Melhores hotéis Serra Gaúcha: Vale dos Vinhedos e arredores


Atualizado em:


Uma das partes principais de uma viagem é escolher onde você vai se hospedar. O hotel é um pedaço importante da experiência no lugar e na Serra Gaúcha não é diferente. Como a região é bastante turística, são muitas as opções, em mais de uma cidade. Para tentar ajudar, separamos aqui alguns dos melhores hotéis da Serra Gaúcha, mais especificamente do Vale dos Vinhedos e seus arredores.

Antes de mais nada, tenha em mente que o Vale dos Vinhedos é uma parte da Serra Gaúcha que costuma ser visitada por quem faz a Rota Uva e Vinho, a que eu e Marcella fizemos no período da Vindima. O Vale dos Vinhedos também fica próximo de outra rota famosa da região, a Caminhos de Pedra. Leia aqui: Roteiros pela Serra Gaúcha, conheça as rotas turísticas.

Como o principal atrativo da região são as vinícolas e elas estão espalhadas, não há um melhor local específico para ficar. Há que se ter em mente, porém, que apesar de espalhados, os pontos de interesse acabam sendo próximos, principalmente na referência de quem vem de grandes centros urbanos e está acostumado com deslocamentos de mais de uma hora.

Leia também: Vinícola Miolo: Experiência completa no Vale dos Vinhedos 

Ao planejar uma viagem para esse cantinho sulista, o mais interessante, na nossa opinião, é escolher uma base e se locomover a partir dali, mais ou menos como costuma se fazer em outras regiões vinícolas e serras pelo mundo, como na Provence ou na Toscana, por exemplo.

Veja o que você encontrará nesse post:

-Qual cidade-base escolher na sua viagem ao Vale dos Vinhedos e arredores?
-Quando ir para o Vale dos Vinhedos?
-Quanto tempo ficar por lá?
-Melhores hotéis do Vale dos Vinhedos, dicas de Bento Gonçalves e Garibaldi.

Hotel e Spa do Vinho na serra Gaúcha

Hotel & Spa do Vinho, um dos mais cobiçados hotéis da Serra Gaúcha, na região do Vale dos Vinhedos

Qual base escolher no Vale dos Vinhedos e arredores?

Bento Gonçalves: é a maior cidade da região e o ponto mais central para se explorar tudo. Ela fica no meio da maior parte das rotas, com saída facilitada e deslocamentos super rápidos para todos os outros pontos de interesse. A cidade é uma ótima opção para quem faz a Rota Uva e Vinho, que foi a que fizemos. Mas também funciona para o Caminho das Pedras, por exemplo.

Além disso, por ser maior, é ali onde há a melhor estrutura e a maior quantidade de opções. É possível, por exemplo, aproveitar a vida noturna, que se concentra principalmente na Rua Herny Hugo Dreher. Nós ficamos duas noites no Hotel Dall’Onder, que fica justamente nesta rua, e valeu super a pena! Se está indo a dois ou procura uma hospedagem mais sofisticada, o famoso Hotel & Spa do Vinho é a pedida certa para você, e fica bem na frente da vinícola Miolo.

Garibaldi: quem busca uma viagem mais tranquila e charmosa, porém, pode se hospedar em Garibaldi. A cidadezinha é super pacata e uma graça. Por outro lado, aos domingos, por exemplo, não há nada aberto. Ficamos duas noites no Hotel Casacurta e olha, vale muito a parada! Ele é praticamente um hotel boutique, super charmoso e com instalações de primeiríssima qualidade.

Se você escolher ficar em Garibaldi, no entanto, planeje-se com antecedência. Como a cidade é menor, tudo lota mais rapidamente, em especial na alta temporada, que acontece nos meses de inverno, principalmente em julho. O destino também tem ficado cada vez mais popular na época da Vindima – entre o fim de janeiro e o começo de março.

Contamos tudo sobre as cidades da Serra Gaúcha aqui neste post.

Hotel Vale dos Vinhedos Casacurta

Hotel Casacurta: fofíssimo e estilo pousada com um quê de hotel boutique.

Quando ir para o Vale dos Vinhedos

Antes de seguirmos adiante com as sugestões de hotéis, vamos aproveitar o gancho e explicar um pouco sobre as melhores épocas para visitar a região. Como já disse acima, os meses de inverno são os mais lotados, então se você não quer passar nenhum aperto, fuja deles.

Na nossa opinião e da nossa maravilhosa guia – informal – Lucinara, a época perfeita para visitar o Vale dos Vinhedos e seus arredores é fevereiro. Isso porque é nessa época que acontece a Vindima – como é chamado o período de colheita das uvas.

Durante a Vindima, há uma série de eventos e programações especiais tanto nas cidades, quanto nas vinícolas. Nessa época você também vai ver os parreirais carregados e pode ter algumas vivências exclusivas, que contamos aqui no post sobre experiências fora do comum na Serra Gaúcha.

Ainda por cima, apesar da Vindima, em fevereiro você vai encontrar a região mais vazia do que em julho. Quem vai na última semana de janeiro ou na primeira de março também consegue aproveitar um pouco das vantagens da Vindima.

Porém, se você não pode viajar nessa época ou não abre mão de curtir o carnaval em um destino tradicional, outras opções são ir em agosto, quando você pode aproveitar a poda, ou em junho, quando acontecem a ExpoBento e a Fenavinho.

Bento Gonçalves fonte vinho

Famosa fonte do vinho em Bento Gonçalves. Viajamos na última semana de janeiro de 2020.

Quanto tempo ficar

Em uma viagem exclusivamente pelo Vale dos Vinhedos e arredores, se você não é nenhum especialista em vinhos, três dias é o tempo suficiente para visitar algumas vinícolas e conhecer mais algumas atrações da região.

Se quiser relaxar no Spa do Vinho, pode acrescentar alguns dias e deixar sempre as manhãs ou tardes para ficar no hotel, por exemplo. Agora, se preferir explorar mais e combinar a Rota Uva e Vinho com outras áreas da Serra Gaúcha, pode ficar cerca de uma semana.

Para ter certeza sobre quanto tempo ficar, porém, confira o nosso Roteiro pela Serra Gaúcha e veja todas as opções de passeios na Rota Uva e Vinho.

Melhores hotéis no Vale dos Vinhedos

Mas então, agora que você já sabe tudo o que precisa saber, vamos ao que interessa. Separamos aqui algumas dicas dos melhores hotéis no Vale dos Vinhedos e arredores para que sua estadia seja a melhor possível. Alguns deles foram testados e aprovados por nós, como indicamos abaixo, e outros foram muito bem recomendados.

Em Bento Gonçalves

$$$ – Hotel & Spa do Vinho

Perfeito para quem quer aproveitar a viagem para relaxar em grande estilo. O Hotel & Spa do vinho é da Autograph Collection e é considerado um dos melhores e mais completos da região. Perfeito para casais em lua de mel, e rodeado pelas vinícolas da Miolo.

Hotel & Spa do vinho rio Grande do Sul

Quarto clássico e aconchegante do Hotel & Spa do Vinho.

$$$ – Lote20 Hotel Boutique

Hotel pequeno e charmoso com decoração fofa. Rodeado de verde, fica fora do centro de Bento Gonçalves, uns 5 minutos para fora da cidade.

$$$ – Casa Valduga

A Casa Valduga é um complexo de enoturísmo, que oferece uma experiência completa de enoturismo. Lá dentro, há algumas pousadas que o hóspede pode ficar, entre as vinícolas e restaurante. Alguns pacotes também são vendidos.

$$ – Hotel Dall’Onder

Nós nos hospedamos no Hotel Dall’Onder por duas noites. Ele é um hotel mais tradicional, perfeito para quem prioriza, além do conforto, praticidade, já que ele fica bem no centro de Bento Gonçalves e ali mesmo dentro do hotel você pode reservar alguns passeios.

Café da manhã hotel Dallonder

O café de manhã no Dall’Onder é desses bem grandões e dividido em mesas de frutas, pães, quentes, cereais, bebidas e etc.

$$- Pousada Peculiare

Pousada fofa e pequena, localizada dentro de uma também pequena vinícola familiar que tem 6 rótulos de vinho e um restaurante na propriedade. Jeito de casinha de campo, rodeada de verde, perto de Bento Gonçalves.

Em Garibaldi

$$$ – Hotel Casacurta

Também ficamos duas noites nele e amamos! O Hotel é pequeno, mas lindo e super aconchegante. Foi o nosso preferido da viagem, parecia que voltamos no tempo e estávamos em uma casa de bonecas em uma aconchegante cidade de interior.

Hotel Casacurta Garibaldi

O quarto mais fofo do Hotel Casacurta, em Garibaldi.

$$ – Hotel Dall’Onder Ski

Mais novo e moderno do que o seu irmão em Bento Gonçalves, a proposta dessa unidade da rede Dall’Onder é pratiamente oposta. Mais afastado do centro, com estrutua completa e lindas vistas, tem luxo na medida certa. Ideal também para famílias com crianças.

$ – Sítio Crescer

Quem quer economizar na hospedagem e ter uma experiência super diferente pode optar pelo Sítio Crescer. Nós não nos hospedamos lá, mas conhecemos a propriedade que é um sítio delicioso e orgânico. Por lá, há opções de quartos privativos e também compartilhados, como hostels. Falamos um pouco sobre o lugar no nosso Roteiro da Serra Gaúcha.

Sítio Crescer Bento Gonçalves

As dependências do sítio Crescer. Lá também funciona um hostel com quartos privativos e compartilhados.


O que achou da nossa seleção de melhores hotéis no Vale dos Vinhedos e arredores? Recomenda mais algum hotel na região? Conta pra gente aqui nos comentários!

*Marcella e Sara viajaram para a Serra Gaúcha a convite da Agência Conceito Com.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *