Coisas que você precisa saber antes de ir pra Índia


Atualizado em:


A Índia está na moda! Todo mundo quer pulseiras coloridas cheias de pedras e berloques, as marcas famosas estão fazendo coleções de roupas todas inspiradas em sáris e kurtas, e as agências de viagens e intercâmbios nunca venderam tantos pacotes pra lá.

Mas também, a Índia é incrível! É tudo lindo e colorido, as pessoas são animadas e sorridentes e o país respira cultura e religião. OK, na verdade não é exatamente assim sempre…

É importante não se basear só em estereótipos quando você vai pra um lugar muito diferente, senão seu choque cultural vai ser muito grande (o meu já foi, e olha que eu achei que estava preparada!). Então vou fazer o papel a que nós, Segredos de Viagem, nos comprometemos, e contar pra vocês um pouco dessa cultura.

Primeiro de tudo: sim, os indianos são muito simpáticos, e vão te tratar muito bem pois adoram turistas. Mas lembre-se que, apesar de ser uma das línguas oficiais, nem metade da população fala inglês, e falar com essa turma pode ser bem complicado e até gerar desentendimentos estressantes (um exemplo clássico: motoristas de riquixá que te cobram o dobro do que mostra o taxímetro, e você não consegue argumentar pois ele não entende inglês e começa a gesticular agressivamente quando você se recusa a pagar o que ele pediu).

Ainda sobre os indianos, eles realmente adoram os turistas, e quando digo que adoram, entenda-se que adoram muito, a ponto de te seguir, tirar mil fotos suas, pedir uma foto com você e querer ficar “pegando” em você o tempo todo enquanto anda na rua. Eu poderia terminar esse texto sem escrever isso pra vocês, e deixar essa “surpresinha” pra sua viagem, porque eu achei bem engraçadas as situações, e no final já estava até entrando no clima “estrela de bollywood” e brincando com eles! Mas eu resolvi estragar o efeito surpresa pois sei que tem gente que não gosta disso, porque convivi com uma pessoa que, praticamente, agredia fisicamente cada indiano que queria uma foto com ela. Já aviso que isso nãofuncionará. Você diz não, eles vão lá e tiram a foto mesmo assim; você não quer comprar nada, eles vão continuar segurando no seu braço enquanto você anda, e assim será… Então quanto mais na esportiva você levar, menos estressante será sua experiência.

Outro ponto importante: a Índia é colorida e enfeitada, mas também é poeirenta, tem vacas (e vacas fazem suas necessidades onde bem entendem), tem favelas e lixo por toda parte. Eu, particularmente, acho que isso faz parte do conjunto que faz a Índia ser o que é, mas é sempre bom avisar pros mais avoados que acham que tudo será como o cenário do Projac de caminho das Índias.

Pensando bem, retire o que eu disse no começo desse texto. A Índia é sim linda, colorida e receptiva. Cabe a você olhar os problemas que existem lá como parte da realidade que compõe a personalidade desse país tão rico culturalmente e tão na moda e tirar o melhor proveito possível da sua experiência!

* OBS: Eu estou dando um panorama geral, ok? Nã significa que todos os indianos são assim ou que a Índia é uma grande fazenda cheia de vacas… rs. Fiz vários amigos que sequer olham pro lado quando passa um turista, da mesma forma que tirei zilhões de fotos com indianos curiosos pela nossa cultura! Então não podemos levar tudo pro extremo e generalizar.

india

india2

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Valéria

    Olá, tudo bem?

    Adorei seu blog e queria uma opinião. Fui convidada pela empresa que trabalho para fazer um “período sabático a trabalho” (3 meses) na India. E gostaria de saber sua opinião em relação a mulher, sozinha, a trabalho, na India.
    Quero muito ir, pois acredito que será uma oportunidade única. Mas ao mesmo tempo fico receosa.
    Qual sua opinião, por favor?
    Abraços,
    Valéria

    • Oi Valeria,
      Depende muito do esquema que você for e da cidade que for ficar.
      Ainda que a Índia já tenha evoluído muito, infelizmente nos vilarejos menores e em alguns bairros das cidades maiores ainda acontecem violência e assedio contra a mulher.
      No entanto, em cidades maiores como Bombay, Delhi ou Bangalore, que também são bem cosmopolitas, mulheres conseguem ter uma vida bem tranquila, sem muitas preocupações com violência e assedio. Claro que o “básico” como não andar sozinha a noite, tomar cuidado com ubers/taxis quando for mais longe, etc, sempre precisam ser observados, mas já eh possível estar bem por la.
      Então se sua empresa for numa cidade maior, localizada em um bairro movimentado, e você conseguir encontrar um lugar para morar em um bairro tido como seguro, da pra ir sem se preocupar alem do que nos mulheres já temos que nos preocupar em geral!
      Boa sorte na sua escolha, e caso decida ir, boa viagem!! Aproveite a experiencia, pois a Índia tem coisas incríveis!

  • Muito legal, mas eu não gosto dessa insistencia pra comprar as coisas, mas é a cultura deles não tem muito o que fazer! quero mto conhecer a india, vou me preparar psicologicamente

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *