Onde Ficar em Roma: Melhores Bairros, Regiões e Dicas


Atualizado em:


Quem vai a Roma pela primeira vez, sempre fica com dúvida na hora de se hospedar pois a cidade tem várias regiões famosas, e bons hotéis espalhados por elas. Além disso, Roma também assusta um pouco na alta temporada por conta dos preços, que são bem mais elevados que os preços das outras cidades européias, como Madri ou Barcelona, então uma boa indicação nessas horas é crucial. Por isso estamos aqui, mais uma vez, com o nosso super guia “Em que região se hospedar”, para te ajudar a escolher um bom e bem localizado hotel, de acordo com o seu estilo de viagem.

*Lembrando que estamos destacando apenas a região central, mais interessante para o turista pois tem fácil acesso para os principais pontos e restaurantes. Deixamos as demais regiões de fora pois, por mais que tenham boas opções de hotel, são mais residenciais ou não tão acessíveis a pé. mapa de roma

1- REGIÃO DA PIAZZA DEL POPPOLO

É desta piazza que saem as ruas mais chiques e tradicionais do centro turístico de Roma, a Via del Babuino e a Via del Corso, repletas de lojas, restaurantes e sempre muito movimentadas. O tradicional e chiquérrimo Hotel de Russie, que já abrigou e abriga diversas celebridades, fica aqui também. Esse hotel é bom para usarmos de referência de localização, pois é bem caro (em torno de 800 euros a diária).

Ainda nas dicas de hotéis de luxo em Roma, o The First Luxury Art Hotel é ideal para quem busca sofisticação a um preço mais baixo que o Russie (500 euros a diária).

Mas nossa dica mesmo nessa região é a Residenza di Ripetta, um hotel ótimo e queridinho dos brasileiros qe é bem mais acessível para a grande maioria dos viajantes. Nós já nos hospedamos aqui e adoramos. O quarto era amplo e confortável e o preço era justo (pagamos 100 euros para um quarto duplo em março de 2017).
Essa é nossa dica de hotel esperto para a região da Piazza del Poppolo.

Nosso quarto duplo no Residenza di Ripetta, em Roma, bem espaçoso e confortável.

Nosso quarto duplo no Residenza di Ripetta, em Roma, bem espaçoso e confortável.

Veja mais opções de hotéis na região da Piazza del Poppolo e Piazza di Spagna

2- REGIÃO DA PIAZZA NAVONA E PANTHEON

É o grande miolo turístico de Roma. É gente que não acaba mais, vendedores ambulantes de bolsas falsificadas e souvenirs, gelaterias, e vários pontos turísticos pra visitar.

É uma região com uma enorme oferta de hotéis, especialmente os de categoria turística, mas que geralmente são mais caros por causa da localização, e nem sempre tem aquele charme, que a gente tanto gosta. Para quem quer charme, um hotel mais famoso entre os brasileiros e que é super bom nessa região é o Hotel de la Minerve.

Veja mais opções de hotéis na região da Piazza Navona e do Pantheon

3- REGIÃO DE CAVOUR E DO FORO ROMANO (MONTI)

Não tão no miolo central, porém pertíssimo dele para chegar a pé, está a região de Cavour. A região cerca as ruínas do Foro Romano e é vizinha do Coliseu.

É uma região badalada, cheia de bares e restaurantes com a autenticidade romana (especialmente na Via Urbana e arredores).Por aqui, além de turistas, você verá muitos locais também, especialmente durante a noite.

Os preços são ligeiramente menores que o do centrão, e há boas opções de hotel. Nossa indicação aqui é o Nerva Boutique Hotel, onde nos hospedamos e gostamos muito. Escrevemos um post contando nossa experiência nesse hotel boutique em Roma, confira!

Nosso quarto duplo. Compacto, porém muito bem decorado e limpo (e com um janelão pra rua)

Veja mais opções de hotéis na região de Cavour e do Foro Romano

Essas são as três regiões mais conhecidas do centro antigo de Roma, onde é fácil fazer tudo a pé e é sempre movimentado e seguro. Há outras opções um pouco mais afastadas como Trastevere e Circo Massimo (no mapa são as regiões em baixo), ou a região ao redor do Vaticano (no mapa em cima à esquerda). Porém, para uma primeira ou segunda visita, nós achamos melhor ficar no centro mesmo e, se necessário, se deslocar até esses lugares. Para uma segunda ou terceira, recomendamos Trastevere que é um charme!


*Reservando pelos links acima, você ajuda o SV (porque ganhamos uma comissão) e não paga nada a mais na reserva, além de ter sempre preços atualizados e promocionais da Booking.com!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais
por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Deixe comentário

    • Olá Fernanda,
      ainda não temos referências de quem já ficou lá, mas parece ser uma boa opção sim.
      Se ficar por lá, conta pra gente o que achou depois. =)

  • Raquel Rubim

    Olá, Mari! Reservei para novembro o hotel La Residenza, via Emilia. Esse hotel está bem localizado?

  • Ola Mari.
    Primeiramente parabéns pelo blog. Excelente e muito util para quem esta planejando uma viagem, que é meu caso.
    Irei no final de abril com minha esposa para Roma. E verifiquei varias hospedagens com bom preço no bairro San Giovanni . Você conhece este bairro? Acha uma boa opção para se hospedar?
    Antecipadamente agradeço pela atenção.

    • Oi Marcio,
      San Giovanni e’ um ótimo bairro, bonito e bem mais calmo, ja que e’ mais afastado do centrao turistico. O ponto negativo fica por conta de nao ser tao perto a pe das atracões principais, mas ha uma estação de metro no bairro, e como nao e’ tao fora da cidade, taxis podem ter preços razoáveis. Se voces nao estão com pressa (por exemplo precisar ver Roma em um dia e meio) e nao se importam de nao estar no “buxixo” central, e’ uma ótima opcao!
      Boa viagem!

      • Mari, muito obrigado.
        Porém acabei reservando um B&B, chamado La Casa Di Antonia, que fica noa Trastevere, mas me parece ser mais no canto do bairro. O endereço é Via Cesare Pascarella, 12. Fica a 500 m da estação Trastevere. Você acha que é uma boa localização? Tem muitos bares e restaurantes próximos?

        Novamente muitissimo obrigado.

  • gostei de alguns hoteis nos arredores do vaticano, ha tbm estaçoes do metro naquela regios.
    Ficar hospedado proximo ao Vaticano vale a pena?
    abraço

    • Diego,
      Pode ser sim uma boa opcao. Se voce tem pique pra andar, da pra ir a pe ao centro turistico com facilidade, basta cruzar a ponte Sant’Angelo! 🙂
      Boa viagem!

  • RODRIGO SQUINZARI DA COSTA

    Boa tarde, gostaria de saber se o Hotel B&B in And Out 2 tem uma boa localização (perigo a noite, perto de atrações, etc) ou se há opções melhores.

    • Oi Rodrigo,
      Este hotel que voce escolheu tem uma localizao bem certral e super perto dos principais pontos turisticos. Vai dar pra voce fazer tudo a pe. Como e uma area mais turistica e nao tanto de vida noturna, a noite algumas ruas podem ficar mais ermas, mas nada preocupante, na minha opiniao! Basta estar sempre atento!
      Boa viagem!

  • Meninas, vou no próximo ano em julho para Itália, Roma, Florença e Milão, mas já estou fazendo as reservas pelo Booking. Os hotéis que ficam perto da estação Termini em Roma são bons? A região é perigosa?
    Desta estação eu pego trem para Florença?
    Aguardo vocês,
    Roberto

    • Roberto,
      Ha quem ache a regiao da estacao um pouco perigosa pois ha muitos batedores de carteira. Durante o dia eh mais tranquilo e, tendo atencao, voce nao deve ter problemas. Alem do mais, a regiao eh perto dos pontos turisticos entao se voce nao ficar de bobeira eu nao acho que va ter problemas nao.
      Espero ter ajudado!
      Boa viagem!

  • Ola. Estou indo para Roma com minhas filhas adolescentes. Nao conheco nada. Procuro um hotel bem localizado e barato. Outra opcao seria alugar apto. Qual bairro/regiao voce sugere?? Obrigada

    • Olá Ale,
      as três regiões que citamos no mapa são as nossas recomendações.
      Além dessas três, a região perto da estação Termini tem preços mais camaradas, mas fica um pouco mais afastada.
      Se você conseguir achar um bom preço de hotel, acho mais prático e fácil do que apartamento. Mas se for ficar mais do que uma semana na cidade já compensa pegar um apartamento mesmo.
      Fique de olho nas promoções do Booking.com!
      Hoje mesmo vi no Booking uma promoção do Nerva Boutique Hotel, que ficamos da última vez que nós fomos pra Roma.
      O Hotel Relais Palazzo Taverna está com desconto também e tem uma ótima localização, embora não seja tão charmoso e confortável como o Nerva.
      O Hotel Celio é mais em conta e mais afastado do centro, mas pode ser uma outra opção.
      Espero ter ajudado! Beijos

  • Mari,

    Boa tarde! Estou indo sozinha para roma no final de outubro e vi que perto da Termini é um pouco perigoso, então estava vendo hotéis perto da República. É uma boa região para ficar sozinha, pois vi que fica a uma estação da Termini. Vi o hotel Cortina. Obrigada! Edimara

    • Oi Edimara,
      Achei a localizacao desse Hotel Cortina muito boa e bem conveniente para fazer tudo a pe. Roma tem muitos batedores de carteira mesmo, e como voce estara sozinha, vale ficar com a atencao redobrada (especialmente a noite) independente da regiao.

      Boa viagem!

  • Bom dia!

    Viajarei com a minha mãe qyd tem 65 anos boa disposição para andar.
    Ela quer visitar nursia, Assis e Cássia. Como sugere irmos para essas cidades? Devemos ficar em Roma e fazer bate e volta em cada cidade? Para isso seria bom ficar perto de alguma estação de metrô ou ônibus? Qual? Iremos agora em junho de 2915.
    Desde já agradeço pelas dicas! Adorei i blog

    • Oi Ana,
      Desculpa pela demora em responder. Espero que ainda esteja em tempo de te ajudar!
      A regiao de Perugia fica a cerca de 2h30min de carro de Roma. Voce acha que pra sua mae ficar mais de 5h num carro no mesmo dia seria bom? Se sim, da pra voce fazer um bate e volta e conhecer as tres cidades de uma vez – sendo que serao 2h30min de ida e 2h30min de volta (sem contar o deslocamento entre as cidades). Se voce puder, de repente seria melhor passar uma noite por la para ver tudo com mais tempo e poder descansar.
      Boa viagem!

  • MARGARIDa

    MARI, tem pacotes pra visitar o museo do vaticano, a capela cistina, e a basilica de São Pedro, todos de uma vez, ou são separados?

  • Rafael Henrique

    ola mari td bem? estarei viajando para roma em lua de mel dia 22/08/2016, fiz o seguinte planejamento: visitar o museu do vaticano/ capela cistina na pare da manha e apos o almoço visitar a necropole/basilica de são pedro, minha duvida esta com relação a visita da cupula, é necessário ingresso ou é o msmo usado pra visitação da necrópole /basilica de são pedro? mto obrigado e sensacional suas informaçoes, está de parabéns.

    • A cúpula requer um ingresso separado que custa 5 euros, e nesta mesma fila voce pode ja comprar o elevador que te leva até a metade do caminho. Até onde me lembro custava 2 euros a mais e valia a pena, já que você vai ter mais escadas pra subir mais pra frente!
      Espero que faca uma boa viagem!! Ficamos felizes em poder ajudar!

    • Super boa localização!
      Fica pertíssimo dos principais pontos turísticos, além de ser um ótimo hotel!
      Boa viagem

    • Oi Cris,
      Ele fica um pouco longe do centrinho turístico (Piaza Navona, Coliseu, etc), mas nada absurdo. A localização é boa pois é perto do Castel de Sant Angelo e Vaticano, mas você tem que se lembrar que vai ter que andar um pouco a mais para chegar nos outros pontos turísticos. Mas se o tempo estiver bom, vai ser uma caminhada deliciosa!
      Boa viagem!

  • Olá,
    Estou indo em junho para Roma e só vou ficar 2 dias e meio, por isso gostaria de um hotel charmoso e em uma boa localização, sem falar de bom preço.
    Estou indo com meus pais que são idosos e não gostamos da “muvuca” de central…
    O que vocês indicam?

    • Olá Renata, obrigada pela dica.
      O seu comentário não foi imediatamente publicado pois todos os nosso comentários precisam ser aprovados por nós (para evitar SPAM) e só tivemos acesso ao computador agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.