Tudo sobre Annecy, na França, a ‘Veneza dos Alpes’
Atualizado em:
Você já ouviu falar em Annecy? Se não, deveria. A pequena cidade no sudeste da França, conhecida como Veneza dos Alpes, é um charme e uma parada estratégica em roteiros pelo país ou que combinem França e Suíça.
Annecy é completamente encantadora e a pequena vila é adornada por um enorme lago, que é a estrela da cidade. Confira tudo o que você precisa saber sobre Annecy, essa jóia da França.
O que fazer em Annecy
Lago de Annecy
Bom, como mencionei na introdução, a grande estrela de Annecy é o lago, que se chama justamente Lago de Annecy. Isso porque a cor da sua água é absolutamente impressionante, clarinha como pouco se vê.
Há algumas maneiras de aproveitar o lago. A principal e que pode ser feita em qualquer período do ano é simplesmente caminhar à sua margem. Para isso, o ideal é se dirigir aos Jardins da Europa, que ficam ao lado do lago e permitem uma privilegiada vista panorâmica.
Em um dia bonito, você pode optar por ir além e fazer um passeio de barco pelo lago. Essa é a opção ideal para quem tem mais tempo na cidade e quer curtir as belezas naturais mais de perto e com calma.
Praias
Quem vai no verão pode ainda curtir uma das praias que existem ao redor do lago. Aqui vale lembrar que o Lago de Annecy é bem grande e não está apenas dentro dos limites da cidade. Dito isto, as praias des Marquisats e D’Albigny são as mais acessíveis para quem está em Annecy, mas também por isso costumam ficar bem lotadas.
Quem busca uma praia mais bonita e vazia pode optar pela Plage du Plant, por exemplo. No entanto, para acessar convém estar de carro, já que fica afastada. Para explorá-las, também vale considerar este um passeio mais longo, que ocupa pelo menos metade do dia.
Algumas informações relevantes sobre as praias do Lago de Annecy é que algumas delas não são gratuitas. Além disso, grande parte é de grama, ao invés de areia. Para saber mais informações sobre cada uma delas, confira esse site especializado.
Cidade Velha de Annecy
Depois do lago, o mais legal de fazer em Annecy é simplesmente caminhar pelas ruazinhas fofas do centro histórico, a Vieille Ville. Aqui, vale aquela máxima de que o melhor é deixar se perder por aí e apreciar as ruas de pedra, os canais e as construções coloridas em tons pastel.
Mas mesmo se você for caminhar sem rumo, vale ficar de olho para não perder alguns pontos estratégicos. Os principais cartões-postais de Annecy são o Palácio da Ilha, que é uma construção que fica na beira do rio de uma forma que parece uma ilha. A melhor vista é a partir da Pont Perrière.
Não perca também a Pont des Amours, que fica bem na beirinha do lago e tem todo um clima romântico, além de uma vista linda. E ainda, não deixe de conhecer o Castelo de Annecy, que é de estilo medieval e fica bem no centro da cidade velha.
Museus e Igreja
O Castelo de Annecy é uma atração por si só, mas ele também abriga um museu. Lá, uma exposição permanente conta diversos aspectos da história da região. Ao mesmo tempo, exposições temporárias variadas completam a experiência no museu.
Outro castelo que também é museu é o Château de Menthon-Saint-Bernard. Também em estilo medieval, esse fica afastado do centro e às margens do lago. Além da exibição que preserva o interior do castelo como uma residência, a principal atração ali são as lindas vistas do lago e de Annecy.
Por fim, a Basilique de la Visitation, um igreja que fica no alto de um morro, garante também ótimas vistas, esta mais próxima do centro da cidade.
Caminhadas e escaladas
A região de Rhône-Alpes, como o próprio nome indica, é bem montanhosa e, por isso, um paraíso para quem curte fazer escaladas ou caminhadas na natureza. Em Annecy, há dois pontos principais para a prática desse tipo de atividade: Col du Pré Vernet, Semnoz e Parc Animalier de la Grande Jeanne.
Como essa não é exatamente a minha praia, indico que quem quer saber mais direitinho sobre isso consulte este site especializado.
Como incluir Annecy no roteiro
Annecy não é tão grande e conhecida, por isso dificilmente vai figurar como estrela principal no seu roteiro. Mesmo assim, se ficou curioso e interessado por lá, saiba que há algumas maneiras diferentes de incluir Annecy no seu roteiro sem precisar fazer grandes desvios.
Em primeiro lugar, Annecy é uma opção incrível de bate e volta a partir de Lyon, uma das maiores cidades da França e que, essa sim, merece alguns dias da sua viagem (opinião nada enviesada de quem já morou lá hahah).
Se você não estiver considerando Lyon para seu roteiro, ainda assim pode incluir Annecy como uma parada estratégica entre Paris e o sul da França. Ao invés de pegar um trem direto de Paris a Marselha, por exemplo, que tal dividir a viagem parando em Annecy antes de seguir para a Provence ou Côte d’Azur?
Annecy também funciona em roteiros que incluem a Suíça ou a Itália. Mais uma vez ela pode ser uma parada estratégica indo da França para um dos dois países (e vice-versa), como uma pausa antes de seguir para a estação de esqui, por exemplo. A cidade também é uma opção bem boa de bate e volta a partir de Genebra, que está a cerca de 1h30 de distância de trem ou menos de 1h de carro.
Como chegar em Annecy
De carro, de trem e até de ônibus. Quem estiver viajando pela França de carro pode chegar em Annecy facilmente pela A41 vindo de Lyon ou de Paris, ou pela A7 vindo do sul, como Marseille ou Avignon.
De trem, é possível ir sem precisar trocar saindo de Paris, Lyon, Grenoble ou Genebra. Vindo da Itália, é preciso fazer uma baldeação em Genebra. Do sul da França geralmente é preciso trocar de trem em Lyon.
A opção de ônibus pode compensar para quem já está por perto (Lyon, Grenoble ou Genebra) e quer economizar, uma vez que os trens na França não costumam ser muito baratos.
Onde ficar em Annecy
A resposta curta é no centro histórico. Não tem por que se hospedar longe do centro, onde estão concentrados todos os pontos de interesse, seja porque você decidiu pernoitar em Annecy antes de seguir viagem ou então tiver ido até lá para passar um fim de semana.
Agora, se o seu interesse é majoritariamente aproveitar as montanhas, pode considerar ficar em um dos campings na base delas, para não perder tempo ao sair para escalar de manhã.
Seja como for, ficam aqui algumas sugestões de hospedagens para os dois perfis e com diferentes faixas de preço:
No centro:
$ – Ibis Annecy Centre Vieille Ville
$$ – Le Boutik Hotel
$$$ – Les Loges Annecy Vieille Ville
Já conhece Annecy? Conta pra gente suas dicas e impressões da cidade! E se quiser uma consultoria personalizada pra planejar sua viagem, entre em contato.
Deixe seu comentário