Inverno na Europa: vale a pena? Veja bons motivos e as melhores cidades


Atualizado em:


Será que vale a pena viajar durante o inverno na Europa? Quais os melhores destinos de inverno por lá? Quando ir e o que esperar de cada mês? Esquiar pode ser uma boa? Há muitas dúvidas sobre viajar na estação mais fria do ano e nós estamos aqui para respondê-las.

Depois de alguns anos escrevendo esse blog e recebendo inúmeras dúvidas e comentários, cheguei a conclusão que a maioria dos brasileiros tem muito medo de frio e evita a todo custo viajar para a Europa no inverno. Mas, somente pensando no frio esquecemos que viajar nessa época do ano tem o seu charme e suas vantagens também.

Galhos secos no inverno na Europa

O pôr-do-sol no inverno do hemisfério norte é sempre imbatível! Na foto: Sófia, Bulgária

Claro que viajar pra Europa no verão é incrível, os dias são longos e a vibe é uma delícia, com a vida acontecendo do lado de fora. Mas, se você tem uma viagem marcada durante o inverno não precisa ficar com medo de ir não! Basta focar nas vantagens e se preparar para as possíveis adversidades.

A vida não pára só porque está gelado lá fora e a experiência pode ser diferente e enriquecedora, principalmente para nós que moramos no hemisfério sul e não temos algumas das vivências possíveis de um inverno mais rigoroso.

Então começo resumindo algumas vantagens para provar que vale a pena viajar para a Europa no inverno sim.

Clique aqui para reservar os melhores passeios e atrações da Europa!

Por que viajar durante o inverno na Europa? Veja 8 motivos! 

1- Preços mais baixos

Ao contrário do verão, quando é alta temporada, os preços ficam mais baixos durante o inverno europeu. Um apartamento para alugar em Paris que custaria 110 euros no verão, custa 80 euros em janeiro ou fevereiro, por exemplo. Esse já é um ótimo motivo por si só, não acham?

2- Menos turistas e multidões

Além dos preços mais baixos, uma outra vantagem de visitar a Europa no inverno é a menor quantidade de turistas nos pontos de maior visitação.

Ir a Piazza di Spagna em Roma no verão é se acotovelar entre montes de turistas disputando um espaço ao sol, enquanto que no inverno a experiência não é assim. Na Torre Eiffel nem se fala!

Com menos viajantes, as filas e esperas das atrações, museus e restaurantes são menores também. Economia de tempo e paciência que tornam a viagem bem mais agradável.

Paris no inverno

Explorando o Jardim de Luxemburgo, em Paris, praticamente sozinha!

3- Estações de ski badaladas

Seja para passar o ano novo, curtir uma balada, ou praticar o esporte, essa é a época do ano ideal para ir às charmosas estações de ski na Europa, com opções para quem quer alto luxo ou para quem está com o orçamento mais apertado. Quem ama esportes de inverno encontrará o paraíso!

4- Arte e cultura indoors

Europa agrada todos os gostos quando o assunto é arte e cultura, e é um continente riquíssimo nesse quesito. Aproveite para escapar do frio nos diversos museus espalhados nas capitais europeias e, também, nas cidadezinhas do interior. Com certeza esse será um ótimo programa e uma boa pausa para esquentar o corpo antes de sair às ruas novamente.

Atravessando a Millenium bridge pra chegar ao museu Tate Modern, em Londres

5- Comfort food

Só os primeiros itens já deveriam ser suficientes para embarcar em uma aventura gelada na Europa. Mas, além de tudo, é no inverno que a gente toma chocolate quente e fica com uma sensação de conforto e acolhimento (e não morre de calor), come fondue ou outras comidas quentinhas e típicas do inverno, e acha uma delícia.

E parece que o clima do inverno é ainda mais propício para tomar aquele vinho gostoso (e com preço ótimo) que você só encontra na Europa.

Vinho do Porto

Não vejo problema em passar horas em uma cave do vinho do Porto em vila Nova de Gaia, provando “um pouquinho” dos vinhos. =)

6- Mercados de Natal

Visitar a Europa em novembro ou dezembro é presenciar um momento adorado por todos da região, os Mercados de Natal! Eles acontecem em inúmeras cidades, como Praga, Bruxelas, Estocolmo, Salzburgo, Madri, Nápoles, Riga etc.

Acho que são ainda mais especiais na Alemanha, onde praticamente toda cidadezinha tem seu Mercado de Natal e os alemães vibram com essa época do ano como a gente vibra com o carnaval e festa junina.

Foto do mercado de Natal de Ettlinger, cedida pra gente pelo Blog Ligado em Viagem que tem vários posts sobre os Mercados de Natal da Alemanha

7- Temperaturas amenas nos países do sul

Se você visita Portugal, Espanha e até mesmo alguns lugares da Itália, dificilmente vai encontrar um desses invernos rigorosíssimos que te impossibilitam de sair às ruas para passear sem congelar um membro.

Claro que você não vai conseguir curtir as praias tomando sol e entrando no mar, como acontece no inverno do Brasil. Mas ajuste seu roteiro, coloque um casaco e saia para bater perna nas cidades!

Quem sabe até você não tem sorte de viajar em um dos invernos mais quentes como aconteceu em 2015? Em janeiro de 2017 uma amiga chegou a pegar 13 graus no Algarve, em Portugal. Essa temperatura para o auge do inverno está bem razoável. Ela amou a experiência mesmo no inverno!

Se você já foi para o Canadá, ou mesmo Nova York ou Washington DC no inverno, pode ter certeza que aguentará o inverno da maioria dos países da Europa ocidental. Já peguei temperaturas baixíssimas nos Estados Unidos que eu não conseguia nem sair de casa! Isso será ainda mais raro nos países do sul da Europa.

8- Paisagens diferentes e, às vezes, com neve! 

St. Petersburgo
Olha a Mari curtindo o frio com neve na Rússia entre o final de novembro/começo de dezembro.

Quem nega que paisagens com neve tem um charme danado? Além de tudo, não acha interessante ver um tipo de paisagem que não temos aqui no Brasil? Acho que esse tipo de experiência é sempre válido em uma viagem, pelo menos uma ou duas vezes na vida.

Com o clima temperado do hemisfério norte, o inverno e o verão são estações bem definidas. No verão, muito calor e pouca chuva, e um inverno bem frio e úmido, com paisagens muito diferentes das que temos no nosso inverno brasileiro. A vegetação morre completamente, o dia tem menor duração, e a neve vem deixar tudo mais charmoso.

Como se preparar para o inverno na Europa

Se você já foi convencido a dar uma chance para a Europa nessa estação do ano, vamos então ao próximo passo. Como se preparar para aproveitar a viagem da melhor maneira possível.

Planeje seu tempo

Em primeiro lugar, considere que no inverno os dias são mais curtos. Amanhece tarde e anoitece bem cedo — em alguns lugares, por volta de 16h o sol já começa a se pôr. Com isso, você precisa planejar menos atividades por dia do que costuma fazer em viagens no verão.

Além do sol, é bom considerar ainda que você fará mais pausas ao longo do dia para se esquentar. No frio, é inevitável entrar em mais lojinhas, tomar mais cafés ou chocolates quentes e por aí vai. A dica é não planejar um dia inteiro na rua e privilegiar os rolês indoor, como já foi dito acima.

Outra super dica é já na hora de montar o roteiro deixar mais dias para os destinos frios. Se na primavera você ficaria 4 dias em uma cidade, separe pelo menos 5 dias no inverno.

Use roupas apropriadas

As roupas do inverno brasileiro não são suficientes para o inverno europeu. Para estar bem protegido do frio, você precisa ter ao menos um bom casaco, de preferência um que não seja curto.

Também é preciso usar camadas, e nisso é essencial ter calça e camiseta térmicos para usar por baixo de tudo. Por cima deles, não deixe de colocar uma boa meia, bem grossa, e pelo menos mais um casaco quentinho.

Nos pés, o importante é usar um sapato que tenha uma sola grossa, eles são os mais quentes. Botas com pelinhos por dentro e tênis de couro são ótimas opções. E por falar em materiais, calças jeans na maioria das vezes são tudo o que temos, mas calças de outros materiais como veludo, couro e até as de moletom, são bem mais eficientes em nos proteger do frio.

Não esqueça de forma nenhuma dos acessórios. Luvas de lã ou couro, cachecol bem quentinho e grande e gorro são essenciais para te proteger, principalmente se tiver vento.

Onde comprar roupas de inverno

Como nosso inverno é bem leve, não é em qualquer lugar que você vai encontrar essas coisas aqui no Brasil. No geral, você pode encontrar segundas peles e bons casacos em lojas que vendam roupas e acessórios esportivos, principalmente para trilhas.

Uma boa opção com preços acessíveis é a Decathlon. Se tiver disposto a gastar um pouco mais e investir em roupas que vão durar muito tempo, a North Face tem produtos de muita qualidade. Se aguentar esperar chegar na Europa para comprar, a loja mais recomendada para os térmicos é a Uniqlo. Casacos bons você pode encontrar com bastante facilidade por lá, das fast fashions às lojas de grife, passando pelas lojas de departamento. Aí vai da sua preferência e do seu bolso.

Melhores destinos para conhecer no inverno europeu

Essa lista tem dois extremos: destinos para ir no inverno da Europa mas fugir do frio, e também destinos para se jogar de cabeça e aproveitar tudo o que o inverno oferece, como neve e aurora boreal.

Para fugir do frio

Se o seu caso é de quem vai ter que viajar no inverno por circunstâncias externas, mas prefere fugir um pouco do frio, nossa recomendação é ir para destinos mais ao sul da Europa. Toda a Andaluzia, região no sul da Espanha, é uma ótima opção. Por lá, o verão é muito muito quente, então ir no inverno pode até ser um ideia melhor.

Inverno na Europa: Lisboa
O inverno em Lisboa não é muito rigoroso

Em Portugal, você pode conhecer a capital a Lisboa, que tem um inverno bem próximo do brasileiro e dependendo do dia dá até para sair só com um moletom. Uma vez em Portugal, você pode ir até Porto, onde é mais frio, mas ainda nada muito extremo, ou ir na direção sul e curtir as paisagens do Algarve, que continuam lindas, apesar de não dar para curtir a praia mesmo.

Fora da Península Ibérica, pode ser legal ir para os destinos no Mediterrâneo. O sul da Itália, ou até Roma, podem ser mais amenos, assim como Atenas, na Grécia. Nesses lugares, como no Algarve, você não vai conseguir curtir praias, então pense quais as suas prioridades.

Para abraçar de vez o inverno

Já se você quer se jogar de vez no inverno, a dica é contrária: vá para o norte. Quem quer abraçar o frio, tem algumas atrações muito especiais que só acontecem nessa época do ano. Confira:

Aurora boreal

A aurora boreal é um fenômeno espetacular que acontece no céu, geralmente entre novembro e março (com algumas variações a depender do lugar), quando nos países mais ao norte do mundo, ao longo do inverno é possível ver inacreditáveis luzes coloridas no céu.

Alguns lugares bem famosos para ver a Aurora Boreal são a Islândia e a cidade de Tronso, na Noruega. Outra opção é Rovaniemi, na Finlândia, que além de um ponto para observar o fenômeno é também a cidade do Papai Noel.

Para onde ir em março: Islândia

Mercados de Natal

Outra coisa típica do inverno na Europa são os mercados de Natal. São feiras muito charmosas e super populares que acontecem em muitas cidades durante o mês de dezembro. A Alemanha é um dos melhores lugares para curtir mercados de Natal. Na França eles também são bem populares, principalmente em Strasbourg, onde fica um dos mais famosos.

Destinos de esqui

Por fim, para quem quer praticar esqui ou snowboard — ou só conhecer uma charmosa estação de esqui europeia –, claro que a melhor opção é ir durante o inverno. Alguns lugares bem famosos para quem tem esse objetivo são Chamonix, na França, e St. Morritz, na Suíça.

Por falar em Suíça, se for para uma das estações de lá, não deixe de fazer um trecho de viagem em um dos célebres trens panorâmicos do país. Já imaginou que lindas as vistas das montanhas nevadas?

E uma dica bônus: se uma pessoa da viagem quiser aproveitar os esportes de inverno e outra preferir fugir do frio, que tal optar por uma estação de esqui em Andorra, que fica entre a Espanha e a França, e depois continuar a viagem de inverno na Europa para o sul da Espanha, como sugerimos acima?

Vai lá. Se joga no inverno da Europa, sem medo de ser feliz!! ♥

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *