Tudo sobre a Fête des Lumières em Lyon


Atualizado em:


Você já ouviu falar da Fête des Lumières, que acontece anualmente em Lyon, na França? O Festival das Luzes é um incrível festival artístico que ocupa quase toda a cidade do sudeste da França no começo de dezembro e que é capaz de encantar a todos.

O nome indica que a festa é um espetáculo bem visual, mas só por ele talvez você não compreenda que além de iluminações, a estrela da festa são as projeções de imagens e vídeos, que ocupam toda a região central da cidade ao longo de um final de semana.

Aqui vou te contar tudo o que você precisa saber para entender melhor essa festa e também planejar sua viagem para curti-la. Confira:

Fourviere festival das luzes Lyon
Ver a igreja da Fourvière iluminada é uma experiência lindíssima – Foto: Reprodução/Fête des Lumières

As origens da Fête des Lumières em Lyon

A origem da Fête des Lumières remonta ao ano de 1852, quando a cidade de Lyon vivia um período de agitação social e frequentes inundações. Nesse cenário, decidiu-se colocar uma estátua da Virgem Maria no alto da Fourvière, a colina logo ao lado do antigo centro da cidade.

A inauguração da estátua foi originalmente marcada para o dia 8 de setembro, mas teve que ser adiada por atrasos e acabou remarcada para o dia 8 de dezembro, quando a festa acabou novamente cancelada devido ao mau tempo.

Porém, ao longo do dia o tempo foi melhorando e as pessoas espontâneamente começaram a acender velas em suas janelas e varandas, como um símbolo de união e solidariedade. Ali nasceu uma tradição que perpetua há séculos, sempre no dia 8 de dezembro.

Fête des Lumières Lyon
Pegar um vinho quente para aproveitar enquanto caminha pelas instalações é uma delícia!

Quando e onde é a Fête des Lumières?

Como explicado no tópico anterior, o dia da Fête des Lumières é 8 de dezembro. Mas com os anos, a festa cresceu e atualmente dura 4 dias (ou melhor, noites), sempre incluindo o final de semana mais próximo do dia 8. Em 2025, por exemplo, ela será de sexta (5) a segunda (8).

Quanto ao onde, bom, em Lyon, é claro, na região central da cidade. Mas sendo mais específica, as instalações ficam na Presqu’île, entre Bellecour e o Hôtel de Ville, na Vieux Lyon, e no Parc de la Tête D’Or.

Como ir e quanto tempo ficar?

Fête des Lumières Lyon
Uma das minhas projeções preferidas, em Hôtel de Ville

Você pode chegar a Lyon de avião, trem, ônibus ou carro. A cidade é muito bem conectada com o resto da França e outros países da Europa, portanto não vai ser difícil incluir a parada na sua viagem.

No entanto, como esse final de semana é o de maior procura dos turistas, o preço das passagens fica bem salgado, como você pode imaginar. Para fugir disso, chegar um pouco antes e sair um pouco depois pode ser uma boa opção.

Outra alternativa é usar o carro em pelo menos uma das pernas – funciona bem principalmente para quem vai explorar a Provence ou outras regiões da França que são facilitadas com o uso do veículo.

Minha recomendação inicial é ficar na cidade pelo menos dois dias.Quando eu fui, fiquei por lá sábado e domingo, que eram os dois últimos dias do evento, e apesar de ter curtido muito e coberto grande parte do evento, não consegui ver todas as instalações. Portanto, se você quer fazer tudo com calma e sem deixar passar nada, recomendo adicionar um terceiro dia aí na sua estadia.

Se você nunca foi a Lyon e quer aproveitar para conhecer a cidade também, talvez seja bom garantir 4 ou 5 dias na cidade, incluindo pelo menos um dia antes ou depois do início da celebração. Isso porque nos dias da festa você pode acabar não conseguindo turistar normalmente ou tão intensamente quanto faria.

Leia mais sobre Lyon aqui e aqui

Como aproveitar o festival?

Fête des Lumières Lyon
Eu e minha amiga assistindo ao show

Definida a estadia, é hora de planejar como explorar a festa. Em primeiro lugar, comece assim que anoitecer – lembrando que nesta época do ano anoitece cedo –, para ter tempo de curtir a maior quantidade de coisas possível com calma.

Em segundo lugar, esteja munida de um mapa específico do evento, que você encontra facilmente por lá. Um mapa é crucial para você entender onde estão todas as instalações e traçar qual vai ser a sua rota.

Em dois dias, minha recomendação é fazer a Presqu’île em um dia e o Parc de la Tête D’Or em outro. A Vieux Lyon pode se somar a qualquer um dos dois, a depender do dia do evento.

Explico: No último dia a festa acaba mais cedo, então se este for um dos dias que você estará por lá, faça apenas um dos locais, porque não vai dar tempo de fazer dois.

Na Presqu’île o ideal é escolher uma das pontas e começar por lá, seguindo em direção ao outro extremo e parando pelo caminho para ver as instalações, comer um petisco, comprar uma bebida etc.

A cidade fica extremamente viva e movimentada ao longo dessas noites, então apesar da distância geográfica ser pequena, você vai percorrê-la devagar, já que há muitos atrativos pelo caminho. Além disso, uma ou outra atração pode não ser completamente no meio da rua e ter fila para entrar.

fête des lumières lyon
No Parc de la Tête D’Or, com uma das instalações

No Parc de la Tête D’Or o caminho é pré-determinado. A experiência lá dentro é bem parecida com a do Christmas at Kew, que conto aqui neste texto sobre o Natal em Londres.

Talvez seja uma boa ideia ir para o parque no primeiro dia, porque achei tudo lá menos legal e impressionante do que as projeções na rua. Assim, o melhor fica para o final e a experiência não decai.

No ano que fui (2022), a chegada no parque também não foi nem um pouco agradável. A quantidade de gente era muito grande e como é um local fechado e com uma única entrada e caminho, demorou bastante até finalmente sairmos do funil de gente e começarmos o percurso.

Na Presqu’île, por outro lado, apesar de a cidade estar bem cheia, achei que a movimentação foi sempre muito tranquila e sem stress. Como há muitas atrações, também não foi difícil apreciar nada, mesmo quando tivemos que pegar fila, pois ela andou bem rápido.

Fora o parque, o mais próximo de um perrengue que vivemos foi a entrada no metrô, mas nada absurdo ou traumatizante.

Transporte dentro de Lyon

Fête des Lumières Lyon
Esse foi um dos lugares que não era exatamente na rua e tinha uma filinha pra entrar. Andou rápido e valeu cada segundo de espera, porque foi um dos que mais amei

Lyon é bem pequena e concentrada, então hospedando-se na Presqu’île ou na Vieux Lyon você consegue fazer quase tudo a pé, pegando metrô apenas para ir até o parque. No entanto, a hospedagem nessas áreas também fica com o preço bem salgado nesta época.

Leia mais sobre hospedagem em Lyon aqui

Com isso em vista, se você precisar se hospedar fora da rota central, não se preocupe. O transporte em Lyon já é todo integrado e nestes dias existe um bilhete especial que cobre toda a duração do evento e te dá direito a andar em qualquer tipo de transporte (metrô, ônibus ou tram) de maneira ilimitada.

Independente do que você for optar, compre o bilhete durante o dia, antes de começar o burburinho da festa. Com a grande quantidade de pessoas usando o transporte de noite, deixar para pagar na hora vai ser uma enorme dor de cabeça.

Vale a pena ir na Fête des Lumières, em Lyon?

Fête des Lumières Lyon
Essa era uma das mais sem graças, só um bloco de espelhos e essas luzes, mas rendeu uma selfie divertida

De forma geral eu AMEI a Fête des Lumières! Recomendo pra todo mundo e pretendo voltar.

Eu tenho uma relação muito afetiva com Lyon, porque morei lá durante um intercâmbio que fiz na faculdade. O período que fiquei lá, porém, não incluiu dezembro e por isso sempre quis voltar para conhecer a festa.

Seis anos depois de sair de Lyon, voltei para um fim de semana na Fête des Lumières, paguei caríssimo em voo e hospedagem, mas valeu cada centavo.

A festa superou em muito minhas expectativas e acho que ela é uma ótima para todos os tipos de viajantes. Tudo é muito tranquilo, acessível, lúdico e, principalmente, lindo. Só vá!


Qual a sua dúvida sobre a Fête des Lumières? Conta pra gente nos comentários!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *