O que fazer em Düsseldorf, na Alemanha: 10 passeios deliciosos
Atualizado em:
Descubra nesse post o que fazer em Düsseldorf. Quais são os melhores passeios e experiências na cidade, do ponto de vista de quem morou lá por um ano e conhece todos os segredos. Confira!
O que fazer em Düsseldorf?
É surpreendente a quantidade de atrações e coisas para fazer em Düsseldorf. Porém, para isso é preciso pesquisar e explorar, pois a cidade é menos óbvia do que parece.
Como morei um ano na cidade, consegui explorar alguns segredos e resumir os passeios que eu acho imperdíveis em Düsseldorf para quem vem passar um, dois, três ou mais dias por aqui. Começo com os clássicos e imperdíveis, que são verdadeiros pontos turísticos em Düsseldorf.
1- Explorar Altstadt (cidade antiga) e caminhar pela margem do rio Reno
Esse é um dos primeiros passeios que eu recomendo fazer logo que chegar para sentir o clima da cidade.
Ande pelo centrinho antigo, onde a cidade começou, e aproveite e veja atrações históricas como a Rathaus (prefeitura) e a Schlossturn (torre do castelo, a parte que sobrou e que hoje virou um museu), e praças interessantes como a Burgplatz e Carlsplatz.
Veja também as construções que parecem antigas, mas na verdade foram reconstruídas depois da destruição da Segunda Guerra Mundial.
Ah, não deixe de andar a noite pela rua dos bares, a Bolkestrasse, que já foi considerado o maior bar do mundo pois os bares tinham portas internas que conectavam dois estabelecimentos diferentes. E também pela Ratinger Strasse, que fica lotada as quartas-feiras (dica dos nossos amigos do Viagem 0800), e onde fica a famosa cervejaria Brauerei im Fuchschen.
A Rheinuferpromenade é nada mais nada menos do que o caminho agradável na margem do rio Reno. Ele começa perto da região de Altstadt e termina no Media Haffen, em uma promenade inteira de árvores e bancos, e cheia de atrações e restaurantes. Não deixe de passar por lá e ver as diferentes vistas ao longo da curva do rio Reno.
Se quiser um tour que passe pelos pontos turísticos principais na Altstadt, recomendo este, que é super completo!
2- Ver de perto a arquitetura de Frank Ghery no MedienHafen
Um dos símbolos de Düsseldorf que aparece direto nos cartões postais da cidade são os famosos prédios “malucos” de Frank Ghery que ficam no MedienHafen, o lado moderno da cidade.
Minha sugestão é andar por lá, se estiver fome comer em algum lugarzinho da Hammerstrasse e depois seguir para checar o item 5 e 7 dessa lista.
Aqui tem uma dica de passeio que passa pelo MedienHafen que inclui acesso à plataforma de observação e uma bebida (café, cerveja ou espumante).
3- Provar a Altbier, típica cerveja de Dusseldorf
Uma visita a Düsseldorf não é completa se você não provar a Altbier, a cerveja local.
Onde encontrar? Fácil, em qualquer bar e até mesmo restaurante da cidade, principalmente em Altstadt (centro antigo), onde muitos locais produzem a cerveja in loco. A cerveja aqui é mais barata que água e é uma delícia. Não tem desculpa, até no supermercado tem.
PS- cuidado ao comparar a cerveja de Düsseldorf com a de Colônia. Nem pense em falar que a Kölsch é melhor que a Altbier se estiver em Düsseldorf, ou falar que a Altbier é melhor que a Kölsch se estiver em Colônia. A rivalidade é pior que fla-flu. Eu, particularmente, prefiro a Altbier (opinião enviesada obviamente). =P
4- Passear pela Königsallee
Uma das avenidas mais bonitas da Europa, na minha opinião é a Königsallee, a “avenida do rei” de Düsseldorf (König significa rei em alemão).
Além de ter um rio no meio com árvores suntuosas, aqui estão diversas lojas de marcas famosas e luxuosas, como Chanel, Cartier, Dior, Prada ou mesmo a alemã Zwilling J.A. Henckels.
Muitos sheiks árabes e gente muito endinheirada desse mundão prefere fazer suas comprar aqui do que em Paris, já que o atendimento fica mais personalizado, as ruas menos tumultuadas (mas mesmo assim bem cheias) e por terem mais privacidade. Mesmo quem não é sheik também vai adorar fazer umas comprinhas, ou pelo menos passear por aqui.
5- Museu KIT
Quando bem explorada, Düsseldorf é muito mais cool do que parece. Um exemplo é o KIT, abreviação para Kunst in Tunnel, que é um museu de arte experimental dentro de um tunel.
Quem caminha na beira do rio (na Rheinuferpromenade, lembra dela?) pode passar batido pelo que parece ser um container com um café na porta. Mas é essa a localização desse endereço descolado e escondido da cidade.
6- Comer em um restaurante japonês
“Oi? Restaurante japonês? Será que li errado?”. Não, você não leu errado. É que Düsseldorf tem uma das maiores comunidades japonesas da Europa e, consequentemente, restaurantes incríveis!
Eu não sabia disso e fiquei maravilhada quando cheguei, porque adoro uma comida japonesa e achei que iria sentir falta disso ao sair do Brasil. Mas hoje sei que Düsseldorf tem muitas opções incríveis e muitos restaurantes bem tradicionais e verdadeiramente japoneses. Tanto é que morar na cidade também contrribui pra gente decidir passar a lua de mel no Japão.
A comida é boa demais mesmo. Veja nossas sugestões de restaurantes no post abaixo:
Leia mais: Onde comer em Düsseldorf? Dicas de restaurantes para todos os gostos
O que fazer em Düsseldorf como um local: vá além!
Esses são os passeios que considero imperdíveis na cidade, incluindo de tudo um pouco: museu, gastronomia, cervejas, compras, arquitetura e contemplação.
Se tiver mais dias em Düsseldorf, não se preocupe porque a cidade é repleta de atrações e nós temos muitas outras dicas extras para vocês.
E lembre-se, se ainda quiser MAIS, a caixa de comentário está sempre aberta, é só pedir que a gente responde com mais sugestões sempre!
7- Subir na Rheinturm
Que tal ver Düsseldorf do alto da torre de tv da cidade? É uma boa opção em dias sem nuvens, já que você consegue ver outras cidades no horizonte, as casinhas baixas, o rio, e os formatos curiosos dos prédios de Düsseldorf.
8- Visitar o castelo Benrath
A 40 minutos de metrô do centro de Düsseldorf está o lindíssimo castelo Benrath. O fosíssimo edifício cor de rosa com um lago na frente é um lugar super agradável para visitar na cidade.
O passeio mais gostoso é pelos jardins do castelo e pelo café que tem em um terraço perto do riozinho. Eu mesma já fui 4 vezes pra lá e nunca entrei (casa de ferreiro, espeto de pau né?), mas amo passear e só contemplar a vista do castelo rosa construído em meados de 1700!
9- Um giro por Kaiserswerth
No norte de Düsseldorf está um bairro charmoso as margens do rio Reno. Além de ter um centrinho fofo e pitoresco, e diversos Biergartens agradáveis na primavera, é em Kaiserswerth que ficam as ruínas de “Kaiserpfalz”.
Originalmente do século X, a construção ganhou mais notoriedade e foi ampliada em meados de 1180, quando o imperador Barbarossa fez do local uma fortaleza para cobrar pedágios e controlar o Reno.
De abril a outubro você pode pegar um barco do centro antigo (Altstadt) até a região. Mas tem metrô e transporte público fácil até lá. Nós costumávamos ir de bicileta, margeando o rio em um passeio mais contemplativo.
10 – Assistir a um concerto no Tonhalle
Um antigo planetário que virou uma casa de concertos, mas mantém sua imponente arquitetura na margem do rio Reno.
Alie o prédio impressionante a espetáculos de primeira e Tonhalle vira uma atração imperdível, mas que infelizmente (ou felizmente!) deve ser experenciada por completo. Isso porque não há tours ou visitas guiadas à sala de espetáculos, então, para entrar lá será preciso comprar um ingresso e assistir a algum show ou concerto.
Veja a programação no local ou com antecedência pelo site. Geralmente nas noites de sexta e domingo, e também nas manhãs de domingo, a apresentação é fixa com a Orquestra Sinfônica de Düsseldorf, já que o tonhalle é a sua casa oficial.
Vale a pena tentar, e valerá ainda mais a pena se você conseguir ir!
*Bônus: Mercado de Natal
Se você estiver na cidade durante o período do advento – geralmente no final de novembro e em dezembro, terá a chance de conhecer os deliciosos Mercados de Natal. Espere barracas de rua, pista de patinação no gelo, carrossel e claro, comidas e bebidas gostosas e enfeites natalinos. É muito comum encontrar os mercados natalinos em inúmeras cidades alemãs, austríacas, e algumas francesas também.
MARTHA GISSELE FRANCO DE SA
Estou indo para o Concerto de Dimash kudemberg, dia 24 de novembro
Marney Ayres
Tudo bem Mari? Quero conhecer Dussel e Colonia! quantos dias em cada uma? e melhor ficar hospedado em cada uma ou todos os dias em uma so cidade? obg!!!
Marcella
Olá Marney, Marcella por aqui.
A pergunta ficou perdida, então a resposta está vindo com 2 anos de atraso (meu Deus!). Mas vou responder mesmo assim na esperança de ajudar outro leitor.
Tanto Dusseldorf quanto Colônia são cidades que precisam de apenas um dia completo. É claro que se você tiver com tempo, pode ficar mais dias e terá coisas para fazer. Mas considerando uma viagem para turistar, o ideal seria escolher uma das duas como base para não ficar na função de trocar de hotel. É bem fácil e rápido fazer um bate e volta de uma para a outra (em média 40 min), e os trens saem a todo minuto.
Sou suspeita porque gosto mais de Dusseldorf por ter morado lá. Acho a cidade mais dinâmica, com excelentes opções de restaurantes e mais cosmopolita e bonita. =)
Amanda
Olá! Adorei o Blog!
Por favor, poderia me ajudar, cheguei hj em Colônia, passamos o dia, mas descobrimos que amanhã 03/10 é feriado Nacional, e pensamos em ir para Düsseldorf, será que dá para ver algo?
Beijos e obrigada😀
Marcella
Ixi Amanda, não consegui ver o seu comentário no mesmo dia que você publicou. Espero que tenham aproveitado mesmo assim. =)
Beijinhos
Branca
De Colonia para Dusseldorf, melhor comprar passagem antecipada (3 meses)ou na hora ?
Marcella
Oi Branca, é bem tranquilo comprar na hora pois saem trens a todo momento. =)
Adriana
Poderia dizer-me qual o melhor local para ficar, visando a area da feira?
Fui um outro ano e fiquei na Ostrabe, mas achei um pouco longe.
Adriana
Olá,
Estarei na cidade entre 22 a 30 novembro 2018 … sabes se já estaremos no clima das feiras de Natal?
Mari
Oi Adriana,
Sim! A feira de Natal de Dusseldorf vai abrir dia 22/11 esse ano!
Aproveite e boa viagem!