O que fazer na Barra Funda em São Paulo: atrações, bares e restaurantes
Atualizado em:
Se a Barra Funda ainda não está no seu radar, vale considerar o bairro para um passeio, seja pela efervescência cultural que proporciona com seus museus, ou pela nova leva de bares e restaurantes como o Brass Brew – sem contar os estabelecimentos já consagrados e tradicionais como o Bacalhau, Vinho & Cia. Continua com a gente que vamos te contar o que fazer na Barra Funda!
Dividimos o post em:
-O que fazer: atrações e atividades
-Onde comer: dicas de restaurantes na Barra Funda
-Onde sair para beber: os bares pra ficar de olho
1) Casa Mário de Andrade
Uma das principais dicas do que fazer na Barra Funda é conhecer a casa onde viveu Mario de Andrade, um dos principais escritores e intelectuais do Modernismo e da Semana da Arte Moderna de 1922. O imóvel fica na rua Lopes Chaves, 546, e foi projetado pelo renomado engenheiro Oscar Americano no início da década de 1920. Ali, o intelectual costumava receber às terças-feiras, figuras míticas do modernismo como Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Anita Malfatti e Menotti del Picchia, que, com ele, formavam o Grupo dos Cinco.
A casa pertence atualmente à Secretaria de Estado da Cultura e, desde 1990, funciona como Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, cuja programação é voltada para o teatro e a literatura. Desde 2015, se tornou um museu onde são expostos seus óculos, cartas inéditas, sua pasta de couro, entre outros itens característicos de Mario de Andrade.
2) Usina Luis Maluf
Na rua Brigadeiro Galvão, 996 vale visitar a recém inaugurada Usina Luis Maluf (ULM). Ali é desenvolvido um projeto de residência artística coordenado pela curadora e pesquisadora Carollina Lauriano. O programa visa a formação de jovens artistas a partir do acompanhamento de projetos e conexões com profissionais do circuito de artes visuais do país. O projeto de residência da ULM nasce com a proposta de oferecer ferramentas a artistas brasileiros para fomentar a produção artística do país.
“A ULM é uma verdadeira usina mesmo, um ambiente de experimentação, um espaço onde os artistas podem desenvolver novas ideias ou tirar projetos do papel com o acompanhamento crítico e construtivo da equipe múltipla que colabora para a residência”, explica Luis Maluf, idealizador da ULM e fundador da galeria que leva seu nome.
O lugar é um dos motivos do bairro estar se transformando em um rico polo cultural da capital paulista e uma ótima recomendação de o que fazer na Barra Funda.
3) Memorial da América Latina
O Memorial da América Latina é um espaço cultural e de lazar que abriga eventos e exposições e fica bem do ladinho do metrô Barra Funda. Ele foi inaugurado em 1989 e foi concebido para ser um espaço de integração e informação dos países latino-americanos, de suas raízes e culturas.
Hoje, é possível visitar a exposição permanente de artesanatos tradicionais dos países latinos e a biblioteca que reúne além de livros, revistas, vídeos e gravações sonoras do continente. Mas o melhor mesmo é ficar de olho para ir em algum dos muitos eventos que acontecem ali, como feiras e festivais de música.
Tudo isso acontece em um conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer, com destaque para a escultura “Mão”, que remete ao sangue derramado pelos mártires latino-americanos em prol da liberdade do continente.
4) Sesc Pompeia
Arrisco dizer que esta é a melhor unidade de todos os SESCs de São Paulo! O motivo principal é que o Sesc Pompeia fica em uma antiga fábrica, que foi reformada e adaptada por ninguém menos do que Lina Bo Bardi. Pode acreditar, é lindo e vale o passeio em qualquer dia.
Como todo Sesc, as opções de cultura e lazer são inúmeras. Além disso, a comedoria e a lanchonete com o famoso sorvete de iogurte são ótimas opções para comer. Cheque a programação para ver se consegue combinar a visita com uma exposição, peça de teatro ou show.
5) Parque da Água Branca
O Parque da Água Branca é uma das principais dicas do que fazer na Barra Funda, além de um dos parques mais legais de São Paulo. Isso porque ele tem uma vibe diferente, familiar e tem animais como patos e galinhas andando soltos por lá. Ótima pedida para quem vai em família e com crianças pequenas. Além disso, o Parque da Água Branca não costuma ser tão lotado como o gigantesco Ibirapuera.
Para deixar o passeio ainda mais especial, nossa recomendação é que você vá em um dia de feira de orgânicos, a Feira do Produtor Orgânico. Ela existe desde 1991 e acontece as terças, sábados e domingos. É organizada pela Associação de Agricultura Orgânica.
Feira de orgânicos do Parque da Água Branca:
Terças-feiras: 7h às 12h ou 16h às 20h
Sábados e domingos: 7h às 12h
Veja também: Museus de São Paulo: um guia para quem ama arte e cultura
Para comer – restaurantes na Barra Funda
6) Bacalhau, Vinho & Cia
E não podemos esquecer os clássicos. É impossível falar sobre o que fazer na Barra Funda sem mencionar o Bacalhau, Vinho & Cia. O restaurante tem quase 50 anos de atividade e no cardápio há receitas deliciosas à base de bacalhau – claro.
O restaurante fica e um charmoso edifício de fachada portuguesa. Lá dentro, um amplo salão despretensioso e aconchegante com decoração rústica busca evocar a atmosfera das tascas portuguesas, muito comuns na capital nos anos 70.
A casa é comandada pela Família Pallas há três gerações. Hoje tem Carlos Pallas na gestão, e no comando da cozinha o jovem chef Caique Pallas, que coordena a mesma equipe montada por seu avô, há mais de 40 anos.
Rua Barra Funda, 1067, tel: (11) 3666.0381
7) Pizzaria Bocada’s
Para quem prefere outro tipo de culinária, uma boa pedida é a Pizzaria Bocada’s, dos mesmos donos do extinto Bar Capivara, na rua Ribeiro de Almeida,167. A casa serve rodízio de pizzas de diferentes sabores, em ambiente informal, descontraído e aconchegante. A massa da pizza é fina com bordas altas, crocante e leve. Fazem sucesso ali os sabores tradicionais margherita e alla marinara. O sócio e chef, Rodrigo Felício foi quem desenvolveu as redondas da premiada Pizzaria Carlos.
É necessário reservar pelo WhatsApp (11) 95177-3061.
Onde sair para beber na Barra Funda – dicas de bares
8) A Dama e os Vagabundos
O bar A Dama e os Vagabundos está entre a nova leva de estabelecimentos da região ao redor da Rua Conselheiro Brotero. Criativo, acolhedor e de público variado, tem decoração, simples e informal, com um ar de boteco e atmosfera vintage. A carta de drinks inclui clássicos e autorais, além de cerveja. Uma dica é o drink La Dama feito com cachaça com infusão de hibisco, açúcar e limão.
Como ninguém é de ferro e é sempre importante forrar o estômago, o bar tem também comidas e petiscos. A estrela da casa são as carnes que saem da churrasqueiras que fica no fundo. Linguiças artesanais, carnes, legumes e sanduíches são algumas das opções.
Rua Souza Lima, 43. Abre de quinta a domingo. WhatsApp (11) 9 9674.4004
9) Brass Brew
O Brass Brew é mais uma novidade do bairro que não poderia ficar de fora da lista do que fazer na Barra Funda. Trata-se de uma cervejaria artesanal que traz receitas autorais para cervejas clássicas. Além disso, a maior graça é o espaço, já que a Brass Brew fica dentro da Casa das Caldeiras, um espaço já icônico da região e que foi reinventado durante a pandemia.
Você pode escolher ficar no simpático lado de fora ou na acolhedora parte interna. Ambos são experiências interessantes. E tem mais: o Brass Brew é pet friendly!
A casa funciona de sexta, a partir das 17h, sábado a partir de 12h e domingo a partir das 14h. Para entrar, é preciso adquirir um ingresso no Sympla antes.
Veja também: 8 passeios gratuitos em São Paulo
Deixe seu comentário