Hotéis de luxo em Ushuaia: duas dicas imbatíveis


Atualizado em:


Depois de explorar a gelada Terra de Fogo, não há nada melhor do que voltar par um lugar quente e aconchegante para descansar. E a surpresa é que no lugar considerado o “Fim do Mundo” há hotéis maravilhosos. No ano passado estive em Ushuaia pela segunda vez e fiquei em dois dos melhores hotéis de Ushuaia, o Arakur e o Los Cauquenes. Aqui eu conto um pouco mais sobre cada um deles. Spoiler: os dois são incríveis.

Arakur Ushuaia Resort & Spa 

Não dá pra não notar a imponente construção a 240 metros de altura no meio da montanha. Lá de baixo o hotelão já dá as caras. Dentro da Reserva Natural de Cerro Alarkén o empreendimento de 130 apartamentos trouxe um novo patamar de luxo e boa gastronomia a essas terras tão distantes.

O Arakur “sobrevoa” Ushuaia, observado pelo Monte Olivia – Foto Divulgação Arakur

Grande, porém coerente com a majestade das montanhas que a envolvem, o membro dos selos Leading Hotels of The World e Vurtuoso propõe uma leitura sofisticada do ambiente patagônico. Inaugurado em março de 2014, o Arakur queria ser mais do que a nova opção estrelada do Fim do Mundo. E conseguiu. Virou um ícone da hotelaria no sul do continente.

Muita pedra exposta, madeiras aromáticas, cobre e couro estão presentes na decoração feita por Lucila Oliver e Ramón Busto. O ambiente moderno usa elementos autênticos da região da Terra do Fogo. A 15 minutos do centro da cidade, propõe um contato mais intenso com a natureza, mas conta com vans de hora em hora. A sensação é de isolamento voluntário e flexível. Ushuaia tá logo ali, ao alcance dos olhos pelas janelas enormes.

Quarto com “aquela” vista do Canal de Beagle – Foto Divulgação Arakur

Com vista para o bosque ou para o Canal de Beagle, os 130 modernos apartamentos contam com dispositivo touch que permite programar o despertador com trilha sonora fazendo a cortina eletrônica abrir suavemente. E ainda, TV LED 40” e wifi, além do spa, serviço de beleza e massagens nas acomodações. Com águas de chuva e degelo, as piscinas e jacuzzis são atração especial. Principalmente a com borda infinita e trilha sonora subaquática. Sério, separe um tempo para ficar ali fazendo nada.

Ao longo do dia dá para embarcar em caminhadas por trilhas demarcadas Reserva Natural de Cerro Alarkén, com ou sem guia. São mais de 100 hectares de área protegida à disposição dos hóspedes. Entre os mais concorridos, o circuito que leva ao cume do cerro Alarkén, e a Castorera e a Cachoeira do Rio Chico. Quem caminha há bastante tempo e também iniciantes vão se encantar com as vistas. Ou melhor, com a experiência toda.

Churrasco ou “parrilla” é o carro-chefe do bufê do La Cravia – Foto Divulgação Arakur

Com bem elaboradas opções à la carte e bufê respeitável, o Restaurante La Cravia faz jus ao resto das instalações. A vista mais completa sobre a cidade, com o porto de Ushuaia e as montanhas do Chile do outro lado, é o pano de fundo para refeições memoráveis.

Comi ali o melhor churrasco de que me lembro na argentina. O churrasqueiro era muito gente fina e divertido, oferecendo ótimo cortes de boi, como bife ancho e de chorizo, e ainda um cordeiro no ponto. O polvo vem direto do Canal de Beagle bem fresquinho e é servido com purê de abóbora, batatas e tomilho. Para um aperitivo, uma seleção de drinques no Lobby Bar ou então vinhos das regiões de Salta, Cafayate e, claro, de Mendoza. As diárias custavam a partir de R$ 800 no booking.com, em 05/06/2018.

Los Cauquenes Resort & Spa

Los Cauquenes é um marco às margens do Canal de Beagle – Foto Divulgação Los Cauquenes

O outro grande hotel de Ushuaia tem um astral bem diferente, bem mais intimista. Descemos do alto da montanha para as margens do Canal de Beagle, onde o Los Cauquenes Resort & Spa tem em sua arquitetura elementos bem regionais. Na decoração, muita madeira rústica, com delicadeza e bom gosto evidentes. Quase como um sítio sofisticado. Sentar na confortável poltrona à beira da janela e ler um livro contemplando a neve cair e o sol aparecer, como é típico de Ushuaia, é quase uma terapia

A vista da piscina é só a porta de entrada para o Spa del Fim del Mundo, com 24 opções de tratamentos e massagens com produtos naturais de alto padrão. O horizonte desobstruído de outras construções, com as montanhas do Chile do outro lado do canal, são ambiente sem igual para relaxar. Nesse ponto, o Los Cauquenes é imbatível.

Suite Senior, uma das mais completas do Los Cauquenes – Foto Divulgação Los Cauquenes

Nos 54 apartamentos e 5 suítes impecáveis, a vista também é protagonista. Com tamanhos que variam de 26 a 41 m², todas as opções oferecem aconchego para enfrentar o friozinho lá de fora. Para famílias, é possível conseguir quartos com interconexão, e além disso oferecem amenities L’Occitane e cafeteiras Nespresso. Chocolates artesanais à beira da cama simbolizam a hospitalidade neste membro dos selos Sul Hotels e Small Luxury Hotels of The World.

Carnes estão entre as especialidades do Restaurante Reinamora – Foto Rogelio Espinosa

O Restaurante Reinamora apresenta receitas sofisticadas da culinária europeia misturada a pratos regionais clássicos. Acompanhada de polenta e abóbora caramelizada, a absolutamente fantástica costeleta de cordeiro patagônico vem muito bem temperada e desmancha na boca. Sem dificuldades para harmonizar, o hóspede ou visitante pode escolher um bom tinto entre os mais de 100 rótulos de vinhos da cave.

Outra iguaria que trouxe fama a Ushuaia é a centolla. O caranguejo-gigante é pescado no Beagle e vem preparado de várias maneiras, cozido, como sopa cremosa ou salada, como provei. A maciez e a textura da carne e o sabor particular, quase tão suave como uma tenra lagosta, justificam o sucesso. Outro hit é a posta de merluza negra, peixe raro de águas frias, com vegetais. Para acompanhar qualquer um dos pratos, ótimos chardonnay ou torrontés.

Aula de cozinha com essa vista é sacanagem né?  – Foto Divulgação Los Cauquenes

A inegável faceta “para dois” do resort se revela também em passeios como a escapada com jantar romântico, piqueniques e passeios gourmet para casais. Lançando mão do ambiente único em que está inserido, o hotel aposta em experiências exclusivas. Na aula de cozinha fueguina um chef apresenta os principais produtos regionais e revela segredos de receitas clássicas. Durante duas horas, os participantes aprendem na teoria e na pratica a escolher, temperar e preparar os ingredientes. As diárias custavam a partir de R$ 600 no booking.com, em 05/06/2018.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *