Bate e volta de Londres: 8 opções para diversos gostos


Atualizado em:


Como a gente sempre fala por aqui, Londres é daquelas cidades em que não importa quanto tempo você ficar, sempre haverá algo novo pra fazer (ou um passeio incrível para repetir). Porém, as atrações de Londres não se limitam às linhas do município. Se por acaso você quiser uma mudança de ares, são muitas também as opções de bate e volta a partir de Londres.

Na minha opinião, se seu roteiro inclui pelo menos 7 dias na cidade, já dá para incluir um bate e volta e explorar um pouquinho mais da Inglaterra. Se essa não for a sua primeira visita à capital inglesa, o bate e volta é uma opção ainda melhor. E claro, se você por acaso mora em Londres ou está passando um período prolongado por lá, não têm desculpas para não ver mais do país sem nem precisar fazer um grande deslocamento.

No sul da Inglaterra, há opções de coisas variadas para fazer a partir de Londres para todos os seus lados. Cidades históricas ou bucólicas, campo, praia… Veja a seguir algumas das principais escolhas de bate e voltas de Londres.

Bate e volta de Londres: universidades e cidades simpáticas

Cambridge

Centrinho de Cambridge tem feiras e lojinhas para todos os gostos

Quando o tema é um dia fora de Londres, geralmente um dos primeiros locais considerados é Cambridge. A cidade que está a cerca de 1h de trem no sentido nordeste é conhecida por sua renomadíssima universidade onde estudaram personalidades como o Rei Charles III, Stephen Hawking e Isaac Newton. Já fiz o bate e volta pra lá duas vezes e eu amei e recomendo muito.

O centro de interesse da cidade é pequeno e super agradável, mesmo nos dias que está cheio. Os colleges da universidade são algo bem típico e interessante de conhecer e dão um clima muito legal pra cidade. O passeio é coroado pelo rolê de punting no Rio Cam. Eu em geral não gosto de passeios de barco em rios, mas esse é 200% recomendado, uma delícia!

Para ir, basta pegar o trem em King’s Cross ou Liverpool Street Station (os que saem de King’s Cross são mais rápidos).

Oxford

Na mesma linha, você pode preferir conhecer Oxford, outra cidade famosa pela universidade, esta a noroeste de Londres. Aqui estudaram Malala, o economista Adam Smith e o escritor Oscar Wilde. Reza a lenda que Hogwarts foi inspirada nos prédios da Oxford University, então essa é a parada ideal para os potterheads.

Também a mais ou menos 1h de distância de Londres, Oxford já é uma cidade maiorzinha quando comparada com Cambridge e gira menos em torno da universidade exclusivamente. Portanto, se você quiser algo mais além de visitor faculdades e andar pela rua, essa é sua pedida.

O trem para Oxford sai da estação Paddington.

Vista para Oxford da Torre da University Church
Linda vista que se tem da torre da University Church em Oxford

Rye

Essa é uma dica quase segredinho. Só ouvi falar de Rye quase dois anos depois de me mudar para a Inglaterra e ainda não tive a chance de testar, mas ela está com certeza no topo da minha lista de desejos.
Rye é uma cidadezinha bem pequena no condado de Sussex, o mesmo de Brighton. Mas diferente da vizinha mais famosa, não é uma cidade de praia. Esse é um daquelas lugares para quem quer um passeio bucólico e charmoso, longe da massa turística.

Você chega em Rye em algo entre 1h e 2h. Para ir a Rye, será preciso sair de St. Pancras e trocar de trem em Ashford.

Praias e natureza

Brighton

Agora, em direção ao sul fica o bate e volta ideal para quem curte uma praia, especialmente se você estiver no país no verão. Brighton é o principal point de veraneio dos londrinos. No entanto, a praia, claro, é de pedra e a água costuma ser bem gelada e pouco convidativa.

Ainda que você não vá para dar um mergulho ou pegar um bronze, recomendo muito o passeio por Brighton. A cidade é interessante, viva e cheia de atrações. Na verdade, eu acredito que Brighton vale mesmo é uma estadia de uns dois dias e contei mais por que nesse post, mas se você não tiver tempo, um bate e volta é super válido para sentir o clima litorâneo e conhecer as principais atrações.

Os trens para Brighton saem de Victoria Station e demoram uns 50 minutos apenas.

Whitstable Beach

Se seu objetivo é simplesmente ficar na praia mesmo, bem… a Inglaterra não é um país conhecido pelas praias né, então é bom ajustar as expectativas. Feito isso, uma recomendação é a Whitstable Beach, que promete beleza e tranquilidade.

Por lá você aproveita um visual mais bonito, pedras menos incômodas (as de Brighton são bem grandes!) e de quebra foge da badalação e pode ter um dia mais tranquilo, bem no estilo lugares que apenas locais conhecem e visitam.
Ainda que seja menos procurada, não é difícil acessar Whitstable Beach. Basta pegar o trem em Victoria e em mais ou menos 1h30 você estará lá.

Faça um hiking

Os fãs de natureza podem não se contentar com o tanto ofertado pelo Stonehenge. Isso não quer dizer que não há uma opção para você. No Reino Unido, os hikings são uma atividade muito popular e saindo de Londres há alguns possíveis.

A ideia aqui é você pegar o trem até alguma pequena cidade onde começa a caminhada de sua preferência, seguir andando até o ponto final e então voltar de trem novamente, desta vez saindo de outra pequena cidade da região.
Nos arredores de Londres há hikings de diferentes níveis de dificuldade, assim como paisagens que vão do campo à costa. Essa lista indica algumas boas opções.

Bate e voltas de Londres: Lugares históricos

Stonehenge

Se você quer uma experiência histórica e conectada à natureza, o Stonehenge é a melhor escolha. Ele fica já no que eu considero o limite de distância para um bate e volta de Londres, mas acho que ainda compensa o deslocamento.
Eu confesso que quando fui lá tinha alguma curiosidade, mas queria mais dar um check na minha lista de grandes pontos no Reino Unido. Minhas expectativas eram baixíssimas, mas eu acabei adorando. Não sei se foi coisa de energia, ou se simplesmente me interessei muito pelas informações do audioguia, mas fato é que amei e gostaria demais de voltar.

Stonehenge não é assim um local super fácil de acessar e por não estar tão perto de Londres quanto as opções anteriores, acredito que o mais prático é contratar uma excursão de um dia, que te leva do centro de Londres direto para o sítio histórico de ônibus em cerca de 2 horas. Esses tours costumam incluir também uma parada em Bath ou alguma outra cidade no caminho.

Se não abrir mão de ir por conta própria, o que você precisa fazer é ir de trem de Waterloo até Salisbury (1h30), que aliás é uma cidade fofíssima e que abriga dentro da sua catedral um exemplar original da Magna Carta de 1215. Vale o passeio. De Salisbury, você deve então pegar o ônibus da empresa Stonehenge Tour, que te leva até o monumento.

Bath

Dos banhos romanos se vê a fachada da Abadia de Bath

Bath é famosa por ser a cidade-natal da escritora Jane Austen. Além disso, você pode mergulhar na história visitando os banhos romanos, que dão nome à cidade. Para completar, Bath é daqueles lugares super fofinhos que dá gosto de ficar caminhando pelo centrinho.

Como foi mencionado acima, Bath pode ser uma parada rumo ao Stonehenge caso você opte por um tour guiado. Mas mesmo que as famosas rochas não te atraiam, a cidade ainda pode chamar sua atenção.

Para visitar Bath em um bate e volta de Londres, basta pegar um trem de mais ou menos 1h30 saindo da estação Paddington.

Dica para comprar o trem

Se você vai fazer o seu bate e volta de trem, que é o mais indicado na maior parte dos casos, recomendo comprar o bilhete “anytime day return” ou “off peak day return”, que dá direito a ir e voltar em qualquer trem que fizer o trajeto (ou em qualquer trem fora do horário de pico, no segundo caso). Assim você não fica preso ao horário e volta quando tiver vontade.

O bilhete off peak é mais barato que o anytime e ele é bem conveniente para turistas, já que na maior parte dos casos o único horário considerado de pico é entre 6h30 e 9h30. Depois disso e aos finais de semana e feriados é sempre off-peak – confira ao comprar a passagem, porque pode haver alteração dependendo da companhia de trem.


Já testou algum bate e volta de Londres? Tem alguma outra sugestão? Conta pra gente nos comentários!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *