Cidades da França: melhores destinos e o que ver no país
Atualizado em:
A França é um país encantador. Um dos mais lindos que já conheci, sem dúvidas. Na minha opinião, uma das coisas que o torna tão incrível é que o país tem belezas diversas e são muitos, muitos mesmo, os pontos de interesse. Visitando múltiplas cidades da França um viajante encontrará atrações super diferentes e terá uma perspectiva variada do país.
Justamente por essa imensidão de opções que resolvemos tentar dar uma organizada e destacar algumas das principais cidades turísticas da França. Dividimos as escolhidas por região, para tentar te ajudar a se localizar melhor e já ter uma visão de como o país está dividido. E quem sabe você não consegue montar um roteiro com várias cidades de uma mesma região da França.
Cidades da França por regiões
A França metropolitana (a que conhecemos, que fica no território europeu) está dividida em 13 regiões. Além disso, para conhecimento, o país também tem os chamados territórios ultramarinos que são as ilhas de Martinica e Guadalupe no Caribe, Guiana Francesa na América do Sul e Reunión e Mayotte no oceano índico.
Veja abaixo o mapa das regiões da França metropolitana:
Ao selecionar as principais cidades da França escolhemos algumas capitais dessas 13 regiões, e outras pequenas cidades que não são capitais mas são encantadoras, cidades estratégicas ou segredos que merecem ser revelados. Confirma nossa seleção de cidades francesas em sua respectiva região:
– Île de France: Paris
– Grand-Est: Strasbourg e Reims
– Bourgogne-Franche-Comté: Dijon
– Auvergne-Rhônes-Alpes: Lyon e Annecy
– Provence-Alpes-Côte D’Azur: Marseille, Avignon, Nice, Saint-Tropez e Cannes
– Occitanie: Montpellier, Carcassone e Toulouse
– Nouvelle-Aquitaine: Bourdeaux
– Bretagne: Rennes
– Hautes de France: Lille
-Normandie: Rouen e Giverny
Veja aqui o mapa das cidades da França que selecionamos para esse post:
Por fim, vamos falar das cidades francesas e também as regiões da França e suas características. Confira!
Região da Île de France
Essa região fica no centro-norte do país e é reconhecida especialmente por ser o lugar onde está Paris. Na Île de France também ficam outras atrações que costumam ser visitadas por quem vai à capital, apesar de serem fora da cidade, como a Disney de Paris e o Palácio de Versailles.
-Paris
A capital da França é uma cidade de sonhos. Paris é encantadora, repleta de lugares icônicos e muito românticos. Além disso, Paris é também a maior das cidades da França, portanto é um lugar cheio de possibilidades e pode agradar quem gosta de arte, os que preferem parques, os que querem arrasar nas compras, aqueles que curtem mesmo é comer… e muito mais!
Região do Grand-Est
A região do Grande Leste é uma junção, entre outras, das antigas Alsácia e Lorena, partes da França pivôs de muitas batalhas (quem lembra das aulas de história?). Por estar na fronteira com a Alemanha, há partes do Grande Leste que incorporaram muitas características da cultura germânica.
-Strasbourg
Strasbourg, ou Estrasburgo em português, é uma das cidades da França com mais influência alemã. Além da arquitetura característica, Strasbourg é também um lugar super cosmopolita, uma vez que é onde fica a sede do Parlamento Europeu.
– Reims
Reims é a capital da antiga região de Champagne-Ardennas e, pelo nome vocês já podem notar, é a cidade principal para quem visita a famosa região vinícola. Lá, chama a atenção alguns resquícios de quando a cidade esteve sob dominação romana, como a Porte de Mars. A magnífica e imponente Catedral de Notre-Dame de Reims também é uma super atração local, uma vez que é uma das catedrais góticas mais importantes da França, principalmente por sua relevância histórica.
Região da Bourgogne-Franche-Comté
No meio leste da França, esta região é famosa por seus vinhos, os rios que a cortam e os castelos suntuosos (muitos deles transformados em hotéis atualmente).
-Dijon
Dijon é uma pequena e simpática cidade da França. O nome deve ser familiar por causa da deliciosa mostarda que é produzida lá. Além disso, Dijon é um lugar super interessante para conhecer porque preserva muito bem a sua história e o centro turístico ainda é repleto de construções medievais.
Região de Auvergne-Rhônes-Alpes
No sudeste do país, essa uma região predominantemente montanhosa. Ela faz fronteira com a Suíça e com o norte da Itália. Se quiser conhecer mais sobre Rhône-Alpes, confira nossas dicas de bate e voltas a partir de Lyon.
-Lyon
Lyon é a terceira maior cidade do país e o segundo pólo empresarial e comercial. Assim, mesmo pequena em área, ela é repleta de opções. Eu costumo chamar Lyon de “mini-Paris” porque, como a capital, Lyon tem inúmeros museus, restaurantes renomados e várias opções de coisas para fazer – guardadas as devidas proporções, claro. E tudo isso você encontra em um lugar cortado por dois rios com um clima charmoso e muito agradável.
-Annecy
Essa é aquela cidadezinha pequena super mega fofa. Vale a pena gastar um dia aqui caminhando nas ruas estreitas e cheias de pontes e se maravilhar com a beleza estonteante do Lac d’Annecy. Ele é o principal atrativo da cidade e, diferente das ruas que mencionei antes, é enorme. O maior diferencial é sua cor, praticamente translúcida, que realmente deixa qualquer um de queixo caído.
Região da Provence-Alpes-Côte D’Azur
Essa região é uma das queridinhas dos turistas que visitam a França. Quando pensamos em Provence-Alpes-Côte d’Azur é preciso lembrar que por abranger muitos pontos de interesse, pode ser preciso bastante tempo para conhecer tudo e, no mínimo, duas bases (uma para a região da Provence e outra para a Côte d’Azur).
-Marseille
Quem chega em Marseille depois de conhecer outras cidades da França costuma dizer que lá nem parece o mesmo país. Marseille é sensacional justamente por ser tão única. É a segunda maior cidade e chama atenção por suas ruas barulhentas e com trânsito caótico, e também, claro, pelo mar absurdamente azul que a banha. Não deixe de incluir Marselha no seu roteiro e conhecer sua beleza física e a cultura única.
-Avignon
Essa é uma das principais cidades da região da Provence. Ela é uma base ideal para se hospedar e rodar de carro ou bicicleta conhecendo as inúmeras vilazinhas da região famosa pelos campos de lavanda. Avignon tem uma boa estrutura turística e é interessante por si só, atraindo visitantes principalmente pelo Palácio dos Papas.
-Nice
No coração da Côte d’Azur, Nice é um destino bastante popular, principalmente para quem quer aproveitar o verão na região. Como em Marseille, o mar azul chama atenção. Nice é conhecida pelas praias (de pedra), mas imagem de lugar requintado que geralmente é propagada pelo cinema, principalmente.
– Saint-Tropez
Na Riviera Francesa fica uma das praias mais badaladas do país. Saint-Tropez antigamente era o destino preferido de muitos artistas e ainda carrega um clima meio cool, mas hoje é famosa mesmo pela vida noturna super agitada – além das praias paradisíacas, claro. Você já deve até ter ouvido falar da cidade em alguma música de balada.
– Cannes
Conhecida pelo festival de cinema, Cannes é mais um dos destinos deslumbrantes da região da Côte d’Azur. Como Nice, é um boulevard bem famoso e cheio de boutiques de luxo, mas é uma cidade menor e fica mais tranquila fora da alta temporada. Cannes está a apenas meia hora de trem de Nice e é uma boa opção de bate e volta por ali.
Região de Occitanie
Essa é a junção das antigas regiões de Languedoc-Roussillon e Midi-Pyrenees. O que mais chama atenção por aqui é a história antiga, aliada a paisagens naturais estonteantes.
-Montpellier
Montpellier é pequena, mas com um clima bastante cosmopolita, já que é uma das cidades mais visitadas da França. Montpellier fica bem próxima do Mar Mediterrâneo, por isso sente muito essa influência. Isso se mistura ao contraste entre a história e a modernidade que são bem marcantes e origina uma lugar mega interessante de conhecer.
-Carcassone
Carcassone é o lugar que você precisa ir se o que gosta é conhecer história. Também é uma boa dica para quem tem crianças, já que a principal atração da cidade é um castelo que inspirou o castelo da Bela Adormecida.
-Toulouse
A cidade rosa também é uma das maiores cidades da França e ocupa a quarta posição. Apesar disso, ela não é assim tão grande – lembre-se que os padrões brasileiros são muito maiores — e é bem fácil de conhecer. Toulouse tem mais de 2 mil anos e é uma boa ideia de destino para quem quer ir além na exploração da França ou para quem busca uma parada no caminho da Espanha.
Região da Nouvelle-Aquitaine
A Nova Aquitânia está na fronteira com a Espanha e também é banhada pelo Oceano Atlântico. É para cá que costumam vir os turistas que querem curtir praias não mediterrâneas. Além disso, é uma área famosa pelas inúmeras vinícolas.
-Bordeaux
O nome dessa cidade deve te lembrar de uma coisa: vinho! Claro, Bordeaux é o centro de uma região vinícola muito famosa na França. Mas se engana quem pensa que estamos falando de uma cidade bucólica de campo. Quem busca isso poderá encontrar nos vilarejos vizinhos como Saint Emilion, a poucos quilômetros de distância. Bordeaux é uma cidade portuária, imponente e vibrante. Além disso, Bordeaux é um lugar importante para os amantes das artes.
Bretagne
No extremo noroeste da França, a Bretanha é uma península montanhosa e marcada por um tipo de formação rochosa bem específico, os menires, que têm tons rosados.
-Rennes
Em Rennes, as construções muito antigas constrastam com a jovialidade da população, uma vez que ela é uma famosa cidade universitária. Ela não costuma ser muito explorada pelos turistas, que acabam passando por aqui apenas para ir ao Mont Saint Michel, mas se você quer conhecer bem da França, aproveite para passar pelo menos um dia por aqui.
Região de Hautes de France
Na fronteira com a Bélgica, os Altos da França só passaram a existir como região em 2016, com a fusão de Nord Pas-de-Calais com a Picardie. Por ali já se sente uma forte influência da vizinha de cima, a Bélgica.
-Lille
No extremo norte do país ainda tem lugares interessantes para conhecer e Lille é um deles. Essa cidade tem um clima tipicamente europeu, com uma grande e acolhedora praça central como ponto principal. Ela é fofa e agradável para uma pausa entre Paris e Bruxelas, por exemplo.
Região da Normandie
No norte do país, a Normandia combina história, inclusive história recente, com paisagens naturais estonteantes. Uma viagem pode incluir destinos múltiplos e bem variados.
-Rouen
Rouen é a porta de entrada e capital da Normandia, uma região que eu particularmente acho incrível. Ela tem um miolo turístico pequeno e, além de ser uma parada interessante antes do tour pela Normandia, é também uma boa opção de bate e volta a partir de Paris. Rouen tem uma história muito interessante e foi lá que Joana D’Arc foi presa e queimada viva em praça pública.
-Giverny
Dando a volta no país, chegamos a Giverny, uma das cidades da França que é bem pequena, mas ainda bem famosa. Essa é uma opção popular de bate e volta de Paris. Giverny é popular principalmente por ter sido a cada do pintor Monet. Lá, a principal atração são os Jardins de Monet, e só isso já vale a visita!
Leia também: Pontos turísticos da França: 16 dicas imperdíveis
Conta pra gente, qual é sua cidade preferida na França? E qual está no topo da sua lista de sonhos?
Já sabe né: dúvidas ou dicas é só deixar aqui nos comentários!
Ale
Eu gosto do seu estilo. Bom trabalho!
Segredos de Viagem
Obrigada! =)