Domingo em Madri: um passeio na Feirinha do Rastro
Atualizado em:
Domingo em Madrid é, pra muita gente, sinônimo de Feirinha do Rastro. Em espanhol, só “El Rastro”. Essa feirinha é considerada o maior mercado ao ar livre da Europa. Lá é possível encontrar desde roupas super baratas, bolsas, antiguidades e móveis até coisas mais “exóticas”, como máscaras de gás e pôsteres de filmes antigos, por exemplo.
Passear na Feirinha do Rastro não costuma ser prioridade no roteiro básico dos turistas, apesar de estar sempre cheia deles. Mas garantimos que esse segredinho vale muito a pena! Quando estiver planejando sua visita à cidade, se um final de semana estiver incluído, tente deixar algumas horas para El Rastro.
Ainda sobre o planejamento para visitar a capital espanhola, não deixe de pesquisar em que região ficar em Madrid para acertar na escolha do bairro.
História
A Feirinha do Rastro tem mais de 400 anos de história. Atualmente, não se parece muito com suas origens, mas ainda é possível encontrar alguns produtos bem tradicionais.
O nome “El Rastro” tem uma origem um pouco bizarra. Inicialmente, a região ocupada pela feira era onde estavam diversas fábricas de couro que, por sua vez, ficavam próximas aos matadouros. Quando os animais eram transportados até as fábricas eles deixavam um rastro de sangue no caminho.
Quando e como ir
A feirinha do rastro acontece todo domingo das nove horas da manhã até cerca de 15h. Ela fica localizada no bairro La Latina, perto do centro de Madri.
As principais referências são a Calle La Ribera de Curtidores e a praça de Cascorro, mas a feira se espalha por seus arredores, como a Calle de Toledo, Embajadores e Ronda de Toledo. Para chegar lá, você pode descer nos metrôs La Latina, Puerta de Toledo ou Tirso de Molina.
Dicas importantes para aproveitar a Feirinha do Rastro
Em primeiro lugar, El Rastro é um lugar lotado – tanto de espanhóis quanto de turistas. Portanto, lembre-se de prestar bastante atenção às bolsas e mochilas. Não é uma estatística oficial, mas o que se fala sobre o local é que o índice de furtos por lá é alto.
Se você quiser aproveitar a feira no seu auge, chegue de manhã, por volta das 10h ou 11h. No entanto, se a sua intenção for conseguir bons preços pelos produtos, então recomendamos chegar mais para o final. Por volta das 14h os comerciantes costumam baixar o preços para vender o que ainda não conseguiram.
Falando em baixar o preços, não deixe de pechinchar! Principalmente quando estiver interessado nos produtos de vendedores ambulantes.
Mais sobre Madrid: PASSEIO COOL E GOURMET EM MADRI: MERCADO DE SAN ANTÓN
Por fim, quando for à Feirinha do Rastro não deixe de provar as empanadas ou as azeitonas que ficam em barzinhos bem lotados por lá, pra acompanhar a cerveja. Depois da feira, dê uma volta pelo bairro de La Latina, o preferido dos espanhóis para as tardes de domingo.
Deixe seu comentário