5 destinos imperdíveis no Brasil para fugir da alta do dólar
Atualizado em:
Com o dólar nas alturas, e o euro ainda pior, vivemos o momento ideal para explorar as maravilhas do nosso país e planejar viagens acessíveis e não menos interessantes (muito pelo contrário, eu diria). fomos desafiadas pela Expedia a escolher 5 destinos interessantes pelo Brasil. Tendo em vista os próximos feriados, as festas de final do ano e férias de verão, listamos lugares incríveis e próximos a diversas capitais brasileiras que você deve conhecer e colocar na sua wish list de viagens.
Chapada Diamantina – Bahia
Jóia brasileira escondida no Estado da Bahia, a “Chapada” é o reduto dos amantes da natureza e da tranquilidade. Nada melhor pra fugir do caos urbano do que aproveitar o descanso em meio a cachoeiras, rios, serras e em meio a zilhões de outras possibilidades que a natureza te oferece.
Quem vai de avião deverá parar em Salvador primeiro e depois seguir para Lençóis, em um aeroporto que fica a 20km do centro da cidade, que é ponto de referência por ser uma das principais (a Azul faz esse trecho as quintas e domingos). Quem vai de carro tem mais liberdade de horários e consegue explorar os lugares do caminho. A viagem de Salvador até Lençóis é um pouco mais cansativa, de carro demora 5:30h. Além dessas opções, é possível ir de ônibus da capital baiana até Lençóis e Palmeiras.
Caminhos da Estrada Real – Minas Gerais e Rio de Janeiro
A Estrada Real surgiu nos séculos 17 e 18, da necessidade de ligar as minas de ouro e diamantes descobertas com o litoral brasileiro, para escoar esses minérios para fora do país. Desse caminho, cidades foram se desenvolvendo e lugares interessantes foram nascendo, e são esses lugares, escondidos nos mais de 1700km de Estrada, que constituem o roteiro pela Estrada Real. Quatro Caminhos fazem parte da Estrada Real:
1- Caminho Velho– Liga Paraty a Ouro Preto e foi aberto pelos bandeirantes para levar ouro até o litoral.
2- Caminho Novo– Liga o Rio de Janeiro a Ouro Preto, aberto pela Coroa para intensificar a fiscalização na região do Rio de Janeiro.
3- Caminho dos Diamantes– Liga Diamantina a Ouro Preto e surgiu para trazer os diamantes das minas da região de Diamantina.
4- Caminho do Sabarabuçu– Liga Ouro Preto a Sabará, região que se destacou comercialmente e, por isso, precisava de um acesso direto.
Escolha um ou dois deles e divirta-se!
Veja aqui nosso roteiro por lá, e as opções de passeios pela Estrada Real.
Ilhabela – São Paulo
Ilhabela tem as mais belas praias do litoral paulista, na nossa opinião. É uma ótima opção para quem está no estado e não quer pegar avião ou ir muito longe da sua cidade. Há apenas um inconveniente, a fila da balsa para chegar até a ilha e os possíveis engarrafamentos nas estradas. Para evitar o transtorno da fila, veja essa nossa dica aqui, quanto ao trânsito, não há muito o que fazer a não ser acompanhar o tráfico pelas rádios e redes sociais e evitar a hora do rush.
Inhotim – Minas Gerais
O Brasil está na mira das artes. E não é por menos. O cenário artístico vem ganhando espaço com exposições e galerias se multiplicando pelas capitais. E não é que a maior galeria de arte contemporânea a céu aberto da América Latina está no Brasil? Em Brumadinho (MG), Inhotim atrai cada vez mais turistas por ser um destino cultural, divertido e um passeio agradável. Seja pelas obras ou pelos jardins, você precisa ir pra lá.
Veja todas as nossas dicas de Inhotim aqui e aqui.
Vale dos Vinhedos – Rio Grande do Sul
A pouco mais de 100km da capital gaúcha, está localizado o vale dos vinhedos. Esta região, composta pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul é o centro da produção vinícola do Brasil. E isso significa que o local é um destino turístico interessantíssimo! Além das belíssimas paisagens da região, as vinícolas abrem suas portas para os visitantes degustarem vinhos produzidos no local, além de oferecerem tours guiados explicando a produção do vinho. Isso permite que o passeio seja interessante até para quem não entende nada do assunto!
O ideal é alugar um carro em Porto Alegre e se basear em Bento Gonçalves. De lá, você pode fazer os passeios. As vinícolas estão abertas para visita o ano todo, mas nos meses da colheita (janeiro, fevereiro e março) a região fica em polvorosa, com diversos festivais com a temática da uva e vinho!
Deixe seu comentário