Cidades da Serra Gaúcha: conheça as principais da região


Atualizado em:


Viajar para o sul geralmente já trás no imaginário um roteiro conhecido. O destino é famoso pelo friozinho, vinho e fondue, que você pode encontrar em muitas cidades da Serra Gaúcha, mas pode ter certeza que a Serra Gaúcha tem muito mais a oferecer.

Claro que há todo um apelo especial em curtir o inverno com um bom drink e uma boa comida – e isso a Serra Gaúcha tem de sobra – mas também há outras opções para quem prefere um programa diferente ou só conseguiu férias no calor.

Uma variedade tão grande de opções só é possível porque a área é extensa e composta por diversas cidades – são 47 municípios no total! A Serra Gaúcha se subdivide em três regiões:

1) Campos de Cima da Serra 
2) Região das Hortênsias 
3) Região da Serra

Certo, mas se tem tanta coisa assim para fazer, como escolher para onde ir? Estamos aqui para isso! Abaixo listamos as principais cidades da Serra Gaúcha e os principais atrativos de cada região. Confira!

Leia também: Vinícola Miolo: Experiência completa no Vale dos Vinhedos

1- Região de Campos de Cima da Serra

Essa é a área mais ao norte da Serra Gaúcha, como o nome já indica. O forte desta região são as belezas naturais, é lá que está o Parque Nacional de Aparados da Serra, por exemplo.

Campos de Cima da Serra é a única parte da Serra Gaúcha que não teve influência dos imigrantes europeus. Ali, o mais forte é a cultura gaúcha, marcada pela criação de gado e a vida no campo.

-Cambará do Sul

Cambará do Sul é uma boa base para explorar essa região da Serra Gaúcha. Ela é conhecida como terra dos cânions, já que é o principal ponto de partida para os passeios no Parque Nacional de Aparados da Serra, que incluiu os cânions de Itaimbezinho, Fortaleza e Malacara.

Um caminho de terra corta a foto na diagonal. Nele, três ciclistas andam de bicileta, equipados com equipamentos de segurança. Na metade debaixo, a esquerda, há grama, enquanto que na metade de cima e a direita, há um grande buraco que é o cânion. O céu está azul.

A bicicleta é um jeito ótimo de aproveitar o Itaimbezinho – Foto Fernando Torrezan

A cidade fica a 190 km de Porto Alegre. É possível chegar de carro pela RS-020, que tem pedágios e é boa. De ônibus, você deve ir até São Francisco de Paula e de lá pegar outro ônibus para Cambará do Sul. Recomendo que você vá de carro, pois ele vai ser necessário para se locomover até o parque. Caso você não dirija, vai precisar contratar algum táxi ou veículo particular, já que não há transporte público que leve os turistas da cidade para os cânions.

Além dos cânions e de suas trilhas, aproveite também para conhecer o centrinho da cidade, que é super simpático. Eu não visitei a região recentemente para escrever em detalhes sobre ela, mas o Felipe já escreveu um post bem completo por aqui sobre os cânions Fortaleza e Itaimbezinho.

Cidades Serra Gaúcha

Eu e o gaúcho dono da pousada.

Quando eu era criança estive em Cambará do Sul com meus pais e a cultura gaúcha é uma das poucas coisas que me lembro. Nos hospedamos na casa de um casal local, que havia sido transformada em uma pequena pousada. Era no campo e eu pude andar a cavalo e tirar leite de vaca. Para completar a experiência, o dono da casa, que infelizmente não me lembro o nome, se vestia com as roupas típicas da região (meu pai me fez até tirar uma foto com ele). O melhor de tudo é que era tudo muito verdadeiro, aquela realmente era a vida deles, não uma experiência fabricada para turistas.

Outras cidades de referência na região são Bom Jesus, São Francisco de Paula e São José dos Ausentes.

2- Região das Hortênsias

Parte mais conhecida, a Região das Hortênsias é onde estão as cidades da Serra Gaúcha que costumam ser mais visitadas. Ela se caracteriza principalmente por manter fortes traços da colonização alemã.

As características dos imigrantes que povoaram essa área se traduzem principalmente nas construções e em hábitos culinários, como o café da manhã colonial, por exemplo.

-Gramado

A mais famosa das cidades da Serra Gaúcha, Gramado é o principal ponto de referência da Região das Hortênsias. Ela tem uma grande estrutura turística, com diversas opções de hotéis, restaurantes e lojas e atrações para todos os gostos. O ponto negativo é que os preços podem ser mais altos.

Gramado RS

O charme da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul

A cidade também é conhecida pelo Festival de Cinema de Gramado, uma das mais importantes premiações do cinema nacional, que acontece em agosto. Anualmente, desde 1973, filmes brasileiros e estrangeiros são exibidos e disputam o Kikito.

Se cinema não for a sua praia, fique ligado para não planejar a sua viagem para lá nessa época, porque a cidade, que não é muito grande, fica tomada pelo evento, além de que a disponibilidade de hospedagens pode se esgotar.

Aproveite seus dias em Gramado para bater perna pelo centro, pela Rua Coberta e pela Rua Torta, dar uma volta de pedalinho no Lago Negro e conhecer o MiniMundo. Você também pode curtir o frio na Snowland ou em um Ice Bar e depois se aquecer comendo um chocolate em uma das fábricas da cidade.

Como deu para notar, ir para Gramado com crianças é uma ótima opção (ou ir adultos, para aflorar as nossas crianças internas). Quando visitei Gramado eu era uma criança e até hoje guardo ótimas memórias, mas a melhor delas é da Aldeia do Papai Noel

-Canela

Canela é a irmã gêmea de Gramado. As duas cidades ficam lado a lado a cerca de 10 minutos de distância uma da outra. Gramado ficou mais conhecida, mas estando em uma é obrigatório conhecer a outra.

Eu diria que em qual delas você se hospeda não faz uma grande diferença, já que elas são realmente muito próximas, mas se você prefere sair do hotel andando para as atrações, Gramado é uma opção mais recomendada, até porque em Canela os pontos de interesse estão mais voltados para a natureza.

Canela Cascata Caracol

Vista panorâmica da Cascata Caracol em Canela, no Rio Grande do Sul

Aqui, como em Gramado, há muitas opções de atrações e a maioria ótima para ir com as crianças. Não deixe de ver o Parque do Caracol e a cascata de mesmo nome, de se aventurar vendo tudo de cima com o Bondinhos Aéreos e a Tirolesa Eagle, de passear no trenó do Alpen Parque e de se sentir em um filme patinando sobre chocolate.

-Nova Petrópolis

Nova Petrópolis é mais uma cidade que fica pertinho de Gramado e Canela, a cerca de 40 km de distância. Visitá-la é uma boa opção para quem quer comer uma boa comida alemã longe do burburinho das vizinhas, e de quebra conhecer mais uma cidade simpática e florida.

Se seu objetivo é aproveitar um final de semana tranquilo e, quem sabe, romântico, pode apostar em Nova Petrópolis. Agora se quer conhecer todas as atrações de Gramado e Canela é mais interessante ficar lá e passar um dia aqui.

Uma vez na cidade, não perca o Labirinto Verde da Praça das Flores, o Parque do Imigrante e o Parque Esculturas Pedra do Silêncio. A cidade é conhecida como “capital do cooperativismo”, e algumas de suas atrações também se relacionam a isso. Você pode ver mais dicas completinhas aqui no Café Viagem.

3- Região da Serra

A Região da Serra foi a que visitamos em janeiro de 2020. Ela é marcada pela forte influência da cultura da Itália. A imigração italiana ainda é muito presente no dia a dia dessas cidades da Serra Gaúcha e é perceptível nos costumes, na história das famílias, na comida e, na minha opinião, principalmente no sotaque das pessoas.

Vinícolas Vila dos vinhedos

Experiência incrível da pisa das uvas na vinícola Miolo, durante a época da Vindima no Vale dos Vinhedos.

A Região da Serra abriga o Vale dos Vinhedos e por isso é muitíssimo conhecida por sua produção de vinhos. A maior parte do vinho nacional é feita ali. Consequentemente, a maior parte das cidades e das atrações dessa área giram em torno do vinho. Com isso, há muitas boas vinícolas no Vale dos Vinhedos para visitar.

Para explorar a Região da Serra e o Vale dos Vinhedos o ideal é escolher uma cidade de base e a partir dali se locomover de carro. Na minha opinião, as duas melhores opções de base são Bento Gonçalves e Garibaldi.

Leia também: Melhores hotéis na Serra Gaúcha: Vale dos Vinhedos e arredores

-Bento Gonçalves

Bento Gonçalves é a melhor cidade em termos de localização. As atrações são bem próximas, mas Bento está bem no centro do Vale dos Vinhedos e da Rota Uva e Vinho, a mais procurada da Região da Serra e tem saída super facilitada para a rota Caminhos de Pedra também. Além disso, Bento Gonçalves é uma cidade grande da região, então a estrutura hoteleira e turística por ali é bem completa.

Cidades da Serra Gaúcha: Bento Gonçalves fonte vinho

Famosa fonte do vinho em Bento Gonçalves.

De qualquer forma, quando passar pela cidade não deixe de ir ao Centro Histórico conhecer a Fonte de Vinho e a história por trás dela. Aproveite para visitar a Aurora, cooperativa produtora de vinho e suco de uva, e faça também um passeio de Maria Fumaça. Dicas completas aqui nesse post: Roteiro Serra Gaúcha, viagem para a região do Vale dos Vinhedos.

O passeio por Bento Gonçalves promete ficar ainda mais interessante nos próximos anos, após a inauguração do Viverone Garden, que está previsto para inaugurar em 2024. Esse é um empreendimento que vai unir espaços de escritório, de compras e jardins. A graça prometida está na arquitetura, majoritariamente horizontal e verde, que vai na contramão do que vem sendo feito na cidade. E para aproveitar o espaço aberto dos jardins o ano todo, o Viverone Garden vai ter até piso aquecido! Já queremos conhecer!

Cidades Serra Gaúcha: Viverone Garden em Bento Gonçalves

-Garibaldi

Garibaldi é outra opção de cidade para fazer de base para conhecer essa região da Serra Gaúcha. Hospedando-se ali você pode não estar em um lugar tão central ou tão bem equipado quanto Bento Gonçalves, mas sua estadia definitivamente vai ganhar muito no quesito charme.

Minha preferência pessoal é por Garibaldi, porque a cidade pequenina é também muito fofa. Outra vantagem é que ali tudo está muito próximo, então é possível fazer alguns passeios andando. Para completar a experiência, ficamos hospedadas no Hotel Casacurta que é um dos mais fofos da região.

Cidades Serra Gaucha: Hotel Casacurta em Garibaldi

Hotel Casacurta em Garibaldi

Quando estiver por ali, não deixe de passar na Devoratta para comer as melhores trufas da vida! Além disso, você também pode fazer um passeio diferente e presenciar a fabricação de objetos de vidro na Madelustre. E claro, quando estiver em qualquer uma das duas cidades da Serra Gaúcha, não deixe de conhecer as vinícolas do Vale dos Vinhedos!

Quer saber mais? Confira o que fazer na Serra Gaúcha: 10 experiências fora do comum


E aí, curtiram as dicas? Quais dessas cidades da Serra Gaúcha vocês já conhecem? E quais gostaram mais? Adicionariam mais alguma a essa lista? Comente aqui com a gente, afinal a caixa de comentários está sempre aberta para tirar dúvidas e conversarmos! =)

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *