu roteiro e a sua viagem pela Grécia? Temos diversos posts que podem te ajudar. Veja todos eles aqui e divirta-se. ♥
Mais sobre a Grécia:
–Ilhas Gregas: como escolher a sua?
–Quando ir para a Grécia?
Santorini:
–Dicas completas de Santorini: o melhor da ilha
–Onde ficar em Santorini: melhores regiões e hotéis
–Praias de Santorini: roteiro pela Red, White e Black beach
Mykonos:
–Dicas completas de Mykonos: o melhor da ilha
–Onde ficar em Mykonos: melhores praias e hotéis
Milos:
–Milos: tudo o que você precisa saber antes de viajar
cris
ola Marcela , estou pretendendo ficar 12 dias , em maio 2025 , se acha que e complicado arrumar os hoteis de ultima hora ,ou é melhor ir ja com todos os hoteis reservados ?
Segredos de Viagem
Oi Cris! Maio não é alta temporada ainda, mas de qualquer forma recomendo sempre já ir com as hospedagens reservadas para evitar dor de cabeça. Se você for viajar com o roteiro em aberto para decidir lá o que fazer, tenha no mínimo a hospedagem dos dois primeiros destinos, até para mostrar na imigração caso peçam.
Boma viagem!
FRANCISCA SILVA
Olá Marcella! Vou com meu pai para a Grécia ela tem 82 anos. Nosso foco não é muito ficar nas praias e sim ver as lojinhas, restaurantes. É muito difícil se locomover dentro das Ilhas? Não pensamos em alugar carro. Como que seria a subida com as malas? Pensei em Athenas, Santorini, Mikonos e Milos. Deixaria de lado as que são mais praias e menos centrinhos. Vamos em setembro. Gostaria também de sugestão de cia aérea confiável low cost para fazer entre as ilhas, ou melhor Ferrie?
Segredos de Viagem
Oi Francisca! Indo com seu pai idoso eu recomendo bastante que vocês aluguem carro. É possível sim se deslocar sem carro, mas não é conveniente. Os ônibus têm horários escassos, ficam lotados e a opção de táxis nem sempre está disponível com facilidade.
Quanto às malas, isso depende bastante de onde vocês vão se hospedar. Em Santorini, por exemplo, se ficarem na região de Fira é bastante provável que consigam chegar na porta do hotel de carro e desembarcar normalmente. Já em Oia o acesso é bem mais difícil, mas na maioria dos casos os hotéis têm funcionários que podem te ajudar a carregá-las. Vale mandar um email confirmando isso diretamente com cada hospedagem.
E se me permite um palpite, já pensou na ilha de Paros? O ponto alto dela com certeza são os centrinhos, que são variados e encantadores! Além disso, Paros é uma ilha razoavelmente plana, com acesso facilitado quando comparada com Santorini ou até Milos (onde os centrinhos mais interessantes ficam no alto da montanha). Acho que principalmente em termos de acessibilidade ela ganha muitos pontos. Dá uma olhada no nosso texto: https://segredosdeviagem.com.br/paros-grecia/
De qualquer forma, boa viagem, aproveitem muito!
Polyana
Olá Marcella! Vou com minha mãe para a Grécia ela tem 73 anos. Nosso foco não é muito ficar nas praias e sim ver as lojinhas, restaurantes. É muito difícil se locomover dentro das Ilhas? Não pensamos em alugar carro. Como que seria a subida com as malas? Pensei em Athenas, Santorini, Mikonos e Milos. Deixaria de lado as que são mais praias e menos centrinhos. Vamos em setembro. Gostaria também de sugestão de cia aérea confiável low cost para fazer entre as ilhas, ou melhor Ferrie?
Janaina
Oi, como consigo um guia para me acompanhar?
washington
Oi Marcela! Queria passar um mês na Grecia. Queria ir como mochileiro. Você poderia me orientar quais ilhas por onde começar e quantidade de dias em cada ilha, também pretendo conhecer Atenas e arredores de Atenas. Existem hostel em todas as ilhas ou somente em algumas ilhas?
Segredos de Viagem
Olá Washington,
honestamente você pode ir para onde quiser! Tenho amigas que fizeram mochilão e até conseguiram encaixar alguns dias em Santorini, que é uma ilha mais cara mas tem hostels também.
Você tem uma quantidade máxima de dias disponível?
Eu sugeriria passar pelo menos 2 noites em Atenas porque é uma cidade super rica culturalmente e muito barata!
Depois procuraria vôos para as ilhas em empresas aéreas low cost, e usaria essa informação para ajudar a decidir seu roteiro pela Grécia (há vôos realmente muito baratos quando comprados com antecedência).
As ilhas gregas são muito incríveis e tenho certeza que você vai amar.
Vamos nos falando por aqui que posso te ajudar como puder!
Um abraço,
Marcella
Jonas Tavares
Eu estivesse na Croa do Gore um lugar maravilhoso.
Segredos de Viagem
Você está se referindo ao lugar em Aracaju?
Parece lindo mesmo, mas não entendi a relação com esse post…hehehe.
De qualquer modo adorei o comentário pois sempre é bom saber de lugares legais para visitar.
Felipe
Olá! Post muito informativo, parabéns. Porém, fiquei com a seguinte dúvida: como funciona a locomoção entre as ilhas? Vi que nos comentários você informou o preço de passagem aérea e ferry. Qual dos dois você usou? Quais as vantagens e desvantagens de cada?
Marcella
Oi Felipe, tudo bem?
Acho que você vai gostar de ver nossos outros posts da Grécia aqui: https://segredosdeviagem.com.br/category/blog/europa/grecia/
Um deles acho que pode te ajudar, é o Ilhas gregas, como escolher as suas?
Lá falo sobre como se locomover entre as ilhas, e quando é melhor usar ferry e quando é melhor usar avião.
Se ainda tiver dúvidas, pode deixar comentário naquele post, como fez aqui, que te respondo com o maior prazer.
Beijos e boa viagem!
Jackeline Farias
oi Marcela!!
Estou querendo ir a Grecia em junho.
Vc me indica sair de onde para Grecia?
Por Roma??
Moro no Nordeste e aqui para viagens internacionais são bem mais caras.
Quero montar essa viagem a partir desse mês. Se você puder me ajudar te agradeço.
Marcella
Oi Jackeline, acho que você vai adorar a Grécia (é impossível não gostar).
Há vários vôos para Atenas de vários destinos da Europa, e durante o verão há diversos vôos para ilhas maiores como Mykonos, Santorini e Zakynthos. Eu mesma peguei um vôo direto Zakynthos – Dusseldorf (Alemanha). Então minha sugestão para você seria ir para alguma capital da Europa e de lá ir para Grécia. E dai você vê a passagem saindo do Nordeste que esteja mais em conta, e depois quais vôos partem desse destino escolhido para a Grécia. =)
Espero ter ajudado, se ainda tiver dúvidas, volte aqui pra falar com a gente! =)
Juciely
Ola, adorei o poste, você sabe dizer como ir de zakyntos pra Grécia sem ser se avião? Sabe o site que posso comprar?obg
Marcella
Oi Jucielu, de Zakynthos para onde da Grécia exatamente?
Você ja viu esse post: https://segredosdeviagem.com.br/2017/08/ilhas-gregas-como-escolher/
Acho que pode te ajudar bastante, porque no final tem dicas de como se locomover entre as ilhas gregas e dicas de onde comprar. =)
Elaine
Olá Marcella, adorei seu post.
Uma pergunta, quanto você gastou nessa viagem? Hotel + Passagem + passeios.
Para eu ter uma idéia de custo.
Muito obrigada.
Marcella
Olá Elaine,
Estou escrevendo um post sobre esse assunto que deve sair em menos de um mês.
Será que você consegue aguentar até lá pra saber os gastos da viagem em detalhes? Eu anotei tudinho em uma planilha…
Mas para não e deixar sem resposta, te passo os valores gerais, ok?
Lembrando que fui na altíssima temporada, no meio de agosto (os hotéis podem ficar 50% mais baratos já em setembro por exemplo).
Os gastos são para duas pessoas.
Hotéis: média de 1.200 euros para 8 noites, entre hotéis ótimos, bons e horríveis (rs). Não contei duas noites de hospedagem em Santorini que eu ganhei de presente do meu namorado que me pediu em casamento lá e reservou um super hotel pra gente. E Santorini é uma ilha bem cara.
Passagem: 760 euros para os vôos internos de duas pessoas. Sem incluir passagem de ida e volta do Brasil.
Ferry: 240 euros para duas pessoas.
Passeios, transfer, quadriciclos, restaurantes, passeios de barco e etc: uma média de 200 euros por dia para o casal.
Espero ter ajudado, mas em breve sai o post completo para você entender todos os gastos que falei ai em cima. =)
Beijos e obrigada!
ana
ola, esse post sobre os custos ja saiu? Não consegui encontra-lo…
Marcella
Olá Ana, não saiu porque perdi meu computador com a minha planilha de gastos (em detalhes) dessa viagem. =/
Mas ainda bem que sou parcialmente analógica e anotei alguns gastos em um caderninho mesmo. Espero que te ajude:
Vôos (todos para 2 pessoas):
-Dusseldorf para Atenas: €240
-Atenas para Milos: €180
-Mykonos para Atenas: €51
-Atenas para Zakynthos: €170
-Zakynthos para Dusseldor: €360
Hotéis:
-Atenas (1 noite no hotel que não recomendo e que não valeu a economia): €24
-Milos no The White Suites, que super recomendo (2 noites): €280
-Santorini (2 noites no hotel que era pra eu ter ficado e não fiquei porque meu noivo trocou de surpresa): €360
-Santorini, 2 noites no White Pearl Villas: €1300
-Santorini (1 noite no Residence Suites em Óia): €218
-Mykonos (2 noites no Manoula’s, que recomendo): €500
-Atenas (1 noite em hotel simples perto do aeroporto, chamado Park Hotel): €60
-Zakynthos (1 noite no Dali Hotel): €105
Ferry (preços médios):
-De Milos para Santorini: €52 por pessoa
-De Santorini para Mykonos: €67 por pessoa
Paulo
Boa tarde Marcela.
Estou montando o roteiro da minha viagem de lua de mel para a Turquia e Grécia em setembro desse ano. Reservei 6 dias para conhecer Atenas, Santorini e Mykonos, mas até agora não fechei nada (hospedagens e passagens).
O roteiro que eu estou imaginando é esse:
Atenas – 1 dia e 1/2 (2 noites)
Santorini – 2 dias (2 noites)
Mykonos – 2 dias (2 noites)
Atenas – 1 noite (saída cedo na manhã seguinte)
O que acha? Tá muito corrido ou mesmo ficando 2 dias em cada lugar dá pra conhecer/desfrutar o mínimo?
* O trajeto Atenas-Santorini-Mykonos-Atenas vou fazer da mesma forma que você fez. Obrigado pelas dicas.
Paulo.
Marcella
Olá Paulo, tudo bem?
Que delícia de viagem de lua de mel! Adorei a combinação.
Uma dica que eu tenho é levar em consideração o transporte entre cada cidade/ ilha. Você geralmente vai perder um período todo do dia (exemplo: se a balsa sai as 15h, considere a tarde inteira perdida; ou se um vôo é as 8 da manhã, você perderá a manhã toda).
Tendo dito isso, acho que seria mais fácil escolher duas ilhas mais perto uma das outras, como Santorini e Ios por exemplo, ou Santorini e Folegrandos. Ou ainda escolher um destino só entre Santorini ou Mykonos e ficar só nele.
É claro que dá para fazer esse seu roteiro. Mas na minha opinião, você vai dar uma pincelada nesses destinos e vai sair com vontade de quero mais.
Tenha em mente que Santorini é a ilha das casinhas brancas na encosta, com praia menos surpreendentes e mais lugares românticos para ir a dois.
Já Mykonos é uma ilha mais badalada, com muito lugar para ver e ser visto e com praias mais bonitas que Santorini.
Ambas são as mais caras da Grécia.
Ios, Folegrandos e Milos são ótimas alternativas já que são menos lotadas, mais baratas e com praias incríveis também.
Se não quiser cortar nenhuma das ilhas, estude a possibilidade de tirar uma noite de Atenas e aumentar uma noite em uma das duas ilhas.
Sei que estou dando mais opções para você ao invés de dar uma resposta direta e objetiva, mas para bolar um roteiro é preciso analisar tudo para que tudo se encaixe perfeitamente (horario de vôo ou balsa, com quantidade de passeios nas ilhas, com horário de checkin e checkout dos hotéis e etc…).
É difícil palpitar sem pensar no conjunto. Então espero que essas dicas te ajudem!
Beijos e boa viagem! Grécia é um país inesquecível e tenho certeza que você vai gostar. =)
Altier moulin
A Grécia já está na minha lista há muito tempo… Vendo esse roteiro maravilhoso dá vontade de ir pra lá agora! Tem como teletransportar? Rsrs
Marcella
Altier, que delícia ver você por aqui!!
Essa viagem foi um sonho! Foram dez dias intensos com tanto lugar lindo, que pareceu um mês de viagem.
Vá pra lá sim porque vale muito a pena. E me leva na mala! Rs