O que fazer em Düsseldorf, na Alemanha: 10 passeios deliciosos


Atualizado em:


Descubra nesse post o que fazer em Düsseldorf. Quais são os melhores passeios e experiências na cidade, do ponto de vista de quem morou lá por um ano e conhece todos os segredos. Confira! 

O que fazer em Düsseldorf?

É surpreendente a quantidade de atrações e coisas para fazer em Düsseldorf. Porém, para isso é preciso pesquisar e explorar, pois a cidade é menos óbvia do que parece.

Como morei um ano na cidade, consegui explorar alguns segredos e resumir os passeios que eu acho imperdíveis em Düsseldorf para quem vem passar um, dois, três ou mais dias por aqui. Começo com os clássicos e imperdíveis, que são verdadeiros pontos turísticos em Düsseldorf.

1- Explorar Altstadt (cidade antiga) e caminhar pela margem do rio Reno

Esse é um dos primeiros passeios que eu recomendo fazer logo que chegar para sentir o clima da cidade.

Centro antigo de Dusseldorf, na Alemanha

Mari curtindo o centrinho antigo de Dusseldorf

Ande pelo centrinho antigo, onde a cidade começou, e aproveite e veja atrações históricas como a Rathaus (prefeitura) e a Schlossturn (torre do castelo, a parte que sobrou e que hoje virou um museu), e praças interessantes como a Burgplatz e Carlsplatz.

Veja também as construções que parecem antigas, mas na verdade foram reconstruídas depois da destruição da Segunda Guerra Mundial.

Ah, não deixe de andar a noite pela rua dos bares, a Bolkestrasse, que já foi considerado o maior bar do mundo pois os bares tinham portas internas que conectavam dois estabelecimentos diferentes. E também pela Ratinger Strasse, que fica lotada as quartas-feiras (dica dos nossos amigos do Viagem 0800), e onde fica a famosa cervejaria Brauerei im Fuchschen.

A Rheinuferpromenade é nada mais nada menos do que o caminho agradável na margem do rio Reno. Ele começa perto da região de Altstadt e termina no Media Haffen, em uma promenade inteira de árvores e bancos, e cheia de atrações e restaurantes. Não deixe de passar por lá e ver as diferentes vistas ao longo da curva do rio Reno.

Rheinuferpromenade Dusseldorf

O gracioso “promenade” fica na beira do rio!

Se quiser um tour que passe pelos pontos turísticos principais na Altstadt, recomendo este, que é super completo!

2- Ver de perto a arquitetura de Frank Ghery no MedienHafen

Um dos símbolos de Düsseldorf que aparece direto nos cartões postais da cidade são os famosos prédios “malucos” de Frank Ghery que ficam no MedienHafen, o lado moderno da cidade.

Minha sugestão é andar por lá, se estiver fome comer em algum lugarzinho da Hammerstrasse e depois seguir para checar o item 5 e 7 dessa lista.

Frank Ghery Dusseldord

Uma foto em um dos cartões-postais da cidade

Aqui tem uma dica de passeio que passa pelo MedienHafen que inclui acesso à plataforma de observação e uma bebida (café, cerveja ou espumante).

3- Provar a Altbier, típica cerveja de Dusseldorf

Uma visita a Düsseldorf não é completa se você não provar a Altbier, a cerveja local.

Onde encontrar? Fácil, em qualquer bar e até mesmo restaurante da cidade, principalmente em Altstadt (centro antigo), onde muitos locais produzem a cerveja in loco. A cerveja aqui é mais barata que água e é uma delícia. Não tem desculpa, até no supermercado tem.

PS- cuidado ao comparar a cerveja de Düsseldorf com a de Colônia. Nem pense em falar que a Kölsch é melhor que a Altbier se estiver em Düsseldorf, ou falar que a Altbier é melhor que a Kölsch se estiver em Colônia. A rivalidade é pior que fla-flu. Eu, particularmente, prefiro a Altbier (opinião enviesada obviamente). =P

4- Passear pela Königsallee

Uma das avenidas mais bonitas da Europa, na minha opinião é a Königsallee, a “avenida do rei” de Düsseldorf (König significa rei em alemão).

Konigsallee dusseldorf

Além de ter um rio no meio com árvores suntuosas, aqui estão diversas lojas de marcas famosas e luxuosas, como Chanel, Cartier, Dior, Prada ou mesmo a alemã Zwilling J.A. Henckels.

Muitos sheiks árabes e gente muito endinheirada desse mundão prefere fazer suas comprar aqui do que em Paris, já que o atendimento fica mais personalizado, as ruas menos tumultuadas (mas mesmo assim bem cheias) e por terem mais privacidade. Mesmo quem não é sheik também vai adorar fazer umas comprinhas, ou pelo menos passear por aqui.

5- Museu KIT

Quando bem explorada, Düsseldorf é muito mais cool do que parece. Um exemplo é o KIT, abreviação para Kunst in Tunnel, que é um museu de arte experimental dentro de um tunel.

Museus em dusseldorf

Quem caminha na beira do rio (na Rheinuferpromenade, lembra dela?) pode passar batido pelo que parece ser um container com um café na porta. Mas é essa a localização desse endereço descolado e escondido da cidade.

6- Comer em um restaurante japonês

“Oi? Restaurante japonês? Será que li errado?”. Não, você não leu errado. É que Düsseldorf tem uma das maiores comunidades japonesas da Europa e, consequentemente, restaurantes incríveis!

Restaurante em Dusseldorf

Prato especial do Kikaku e a grande variedade de peixes.

Eu não sabia disso e fiquei maravilhada quando cheguei, porque adoro uma comida japonesa e achei que iria sentir falta disso ao sair do Brasil. Mas hoje sei que Düsseldorf tem muitas opções incríveis e muitos restaurantes bem tradicionais e verdadeiramente japoneses. Tanto é que morar na cidade também contrribui pra gente decidir passar a lua de mel no Japão

A comida é boa demais mesmo. Veja nossas sugestões de restaurantes no post abaixo:

Leia mais: Onde comer em Düsseldorf? Dicas de restaurantes para todos os gostos


O que fazer em Düsseldorf como um local: vá além!

Esses são os passeios que considero imperdíveis na cidade, incluindo de tudo um pouco: museu, gastronomia, cervejas, compras, arquitetura e contemplação.

Se tiver mais dias em Düsseldorf, não se preocupe porque a cidade é repleta de atrações e nós temos muitas outras dicas extras para vocês.

E lembre-se, se ainda quiser MAIS, a caixa de comentário está sempre aberta, é só pedir que a gente responde com mais sugestões sempre!

7- Subir na Rheinturm

Que tal ver Düsseldorf do alto da torre de tv da cidade? É uma boa opção em dias sem nuvens, já que você consegue ver outras cidades no horizonte, as casinhas baixas, o rio, e os formatos curiosos dos prédios de Düsseldorf.

Rheinturm Dusseldorf Alemanha

Vista do rio Reno e do centro da cidade, clique tirado de cima da torre de Dusseldorf.

8- Visitar o castelo Benrath

A 40 minutos de metrô do centro de Düsseldorf está o lindíssimo castelo Benrath. O fosíssimo edifício cor de rosa com um lago na frente é um lugar super agradável para visitar na cidade.

O passeio mais gostoso é pelos jardins do castelo e pelo café que tem em um terraço perto do riozinho. Eu mesma já fui 4 vezes pra lá e nunca entrei (casa de ferreiro, espeto de pau né?), mas amo passear e só contemplar a vista do castelo rosa construído em meados de 1700!

Benrath castle Dusseldorf

9- Um giro por Kaiserswerth

No norte de Düsseldorf está um bairro charmoso as margens do rio Reno. Além de ter um centrinho fofo e pitoresco, e diversos Biergartens agradáveis na primavera, é em Kaiserswerth que ficam as ruínas de “Kaiserpfalz”.

Originalmente do século X, a construção ganhou mais notoriedade e foi ampliada em meados de 1180, quando o imperador Barbarossa fez do local uma fortaleza para cobrar pedágios e controlar o Reno.

De abril a outubro você pode pegar um barco do centro antigo (Altstadt) até a região. Mas tem metrô e transporte público fácil até lá. Nós costumávamos ir de bicileta, margeando o rio em um passeio mais contemplativo. 

10 – Assistir a um concerto no Tonhalle

Um antigo planetário que virou uma casa de concertos, mas mantém sua imponente arquitetura na margem do rio Reno.

Alie o prédio impressionante a espetáculos de primeira e Tonhalle vira uma atração imperdível, mas que infelizmente (ou felizmente!) deve ser experenciada por completo. Isso porque não há tours ou visitas guiadas à sala de espetáculos, então, para entrar lá será preciso comprar um ingresso e assistir a algum show ou concerto.

Veja a programação no local ou com antecedência pelo site. Geralmente nas noites de sexta e domingo, e também nas manhãs de domingo, a apresentação é fixa com a Orquestra Sinfônica de Düsseldorf, já que o tonhalle é a sua casa oficial.

Vale a pena tentar, e valerá ainda mais a pena se você conseguir ir!

*Bônus: Mercado de Natal

Mercado de Natal

Se você estiver na cidade durante o período do advento – geralmente no final de novembro e em dezembro, terá a chance de conhecer os deliciosos Mercados de Natal. Espere barracas de rua, pista de patinação no gelo, carrossel e claro, comidas e bebidas gostosas e enfeites natalinos. É muito comum encontrar os mercados natalinos em inúmeras cidades alemãs, austríacas, e algumas francesas também. 

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Marney Ayres

    Tudo bem Mari? Quero conhecer Dussel e Colonia! quantos dias em cada uma? e melhor ficar hospedado em cada uma ou todos os dias em uma so cidade? obg!!!

    • Olá Marney, Marcella por aqui.
      A pergunta ficou perdida, então a resposta está vindo com 2 anos de atraso (meu Deus!). Mas vou responder mesmo assim na esperança de ajudar outro leitor.
      Tanto Dusseldorf quanto Colônia são cidades que precisam de apenas um dia completo. É claro que se você tiver com tempo, pode ficar mais dias e terá coisas para fazer. Mas considerando uma viagem para turistar, o ideal seria escolher uma das duas como base para não ficar na função de trocar de hotel. É bem fácil e rápido fazer um bate e volta de uma para a outra (em média 40 min), e os trens saem a todo minuto.
      Sou suspeita porque gosto mais de Dusseldorf por ter morado lá. Acho a cidade mais dinâmica, com excelentes opções de restaurantes e mais cosmopolita e bonita. =)

  • Olá! Adorei o Blog!
    Por favor, poderia me ajudar, cheguei hj em Colônia, passamos o dia, mas descobrimos que amanhã 03/10 é feriado Nacional, e pensamos em ir para Düsseldorf, será que dá para ver algo?
    Beijos e obrigada😀

    • Ixi Amanda, não consegui ver o seu comentário no mesmo dia que você publicou. Espero que tenham aproveitado mesmo assim. =)
      Beijinhos

  • De Colonia para Dusseldorf, melhor comprar passagem antecipada (3 meses)ou na hora ?

  • Poderia dizer-me qual o melhor local para ficar, visando a area da feira?
    Fui um outro ano e fiquei na Ostrabe, mas achei um pouco longe.

  • Olá,
    Estarei na cidade entre 22 a 30 novembro 2018 … sabes se já estaremos no clima das feiras de Natal?

    • Oi Adriana,
      Sim! A feira de Natal de Dusseldorf vai abrir dia 22/11 esse ano!
      Aproveite e boa viagem!

  • + Ver mais comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *