O que fazer em Buenos Aires: Dicas e Atrações
Atualizado em:
Descubra o que fazer em Buenos Aires através dessa lista de 16 passeios clássicos e imperdíveis na capital da Argentina!
Buenos Aires tem um monte de segredos e vários cantinhos gostosos esperando para serem descobertos. Mas, assim como em qualquer viagem, não dá pra ignorar os passeios turísticos mais famosos. Geralmente são os passeios clássicos que fazem parte da história da cidade e é preciso visitá-los primeiro a fim de entender um pouco mais da cultura do local e mergulhar na vida daquela cidade, antes de sair explorando novos cantos.
Por isso, listamos abaixo 14 passeios clássicos por Buenos Aires. Uma lista que é um bom ponto de partida para quem vai visitar a cidade pela primeira vez.
1- Plaza de Mayo e Casa Rosada
É na Plaza de Mayo que está a Casa Rosada, a sede do governo argentino. A preça em si é até interessante, mas não tem nada de especial. A graça ali é de fato ver o lindo prédio cor de rosa em uma de suas pontas.
Além de ele ser por si só super legal de admirar, como é a sede do governo, você sempre vai acabar se deparando com algum protesto por ali. A Plaza de Mayo é o lugar oficial de reivindicação dos argentinos, o que vai te ajudar a ter um olhar diferente e menos alienado sobre a cidade e o país.
Foi ali nesta praia que surgiu um dos movimentos políticos mais famosos da Argentina, o das Madres de la Plaza de Mayo. As mães da Praça de Maio são mulheres que protestam contra o desaparecimento dos seus filhos durante o período da ditadura.
Na Plaza de Mayo também estão o Museo del Cabildo, com arquitetura colonial e uma exposição não tão interessante, apesar de muito completa, sobre a revolução de independência do país, e a Catedral Metropolitana de Buenos Aires.
2- Calle Florida
Ali pertinho está a Calle Florida. Uma rua de comércio comprida e onde não passam carros. Ela costuma ser repleta de turistas brasileiros que não dispensam uma comprinha, mas é também um lugar onde os portenhos frequentam.
Por lá há lojas de comércio mais popular e algumas de redes, misturadas ao deliciosos kioscos e a vários camelôs e ambulantes.
É ali onde você mais vai encontrar aquela energia efervescente de centro de cidade grande. Até por isso, fique bem atento a roubos ou golpes.
Trocar dinheiro por ali é uma boa, mas só se for dentro de uma casa de câmbio confiável. Recomendamos a Mais Brazucas.
A Calle Florida também é onde está uma das entradas da Galerías Pacífico. Um shopping que fica dentro de um prédio super antigo e belíssimo. Mesmo se você não for muito das compras, vale entrar para dar uma olhada na arquitetura.
3- Plaza San Martín
A Florida desemboca na Plaza San Martín. Ela é enorme e bem imponente, mas parece mais um parque do que uma praça, até porque você vai ver várias pessoas se exercitando por ali.
Vindo pela Florida, você estará no patamar mais alto da praça e terá uma vista bem bacana da Torre Monumental.
4- Teatro Colón
O Teatro Colón é um dos principais teatros da Argentina e do mundo! Famoso pela sua acústica impecável, já recebeu muitas óperas e ballets. Além disso, possui uma arquitetura linda e está com um interior totalmente restaurado.
Recomendamos muito fazer um tour guiado pelo Teatro Cólon. Eles estão disponíveis em espanhol e inglês e duram 50 minutos – cheque o site do teatro para conferir direitinho os preços e horários.
No entanto, se possível, compre ingressos para ver algum espetáculo e conhecer o teatro em pleno funcionamento. É sempre mais emocionante!
5- Obelisco e Av. 9 de Julio
Já que estamos listando os clássicos, não poderia deixar de fora o obelisco e a Avenida Nueve de Julio. Essa atração não precisa de esforço nenhum para ser vista e nem de um tempo dedicado só a ela. É bem simples… em algum momento da sua visita você passará pela agitação da avenida e avistará o obelisco no canteiro central.
Com 140 metros de largura, a Avenida Nueve de Julio – ou Nove de Julho, em bom português – é a mais larga do mundo! São sete pistas de cada lado!
Ela vai da Plaza Constitución a Avenida del Libertador e é na passagem dela pelo Microcentro que encontramos seu ponto mais famoso, o Obelisco.
Sendo muito sincera, o Obelisco é só um obelisco mesmo, não tem nada demais. Na minha opinião, a graça está na visão que você tem da enorme avenida a partir da praça onde ele está.
Hoje em dia há ali um “B” e um “A” bem grandões de para os turistas tirarem fotos e onde acabam se formando longas filas.
6- Puerto Madero e Ponte da Mulher
O Puerto Madero é uma região que antigamente abrigava armazéns para os produtos que chegavam e saíam pelo porto no Rio da Prata. Já há muitos anos, estes armazéns que estavam desativados foram transformados em bares e restaurantes e toda a região foi revitalizada.
Hoje, além dos bares e restaurantes, cafés, sorveterias e lojas completam as opções da região. Nos últimos anos, foram surgindo por ali também alguns escritórios, principalmente de start-ups ou empresas de tecnologia.
A graça, além de comer em uma das deliciosas opções, é caminhar pelo calçadão em frente aos antigos armazéns, margeando este canal do Rio da Prata. Os dois lados são interessantes para passear.
Ligando uma margem a outra, há algumas pontes e a mais famosa delas é a “Ponte de las Mujeres”. Ela é obra do arquiteto espanhol Santiago Calatrava e um dos cartões-postais da cidade.
7- MALBA
O Malba (Museu de Arte Latino-Americana) é um museu de tamanho médio, com um acervo incrível – incluindo o Abaporu, da Tarsila do Amaral.
Ele é muito bem organizado e o prédio em si é bonito, com uma arquitetura moderna.
O Malba ainda tem uma lojinha incrível e um café despojado e gostoso, o Restaurante Ninina. Vale a visita completa!
Temos mais motivos para visitar o MALBA e informações exclusivas sobre o museu aqui.
8- Uma tarde em Palermo
Para mim esse é, sem dúvidas, o bairro mais charmoso de Buenos Aires. Aqui colocamos “uma tarde” em Palermo, pois é uma delícia caminhar pelas ruas olhando as vitrines das lojas ou sentar em um café e ver a vida passar, mas Palermo também tem uma vida noturna muito boa!
Mas atenção! Palermo é uma região bem grande e há na verdades vários Palermos. Para não se perder e ir parar no lugar errado, procure por Palermo Viejo (ou Palermo Soho) e Palermo Holywood, que são os pedaços mais simpáticos aos turistas.
Se você curte compras, eu recomendo muito conversar com a Lígia Baleeiro e marcar um tour de compras por lá. Ela sabe todos os segredos do bairro, todas as lojinhas BBB (boas, bonitas e baratas) escondidas pelas ruas e além disso te dá vários conselhos de moda (e é suuuper simpática!).
Eu não sou muito das compras, essa parte fica mais com a Mari, mas, quando eu fiz o tour com a Lígia e uma amiga, ficamos umas cinco horas batendo perna por Palermo e eu não queria mais parar!
Ela também oferece um “fashion tour” por San Telmo e em breve terá tours de luxo e para noivas! Vale a pena conhecer mais da La Vestuarista.
9- Feirinha de San Telmo
Mesmo com uma imensidão de gente de todos os cantos do mundo circulando por lá, a feira de antiguidades do bairro de San Telmo é uma delícia. As ruas ficam lotadas, com diversos artistas, vendedores turistas e tudo o que você puder imaginar.
Ela acontece todos os domingos e vende de tudo, de objetos raros a lembrancinhas baratas. É uma ótima opção de lugar para você garimpar uma lembrancinha ou simplesmente para curtir o movimento.
Aproveitando que está em San Telmo, dê uma passada na esquina das ruas Chile e Defensa para uma fotinho com a estátua da Mafalda.
10- La Bombonera
La Bombonera é o nome do estádio do Boca Juniors, um dos times da capital argentina. Ele tem esse nome porque tem esse formato quadradinho e alto, como se fosse uma caixa de bombom.
Na verdade, era para o estádio ter a volta toda com esse mesmo formato, o que o deixaria ainda mais parecido com uma caixa, mas um problema relacionado à desapropriação de casas de um dos lados (não vou saber explicar exatamente o que agora) impediu o fechamento completo da mesma forma, então um dos lados é mais vertical e reto.
Você pode aprender de forma decente essa história em um tour guiado pelo campo, que inclui as arquibancadas, os vestiários e o museu.
Outra opção para conhecer La Bombonera é assistir a uma partida de futebol e sentir de perto o fanatismo do argentino com o esporte. A arquibancada é praticamente colada com o gramado e a energia deve ser de outro mundo!
Eu fiz o tour guiado quando eu fui e, mesmo não sendo fanática por futebol, adorei!
11- El Caminito
Pertinho da Bombonera, está uma das ruas mais famosas da cidade. O El Caminito é uma rua no bairro La Boca. Ela atrai turistas porque é cheia de casinhas coloridas bem simpáticas.
El Caminito foi imortalizado em uma música de tango de Juan de Dios.
Não há muito o que se ver além disso, então, reserve a parte da manhã ou da tarde para visitar as duas atrações de uma vez só, mas termine a noite ou faça suas refeições em outro lugar, para não cair em alguma furada para turista, como os restaurantes super faturados (e nem tão bons assim) da região.
Quando estiver no Caminito, fique muito atento. Como em toda região lotada de turistas, a chance de aparecerem algumas furadas é alta. Para tirar foto com os dançarinos de tango, por exemplo, é preciso desembolsar uma boa grana. Cuidado!
12 – Recoleta
A Recoleta, como Palermo, é simplesmente um bairro agradável de passear. Ele é muito arborizado e agradável. Como é uma região de classe alta, parte da graça é ficar olhando os belos prédios e se imaginar morando por ali.
Mas não fique acanhado, mesmo sendo uma região mais rica, as ruas são convidativas e você com certeza consegue aproveitar para comer ou tomar um café por ali. A região tem também bastante comércio.
E além das ruas gostosas, há pelo menos outros três pontos de interesse na Recoleta: o Cemitério, o Centro Cultural Recoleta e a Floralis Genérica.
Sim, em Buenos Aires há cemitérios famosos, como em Paris. No Cemitério da Recoleta estão enterrados inúmeras personalidades argentinas, como Evita Perón, Facundo Quiroga e de outras pessoas com histórias totalmente malucas e, no mínimo curiosas, que o Túlio do blog Aires Buenos contou nesse post aqui.
Se você tem curiosidade, inclua o cemitério quando for passear pelo bairro da Recoleta. Mas saiba que os restos mortais de Evita Perón, por exemplo, já estão em uma gaveta e não em um mausoléu imponente como costuma se esperar (eu esperava pelo menos).
Desde abril de 2022, o cemitério passou a cobrar ingresso dos turistas que querem visitá-lo, então pense se vale a pena incluir o passeio no seu roteiro.
O segundo é, óbvio, um centro cultural, ou seja, um lugar descolado onde você pode encontrar alguma exposição ou espetáculo. Vale conferir a programação!
A Floralis Genérica é aquela enorme flor metálica que você com certeza já viu por aí. Ela não tem nada de muito especial, sinceramente, mas fica em uma praça gostosa para terminar o dia.
13- Livraria El Ateneo
Na lista das livrarias mais bonitas do mundo do The Guardian, a El Ateneo Gran Splendid é considerada a segunda mais bela (já falamos da terceira aqui).
Há várias filiais pela cidade, mas a mais bonita fica na movimentada Avenida Santa Fé, dentro do antigo teatro Ateneo Grand Splendid.
É muito mágico ver como um local cultural ganhou um novo propósito, sem perder a essência. O paraíso para quem ama livros!
14- Bosques e Rosedal de Palermo
Programa favorito do porteño de domingo é passear pela região dos bosques de Palermo, um grande parque. As ruas ficam fechadas e ao invés de carros circulam bicicletas, patins e uma imensidão de gente se exercitando ou apenas passeando.
Logo ao lado está o Rosedal de Palermo, um belíssimo jardim de rosas. Em épocas mais frias pode ser que o local não esteja florido, mas quem vai no verão e na primavera não pode deixar de conhecê-lo, principalmente se estiver em uma viagem romântica.
15- Coma muito, muito bem, e barato.
Buenos Aires é um lugar excelente para quem gosta de comer bem, especialmente para os amantes de carne e queijo. Há diversas comidas típicas do país e a cidade é recheada de ótimos restaurantes.
Uma das coisas boas (para nós turistas apenas) é que você pode ir ao melhor restaurante de Buenos Aires, comer uma parrilha sensacional, com direito a entrada (que tal uma empanada?) e vinho, e ainda gastar super pouco perto da fartura do que você comeu.
Não sabe em qual restaurante ir? Fizemos uma lista dos melhores restaurantes da cidade, em nossa opinião. Veja nesse post aqui.
16- Tango!
Por fim, o Tango. Dispensa apresentações, não é?
A dança típica da Argentina merece ter um espaço na sua noite, principalmente se essa é sua primeira vez na capital. Vá em alguma Milonga dançar juntinho, ou assista a um espetáculo em alguma casa da cidade, como a “Esquina Carlos Gardel” ou o “Café Los Angelitos”.
Se estiver em Buenos Aires no mês de agosto, aproveite para ir no Tango Buenos Aires Festival y Mundial, o festival mais importante do gênero.
Está inseguro de se aventurar por Buenos Aires, ou quer um guia para contextualizar os passeios, ou simplesmente pretende conhecer gente enquanto passeia por Buenos Aires? Recomendamos o Aires Buenos Tour, passeio em PORTUGUÊS organizado pelo nosso amigo/ blogueiro/ expert e morador de Buenos Aires, o Túlio. Vejas as próximas datas e vai na fé!
antonio netto
VALIOSAS DICAS, VOCABULÁRIO DIRETO E BEM INFORMATIVO GOSTEI DE TUDO.
Tulio
ueba! Muchas gracias por mencionar o nosso bloguito Aires Buenos
Amélia Luz
Importante passeio, belo cultural, informativo. Buenos Aires encanta realmente.