5 dicas de segurança indispensáveis para mulheres viajando sozinhas


Atualizado em:


Quando começamos a pensar em viajar sozinha é normal que surjam algumas preocupações com a segurança. Mas calma, respira, porque nós mulheres podemos sim fazer tudo o que os homens fazem e muito mais. Mas não custa nada seguir alguns cuidados básicos de segurança para garantirmos que tudo vai ficar bem, não é mesmo?

Minha dica suprema é “fique ligada”. Nossa, Sara, como assim? Isso mesmo, simples. E isso já é algo que fazemos no nosso dia a dia, inevitavelmente, pelo simples fato de sermos mulheres. Por instinto e pela educação que recebemos desde cedo, já somos “treinadas” a estarmos sempre atentas, vigilantes e até mesmo ligeiramente desconfiadas.

Fazendo um paralelo: uma vez eu estava na Torre Eiffel, em Paris, e reparei que lá tinham diversos anúncios pedindo aos turistas para não deixarem suas coisas sem supervisão. Eu, como boa brasileira, achei aquilo um absurdo. Por que eu deixaria minha bolsa largada sem ninguém olhando em um local público? Pois é, nós brasileiros estamos acostumados a ter certos cuidados com segurança. Da mesma forma, nós mulheres também estamos.

Se mesmo assim ainda precisar de uma ajudinha extra pra se sentir mais confiante antes de planejar sua viagem, dê uma olhadinha nas nossas dicas essenciais para curtir sem preocupação:

Mulher de costas no centro da imagem olha painel de destinos em aeroporto

Não importa o destino, uma mulher viajante tem que tomar alguns cuidados básicos de segurança

1- Escolha o destino de acordo com sua experiência

Essa vale principalmente para as marinheiras de primeira viagem. Se você está com algum receio, melhor não se arriscar de primeira em um lugar que tenha muitos relatos de assédio ou que não seja considerado seguro no geral, por exemplo.

Outra característica que a gente sempre reforça aqui que pode ser interessante de considerar é o idioma. As coisas ficam no mínimo mais fáceis quando sabemos exatamente com o que estamos lidando, e falamos o idioma para conseguir se virar em uma situação delicada.

Para se inspirar: 10 destinos para mulheres que querem viajar sozinhas.

2- Fique atenta aos horários

Quando for comprar suas passagens, principalmente as de deslocamentos internos, preste atenção aos horários de saída e chegada. Antes de fechar, confira também qual é a maneira de chegar ao aeroporto/ rodoviária/ estação de trem.

Eu, por exemplo, já tive que dormir sozinha no aeroporto porque comprei um voo que saía muito cedo e nenhum transporte que eu pudesse pagar chegaria lá no horário. A minha experiência específica foi até que tranquila, mas eu não recomendo marcar essa bobeira a toa. Também já tive que fazer uma escala de duas horas no meio da madrugada na rodoviária de Bratislava – que é basicamente um ponto de ônibus na rua -, e, pessoalmente, se estivesse sozinha ali teria morrido de medo. Saiba a sua tolerância com situações desse tipo e se planeje para evitá-las.

Bem no meio de uma estrada árida e vazia, uma mulher está sentada em cima da sua mala, com as pernas cruzadas olhando um mapa

Horários e meios de transporte são alguns fatores que uma mulher viajante deve prestar atenção

3- Hospede-se com mulheres

Se você pretende fazer um mochilão ou simplesmente quer economizar na hospedagem, pode ser uma boa ideia planejar sua estadia em hostels ou couchsurfing, onde você divide quarto com outras pessoas. Mas, nesses casos, priorize se hospedar com outras mulheres.

Em hostels você pode optar por quartos exclusivamente femininos, por exemplo (a maioria dos hostels oferecem essa opção). Quartos com menos pessoas, apesar de não serem garantia, podem também ser uma boa ideia.

Se você vai viajar de couchsurfing, dê preferência a ficar na casa de outras mulheres. Se um homem te oferecer hospedagem, verifique muito bem o perfil e as referências dele, e olhe principalmente as recomendações feitas por outras mulheres.

4- Deixe alguém informado sobre seus passos

Uma dica final é deixar sempre alguém da sua confiança informado sobre seus passos. Antes de viajar, passe todo o seu itinerário, os meios de transporte que vai usar e os contatos dos locais onde vai se hospedar para essa pessoa de sua preferência. Assim tanto você quanto quem ficou em casa ficam mais tranquilos sabendo que se for preciso, será mais fácil te encontrar.

5- Tenha uma senha de segurança combinada

Sabe essa pessoa de confiança do item 4 da lista? Combine com ela uma senha de segurança, que seja bem específica, rápida e uma palavra que dificilmente você mandaria em uma conversa comum. Assim, se a pessoa receber uma mensagem com a sua senha, por exemplo, já saberá que você está em perigo e começará a se movimentar para checar o que está acontecendo com você. Pode ser uma sigla, uma palavra curta, ou qualquer outra coisa.

A Marcella leu essa dica no 360 meridianos, e desde então definiu que sua senha de segurança com a família seria FADA, o nome da antiga cachorrinha que já morreu e uma palavra bem incomum para mandar aleatoriamente.

Bônus: Spot

Aparelho pouco menor do que uma mão adulta com três botões frontais

O Spot é uma ótima pedida para quem vai viajar por lugares onde é mais difícil conseguir internet ou sinal de celular

Viajantes mais experientes que já estão pensando em se jogar em alguma aventura menos planejada, em lugares menos turísticos ou que em pouca cobertura telefônica, vão gostar dessa dica: invista em um Spot!

O Spot é um aparelhinho com GPS integrado que funciona por satélite. Você pode cadastrar nele alguns números de telefone — das pessoas que você quer que tenham atualizações sobre por onde você anda. Sempre que você quiser pode acionar um botão que envia para os contatos selecionados uma mensagem informando que você chegou em determinado lugar e está bem. Caso esteja correndo perigo, você pode apertar os botões de “ajuda” ou “sos”, dependendo da gravidade da situação.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

EnglishPortuguese