Museus de Londres: 40 opções para todos os gostos


Atualizado em:


Se tem uma coisa que a Inglaterra faz bem, essa coisa são museus. Londres é um paraíso para quem gosta desse tipo de passeio. Isso por dois motivos: Primeiro porque as opções são muuuitas, dos mais diversos temas. Segundo porque a grande maioria dos museus de Londres são gratuitos.

Isso mesmo, grande parte dos museus, galerias e centros culturais têm entrada totalmente grátis e em sua maioria você sequer precisa pegar ingresso online. Basta chegar e entrar (ou esperar na fila, que pode ser grande na alta temporada, e depois entrar).

Aqui falamos um pouco sobre cada um dos museus de Londres e também das principais galerias e centros culturais. Você encontrará ainda o link para cada um dos lugares, para poder conferir direitinho os horários de funcionamento e condições de visita.

Museus de Londres: National Gallery
A National Gallery of Art chama muita atenção na Trafalgar Square

Leia também: O que fazer em Londres: 44 passeios imperdíveis

Se quiser ir direto para a categoria que mais te interessa, clique nos links abaixo. Ao fim, você pode ainda ver a separação entre museus gratuitos e museus pagos, para não ter que ficar voltando em cada um para conferir essa informação.

Museus de arte de Londres
Museus históricos
Museus científicos
Museus lúdicos de Londres
Centros Culturais
Museus gratuitos e pagos

Museus de arte de Londres

National Gallery

Esse talvez seja o museu mais imponente de Londres. O enorme e histórico prédio adorna a Trafalgar Square, uma das principais praças da cidade. Além da arquitetura externa, a National Gallery é provavelmente o mais relevante museu de arte clássica do país. É bem grande, então vale uma visita focada. É gratuito e o acesso é direto.

National Portrait Gallery

A National Portrait Gallery ocupa um espaço no mesmo prédio da National Gallery, mas a entrada é por trás. Como o nome indica, este museu é focado em retratos. Lá você encontra pinturas de anônimos ou de celebridades, como John Lennon ou Pelé. Entrada grátis.

Tate Modern

Museus de Londres: Tate Modern
O passeio pelo Tate Modern já começa pelo lado de fora

O Tate Modern é um dos mais legais museus de Londres, na minha opinião. Ele ocupa o espaço de uma antiga fábrica e logo na entrada já impressiona. A coleção de arte moderna e contemporânea é gratuita e interessante e sempre há exposições especiais muito boas (essas, porém, são pagas à parte). De qualquer forma, não deixe de ir ao Tate Modern pelo menos para conhecer o prédio e seus arredores.

Tate Britain

Irmão menos famoso do Tate Modern, o Tate Britain está no top melhores museus de Londres, sem sombra de dúvidas. Ele muitas vezes fica renegado a uma segunda visita, o que eu entendo, mas se quiser fugir do óbvio, ele é um forte candidato a suprir bem as expectativas.

Lá você encontra arte britânica dos últimos 500 anos. Eu particularmente gostei demais do acervo de esculturas. É gratuito, mas também rolam exposições temporárias pagas à parte. Vale ficar de olho na programação, porque muitas valem o investimento.

Young V&A

Parente do Victoria and Albert (que falamos mais abaixo), o Young V&A é uma instituição de arte e design que conversa muito com o público jovem, como diz o nome. Ele pode ser visitado por públicos de todas as idades, mas tem uma série de projetos específicos voltados para crianças e adolescentes, além de uma curadoria com olhar moderno e antenado para o próprio acervo. O acesso é livre. Algumas das exposições temporárias específicas são pagas e outras são gratuitas.

Moco Museum

O Moco é um museu que já faz sucesso em Barcelona e em Amsterdã e recentemente chegou também a Londres. Ele é um museu focado em arte moderna e contemporânea e costuma ter uma curadoria bem marcante. Quem entende de arte pode achar que ela nem faz muito sentido, não conta uma história, mas para leigos o ponto positivo é que é difícil não engajar na visita. O ponto negativo é que diferente dos outros desta seção, ele é pago.

Wallace Collection

O Wallace Collection é um museu de arte britânica criado a partir da coleção particular do Sir Richard Wallace, que foi um colecionador de arte e filantropo. Ele conta com pinturas, esculturas, móveis e armaduras, além de oferecer uma série de cursos. Ainda que tenha se originado em uma coleção particular, o Wallace Collection tem entrada gratuita.

Queen’s House

A Queen’s House é uma propriedade que já foi da realeza e hoje é um museu de arte focado principalmente em artes mais clássicas. Uma coisa interessante é que ele tem eventos e exibições que trazem uma visão mais crítica sobre alguns temas, o que contemporaliza bastante uma instituição que já foi monárquica. A visita é gratuita, mas é preciso pegar ingresso online.

UCL Art Museum

O museu de arte da University College London (UCL) conta com mais de 10 mil peças que podem ser acessadas por meio de exposições temporárias – e algumas delas ficam em exibição pelo campus da universidade.

Por pertencer à universidade, essa instituição tem um caráter educativo e de pesquisa, além de contar também com projetos de inovação em museus. O acesso é gratuito.

Galerias de arte

Diferente dos museus, as galerias de arte costumam ter apenas exposições temporárias nas quais tudo, ou quase tudo, está à venda. Nelas há bastante arte contemporânea e visitá-las é uma ótima oportunidade de conhecer novos artistas. Elas também costumam ser menores, possibilitando visitas rapidinhas.

Londres é recheadíssima de galerias de arte, mas trago aqui algumas bem conhecidas ou que fogem do óbvio:

Serpentine Gallery

Museus de Londres: Serpentine Gallery
Pequena e no meio do Hyde Park, a Serpentine Gallery é muito agradável

No meio do Hyde Park, a Serpentine Gallery é uma instituição bastante simpática, além de ter uma curadoria de alto nível. Por ser uma galeria e não um museu, as obras estão sempre mudando e é um bom lugar para conhecer novos artistas e fugir do que se repete muito em museus europeus. É pequena e por isso cabe bem no seu roteiro pelo Hyde Park sem exigir grandes alterações. Entrada gratuita.

Saatchi Gallery

Talvez por ficar no chique bairro de Chelsea e em um prédio bastante imponente, a Saatchi Gallery intimida um pouco. Mas não tema e siga em frente, porque a galeria tem acesso liberado e também uma curadoria variada e ideal para quem quer ir além do básico. Entendidos de arte podem estar discordando de mim neste momento, mas lembre-se que essas afirmações eu fiz do ponto de vista de uma pessoa leiga que gosta bastante de museus, além de ser uma comparação às instituições tradicionais, como a National Gallery.

Whitechapel Gallery

A Whitechapel Gallery fica na região chamada de East-End, o começo da zona leste de Londres e já tem mais de 100 anos de história. Ela exibe principalmente arte contemporânea e afirma que tem o objetivo de ao mesmo tempo trazer artistas do mundo todo e valorizar e dar espaço a artistas locais. A galeria é gratuita, mas podem haver exposições cobradas à parte.

The Photographer’s Gallery

Como o nome indica, essa galeria é dedicada à arte da fotografia. Com trabalhos de fotógrafos de todo o mundo, a galeria organiza exposições diversas, com curadoria focada em um artista específico ou em um tema. Também há palestras e eventos. Visitar as exposições é grátis, mas às vezes é preciso reservar a entrada no site.

South London Gallery

Se estiver disposto a ir um pouco fora da área turística para conhecer um lugar diferente, a South London Gallery pode ser a sua pedida. Ela tem o propósito de levar arte às pessoas do sul de Londres, que é uma área menos desenvolvida da cidade e é conhecida por exibir obras e instalações inovadoras.

Dulwich Picture Gallery

Essa é outra opção para quem estiver disposta a explorar o sul da cidade, fora do eixo turístico clássico. A Dulwich Picture Gallery foi criada em 1811 quando Sir Francis Bourgeois abriu sua coleção particular para “inspeção do público”. Hoje, a galeria mistura sua coleção permanente de arte barroca e exposições de arte contemporânea. A entrada é gratuita.

Veja também: Dicas úteis de Londres: tudo que você precisa saber antes de viajar

Museus históricos

British Museum

Museus de Londres: British Museum
O átrio do British Museum vale a visita

O mais importante museu do Reino Unido é também objeto de infinitas críticas (e memes). Isso porque sua coleção é composta basicamente de itens trazidos (roubados cof cof) de outros países e culturas. Lá dentro você vê múmias e mais um tanto de arte egípcia, colunas gregas e tudo o mais que um museu europeu colonizador tem.

Na minha opinião, a pior característica do British Museum é o fato de que muitos dos itens que estão lá são muito mal explicados. Se vai roubar outra cultura, pelo menos pesquise direito sobre ela e seus simbolismos, não é mesmo?

Mesmo com todas estas ressalvas, recomendo muitíssimo que você visite o British Museum, sem deixar de lado a consciência crítica. Em primeiro lugar, porque pode ser que essa seja sua única oportunidade de ter contato com essas culturas, tão ricas e impressionantes. Em segundo, porque lá estão inúmeros objetos de valor histórico inestimável, como a Pedra da Rosetta. E finalmente, porque a arquitetura desse museu – mais especificamente do átrio – é MUITO linda! É de graça e basta chegar.

Victoria and Albert

O Victoria and Albert vai na mesma linha do British Museum em termos de acervo, mas ele é um pouco mais variado e também melhor explicado. O destaque fica para a parte de tecidos, algo não tão comum de ver nos museus não especializados e com peças impressionantes. O V&A é mais um museu que fica em um prédio impressionante e algumas salas são de cair o queixo. Grátis e basta chegar para entrar.

Imperial War Museum

Imperial War Museum é uma fundação que gere vários museus sobre o tema pelo Reino Unido, inclusive o Churchill War Rooms (veja abaixo). Mas há também um museu homônimo na capital inglesa que fala sobre guerra e conflito de forma geral. Nele há galerias sobre as duas grandes guerras, o holocausto, as pessoas que vivenciaram períodos de guerra, heróis nacionais e mais. A entrada é gratuita e não é preciso agendar.

Churchill War Rooms

Churchill War Rooms
No Churchill War Rooms a ideia é te transportar para dentro de como eram as salas de poder durante a Segunda Guerra Mundial

Esse é um museu para quem se interessa especificamente pela Segunda Guerra Mundial. No Churchill War Rooms você vai ver como eram as salas em que o lendário primeiro-ministro inglês trabalhou durante o período da guerra, além de exibições específicas dentro deste tema. O Churchill War Rooms tem entrada paga.

Freud Museum

A última casa em que o pai da psicanálise viveu antes de sua morte foi transformada em um museu biográfico. No Freud Museum estão móveis originais, incluindo o famoso divã que ele usava em suas consultas. É preciso pagar para entrar.

National Maritime Museum

No charmoso bairro de Greenwich, um enorme navio chama a atenção de quem passa. É o National Maritime Museum, que traz histórias e objetos relacionados ao mar. Nas galerias gratuitas de exposição permanente você encontra histórias do mundo todo e relíquias como peças do Titanic e a roupa que o general Nelson estava usando na batalha de Trafalgar, quando morreu. Há também algumas exposições temporárias, com ingresso cobrado à parte.

Charles Dickens Museum

Os fãs de Charles Dickens podem visitar a casa onde ele viveu de 1837 a 1839 e aprender mais sobre a vida e a obra do autor. É preciso comprar ingressos.

The Postal Museum

O The Postal Museum tem como tema os correios. O propósito é contar a história e preservar a memória da comunicação postal, mas a instituição promete fazer isso de forma lúdica e interessante (e já recebeu até prêmios). É uma boa pedida para crianças, já que há muitas coisas interativas. O ponto alto é o passeio no “mail rail”, um trem subterrâneo que era usado para transportar cartas sob as ruas de Londres.

Este não é um museu público, mas sim gerido por uma fundação e, portanto, tem ingressos pagos. No entanto, comprando os tickets uma vez você pode acessar o local o ano todo.

Bank of England Museum

O museu do Banco da Inglaterra fica dentro da sede do Banco e conta a história bancária e econômica do país. Ele conta com exposições com temas como o futuro do dinheiro e a moeda do futuro. A entrada é livre e gratuita.

London Transport Museum

Os mundialmente famosos ônibus vermelhos de dois andares e o celebrado metrô de Londres são as estrelas deste museu. Aqui você vai conhecer a história e curiosidades sobre o transporte na cidade. A visita é divertida e também já foi reconhecida com prêmios, assim como no Postal Museum.

O London Transport Museum oferece ainda tours exclusivos em algumas estações de metrô durante os quais você pode acessar áreas que não são abertas ao público em geral. Há diversos tipos de ingressos, todos pagos.

Veja também: Bate e volta de Londres: 8 opções para diversos gostos

Museus científicos

Museu de História Natural

Museu de História Natural Londres
O esqueleto da baleia é um dos pontos altos do Museu de História Natural

Bem em frente ao V&A, o Museu de História Natural é um dos principais de Londres (e gratuito) e por isso sempre tem longas filas na alta temporada. Se você quiser visitá-lo, recomendo chegar bem cedinho, na hora de abertura.

No mais, quem gosta desse tipo de museu vai AMAR. Na minha humilde opinião, este é o melhor museu de história natural, pelo menos entre os mais famosos. Dá um pau no de Nova York e de Washington D.C.

Science Museum

Ali na mesma região está o Science Museum, mais um que ocupa um prédio incrível. Este é um museu bem interativo, dividido em diferentes partes, como espaço, matemática, mecânica e mais. Um prato cheio para crianças e adultos que gostem desse tipo de coisa. Entrada gratuita, mas é preciso pegar ingresso online.

Grant Museu de Zoologia

O Grant é mais um museu mantido pela University College London e, portanto, bastante educativo. O foco são os animais e lá você verá muitos deles empalhados, seus esqueletos ou fósseis. Entrada grátis.

Petrie Museum of Egyptian and Sudanese Archaeology

Se por acaso você foi ao British e ao V&A, se apaixonou pelas peças egípcias e quer se aprofundar mais, o Petrie Museum of Egyptian and Sudanese Archaeology é o seu lugar. Focado na arqueologia do Egito e do Sudão, este museu também é mantido pela UCL e por isso tem um forte veio educativo.

Wellcome Collection

A Wellcome Collection se descreve como um museu e biblioteca focado na saúde e experiência humana. Ele é bem organizado e lúdico. Um prato cheio para os fãs de ciências!

Veja mais: Onde ficar em Londres: Melhores bairros e opções de hospedagem

Museus lúdicos de Londres

Madame Tussauds

Família Real Madame Tussauds Londres
As estátuas da família real no museu de cera de Londres – Foto: Reprodução/Youtube Madame Tussauds

Ah o Madame Tussauds! Pra quem não sabe, esse é o famosíssimo museu de cera. Há unidades do Madame Tussauds em vários lugares do mundo, como Nova York e Amsterdã, mas o de Londres é o original.

Não vou cuspir no prato que comi (duas vezes!), mas hoje em dia acho ele um pouco besteira. Aqui você basicamente vai passar algumas horas tirando selfies com estátuas de cera de celebridades. E tudo bem, não tem como negar que é divertido. Porém, esse é um dos poucos museus pagos e é muito bem pago. Além de que costuma ser bem lotado. Pense bem se cabe no seu roteiro e orçamento!

Twist Museum

Andando pelo metrô de Londres você inevitavelmente vai se deparar com uma propaganda do Twist Museum – ou talvez você já tenha sido impactado por elas no Instagram. Este é um daqueles museus cheios de ilusões de ótica e instalações interativas para divertir a família toda. O valor está mais no lúdico do que na qualidade artística.

A entrada é paga, mas reservando online há desconto.

Casa de Sherlock Holmes

Como Sherlock Holmes é um personagem fictício, sua casa, apesar de ser chamada de museu, é na verdade praticamente um parque temático. De toda forma, o famoso endereço na Baker Street recria o que teria sido a casa do detetive e imerge os fãs da obra neste universo. É preciso pagar entrada.

Museum of Brands

O Museum of Brands – ou Museu das Marcas, em bom português – é o paraíso dos designers. O local mostra a evolução das marcas desde a era vitoriana e destaca como os produtos se misturam a marcos históricos. A entrada é paga.

Cartoon Museum

O Cartoon Museum se descreve como “o único museu de Londres onde você é encorajado a rir alto”. Isso porque o museu é totalmente dedicado aos quadrinhos britânicos. Um prato cheio para os fãs do gênero. É preciso adquirir ingressos.

Leia também: Quanto custa viajar para Londres? Média de gastos e principais custos

Centros culturais

Southbank Centre Londres
O fato de o Southbank Centre ser bem de frente pro rio é uma das minhas coisas preferidas

Southbank Centre

O Southbank Centre é uma delícia! Bem ao lado da London Eye, é impossível que você não passe em frente a ele. Lá dentro você encontra um pouco de tudo: exposições (algumas gratuitas e algumas pagas), shows, cursos, workshops e mais.

No verão, aproveite a varanda para curtir o sol e o movimento. No inverno, dê uma entrada lá para escapar do vento e do frio.

Barbican

O Barbican é uma joia londrina. O complexo é conhecido por ser um projeto renomado de arquitetura brutalista. Ele combina centro cultural, escola e moradia. Duvido você passear por ali sem ao menos pensar em como seria morar naqueles prédios.

Lá dentro você pode ver exposições, teatro, cinema, comer, tomar um café (o café aliás é muito agradável e tem também alguns lanches muito gostosos). Não importa qual o seu objetivo específico ou se você vai apenas flanar, mas não deixe de incluir uma passagem no Barbican durante a sua viagem.

Barbican Centre Londres
Eu e mamãe passeando no Barbican

Somerset House

Nas galerias da Somerset House você vai encontrar exposições temporárias de arte majoritariamente moderna e contemporânea. Este centro cultural tem ainda performances, eventos, tours com temas específicos e mais. Lá você ainda pode entrar para conhecer o prédio e aproveitar o exterior. No verão, a fonte é um bom ponto para se refrescar, no inverno a pista de patinação no gelo é a mais cênica da cidade.

Institute of Contemporary Arts

Como o nome já diz, aqui reinam as artes contemporâneas. No ICA você encontra exposições, cinema, performances, palestras e mais.

Japan House

Outro que já diz a que veio pelo nome é a Japan House, dedicada à cultura japonesa. Aqui você encontra exposições e eventos, além de uma loja interessante e o restaurante Akira. A experiência é bem similar à da unidade de São Paulo.

Leia também: Da Inglaterra à Europa de trem: tudo sobre o Eurostar

Museus de Londres gratuitos e pagos

Depois de tudo isso, aposto que pelo menos alguns museus despertaram sua curiosidade. Para ficar mais fácil de selecionar os que cabem no seu roteiro, vou retomar aqui de forma direta quais são os museus gratuitos (a maioria) e quais são os museus que é necessário comprar ingresso.

Victoria & Albert Londres
Victoria & Albert é um dos principais museus de Londres e é gratuito

Museus gratuitos

  • Praticamente todos os museus e galerias de arte (National Gallery, National Portrait Gallery, Tate Modern, Tate Britain, Young V&A, Wallace Collection, UCL Art Museum, Queen’s House, Serpentine Gallery, Saatchi Gallery, Whitechapel Gallery, The Photographer’s Gallery, South London Gallery e Dulwich Picture Gallery);
  • Todos os centros culturais (Southbank Centre, Somerset House, Barbican, Japan House e Institute for Contemporary Arts);
  • Todos os museus científicos (Museu de História Natural, Science Museum, Grant Museu de Zoologia, Petrie Museum of Egyptian and Sudanese Archaeology e Wellcome Collection);
  • British Museum;
  • Victoria and Albert Museum;
  • Imperial War Museum;
  • National Maritime Museum.

Museus pagos

  • Todos os museus lúdicos (Madame Tussauds, Twist Museum, Casa de Sherlock Holmes, Museum of Brands e Cartoon Museum);
  • Moco Museum;
  • Churchill War Rooms;
  • Freud Museum;
  • Charles Dickens Museum;
  • The Postal Museum;
  • Bank of England Museum;
  • London Transport Museum.

Além disso, alguns museus gratuitos de Londres têm exposições temporárias específicas com ingresso cobrado à parte.

Leia mais: Como ir e voltar dos 5 aeroportos de Londres para o centro: os melhores meios de transporte


Quais museus de Londres você já conhece e quais entraram na sua lista? Conta pra gente nos comentários!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *