Nove lugares incríveis para tomar café da manhã no Rio de Janeiro


Atualizado em:


O Rio de Janeiro é uma das cidades mais caras do Brasil, tanto para viver, quanto para turistar. Para não deixar de visitar a cidade maravilhosa, algumas opções são recorrer a tipos diversos de hospedagens, como Airbnb, hosteis ou casas de amigos, se você tiver sorte. Ficando nesses lugares, o café da manhã costuma não estar incluso. Mas isso não é necessariamente uma desvantagem.

Não ter a refeição de hotel pronta te esperando pode ser a desculpa que estava faltando para você conhecer alguns cafézinhos super charmosos e deliciosos na cidade maravilhosa – já que o Rio de Janeiro não é exatamente bem servido de padarias como São Paulo. E mesmo se tiver em um hotel, vale dar uma olhada nessas dicas de onde tomar café da manhã no Rio de Janeiro, e transformá-la em lugares gostosos para tomar um café da tarde.

Separamos algumas dicas incríveis considerando ambiente, comida e recomendações de amigos cariocas. Confere aqui:

Confeitaria Colombo

Sala de café da manhã na Confeitaria Colombo do Forte de Copacabana

Confeitaria Colombo do Forte de Copacabana é famosa pelo café da manhã

Mais tradicional impossível! A Confeitaria Colombo é um dos estabelecimentos mais icônicos do Rio de Janeiro e eu defendo que toda ida à cidade deve incluir uma passadinha por lá. Ela está em dois endereços. A matriz, no centro da cidade, tem estrutura e decoração de cair o queixo. Mas é na unidade que fica dentro do Forte de Copacabana que o café da manhã foi mais recomendado.

No café da manhã ou no chá da tarde você pode pedir o “chá do forte”, que vem com diversas opções para uma refeição completa individual ou para duas pessoas. A refeição vai ser ainda mais agradável com o visual da Baía de Guanabara e depois você já está pronto para curtir a praia ou um passeio no calçadão.

Praça Cel Eugênio Franco nº1 – Posto 6, Copacabana – RJ (dentro do forte de copacabana)

Café du Lage/D.R.I Café

Pessoas sentadas tomando café da manhã no Parque Lage

O café da manhã no Parque Lage vale pelo ambiente

O parque Lage não é segredo nenhum mas este casarão que abriga uma escola de artes e já foi até cenário de clipe de Rap americano, abriga um cafézinho fofo ao lado da piscina central.

Bandeja de café da manhã no Parque Lage

A comida não estava especial, mas valeu a pena

Fomos num domingo e o atendimento não estava dos melhores. Infelizmente a demora pra sentar e a desorganização das garçonetes (esqueceram de anotar parte dos pedidos, 30 min para nos servir as bebidas…) não foram compensadas por uma comida espetacular, mas ainda assim eu recomendo a visita, nem que for pra tomar um café à tarde, pois o lugar é um “must-see” no Rio, cercado de arte contemporânea e uma linda arquitetura.

Fica na Rua do Jardim Botânico, 414. Mais informações no site.

La Bicyclette

Café da manhã no La Bicyclette

La Bicyclette é uma boa opção para unir o café da manhã aos pontos turísticos

Continuando as recomendações que combinam ponto turístico e café da manhã, o La Bicyclette é perfeito para quem quer começar o dia respirando um ar puro. Esse café fica dentro do Jardim Botânico, uma das principais paradas para quem vai ao Rio. Ele também tem uma unidade no Leblon, a duas quadras da praia.

Rua Pacheco Leão, 320 Lj D ou Avenida Ataulfo de Paiva, 566

Empório Jardim

Salão do Empório Jardim

O ambiente do Empório Jardim tem uma decoração aconchegante e contemporânea

Um dos lugares mais recomendados pelos cariocas foi o Empório Jardim, que serve café da manhã o dia todo. Ele está em três endereços no Rio: no Jardim Botânico, em Ipanema e dentro do Instituto Moreira Salles, que fica na Gávea.

O nome vem da matriz, a unidade do Jardim Botânico, mas também do ambiente de todas as casas. Sempre aconchegantes e contemporâneos, com muitas plantas, claro!

Mesa de café da manhã no Empório Jardim

Opção de café da manhã no Empório Jardim

O menu inclui opções variadas de frutas, ovos, pães, tapiocas, doces, entre outras delícias que me deixaram com água na boca só de olhar o site.

Confira os endereços aqui.

Le Dépanneur

Salão do Le Dépanneur

Le Dépanneur é uma opção para quem quer um café da manhã mais gourmet

Com uma pegada mais gourmet, o Le Dépanneur é mais um desses cafés charmosos do Rio que deu tão certo que acabou crescendo. Original de Botafogo, agora ele também está no Shopping Leblon e no Norte Shopping.

No menu, os destaques são o brunch, os pães e os waffles. O lugar é uma ótima opção para um café da manhã bem reforçado ou tardio, depois de uma noite badalada ou um dia repleto de passeios.

Waffle coberto com morango e chocolate

O waffle é uma das especialidades do Le Dépanneur

Café Secreto

Beco onde fica o Café Secreto

Só o cantinho onde fica o Café Secreto já vale a visita

O Café Secreto não tem esse nome à toa. Ele é bem escondidinho mesmo, no meio de um predinho charmoso no Largo do Machado. O lugar e as opções simples e afetuosas das comidas e bebidas fazem o Café Secreto parecer um abraço no meio de uma rotina agitada.

Rua Gago Coutinho, 6 – Casa 8.

Curto Café

Curto tem um ambiente super descontraído, com paredes de giz repletas de recados de clientes que se sentem em casa. O lugar é meio café, meio padaria e o serviço é um ponto alto.

No Curto Café o ambiente é super despojado

No Curto Café o ambiente é super despojado

Serve cafés com torras especiais, pães e doces fresquinhos, tudo feito no próprio lugar. Lá também tem produtos como queijos e mel orgânicos à venda.

O Curto Café fica bem no centro do Rio de Janeiro, em uma sobreloja do Terminal Garagem Menezes Cortes. (Sobreloja LQ47 – Terminal e Ed Edifício Garagem Menezes Cortes, R. São José, 35)

Boulangerie Guerinfoto 5

Essa charmosa padaria no melhor estilo francês fica em Copacapana e pode até passar despercebida pros menos atentos. Ela é bem pequena, com uma decoração meio rústica e meio moderna, e tem a cozinha exposta por uma vitrine, pra te deixar babando nas delícias sendo feitas do lado de lá do vidro.

foto 1

Nós experimentamos o feuilleté gruyere et jamon (folheado de queijo gruyere e presunto), que estava com um sabor inigualável, o mil folhas, muito saboroso também, e o macaron de lavanda, um dos mais gostosos que comemos. Infelizmente não deu pra provar mais coisas pois as porções são grandes.

foto 5 (1)

Fica na Av. Nossa Senhora de Copacabana, 920. Mais informações no site.

Bali Bowls

Do outro lado da cidade, na Barra da Tijuca, o Bali Bowls é uma opção diferente de café da manhã. Aqui, os doces e cafés dão lugar a um menu vegano e saudável. As diversas opções de bowls cheios de frutas são perfeitas para começar o dia leve. Os pães integrais completam a refeição perfeita para quem quer um café da manhã mais saudável.

Cumbuca de café da manhã do Bali Bowls

Os pratos do Bali Bowls são saudáveis e dão água na boca!

O lugar tem um clima bem praiano e descolado, ideal para um dia de verão. Ele fica na Rua Maria Luisa Pitanga, 45, perto do Joá.


Gostaram das dicas? Se você tem outras indicações de lugares para tomar café da manhã no Rio de Janeiro, deixe seu comentário abaixo e ajude-nos a deixar esse post o mais completo possível. ♥

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *